V Encontro de Editores Científicos

12 de novembro de 2019, 14h00 até 13 de novembro de 2019, 17h00
Universidade Federal de Goiás - Goiânia, GO

Informações

O V Encontro de Editores Científicos visa contribuir para o crescimento e atualização dos editores e suas equipes no processo de comunicação científica eapresentar os novos métodos de mediação da produção científica, com vistas às constantes mudanças apresentadas pela comunidade científica internacional para a publicação científica.

Com o objetivo de oferecer às equipes editoriais um evento de qualidade, com temas que reflitam o momento pelo qual passa a comunicação científica, convidamos o Professor Piotr Trzesniak para atuar como observador do VEEC cuja função será identificar os pontos fortes e fracos do evento, além de participar de reuniões técnicas pré e pós-encontro.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Benedito Barraviera

Saiba mais

Denise Peres Sales

Saiba mais

Deborah Maria Assis Dias

Saiba mais

Piotr Trzesniak

Saiba mais

Ilda Fontes

Saiba mais

Renato Paiva

Saiba mais

Ana Bandeira

Saiba mais

Fernanda Soares

Saiba mais

Laryssa Tavares Silva Gomes

Programação:

Abertura Abertura

O futuro das revistas científicas com foco na Ciência Aberta Palestra · Benedito Barraviera

Inclusão e acessibilidade: boas práticas para a produção de revistas científicas Palestra · Ana Bandeira, Fernanda Soares e Laryssa Tavares Silva Gomes (Equipe CIAR UFG)

Encerramento Encerramento

Workshops de áreas com editores convidados Encontro com especialista

Descobrindo os caminhos para indexar uma revista no Journal Citation Report (JCR) Palestra · Deborah Maria Assis Dias

Criação de revistas científicas e o papel do editor chefe Palestra · Denise Peres Sales

Encerramento Encerramento

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Encontro com especialista · Ilda Fontes

Engenharias e Ciências Exatas Encontro com especialista · Piotr Trzesniak

Ciências Biológicas e da Saúde Encontro com especialista · Benedito Barraviera

Ciências Agrárias Encontro com especialista · Renato Paiva

Letras, Linguística e Artes Encontro com especialista · Piotr Trzesniak

Universidade Federal de Goiás

Campus Samambaia

, Goiânia - GO

74001-970

Universidade Federal de Goiás

Campus Samambaia

, Goiânia - GO

74001-970

Sistema de Bibliotecas UFG

O Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG), que é vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), é composto por nove bibliotecas, sendo oito universitárias e uma escolar, distribuídas em todas as regionais da UFG. O Sibi/UFG desempenha importante papel no âmbito social, como disseminador da informação e centro de pesquisa para a sociedade. Atualmente é também órgão gestor do conhecimento produzido na universidade, o qual é disponibilizado por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da UFG e do Repositório Institucional (RI). Realização: PRPG/PRPI/BC/GRT Apoio: EBSCO e UEG

Benedito Barraviera

UNESP


Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1977), especialista em Medicina Tropical pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979), Mestre (1984) e Doutor (1986) em Medicina Interna pela UNESP. Professor Livre-Docente (1993) e Titular (1999) de Infectologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. É Pesquisador do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da UNESP (CEVAP), Editor-chefe do The Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases e Professor Titular de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Tem experiência em Toxinologia, Medicina Tropical, Pesquisa Clínica e Editoração científica. Fundador e Diretor do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da UNESP, Pró-Reitor de Extensão Universitária (2001-2004) e Presidente da ABEC (2008-2012). A partir de 2005 tornou-se coordenador do Grupo de Pesquisa em Toxinologia certificado pela Unesp e CNPq, além de Presidente da Fundação Lucentis de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão. A partir de 2014 aprovou e tornou-se Vice coordenador do National Institute of Science and Technology of Wildlife Science Center (WSC). 

Denise Peres Sales

Scielo


Possui graduação em Ciência da Informação Com Habilitação Em Bibliotec pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é clt da Fundação de Apoio a Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação 

Deborah Maria Assis Dias

Clarivate Analytics


Deborah Dias é responsável pelo treinamento e suporte para usuários das bases de dados da Clarivate Analytics (antiga Thomson Reuters) no Brasil. Com bacharelado em Arqueologia e extensão em Engenharia de Software e Administração de Marketing, tem mais de 20 anos na área de suporte e treinamento.

Piotr Trzesniak

UNIFEI


Licenciado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (São Paulo/SP, Brasil) e Bacharel, Mestre e Doutor em Física pelo Instituto de Física da mesma Universidade. Professor titular aposentado da Universidade Federal de Itajubá (UniFEI), Itajubá/MG, Brasil, desenvolveu pesquisas em Física da Matéria Condensada (propriedades elétricas e ópticas), em Física Nuclear (dosimetria de radiações ionizantes) e em Ensino de Física. Atuou na UniFEI nos programas de pós-graduação em Materiais para Engenharia e em Engenharia de Produção, trabalhando com temas de sua formação, de garantia de controle de qualidade, de metrologia, de desenvolvimento de indicadores em geral e de metodologia de pesquisa, epistemologia e construção do conhecimento.

Ilda Fontes

FGV


É certificada pelo Council of Science Editors (CSE) e ABEC no Programa para Capacitação em Publicação Científica (ProCPC) – maio/2018; Especialista em Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV EAESP; licenciada em Letras (Francês/Português) pela USP/FFLCH. É Gestora de Periódicos Científicos da FGV EAESP/RAE-publicações com ampla e sólida experiência nos diversos aspectos que envolvem editoração científica. É associada e membro do Conselho Fiscal da ABEC.

Renato Paiva

UFLA


Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1983), mestrado em Agronomia pela Mississippi State University (1988) e PhD em Agronomia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (1993) com área de concentração em Biologia Molecular de Plantas. Professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desde 1993 e, a partir de 2014, Professor Titular. Atua na difusão do conhecimento como Editor-chefe das revistas científicas Ciência e Agrotecnologia (2006-) e da Plant Cell Culture & Micropropagation (2005-). Membro eleito do Comitê Consultivo da Scientific Eletronic Library Online (SciELO Brasil), representando os periódicos da área de Ciências Agrárias (2015-2019). 

Ana Bandeira

Universidade Federal de Goiás


Doutoranda em Performances Culturais na UFG (2018/2021), Mestra em Arte e Cultura Visual pela UFG (2016), Especialista em Publicidade e Audiovisual (2007) e Graduada em design de comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004).Atualmente coordena o departamento de produção do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede CIAR-UFG e é Professora da PUC/Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás no Curso de Design e de Jornalismo.Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais didáticos (impresso, audiovisual e multimídia) para Educação a Distância, gestão de projetos e acessibilidade para interfaces.

Fernanda Soares

Universidade Federal de Goiás


Graduada em Design Gráfico pela Faculdade Senac Goiás
Atualmente exerce seus conhecimentos profissionais no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede - UFG desde 2014, como designer de produção, da equipe Impresso e Orçamentos. 

Laryssa Tavares Silva Gomes

Universidade Federal de Goiás


Graduada em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico pela Faculdade de Artes Visuais/UFG e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Faculdade de História/UFG. 
Atualmente exerce seus conhecimentos profissionais no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede - UFG desde 2011, como designer de produção e da equipe Impresso.