V Encontro de Estágio Curricular Supervisionado do Campus I/UNEAL - ENECS

V Encontro de Estágio Curricular Supervisionado do Campus I/UNEAL - ENECS

Faça sua inscrição
De 16 a 18 de agosto Todos os dias das 19h00 às 22h00

Sobre o Evento

O V Encontro de Estágio Curricular Supervisionado do Campus I da UNEAL (V ENECS) será realizado nos dias 16, 17e 18 de agosto de 2023, no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. O evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes, professores e profissionais da área de estágio curricular supervisionado.

Durante os três dias de evento, serão oferecidas diversas atividades para os participantes. Haverá oficinas e minicursos, que serão conduzidos por especialistas no tema, com o objetivo de fornecer informações atualizadas e relevantes para os estudantes. Além disso, serão realizadas mesas-redondas e palestras, com a participação de profissionais e pesquisadores de destaque na área, que irão discutir questões relacionadas à legislação, boas práticas e desafios enfrentados no estágio curricular supervisionado.

Os participantes terão a oportunidade de escolher entre as diversas atividades oferecidas, de acordo com seus interesses e necessidades. As oficinas e minicursos terão duração variada, e abordarão temas como a elaboração de relatórios de estágio, a importância da ética e da responsabilidade social no estágio curricular, a utilização de tecnologias no acompanhamento e avaliação do estágio, entre outros.

As mesas-redondas e palestras serão realizadas por profissionais reconhecidos na área, que irão compartilhar suas experiências e conhecimentos. Os temas abordados incluirão a legislação e normas relacionadas ao estágio curricular supervisionado, as tendências e desafios atuais, a relação entre o estágio e o mercado de trabalho, e outros assuntos relevantes.

O V ENECS é uma excelente oportunidade para estudantes de graduação, professores e profissionais da área de estágio curricular supervisionado aprimorarem seus conhecimentos e habilidades, além de possibilitar a ampliação de suas redes de contatos e trocas de experiências com outros profissionais da área.

Palestrante

  • Selma Garrido Pimenta

Programação

18h00 Credenciamento Credenciamento
Credenciamento
Local: Entrada do Auditório do Planetário de Arapiraca/AL

O credenciamento do V ENECS iniciará no mesmo dia do evento a partir das 18h, na abertura do evento. Para realizar o credenciamento, os participantes deverão se dirigir ao local indicado (a definir) para a retirada dos crachás e realizar o preenchimento das informações solicitadas, como nome completo, instituição de origem, número de inscrição, entre outros.

Além disso, é importante que os participantes estejam munidos dos documentos necessários para o credenciamento: Documento de identificação e comprovante de inscrição (no caso de estudantes). É importante que os participantes leiam atentamente as informações disponíveis no site oficial do evento ou instituição para garantir que estejam com todos os documentos necessários.

Por fim, é importante que os participantes sejam pontuais para realizar o credenciamento e evitar filas e atrasos. A organização do evento poderá disponibilizar informações adicionais sobre o processo de credenciamento no site oficial do evento ou durante a abertura do evento.

19h00 Estágio Supervisionado x PIBID x Residência Pedagógica? Convergências e dissenções Palestra
Estágio Supervisionado x PIBID x Residência Pedagógica? Convergências e dissenções
Local: Auditório do Planetário de Arapiraca/AL

Selma Garrido Pimenta é uma importante educadora brasileira, nascida em 1949 em São Paulo. Ela é bacharel e licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação pela mesma instituição e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Pimenta é reconhecida por suas contribuições para a formação de professores no Brasil e por seus estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem. Ela já atuou como docente na USP, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na UNICAMP, onde foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Além de sua carreira acadêmica, Selma Garrido Pimenta também atua em organizações da sociedade civil que buscam melhorar a qualidade da educação no país. Ela é autora de diversos livros e artigos sobre formação de professores, avaliação educacional, currículo e prática pedagógica.

08h00 Química computacional aplicada na confecção de aulas de química e biologia Oficina
Química computacional aplicada na confecção de aulas de química e biologia
Local: Laboratório de Informática do Campus I - LABIMA

Compreender a relevância e utilização de programas da química computacional aplicados às aulas de química e biologia na educação básica.

Ministrante: Prof. Dr.: José Atalvanio da Silva.

13h30 Práticas Pedagógico-performativas e decolonialidade Oficina
Práticas Pedagógico-performativas e decolonialidade
Local: Sala indefinida

A oficina visa refletir sobre as práticas pedagógico-performativas de descolonização. Essas práticas corporais e artísticas que são vivenciadas pelos professores e licenciandos reverberam em autorias, narrativas, existências que produzem docência e artes decoloniais.

Ministrante: Prof. Dr. Bruno Rogério Duarte da Silva

13h30 O texto científico no meio acadêmico: revisando as normas da ABNT Minicurso
O texto científico no meio acadêmico: revisando as normas da ABNT
Local: Sala indefinida

Esse minicurso traz alguns elementos fundamentais que podem contribuir na construção de textos científicos, exigidos no âmbito do Ensino Superior. Não podemos falar de/em ciência, especialmente quando se trata das licenciaturas, sem compreender as regras da ABNT e nem saber aplica-las nos momentos da escrita de textos científicos. A estrutura física de um trabalho científico faz parte de uma exigência formal e, também, valoriza o texto. O acadêmico, nem sempre, está apto para escrever um texto com suas regras e normas técnicas, por isso que a ideai desse minicurso centra-se no seguinte objetivo: Refletir sobre as mudanças ocorridas nas normas da ABNT, sua aplicabilidade nos textos científicos quando na produção de artigos, relatórios e monografias, bem como, a estrutura física de cada texto supracitado.

Ministrante: Prof.ª Me. Maria José de Brito Araújo

19h00 O estágio supervisionado como formação inicial da identidade profissional Roda de Conversa
Local: Sala indefinida

Roda de Conversa: “O estágio supervisionado como formação inicial da identidade profissional” com as professoras Jenaice Israel Ferro, Rosângela, Maria Betânia Rocha.

08h00 Projetos de Estágio: pra que, pra quem e como fazer? Minicurso
Projetos de Estágio: pra que, pra quem e como fazer?
Local: Sala indefinida

Compreensão do que é o estágio; a articulação entre o projeto de estágio e a proposta pedagógica da escola campo de estágio; questões cruciais da estrutura e metodologia de projetos; exemplificação de projetos de estágio.

Ministrante: Prof. Me. Cláudia Cristina Rego de Almeida e Prof.ª Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas

08h00 Escrita de Gêneros Acadêmicos Oficina
Escrita de Gêneros Acadêmicos
Local: Laboratório de Informática do Campus I - LABIMA

Apresentar as características dos gêneros manejados no cotidiano acadêmico e propor exercícios de produção textual.

Ministrante: Prof. Dr. Douglas Gonçalves de Souza

13h30 Escrita Acadêmica Minicurso
Local: Sala indefinida

Este minicurso propõe o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita acadêmica, essenciais para um desempenho adequado durante o curso de Licenciatura. Para tanto, ele prioriza princípios e técnicas para elaboração de textos acadêmicos, voltados para os principais gêneros utilizados na graduação, segundo as orientações da ABNT. Ao final do minicurso, o estudante deverá ser capaz de utilizar corretamente as normas institucionais e da ABNT para a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Ministrante: Prof.ª Maria Lúcia Lima de Morais

13h30 Por uma educação para a diferença e não para repetição: repensando a prática docente em meio aos estágios supervisionados. Minicurso
Local: Sala indefinida

Ministrante: Prof. Wheber Mendes dos Santos

O minicurso abordará a transformação da prática docente por meio da promoção de uma educação orientada para a diferença em vez da mera repetição de modelos tradicionais. Focando na fase dos estágios supervisionados, o minicurso buscará analisa a necessidade de repensar as abordagens pedagógicas, inspirando-se nas perspectivas filosóficas de autores como Deleuze, Guattari, Foucault, Nietzsche, Bell Hooks, Paulo Freire, Gallo e Veiga Neto. Através de uma análise crítica, os autores exploram como essas visões filosóficas podem enriquecer a prática docente ao valorizar a singularidade dos alunos. Proponho neste minicurso que os educadores em formação explorem estratégias que deem ênfase à individualidade e às múltiplas perspectivas dos alunos, superando os métodos tradicionais baseados na repetição. Ao envolver os futuros docentes em práticas que promovam o diálogo, a reflexão crítica e a conscientização das dinâmicas sociais, o estágio supervisionado pode se tornar um campo de experimentação para uma educação mais inclusiva e sensível à diferença

Palavras-chave: diferença, docência, experimentação.

DETALHAMENTO DO MINICURSO C/H: 04h

Data: 18.08.2023

Local: sala de aula

PROGRAMAÇÃO:

Introdução (15 minutos)

Boas-vindas e introdução ao tema.

Apresentação dos objetivos e estrutura do minicurso.

Módulo 1: Fundamentos Filosóficos da Educação para a Diferença (1 hora)

? Foucault: a escola na modernidade

? Deleuze e Guattari: A Diferença como Potência Criativa

? Exploração da concepção de diferença como força criativa.

? Introdução às ideias de repetição, memória longa e hábito.

Módulo 2: Abordagens Práticas para a Diferença na Educação (1 hora)

? Exploração das ideias sobre prática de liberdade;

? Discussão sobre diversidade vs diferença;

? Construção de práticas de fuga do hábito em sala de aula;

? Exploração do papel crítico do educador em contextos de gênero, sexualidade, raça e classe.

Módulo 3: Diferença nas Práticas Educativas e lutas democráticas (1 hora)

? A perversão na inclusão;

? Lutas democráticas e educação;

? Status quo e movimentos sedentarizadores;

? A quebra das expectativas em sala de aula: o que fazer para não repetir

autoritarismos?

Módulo 4: Reflexões sobre Práticas de Estágio Supervisionado (1 hora)

? Discussão sobre a importância das perspectivas filosóficas na prática do estágio supervisionado.

? Compartilhamento de experiências e desafios.

? Estratégias para aplicar as abordagens discutidas em contextos reais.

? Encerramento.

Público-alvo: público em geral Objetivo geral: investigar e promover uma transformação na prática docente por meio da adoção de abordagens educacionais que valorizem a diferença e estimulem a criatividade, em contrapartida à repetição de modelos tradicionais.

Objetivos específicos:

? Identificar as práticas pedagógicas tradicionais baseadas na repetição e suas limitações em relação à promoção do pensamento crítico e à inclusão;

? Investigar a aplicação dessas perspectivas filosóficas nas práticas docentes durante os estágios supervisionados, destacando estratégias para estimular a criatividade, a reflexão e a consciência social dos futuros educadores;

? Analisar as mudanças observadas na dinâmica da sala de aula e nas interações entre professores e alunos quando abordagens voltadas para a diferença são incorporadas.

Metodologia:

O minicurso contará com um percurso expositivo.

Recursos:

- Espaço com projetor para apresentações.

- Materiais de escrita e anotação.

- Papéis

- Canetas para quadro branco

- Quadro branco ou flipchart para brainstorming.

Avaliação

Participação ativa nos debates e reflexões finais sobre as aprendizagens do minicurso.

Bibliografia:

ARAUJO, Viviane Patricia Colloca. Relatório Final de Pesquisa: Currículo oculto nos dias de hoje: revelado ou ainda velado? UNIP: Vice-Reitoria de Pós-Graduação e pesquisa. Ribeirão Preto - SP, 2018.

ALVES, Nilda. Tecer conhecimento em rede. In: ALVES, Nilda; GARCIA,

ALVES, N. Sobre novos e velhos artefatos curriculares – suas relações com docentes, discentes e muitos outros. In: FERRAÇO, C. E. (org.). Currículo e educação básica: por entre redes de conhecimentos, imagens, narrativas, experiências e devires. Rio de Janeiro: Rovelle, 2001. p. 71-83. Regina L. O Sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999, p. 91-100

AGAMBEN, Giorgio. Qu'est-ce qu'um dispositif. Paris: Payot e Rivages, 2006. BENTO, B. Necrobiopoder: Quem pode habitar o Estado-nação?. Cadernos Pagu, Campinas -SP, v. 53, online, fev, 2018.

BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CARNEIRO, Aparecida Sueli; FISCHMANN, Roseli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005,

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O Anti-Édipo. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. DELEUZE, G. & GUATTARI, F.. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 2. Rio de Janeiro: Editora 34, 1980.

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREUD, S. O ego e o id. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FOUCAULT, M.. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. 10°ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

______________. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996. _____________. Em Defesa da Sociedade. Curso no Collège de France, 1975-1976. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

_____________. Microfísica do poder. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989. _____________. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

_____________. O que é Iluminismo? Trad. Wanderson Flor do Nascimento. UNB, 2017. Disponível em: http://www.unb.br/fe/tef/- loesco/foucault/iluminismo.html. Acessado em 09/09/2022.

_____________. As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes. 1990 ______________.Segurança, Território e População: Curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GIDDENS, A.. Sociologia. São Paulo: Editora Artmed, 1984.

GOFFMAN, E. A Apresentação do Eu na Vida Cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2004. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2000.

HOOKS, Bell. *Ensinando para transgredir*. São Paulo: Martins Fontes, 2013. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogá, 2019.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. São Paulo: José Olympio, 2002.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2005 MBEMBE, A. Necropolítica: Biopoder, Soberania, Estado de Exceção, Política da Mortalidade. São Paulo: n-1 edições, 2018.

PRECIADO, P. B.. Eu sou o monstro que vos fala: relatório para uma academia de psicanalistas. São Paulo: Zahar, 2022.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro ou As vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.


14h00 Comunicação Oral Apresentação de Trabalhos
Local: Auditório do PRODIC UNEAL

Apresentações dos trabalhos de todas as modalidades.

19h00 A importância do estágio supervisionado para o fortalecimento do exercício profissional Palestra
Local: Auditório

Palestra de Encerramento com a ” Prof.ª. Dra. Maria Ediney Ferreira da Silva

Carregando área de inscrição

Local

Campus I da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, 57312-270, Rua Governador Luiz Cavalcante, s/n, Alto do Cruzeiro, Arapiraca, Alagoas
Ver no mapa

Organizador

V Encontro de Estágio Curricular Supervisionado da

Professores de Estágio do Campus I