Prepare-se para decolar! O 5º Encontro CRA Jovem não é apenas um evento, é a sua bússola para o futuro profissional. Entendemos que você busca mais do que informação: você quer saber onde a IA vai te levar.
Este ano, o CRA Jovem se transforma em um portal de oportunidades, com palestrantes que são verdadeiros gurus do mercado, workshops práticos e insights que vão turbinar sua carreira. Descubra como trilhar um caminho de sucesso, conectar-se com líderes inspiradores e desvendar as estratégias que vão impulsionar você rumo aos seus objetivos.
Não perca a chance de transformar sua trajetória profissional. Inscreva-se agora no 5º Encontro CRA Jovem e descubra aonde a IA vai te levar!
Credenciamento Credenciamento
Apresentação Artística Apresentação Artística
Abertura Abertura
CRA Jovem em campo: Desafios da Administração no Mundo dos esportes! Painel · Aderson Maia, Emir Silva, João Paulo, Marcelo Paz
A Era da Inteligência Viva no futuro da Administração. Palestra · Paulo Carvalho
IA: aonde irá me levar? Palestra Sessão Nacional · José Roberto Nogueira
Show de Prêmios com CRB CRED Intervalo
Startups para jovem administradores. Palestra · Moisés Santos
O futuro do trabalho para a mulher na era da inteligência artificial. Painel · Adryana Araújo, Rita Maria Silveira da Silva, Tânia Zambelli
IA na Logística: sua empregabilidade está ameaçada? Painel · Igor Pontes, João Alberto Jr., Yoka Yamamoto
Meu sonho é inegociável Relato de Experiência · João Paulo Nascimento Araujo
O jovem de hoje o futuro profissional do amanhã. Painel · Adelmo Porto, Roberthy Barbosa, Sérgio Bezerra
O Credenciamento começara a partir das 07(sete) horas, o evento começa a partir das 08:30.
Avenida Monsenhor Tabosa, 740
Centro, Fortaleza - CE
60165-010
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Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Conselho Regional de Administração é o órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional do administrador. Foi criado pela Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, que previa a constituição de órgãos que garantissem o seu cumprimento.
É uma entidade de vida própria, que se mantém sem nenhuma verba governamental, sendo sua única fonte de recursos as anuidades e taxas de serviços pagas pelos administradores e empresas registrados. Porém, presta contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Conselho Federal de Administração (CFA).
Administradora formada pela UECE. Professora Mestre em Administração. Especializações em Recursos Humanos -MG, em Consultoria Empresarial-UNB/DF e em Consultoria de Peq e Micro Empresas-CRA/USP ; Doutoranda em Projetos-Gestão Empresarial.-Fundação Universitária Iberoamericana.
Foi Funcionária e Gestora por 30 anos na Caixa Econômica Federal - Instrutora Gestorial e Formadora de Instrutores da Caixa em todos os Estados do país;
Professora universitária, Coordenadora e Diretora no grupo Universidade Paulista-UNIP por 14 por anos;
Secretária Executiva da Ação Social do Governo do Estado do Ceará- por 3 anos.
Vice-presidente CRA-CE por 8 anos. Fundadora do CRA MULHER CEARÁ em 2015. Conselheira Federal Suplente do CFA- 2024-2026. Participante da Comissão ADM MULHER CFA 2021-2022; Coordenadora da Comissão nacional ADM MULHER CFA períodos 2023-2024 e 2025-2026
Co-autora dos livros- Por uma gestão participativa- UNIFOR; e Educador Corporativo- facilitador do conhecimento organizacional- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
- Graduada em Administração pela Unicatólica de Quixadá;
- Especialista em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo do Espírito Santo;
- Pós-graduanda em Gestão da Inovação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú;
- Ex-Diretora Geral da Câmara Municipal de Senador Pompeu;
- CEO na AA Solutions Consultoria e Treinamentos;
- Ex-representante do CRA-CE em Senador Pompeu;
- Conselheira suplente do CRA-CE,
- Coordenadora e professora do curso técnico em Administração da EEEP Professor José Augusto Torres;
- Consultora e palestrante.
Diretora Executiva da Zambelli & Zambelli Treinamento e Desenvolvimento Ltda. Com mais de 35 anos de carreira, acumula experiência como Conselheira, Gestora de Recursos Humanos e de Operação, Consultora Organizacional, Instrutora, Mentora e Coach, atendendo empresas brasileiras e internacionais do ramo automotivo, mineração, saúde, tecnologia, industrial e prestação de serviços, assim como também executivos que estão no Brasil e os que trabalham em Bruxelas, França, Itália e Londres.
Há quatro anos é Conselheira do CRA – MG – Conselho Regional da Administração. Foi Diretora de Relações Institucionais e Diretora de Desenvolvimento Institucional. Criou e implementou o PROGRAMA DE MENTORIA para os registrados, que está na sexta edição sob sua Coordenação. É Vice Coordenadora do ADM MULHER do CFA e Coordena também o PROGRAMA ADM MULHER MG onde criou uma trilha de desenvolvimento para as Profissionais de Administração, com palestras realizadas por especialistas, uma vez por mês.
Tem formação como Conselheira, em Mentoring, Coaching, Mestre em Administração, Pós-Graduada em Marketing e em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos e graduada em Administração de Empresas. Atuou 15 anos como docente em cursos de Graduação, Tecnólogo, Pós-Graduação e MBA.
Coautora dos livros ELAS NO CONSELHO: Desafios superados, impacto gerado. COACHING NA PRÁTICA: Desenvolvimento e transição de carreira – em qualquer momento, em qualquer lugar e ORGANIZAÇÕES SUSTENTÁVEIS – Utopias e Inovações: Análise da Formulação e Implementação de Estratégias Inovadoras em Instituições Privadas do Ensino Superior na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Yoka Yamamoto, profissional com mais de 30 anos de experiência, atuando em empresas nacionais e multinacionais, gerenciando áreas de Logística, Operações, Administração de Vendas, Contratos, e Administrativo - Financeiro de empresas de diversos portes e segmentos, como indústria automotiva e de autopeças, comércio de máquinas e equipamentos, agronegócio, além de empresas de serviços de armazenagem e terminal intermodal. Hoje, Yoka é empresária do segmento de consultoria empresarial e de projetos de infraestrutura de Logística, Transporte Multimodal e Mobilidade Urbana. E atua também como Mentora de Carreira e Recolocação. Graduada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Logística Empresarial, e certificação Visão Zero pela Vision Zero Academy of the Swedish Transport Administration.
Com mais de quatro décadas de experiência em inovação, tecnologia e transformação digital, Paulo Carvalho é uma referência global em governança de transformação digital e estratégias de inovação. Sua trajetória abrange desde a automação bancária nos anos 1980 até o desenvolvimento de metodologias como o BT Model e a fundação de plataformas revolucionárias como a XGOAL 360, focada em gestão de OKRs.
Paulo é especialista em gestão de processos de negócios, governança lógica e inteligência artificial, tendo liderado projetos pioneiros, como a primeira integração de IA no planejamento público com IBM Watson no Governo do Maranhão. Em 2023, cofundou a Algor Association, que capacita profissionais na transformação digital sustentável e governança de inteligência artificial sustentável..
Autor de diversos livros, incluindo Algoritmização, BT Model e Manual da Governança de Inteligência Artificial, Paulo também é o criador do projeto de comunicação Crônicas Digitais, onde explora os impactos da tecnologia e da inovação na sociedade contemporânea, unindo reflexão e prática.
Áreas de Atuação:
• Transformação Digital e Governança
• Inteligência Artificial e Computação Quântica
• Inovação Estratégica com OKRs
Com um legado consolidado em projetos transformadores e na educação corporativa, Paulo Carvalho é uma figura inspiradora, dedicada a capacitar a próxima geração de líderes digitais.
Facilitador de estratégias empresarias para inovação, desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócios. Desenvolveu estratégias de aceleração empresarial focadas em trazer mais competitividade para negócios com ferramentas de customercentric, design estratégico, Lean startup, gestão ágil, hacker mindset e data driven. Nos últimos 7 anos, atuou como consultor do Banco do Nordeste apoiando o desenvolvimento do aplicativo do crediamigo, aplicativo do agronegócio, assinatura dgital, cadastro digital, do Programa de Crédito do FNE, startups e planejamento estratégico de várias áreas de negócios do BNB. Mentor para ideação e modelagem de negócios digitais (startups) - HUB de inovação (Banco do Nordeste), corredores digitais (Governo do Estado do Ceará), BePid(IFCE), CENTEC, Praia e Instituto Atlântico, BS Innovation, Somos Um. Facilitador do vídeocast "talks com o ecossistema" do SEBRAE Professor de Inovação para a formação de líderes da MRH. Organizador de Hackathons em todo o Brasil (Mútua, Voa Inovação: CREA SP, CONFEA, CREA-CE, CREA-MA, CREA-PA - Challenge Experience, CDL Jovem, SEBRAE), Coordenador da Pesquisa das Startups do Ceará 2022 para o SEBRAE e Coordenador da 1ª Pesquisa de Transformação Digital no RH do Ceará, uma parceria ABRH-CE e UNIFAMETRO em 2020.
Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Companhia Porto Piauí. Graduado em ciências econômicas (UFC), Mestre em Economia (UFC-CAEN), Mestre em Logística e Transporte (Universidade de Marselha), Doutor em Logística (Centro de Pesquisa em Transporte e Logística - CretLog, Universida de Marselha, França) Pós-Doutorando em Engenharia de Transportes, UFSC
Marcelo Paz é o atual CEO do Fortaleza EC SAF, aclamado como o Melhor CEO da América do Sul pela Confut Sul-americana e Melhor CEO do Brasil pela Confut em 2023, consolidando sua posição como administrador, gestor de futebol e palestrante de destaque, além de ser empresário e escritor, autor do livro "Da C à Libertadores" (2024). Sua notável trajetória no clube começou em 2015 como Diretor de Futebol, evoluindo para Vice-Presidente em 2016 e assumindo a Presidência em 2017, período em que liderou o Fortaleza a conquistas históricas, incluindo seis anos consecutivos na Série A (2019-2024), sete Campeonatos Cearenses, o título da Série B em 2018 (com acesso à Série A), e o tricampeonato do Nordeste (2019, 2022 e 2024), além de garantir as inéditas classificações para a Copa Sul-Americana (2020) e a Copa CONMEBOL Libertadores da América (2021), alcançando as oitavas de final nesta última em 2022.
Empresário e atuante no mercado financeiro há 28 anos, João Paulo era o atual diretor financeiro do Vozão e presidiu, durante esse período, a Associação Brasileira de Executivos de Finanças (ABEFF).
Nascido na capital cearense, João Paulo tem 44 anos, é pai de três filhas - Lívia, Iara e Laís - e é casado com Katianne Menezes, enfermeira e funcionária pública. O novo presidente coleciona especializações na área financeira e de gestão, e, por meio do Projeto Ceará 2000, ainda em 2012, já ajudava o Mais Querido. No fim de 2015, foi integrado à Diretoria Executiva. Em seu currículo, João Paulo carrega várias premiações nacionais pelo modelo de gestão financeira aplicado por ele no Ceará Sporting Club.
Em menos de dois anos à frente do Clube, João Paulo Silva conquistou uma Copa do Nordeste (2023) e dois títulos do Campeonato Cearense (2024 e 2025). No fim da temporada passada, o dirigente foi reeleito presidente para o triênio 2025-2027.
Administrador graduado e pós-graduado em Marketing pela UCS, com vasta experiência como professor universitário e em cargos de gestão na Universidade de Caxias do Sul. Atuou como Diretor de Política Empresarial na Câmara de Indústria, Fundador e Presidente da Sicredi Educação, Presidente da AANERGS e do CRA-RS, além de Conselheiro Federal no CFA/CRAs. Possui experiência em administração esportiva como Diretor na Ser Caxias e CBFS, Gerente Administrativo no Comitê Local FIFA e Superintendente no Esporte Clube Juventude. Sócio da COLPARK LTDA, com habilidades em empreendedorismo, inovação, cooperativismo e gestão. Objetiva aplicar sua expertise para gerar valor e impacto em organizações.
Administrador, Conselheiro Federal CRA-PI, técnico em transações imobiliárias, pós-graduado em psicologia organizacional e do trabalho, formado pelo EMPRETEC, coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, experiência em contratações de pessoas desde 1997, consultor empresarial e sócio administrador do CRH-Centro de Recursos Humanos. Desde 2003, desenvolve atividades de seleção, contratação e treinamento de profissionais para o mercado de trabalho e até o momento já intermediou mais de 45 mil pessoas para ocupar vagas de empregos e estágios, mais de 43 mil jovens qualificados para o mercado de trabalho e realizou mais de 300 consultorias empresariais nos Estados do Piauí e Maranhão.
Possui vasta experiência administrativa e jurídica, atuando tanto no serviço público quanto no terceiro setor. Sua formação inclui bacharelados em direito pela Universidade Estácio de Sá (2016-2021) e em gestão de empresas pela Universidade Vale do Acarau (2006-2009), além de especialização em direito penal e processo penal pela Estácio de Sá (2021-2022). No Tribunal de Justiça do Ceará, atuou como supervisor analítico, analisando processos e documentos no sistema PJE. Na Superintendência Estadual de Atendimento do Sistema Socioeducativo, supervisionou a gestão e equipes, elaborando projetos e analisando prestações de contas. Possui habilidades em gestão de tempo, solução de problemas, trabalho em equipe, planejamento e tomada de decisão, demonstrando pontualidade e facilidade em diversas áreas administrativas.
Com formação sólida em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes, concluída em 1989, e com um Mestrado em Administração com foco em Marketing pela Universidade Federal da Paraíba, obtido em 2003, atuei e continuo atuando em diversas frentes do cenário acadêmico e institucional da administração. No passado, atuei como Conselheiro Federal de Administração entre 2007 e 2014, período em que também exerci a função de Diretor de Desenvolvimento Institucional do Conselho Federal de Administração, especificamente nos anos de 2013 e 2014. Minha experiência de liderança também se estendeu à presidência do Conselho Regional de Administração de Sergipe, onde atuei de 2003 a 2004, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da profissão na região. Atualmente, sigo atuando como Professor de Curso Superior em Administração, compartilhando meu conhecimento e experiência com as novas gerações, e sou Professor da FAMA - Faculdade Amadeus. Além disso, retomei minha posição como Conselheiro Federal de Administração desde 2023, reforçando meu compromisso com a governança da área. Sou também membro ativo da Academia de Ciências de Administração de Sergipe (ACAD), ocupando a cadeira número 10, o que reflete meu engajamento contínuo com o avanço e a pesquisa no campo da administração.
Graduado em administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1971), mestre em administração, com ênfase em administração de recursos humanos, pela Universidade de Fortaleza (1998). Atuou na iniciativa privada durante 10 anos, em especial no SENAI e no SESI (Departamento Nacional - ambos sediados no Rio de Janeiro - entre 1970 e 1977) e na Federação das Indústrias do Estado Ceará, na qual exerceu o cargo de Superintendente, de 1985 a 1987. Foi Diretor do SESI/Ceará, no período de 1977 a 1980. Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), de 1980 a 1985 e da Universidade Federal do Ceará, de 1979 a 2009. Na UFC, exerceu vários cargos dentre os quais se destacam o de coordenador do curso de administração, pró-reitor adjunto de extensão, pró-reitor de administração e diretor presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), fundação de apoio daquela Universidade. Foi membro do Conselho Universitário (CONSUPE) da UFC, de 1996 a 1999. Conselheiro do SEBRAE do Ceará, no período de 1994 a 1999, representando a Universidade Federal do Ceará e Conselheiro do Conselho Regional de Administração do Ceará, no qual exerceu o cargo de Vice-Presidente, no período de 2004 a 2006. Na condição de Consultor, elaborou o projeto de criação da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Nordeste (FACINE), em Fortaleza/CE, e da Faculdade Dom Adelio Tomasim, em Quixadá, CE, além de projetos pedagógicos de cursos de administração de várias IES. Foi Avaliador de cursos de graduação do INEP, de 1999 a 2006, tendo visitado 44 instituições e avaliado mais de 70 cursos. Conselheiro do Conselho Regional de Administração (CRA), de janeiro de 2019 a dezembro de 2014, superintendente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci Ceará) de 2019 a 2024. Atual assessor de gestão pública do Creci Ceará e diretor institucional e de formação profissional do CRA Ceará. Membro da Academia Cearense de Administração, na qual ocupa a cadeira nº 8.
FORMAÇÃO:
Graduação em Administração pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel;
Especialista em Controladoria e Finanças - UCPel;
Especialista em Recursos Humanos - Descomplica;
Especialização em Governança, Gestão de Riscos e Compliance - Univates;
Mestre em Política Públicas pela Programa de Pós Graduação em Política Públicas da Universidade Católica de Pelotas;
Graduação em Química (Licenciatura Plena) pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ;
Pós-graduando em Inteligência Artificial nos Negócios - FEEVALE;
Graduando em Filosofia (Licenciatura) Faculdade Única;
ATUOU COMO:
Experiência de 7 anos como Gestor de Almoxarifado, contratos e aquisições/licitações na Administração Pública, com cursos de formação realizados na ESAF – Escola de Administração Fazendária e ENAP – Escola Nacional de Administração Pública;
Professor de Graduação e Pós-graduação da Universidade Católica de Pelotas e da Faculdade da Serra Gaúcha nas áreas de Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, Logística, Gestão da Produção e Planejamento Estratégico;
Supervisor Administrativo como gestor de projetos de modernização do ensino na Fundação Trompowsky do Departamento de Educação e Cultura do Exército;
Extensionista na Empresa de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas em parceria com AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento;
Supervisor Administrativo - Gestor do Núcleo de Negócios da Universidade Católica de Pelotas; Consultor (Sócio Proprietário) da 4G Consultoria e Gestão de Negócios;
Vice-Presidente de Negócios da Associação dos Profissionais de Administração de Pelotas e Delegado Regional da Costa Doce do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul;
Conselheiro Estadual Titular - Vice-Presidente de Relações Institucionais e Vice-presidente de Fiscalização e Registros do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul;
Vice-Presidente Institucional da Associação dos Profissionais de Administração de Pelotas;
Coordenador e Professor do Curso de Administração e Tecnólogos em Gestão da Universidade Católica de Pelotas;
Coordenador dos Cursos de Pós Graduação: MBA em Coaching e Gestão Estratégica de Pessoas e do MBA em Marketing Estratégico, ambos da Universidade Católica de Pelotas;
Diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde – IAHCS.
ATUA HOJE COMO:
Diretor de Gestão, Administrativo e Financeiro da Portos RS Autoridade Portuária do Rio Grande do Sul.
Presidente da Associação dos Profissionais de Administração de Pelotas.
Sócio-Diretor da Mentore Diagnóstico e Consultoria Ltda; e
Professor convidado em programas de pós graduação.
Aderson Maia Nogueira Júnior é engenheiro, empresário do setor de hotelaria, casado e pai de três filhos. Filho de Aderson Maia Nogueira e Rita Angélica Pinto Nogueira, construiu uma trajetória sólida como gestor e empreendedor. Atualmente, ocupa o cargo de presidente do Ferroviário Atlético Clube, onde lidera um processo de modernização e fortalecimento da marca do clube.
Fundador e CEO da Brisanet, é natural de Pereiro (CE) e sempre apostou na inovação. Autodidata, buscou experiência na Embraer em São José dos Campos antes de fundar a Windstar Informática em 1990. Em 1998, criou a Brisanet, levando conectividade do interior as capitals do Nordeste. É entusiasta da inclusão digital e também sócio-diretor da Agritech e Nossa Fruta Brasil, entre outros negócios.