6º Encontro BRASIL & EUA de Autismo

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De 22 a 23 de agosto Todos os dias das 08h00 às 17h00

Sobre o Evento

Prepare-se para um evento que celebra conhecimento, excelência e compromisso.

Mais do que um congresso, este encontro marca a busca pelo desenvolvimento profissional na área de intervenções baseadas em ABA para pessoas com TEA na nossa região por meio da convergência de pesquisadores e prestadores de serviço de duas nações – Brasil e Estados Unidos – que, juntas, produzem grande parte do que há de mais atual em relação às melhores práticas e pesquisas sobre Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Este será o momento de aprender com especialistas, vivenciar experiências enriquecedoras e conectar-se com profissionais e famílias que fazem a diferença.

O Encontro Brasil & EUA de Autismo é um dos maiores eventos voltados à disseminação e difusão de conhecimento científico relativo a intervenções baseadas em ABA para pessoas com TEA. Organizado pela Associação Afeto e ABRA, o evento reúne especialistas renomados e oferece uma programação rica para profissionais, educadores, famílias e demais pessoas interessadas na área.

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Palestrantes

  • Alice Shillingsburg, PhD, BCBA-D
  • Alison Betz, PhD, BCBA-D
  • Caio Miguel, PhD, BCBA-D
  • Eric Larsson, PhD, LP, BCBA-D
  • Danielle LaFrance, PhD, BCBA-D
  • Dr. Adriano Barboza, BCBA-D
  • Dra. Ana Carolina Sella, BCBA, QBA
  • Dr. André Varella, BCBA-D
  • Dra. Carolina Coury, BCBA-D
  • Dra. Gisell Diaz
  • Dr. João Henrique de Almeida
  • Dr. Tiago de Man
  • Ediane Marques
  • Victória Teles
  • Tati Oliveira
  • Ixchel Freire
  • Marcela Rodrigues

Programação

09h00 - Eric Larsson, PhD, LP, BCBA-D Qual é a Evidência da Eficácia e Segurança da Análise do Comportamento Aplicada no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista? Palestra
Local: Auditório principal

Palestrante: Eric Larsson, Ph.D., LP, BCBA-D - Lovaas Institute Midwest

Resumo: Esta apresentação irá resumir as evidências científicas sobre a eficácia e a segurança da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Todos os indivíduos e suas famílias merecem tratamentos seguros e eficazes, mas, ao buscar intervenções para o TEA, frequentemente se deparam com informações enganosas, contraditórias ou incompletas. Felizmente, a comunidade científica vem realizando, há muitos anos, diversas avaliações independentes da ABA. Atualmente, o resultado desse extenso trabalho fornece diretrizes claras para os Padrões Geralmente Aceitos de Cuidado para o TEA. Esta apresentação tem como objetivo auxiliar profissionais, instituições prestadoras de serviço, famílias, financiadores e defensores da causa a compreenderem a base de evidências consolidada da ABA. Considerando que o TEA é uma síndrome altamente heterogênea, a apresentação irá destacar os principais parâmetros de tratamento que determinam sua eficácia e segurança. Para cada parâmetro, será discutido como a intervenção pode ser individualizada para alcançar objetivos significativos para a pessoa com TEA e sua família. Serão disponibilizados recursos para aprofundamento nos tópicos abordados após a apresentação.

10h30 - Caio Miguel, PhD, BCBA-D Uma Avaliação e Programa de Intervenção para Aprendizagem Generativa Palestra
Local: Auditório principal

Palestrante: Caio Miguel, Ph.D., BCBA-D - California State University – Sacramento

Resumo: As habilidades linguísticas de crianças em desenvolvimento típico aceleram rapidamente entre 18 e 36 meses, fenômeno denominado aprendizagem generativa — a integração ativa de novas informações com conhecimentos prévios. Sob a perspectiva da análise do comportamento, esse processo emerge das contingências de reforçamento que estabelecem significado linguístico generativo. Muitas crianças com autismo ou outras deficiências intelectuais, no entanto, apresentam dificuldades para adquirir linguagem por meio da aprendizagem generativa, frequentemente devido à ausência de repertórios pré-requisitos ou de componentes. A avaliação precisa desses repertórios requer definições operacionais claras, procedimentos detalhados e critérios de pontuação específicos para cada domínio generativo. O VB-MAPP Generative Learning Assessment (GLA) esta sendo desenvolvido para atender a essa necessidade, por meio de uma análise comportamental abrangente de domínios como atenção conjunta e nomeação bidirecional. Cada domínio é decomposto em habilidades componentes, sustentadas por literatura conceitual e empírica, e organizadas em diretrizes para avaliação direta. O GLA incorpora medidas de viabilidade e validade preditiva para garantir sua utilidade prática e clínica. Esta apresentação descreve os fundamentos conceituais, a estrutura e exemplos de procedimentos do GLA, ilustrando sua aplicação a diferentes domínios generativos.

11h30 - Danielle LaFrance, PhD, BCBA-D Um Currículo para Aprendizagem Generativa Palestra
Local: Auditório principal

Palestrante: Danielle Lafrance, Ph.D., BCBA-D - ABA Technologies, Inc.

Resumo: O ensino eficaz de cusps de aprendizagem generativa requer a integração de contextos instrucionais adequados, táticas baseadas em evidências e conteúdo significativo. É possível desenvolver um currículo de aprendizagem generativa que combine comportamento verbal aplicado e instrução temática. Essa abordagem é flexível, prática e pode ser implementada em diversos contextos educacionais e clínicos. A instrução temática oferece oportunidades contínuas para avaliar e ensinar os pontos de aprendizagem generativa, ao mesmo tempo em que apresenta conteúdo relevante.

Um componente-chave desse currículo é o fomento à cooperação, uma habilidade de “cusp” que potencializa os resultados de aprendizagem. A cooperação pode ser estimulada por meio do aumento do interesse social, tornando as interações sociais mais reforçadoras e agradáveis. Quando as crianças estão motivadas a interagir com outras pessoas, é mais provável que cooperem e aprendam de forma eficaz. Os instrutores, quando pareados com reforçamento, assumem funções discriminativas que aceleram o processo de aprendizagem, especialmente em contextos cooperativos.

Para alguns aprendizes, métodos instrucionais mais intensivos, como a instrução com múltiplos exemplares, podem ser necessários. Essa técnica integra comportamentos de falante e ouvinte para estabelecer uma variedade de pontos de aprendizagem generativa, promovendo resultados de aprendizagem mais amplos. O desenvolvimento de um currículo temático que inclua essas estratégias permite a aplicação e a avaliação flexíveis das habilidades generativas em diferentes contextos.

Esta apresentação descreverá as etapas envolvidas na criação e implementação de um currículo de aprendizagem generativa, oferecendo recomendações para apoiar os profissionais na aplicação dessas abordagens. O objetivo é garantir uma aprendizagem e cooperação eficazes em ambientes educacionais e clínicos, facilitando resultados gerativos para todos os aprendizes.

14h00 - Alison Betz, PhD, BCBA-D Projetando para o Progresso: Como Monitorar, Avaliar e Ajustar Programas de ABA de Forma Eficaz Palestra
Local: Auditório principal

Palestrante: Alison Betz, Ph.D., BCBA-D - ABA Technologies, Inc.

Resumo: Uma terapia ABA eficaz exige mais do que a seleção adequada de objetivos e a aplicação de procedimentos — ela depende de sistemas robustos para monitorar o progresso do cliente e reagir quando os resultados estagnam. Esta apresentação introduz uma abordagem de sistemas comportamentais para a avaliação do progresso clínico em múltiplos níveis: estruturas organizacionais, processos de equipe e dados individuais dos clientes. Os participantes aprenderão a construir sistemas capazes de detectar precocemente problemas de desempenho, facilitar a comunicação entre a equipe e apoiar uma tomada de decisão consistente baseada em dados. Serão exploradas estratégias práticas para lidar com estagnações no progresso, incluindo como avaliar a qualidade da instrução, a prontidão do aprendiz, a fidelidade da equipe e fatores ambientais. Seja você um analista do comportamento (BCBA) ou um responsável familiar, sairá com ferramentas para garantir que seus esforços estejam realmente promovendo resultados significativos de aprendizagem.

15h00 - Alice Shillingsburg, PhD, BCBA-D Interesse Social e Engajamento como Fundamento da Aprendizagem Generativa Palestra
Local: Auditório principal

Palestrante: Alice Schillingsburg, Ph.D., LP, BCBA-D - University of Nebraska Medical Center, Munroe-Meyer Institute

Resumo: Estudos sobre aquisição de linguagem no desenvolvimento infantil indicam que, por volta dos 2 anos de idade, as crianças passam por um período de desenvolvimento linguístico rápido e generativo. Elas parecem aprender novas palavras com facilidade por meio de interações com os cuidadores durante atividades como refeições, brincadeiras, hora de dormir e outras rotinas diárias. No entanto, algumas crianças com autismo não aprendem com a mesma facilidade nessas oportunidades incidentais, sendo necessário o uso de estratégias específicas para promover o desenvolvimento da linguagem. O engajamento social e as iniciativas de interação com outras pessoas desempenham um papel importante na aprendizagem incidental da linguagem. Esta apresentação examina o princípio de que o interesse social e o engajamento são fundamentais para a aprendizagem generativa da linguagem. A orientação para parceiros sociais, o uso de gestos e outros comportamentos sociais precoces têm papel essencial na promoção da linguagem generativa e devem ser priorizados nas intervenções.

16h30 Sessão de pôsteres Posters Dinâmicos
Local: Hall de entrada

Apresentação e exposição de trabalhos científicos submetidos pelos participantes do 6º Encontro Brasil e EUA de Autismo

08h00 - Dr. Adriano Barboza, BCBA-D Prevenção e Gestão de Comportamentos Desafiadores em Ambientes Educacionais Palestra
Local: Auditório principal

Palestrante: Dr. Adriano Barboza, BCBA-D

Resumo: Esta palestra é direcionada a profissionais com conhecimento básico ou intermediário em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que atuam em parceria com escolas, visando a prevenção e a gestão de comportamentos desafiadores em sala de aula. Serão discutidos desafios comportamentais comuns em contextos educacionais e apresentadas estratégias-chave para o estabelecimento de ambientes inclusivos que promovam o desenvolvimento de estudantes autistas. Os tópicos centrais incluem o planejamento de contingências preventivas, a avaliação de comportamentos desafiadores e a elaboração de intervenções individualizadas. Além disso, serão abordadas formas de colaboração com professores e demais profissionais, considerando sua expertise e os desafios enfrentados no dia a dia escolar. Ao final, espera-se que os participantes ampliem suas habilidades em identificar necessidades, implementar intervenções embasadas em ABA e avaliar resultados de maneira sistemática. O objetivo é fortalecer práticas educativas que respeitem a diversidade dos estudantes e promovam um desenvolvimento acadêmico, social e emocional mais sólido para todos.

09h00 - Dr. João Henrique de Almeida, Dra. Carolina Coury, BCBA-D O papel dos Grupos de Habilidades Sociais para fortalecimento de repertórios essenciais no TEA Palestra
Local: Auditório principal

Palestrantes:

Dra. Carolina Coury Silveira de Almeida, BCBA-D - iABA – Instituto de Análise do Comportamento Aplicada

Dr. João Henrique de Almeida - Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP


Esta palestra discutirá o papel dos Grupos de Habilidades Sociais (HS) no fortalecimento de repertórios essenciais em crianças que estão no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Será abordado a interação social como uma habilidade fundacional, uma vez que produz melhora robusta na qualidade de vida dos indivíduos no espectro, e como a ciência ABA pode contribuir para alcançar este objetivo.

Destacaremos o papel dos pares no desenvolvimento dessas intervenções de maneira sistematizada, apresentando um modelo de planejamento de ensino de HS alinhado às sete dimensões da ABA.

10h30 - Dra. Ana Carolina Sella, BCBA, QBA Qualidade de vida no planejamento de objetivos terapêuticos Palestra
Local: Auditório principal

Palestrante: Dra. Ana Carolina Sella, BCBA, QBA

Resumo: Discussões sobre o que é qualidade de vida e quais são seus componentes são frequentes, especialmente no contexto da saúde. Na Análise do comportamento Aplicada, esta discussão vem se ampliando nos últimos anos. Nesta palestra discutiremos possíveis significados de qualidade de vide, oito domínios dados como seus componentes e daremos exemplos de objetivos terapêuticos para cada domínios de forma que profissionais e interessados possam inserir este tipo de objetivo em sua prática cotidiana.

11h30 - Dr. André Varella, BCBA-D Qualidade de serviços em ABA: como identificar serviços éticos e de qualidade Palestra
Local: Auditório principal

Palestrante: Dr. André Varella, BCBA-D - iABA – Instituto de Análise do Comportamento Aplicada

Resumo: A prevalência de casos de Transtorno do Espectro Autista tem crescido de forma contínua e preocupante nas últimas décadas. Acompanhando o aumento do número de casos, observou-se também um aumento da demanda por profissionais treinados em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), uma das linhas intervenção terapêutica que dispõe de robustas evidências de efetividade na redução dos sinais de autismo e melhorias no desenvolvimento do paciente. No entanto, a crescente demanda por profissionais resultou na ampliação desorganizada da oferta de serviços em um contexto vulnerável à prática da ABA de baixa duvidosa, com potenciais riscos para pacientes e familiares. Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios do contexto atual para a prestação de serviços em ABA de qualidade, e especial no que tange à ausência de uma regulamentação da prática da ABA, além de discutir alguns elementos críticos para a estruturação de serviços de ABA de éticos, responsáveis e comprometidos com resultados clínicos significativos. Serão apresentadas e discutidas algumas recomendações para a identificação de serviços de qualidade serão oferecidas, de modo a permitir que pais e profissionais possam identificar organizações preocupadas efetivamente com qualidade dos serviços oferecidos.

14h00 - Dr. Tiago de Man Desafios na avaliação e tratamento de comportamentos repetitivos em pessoas diagnosticadas com TEA Palestra
Local: Auditório principal

Palestrante: Dr. Tiago de Man - Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Resumo: Comportamento repetitivo é um dos critérios diagnósticos para o diagnóstico de autismo. Frequentemente o comportamento repetitivo é causado por reforçamento automático. O reforçamento automático é aquele que não é mediado socialmente, isto é, não é fornecido por outra pessoa. Frequentemente problemas de comportamento repetitivo mantido por reforçamento automático são desafiadores para familiares e equipe terapêutica. Respostas e consequências podem ser difíceis de acessar, gerando dificuldades na mensuração. Também podem ser de difícil manipulação, dado que as respostas podem ter magnitude pequena e os reforçadores podem ocorrer apenas no corpo dos participantes sem a ocorrência de correlatos públicos, acessíveis à equipe terapêutica e à família. Serão abordadas estratégias de avaliação de comportamentos repetitivos lesivos e não lesivos em procedimentos de análise funcional. A primeira estratégia será a de subtipos e a segunda será a de níveis de diferenciação. Na presente análise os subtipos serão aplicados a

comportamentos repetitivos não lesivos, denominados de estereotipia. Nas estratégias de tratamento serão discutidos o papel de eventos competidores e o uso de interrupção e redirecionamento. Eventos competidores são aqueles cuja apresentação está relacionada com uma redução clinicamente significativa do comportamento repetitivo. Será apresentado um procedimento de mapeamento de eventos competidores em um participante diagnosticado com TEA. Será apresentado um caso mostrando os efeitos de estímulos competidores. Discute-se a correlação entre subtipos de comportamento repetitivo e o emprego de medidas de tratamento mais ou menos intensivas.

15h00 - Dra. Gisell Diaz Repensando a Tomada de Perspectiva: Uma Jornada da Teoria à Prática Palestra
Local: Auditório principal

Palestrante: Dra. Gisell Diaz

Resumo: A tomada de perspectiva é uma habilidade essencial para a compreensão de diferentes pontos de vista, permitindo ao indivíduo adotar temporariamente a perspectiva de outra pessoa. Essa capacidade envolve aspectos perceptivos, cognitivos e emocionais, sendo crucial para o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais, empatia e autoconhecimento. A Análise do Comportamento, em particular, tem se dedicado ao estudo dessa habilidade, buscando desenvolver tecnologias de ensino e avaliação aplicáveis a diferentes faixas etárias e populações neurodiversas. Entretanto, persistem lacunas quanto à definição precisa do conceito, à padronização de protocolos e à viabilidade de aplicação em contextos naturais. Este trabalho propõe uma investigação analítico-comportamental da tomada de perspectiva por meio de três eixos: uma revisão exploratória das intervenções comportamentais existentes, uma análise do funcionamento logico do conceito e uma proposta metodológica utilizando a Leitura Dialógica para Compreensão Profunda (LuDiCa), com o objetivo de promover a tomada de perspectiva. Discutem-se as vantagens de estruturar as atividades de tomada de perspectiva em contextos narrativos, com o objetivo de preservar as contingências típicas em que esses repertórios geralmente ocorrem e, assim, potencializar a generalização dessas habilidades.

16h30 - Ediane Marques, Ixchel Freire, Marcela Rodrigues, Tati Oliveira, Victória Teles Entre invisibilidades e potências: vidas autistas fora dos estereótipos Mesa-redonda
Local: Auditório principal

Resumo:

No 6° Encontro Brasil & EUA de Autismo, autistas adultos do Coletivo Autistas Adultos Recife tomam a palavra para falar sobre suas trajetórias reais — longe dos clichês e da romantização.

São mulheres, mães, profissionais e ativistas — gente de verdade enfrentando o capacitismo todos os dias e transformando essa dor em movimento político e social.

Vão discutir:

- Educação inclusiva de verdade (não só no papel);

- O apagamento das mulheres autistas;

- As potências e habilidades que ninguém vê;

- A importância da identidade e auto-representação autista.

É sobre existir com dignidade, ser reconhecido e ser respeitado.

É sobre quem somos além do diagnóstico.

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Centro de Eventos Recife - FPS, 51150-000, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 4861, Imbiribeira, Recife, Pernambuco
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A Associação Afeto, fundada em 2005 em Recife, destaca-se pelo acolhimento de famílias e pela formação de profissionais nas melhores práticas terapêuticas, como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Além de promover eventos de capacitação e inclusão, a Afeto trabalha ativamente na construção de políticas públicas que assegurem direitos e oportunidades para pessoas com TEA

Apoio a familiares e cuidadores, fortalecendo redes de suporte.
Participação ativa na criação de políticas públicas que garantem direitos e oportunidades para pessoas com TEA.
Desde 2015, organiza o Encontro Brasil & EUA de Autismo, um evento de referência internacional que fomenta o intercâmbio de práticas inclusivas e conhecimento especializado. Além disso, realiza atividades culturais e educacionais, como sessões de cinema adaptadas e oficinas inclusivas?
O 6º Encontro Brasil & EUA de Autismo 2025 é organizado pela Associação Afeto e pela Associação Brasileira de Autismo (ABRA), duas instituições comprometidas com o bem-estar, inclusão e desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Associação Brasileira de Autismo (ABRA), criada em 1988, é a mais antiga instituição de abrangência nacional dedicada ao autismo. A ABRA coordena esforços entre associações regionais e participa da formulação de políticas públicas em parceria com o governo federal, promovendo inclusão social e educacional em todo o país.