• Ministrantes:
    • Ana Maria de Oliveira Paz, professora doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    • Raimunda Valquíria de Carvalho Santos, doutoranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Resumo:  O exercício profissional do professor requer letramentos indispensáveis à sua atuação cotidiana. Dentre esses letramentos, a produção de enunciados se configura como prática fundamental à elaboração de atividades de fixação e de avaliação de desempenhos dos alunos. Essa produção, quando não realizada de modo adequado, pode contribuir para o não entendimento dos comandos propostos pelos discentes e, consequentemente, para a não apresentação de respostas compatíveis com as intenções do professor, o que acaba gerando impactos negativos em termos desempenhos e de possíveis reprovações. Em vista disso, é imprescindível a discussão dos enunciados como são gêneros, cuja textualização atende a propósitos comunicativos, a estrutura composicional específica e a elementos retórico/discursivos que os tornam singulares, dentre outros gêneros utilizados pelo professor em seu ofício. Nesse sentido, a oficina proposta objetiva discutir com seus participantes aspectos teóricos e práticos que envolvem a produção e a análise de enunciados. Em termos teóricos, assenta-se na teoria dos gêneros, especificamente na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999), dentre outros. Metodologicamente, apoia-se na concepção de oficina como evento de letramento (Kleiman, 2005), cuja configuração se instaura como uma situação de ensino/aprendizagem aberta e dinâmica, que possibilita a troca e a (re)construção de conhecimento. Sua realização dar-se-á a partir da focalização de alguns dos letramentos do professor, apresentação de enunciados como gênero textual que faz parte das atividades docentes, com destaque aos seus propósitos comunicativos, elementos constitutivos e traços linguístico/discursivos, culminando com tarefas práticas de análise de exemplares do referido gênero coletados em livros didáticos do ensino fundamental. A relevância desta oficina situa-se nas contribuições que poderá trazer aos letramentos dos participantes, com ênfase na compreensão dos enunciados de atividades como um gênero textual, cujos elementos constitutivos, quando não priorizados em sua produção, podem interferir diretamente na compreensão dos alunos e, com efeito, em seus rendimentos escolares. 
  • Local: Sala de aula F4 - Bloco F

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