• Ministrante:
    • André Silva Oliveira, Professor Doutor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Resumo: Para o Funcionalismo Linguístico, a linguagem é entendida como um instrumento de interação social (visão teleológica da linguagem). Nesse sentido, os estudos linguísticos, desde um viés funcionalista, estão centrados na análise das relações entre língua e sociedade. Por isso, a perspectiva funcionalista perpassa a estrutura linguística, haja vista que considera fatores de ordem pragmática e contextual que estão presentes nas mais variadas situações comunicativas. Assim sendo, o Funcionalismo Linguístico busca explicitar as regularidades que podem ser observadas na estrutura gramatical das línguas a partir do seu uso efetivo, ou seja, em contextos reais de produção e uso. Dessa forma, para a perspectiva funcionalista de ensino de língua, a abordagem dos conteúdos gramaticais deve considerar o estudo das estruturas gramaticais como sendo maleáveis e sensíveis a fatores externos à sua estrutura, como os aspectos extralinguísticos e pragmáticos, o que acaba resultando em seu caráter adaptativo aos mais diversificados eventos de interação nos quais se pode concretizar a comunicação humana. Por isso, faz-se necessário que os futuros professores da educação básica conheçam técnicas que possam facilitar a abordagem dos conteúdos gramaticais tanto de língua materna como de língua estrangeira, considerando, portanto, em sua prática pedagógica, outros aspectos que vão além da estrutura formal da língua, tais como o objetivo da interação, os participantes envolvidos e o contexto discursivo. Assim, os postulados da perspectiva funcionalista constituem um aparato teórico a mais ao(à) professor(a) da educação básica para o trabalho com os mais variados conteúdos gramaticais, fornecendo, desse modo, uma compreensão mais ampla dos fenômenos linguísticos e seu funcionamento em contextos reais de produção e uso.
  • Local: Anfiteatro - Bloco F

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