• Ministrantes:
    • Eduarda Denise da Silva Santos, Estudante de Graduação em Letras - Português e Inglês, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    • Jaciele Rafael de Araújo, Estudante de Graduação em Letras - Português e Inglês, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    • Leonardo Pereira de Medeiros, Estudante de Graduação em Letras - Português e Inglês, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    • Mateus Dantas dos Santos, Estudante de Graduação em Letras - Português e Inglês, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Resumo: A literatura nos abre infinitas possibilidades criativas, permitindo que cada escritor, com seu estilo singular, explore caminhos únicos e aventuras intrigantes. A escrita, sendo uma expressão particular de cada indivíduo, revela subjetividades e constrói mundos que desafiam convenções linguísticas e sociais. Nesse sentido, a presente oficina tem como objetivo discutir como promover a escrita criativa no ambiente escolar, incentivando os alunos a expressarem sua individualidade por meio das palavras. A temática se desenvolverá com base nos pressupostos de Brasil (2019) presentes no livro “Escrever Ficção: um manual de criação literária”. Após a abordagem do tema, uma atividade prática será aplicada, para que os participantes fixem o conteúdo discutido. A escrita criativa, ao apropriar-se da linguagem de forma consciente, permite ao escritor desenvolver a capacidade crítica, literária e comunicativa. Tais habilidades são essenciais para a construção de pensamentos claros e envolventes. Portanto, enquanto futuros docentes, é fundamental estimular nos alunos o interesse pela escrita como ferramenta de expressão e reflexão. Fazê-los compreender que podem transmitir a sua individualidade por meio da escrita, para que desenvolvam a sua capacidade crítica e literária. Dessa forma, terão a liberdade de produzir suas ideias, pensamentos e opiniões. Ao dominar essa habilidade, aprimorarão, também, suas capacidades de comunicação e organização do pensamento, elemento chave para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.
  • Local: Lablínguas - Bloco F

Compartilhe!