CHAMADA EM PORTUGUÊS
Sara Gómez foi a primeira diretora de cinema cubana pós-revolução de 1959 e, provavelmente, também a primeira mulher nascida na ilha a dirigir um filme. Preta, comunista, latino-americana, deixou como legado de sua breve, mas prolífica carreira, mais de uma dezena de filmes engajados na luta contra o machismo, o racismo, o imperialismo e o colonialismo. Sarita, maneira como as pessoas próximas lhe chamavam e que utilizou para assinar algumas obras, participou ativamente da construção de uma linguagem cinematográfica revolucionária que ficou famosa no mundo todo. Reconhecia que transformar estruturas é um processo de longa duração. Por isso, ao mesmo tempo que criticava os limites das mudanças que estavam ocorrendo, colocava seu corpo e seu talento a serviço da Revolução, na qual sempre acreditou e confiou.
A atualidade da filmografia de Sara Gómez e o número cada vez maior de estudos sobre ela em diversos países não permite, no ano do cinquentenário de seu falecimento, falar em 50 anos sem Sarita. Pelo contrário, talvez nunca tenha se estado tanto com ela. Nesse sentido, convidamos todas/es/os estudiosas/es/os de seu legado a enviar propostas para o Colóquio Internacional 50 Anos Sem Com Sara Gómez, que será realizado no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, entre os dias 25 e 27 de junho de 2024.
As propostas, em português, espanhol ou inglês, devem ter de 200 a 300 palavras e serem acompanhadas de três palavras-chave e uma minibiografia de até 50 palavras. As/es/os participantes serão agrupadas/es/os em mesas por afinidade temática, com tempo de apresentação de até 20 minutos por trabalho. O e-mail para envio é: coloquio50anossaragomez@gmail.com
Prazo final para o envio: 31 de março de 2024.
Organização:
Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense
LLAMADA EN ESPAÑOL
Sara Gómez fue la primera directora cubana de cine después de la revolución de 1959 y probablemente también la primera mujer nacida en la isla que dirigió una película. Negra, comunista y latinoamericana, el legado de su breve pero prolífica carrera incluye más de una docena de películas comprometidas con la lucha contra el machismo, el racismo, el imperialismo y el colonialismo. Sarita, como la llamaban sus allegados y como solía firmar algunas de sus obras, participó activamente en la construcción de un lenguaje cinematográfico revolucionario que se hizo famoso en todo el mundo. Reconocía que la transformación de las estructuras es un proceso a largo plazo. Por eso, mientras criticaba los límites de los cambios que se estaban produciendo, ponía su cuerpo y su talento al servicio de la Revolución, en la cual siempre ha creído y confiado.
La actualidad de la filmografía de Sara Gómez y el creciente número de estudios sobre ella en diversos países hacen que, en el año del 50º aniversario de su fallecimiento, no podamos hablar de 50 años sin Sarita. Al contrario, quizás nunca hemos estado tanto con ella. En este sentido, invitamos a todas/es/os las/es/os estudiosas/es/os de su legado a presentar propuestas para el Coloquio Internacional 50 Años Sin Con Sara Gómez, que se celebrará en el Instituto de Arte y Comunicación Social de la Universidad Federal Fluminense entre 25 y 27 de junio de 2024.
Las propuestas, en portugués, español o inglés, deberán tener entre 200 y 300 palabras, acompañadas de tres palabras clave y una minibiografía de hasta 50 palabras. Las/es/os participantes serán reunidas en mesas según su afinidad temática, con un máximo de 20 minutos por ponencia. La dirección de correo electrónico para el envío es: coloquio50anossaragomez@gmail.com
Fecha límite para presentar propuestas: 31 de marzo de 2024.
Organización:
Departamento de Cine y Video de la Universidad Federal Fluminense
Programa de Postgrado en Cine y Audiovisual de la Universidad Federal Fluminense
CALL FOR PAPERS
Sara Gómez was the first Cuban female film director in Cuba after the 1959 revolution and probably the first woman born on the island to direct a movie. Black, communist and Latin American, she left as a legacy of her brief but prolific career more than a dozen films engaged in the struggle against sexism, racism, imperialism and colonialism. Sarita, the name those close to her called her and which she used to sign some of her works, actively participated in the construction of a revolutionary cinematographic language that became famous all over the world. She recognized that transforming structures is a long-term process. That's why, while criticizing the limits of the changes that were taking place, she put her body and her talent at the service of the Revolution, in which she had always believed and trusted.
The topicality of Sara Gómez's filmography and the growing number of studies on her in various countries make it impossible, in the 50th anniversary year of her death, to talk about 50 years without Sarita. On the contrary, perhaps we've never been with her so much. In this sense, we invite all researchers of her legacy to submit proposals for the International Colloquium 50 Years Without With Sara Gómez, which will be held at the Institute of Art and Social Communication of the Fluminense Federal University, between June 25 and 27, 2024.
Proposals in Portuguese, Spanish or English must be between 200 and 300 words long and be accompanied by three keywords and a mini-biography of the author of up to 50 words. Participants will be grouped into panel according to theis thematic affinity, with uf to 20 minutes per paper. The e-mail address to send is: coloquio50anossaragomez@gmail.com
Deadline for submission: March 31, 2024.
Organization:
Film and Video Department, Fluminense Federal University
Postgraduate Program in Cinema and Audiovisual, Fluminense Federal University