6º Fórum de Jornalismo da Faculdade R.Sá

29 de junho de 2020, 15h00 até 1 de julho de 2020, 22h00
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

O curso de Bacharelado em Jornalismo do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá é reponsável por organizar um dos maiores eventos de comunicação no interior do Piauí, reunindo acadêmicos e profissionais ao longo das palestras, oficinas, exposições, lançamentos e muito mais.

O  6º Fórum de Jornalismo será realizado entre os dias 29 junho  e 01 de julho de forma online, em virtude da necessidade de isolamento.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Felipe Pena de Oliveira

Saiba mais

Luis Rafael Campos

Saiba mais

Marta Alencar

Saiba mais

Nayara Felizardo

Saiba mais

Yuri Ribeiro

Saiba mais

Rodrigo Carvalho Gomes

Saiba mais

Pollyana Ferrari

Saiba mais

Flávio Fachel

Saiba mais

Daniela Machado

Programação:

Importância da Educação Midiática Palestra

“Agendamento midiático: pandemia e Fake News” Palestra · Felipe Pena de Oliveira

O Trabalho do Social Media Webinário · Luis Rafael Campos

Fact-checking: o que é e como fazer? Webinário · Marta Alencar

Novas formas de fazer jornalismo em tempo de pandemia Palestra · Flávio Fachel, Nayara Felizardo

A importância da comunicação digital Webinário · Yuri Ribeiro

O Jornalista como correspondente internacional Webinário · Rodrigo Carvalho Gomes

A desinformação é o parasita do século XXI Palestra · Pollyana Ferrari

Credenciamento

O credenciamento ocorrerá de forma online a partir das 14h do dia 29 de junho de 2020.

Curso de Jornalismo da Faculdade R.Sá

O Curso de Jornalismo da Faculdade R.Sá foi implantado no ano de 2006, é referência na formação de profissionais de comunicação no sertão piauiense e há seis anos realiza este evento com a finalidade de discutir as práticas comunicacionais, sob a ótica das relações sociais e atualidades.

Felipe Pena de Oliveira

IERSA


Jornalista, psicólogo, roteirista e professor.

Doutor em literatura pela PUC, com pós-doutorado em semiologia da imagem pela Sorbonne III, é professor de roteiro na UFF, autor de 16 livros  e  diretor do documentário "Se essa Vila não fosse minha".   Foi Visiting Scholar na New York University,   sub-reitor da Universidade Estácio de Sá,   diretor da Rede Globo  e comentarista do Estúdio I, na Globonews. Escreve semanalmente no Jornal Extra.

Luis Rafael Campos

IERSA


Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atuou como repórter e editor do Sistema Meio Norte de Comunicação, em seu estado, até 2010. Ao chegar a Brasília, trabalhou por cinco anos no jornal Correio Braziliense como repórter e colunista. Desde 2016, é social media no Metrópoles. Entre suas premiações, recebeu o 2º Prêmio Inovação de Jornalismo; o 1º Prêmio SBPT de jornalismo em Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o Prêmio Sebrae de Jornalismo e o Goethe-Institut Journalism Award for Young Journalists.

Marta Alencar

IERSA


Mestranda em Comunicação pela UFPI. Jornalista e Especialista em Marketing Digital. Associada da Ulepicc-Brasil (União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura – capítulo Brasil).

Nayara Felizardo

IERSA


Formada pela Universidade Estadual do Piauí. Atua no jornalismo impresso e webjornalismo desde 2008. Atuou como repórter no Cidadeverde.com e Jornal Meio Norte. Coordenou o Portal O Dia. Também escreveu para a Revista Revestrés. Atualmente é repórter investigativa do The Intercept Brasil no Norte e Nordeste.

Yuri Ribeiro

IERSA


É jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e Designer de Moda pelo Centro Universitário Uninovafapi. Trabalhando há 10 anos com comunicação no Piauí, acumula experiência com jornalismo e branding. Tem especialização em marketing Digital e MBA em Marketing, é professor universitário e atua ainda coordenador de conteúdo digital na Ícone Comunicação.

Rodrigo Carvalho Gomes

IERSA


Jornalista, correspondente da TV Globo e da GloboNews em Londres. Autor dos livros ''Os Meninos da Caverna'' e ''Vivos embaixo da terra''. Idealizador do documentário ''Torre de David''.

Pollyana Ferrari

IERSA


Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Beira Interior (Portugal), doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (2007). É graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela PUC-SP (1991). É professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Comunidata (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2154095947170866). Na PUC-SP é também professora dos cursos de graduação em Jornalismo e em Multimeios. Autora dos livros Comunicação digital na era da participação (Editora Fi, 2016), Jornalismo Digital (Contexto, 2010), Hipertexto Hipermídia ( Contexto, 2007), A força da mídia social (2ª ed., Estação das Letras, 2014), No tempo das telas ( Estação das Letras, 2014), Comunicação na era da participação (Editora Fi, 2016), Como sair das bolhas (Educ, 2018) e do mais recente "Nós: tecnoconsequências sobre o humano". Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: jornalismo de dados, narrativa transmídia, fact-checking e social media.

Flávio Fachel

IERSA


Jornalista da Rede Globo. É formado em Comunicação Social pela Famecos (Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS). Tem experiência como correspondente internacional. Atualmente é apresentador e editor-executivo do Bom Dia Rio e faz parte do rodízio de apresentadores do Jornal nacional.

Daniela Machado

IERSA


Daniela Machado é jornalista e atualmente coordena o EducaMídia - programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta. Trabalhou por 20 anos como repórter e editora em importantes veículos de comunicação, como a agência de notícias Reuters e o jornal Valor Econômico.