• Ministrantes:
    • João Marcelo Silva de Lima, Estudante de Letras-Português/Inglês, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    • Albanizia Ferreira Campelo, Estudante de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Resumo: A oficina tem como foco proporcionar uma introdução ao sistema de escrita Braille, abordando seus aspectos teóricos e práticos. O seminário foi orientado pelas normas e instruções da Grafia Braille para língua portuguesa (BRASIL, 2018), e tem por objetivo capacitar os participantes no uso desse sistema de leitura e escrita tátil, assim como apresentar seus instrumentos e materiais. O encontro se dará em dois momentos: no primeiro bloco será apresentado o contexto histórico e o funcionamento básico do Braille, alternando entre a teoria e a prática, para promover uma aprendizagem mais concreta aos participantes. Em adição, ao final será aplicado um exercício simples utilizando a reglete e o punção para que os alunos possam ter contato com os instrumentos e assim compreenderem a importância do Braille no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. No segundo momento da formação, será organizada uma roda de conversação para abordar temas pertinentes ao processo de inclusão de estudantes cegos no contexto escolar. Na partilha de informações, os ministrantes abordarão relatos de experiências concretas, destacando os desafios, os processos de superação e a importância do Braille. Assim, pretende-se com as discussões, desenvolver reflexões sobre a construção de um ensino inclusivo, acessível e mais significativo para alunos com deficiência visual. Espera-se com a oficina, que os participantes adquiram conhecimentos sobre o Sistema Braille, e reflitam acerca da importância de uma educação mais inclusiva nos ambientes escolares e universitários.  
  • Local: Sala de aula F2 - Bloco F

Compartilhe!