Trabalhos aprovados para apresentação oral
Título | Autor |
A BICICLETA QUE GIRA O MUNDO: agenciamentos na exposição “Deneir: um Mundo reciclado” | Bruno Ribeiro, Érika Lemos Pereira, Vivian Horta |
A LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA PROMOÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI | Ariluci Goes Elliot, Francisca Eugenia Gomes Duarte |
A OFICINA DE CONSERVAÇÃO DA BIBLIOTECA JOSÉ DE ALENCAR EM CONSONÂNCIA COM A AGENDA 2030 | Cila VS Borges, Ivani Gama Ferreira, Solange Ribeiro Viegas |
Antes Redarte do que tarde | Hélio Rodrigues |
Arte indígena nos livros de Berta Ribeiro - uma sintética discussão na coleção da Biblioteca Marechal Rondon | Rodrigo Piquet Saboia de Mello |
CATÁLOGO DE PARTITURAS DE RADAMÉS GNATTALI: DO ERUDITO AO POPULAR | Adriana Olinto Ballesté, Roberto Gnattali |
COLABORAÇÃO NO CAMPO ARTÍSTICO: A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE COLETIVA PARA AS RELAÇÕES SOCIAIS | Lucas Alberto Miranda de Souza |
Das Galés às Galerias: reflexões sobre o acervo “negro” na coleção do MNBA | Ana Teles da Silva, Reginaldo Tobias de Oliveira |
DE PONTO ÀS PONTAS: centros culturais paulistanos e a cultura da informação em Arte | Tania Rajczuk Dombi |
DESARROLLO DE COLECCION Y PRESERVACIÓN DEL PATRIMONIO CULTURAL: la colección local del Instituto Cervantes de Rio de Janeiro | Carlos Alberto Della Paschoa |
HERMANO JOSÉ: o percurso de um artista em prol da natureza | Marisa Pires Rodrigues, Maycon José Alves de Andrade Albuquerque, Wilton Terto Leal |
INFORMAÇÃO EM ARTE: conceitualizações e um olhar sobre a Agenda 2030 | Klara Martha Wanderley Freire, Luana Farias Sales Marques |
O livro de artista como expressão da Informação em Arte | Emily Mendonça Dantas |
O TRABALHO EDUCATIVO DO MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU: a experiência com a Escola Municipal Machado de Assis | FERNANDA SANTANA RABELLO DE CASTRO, Gilmar Ramom dos Santos Gomes, Isis Macedo |
PAGINÁRIO: uma ação cultural educativa através da literatura como expressão de arte | Andréa Pinto de Oliveira |
Quiz da Biblioteca: uma atividade de interação com a comunidade nos 200 anos do Museu Nacional | Danielle Silva dos Santos, Leonardo Soares dos Santos de Santana, Soraia Santana Capello |
Cronograma
09/04 a 08/07 (prazo prorrogado) - Fase 1 - Submissão de resumos expandidos (Encerrado)
08/08 - Divulgação do resultado da Fase 1 (resumos expandidos aprovados)
08/08 a 08/09 - Fase 2 - Envio dos artigos científicos
24 e 25/09 - 6º Seminário de Informação em Arte
02/10 - Divulgação do resultado da Fase 2
02/10 a 30/10 - Fase 3 - Envio dos artigos científicos corrigidos para publicação nos Anais
Recomenda-se o uso do Template.
09/04 a 08/07 - Fase 1 - Envío de resúmenes expandidos
08/08 – Divulgación de resultado de la Fase 1 (resúmenes expandidos aprobados)
08/08 a 08/09 - Fase 2 - Envío de artículos científicos
24 e 25/09 - 6º Seminário de Informação em Arte
02/10 - Divulgación de resultado de la Fase 2 (artículos científicos aprobados)
02/10 a 30/10 - Fase 3 - Envío de artículos científicos corregidos para publicación
Se recomienda el uso de Template.
Tema e Eixos Temáticos
Arte, Cultura e Informação na perspectiva da Agenda 2030
As bibliotecas e centros de informação especializados em Arte, assim como os museus, centros culturais e demais instituições vinculadas ao mundo das artes, possuem um papel importante na contribuição ao desenvolvimento social e devem mostrar sua relevância como um fator de progresso na aplicação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável do mundo. A Agenda 2030 estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como pontos de partida para a redução da desigualdade sob todas suas dimensões e promoção de um crescimento econômico inclusivo com trabalho digno para todos, erradicação da pobreza, cidades sustentáveis e preservação do planeta. O acesso à informação e ao saber é fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável e a melhora de vida do planeta e seus habitantes, o que faz com que as bibliotecas e centros de informação constituam agentes-chave para a aplicação dos ODS da Agenda 2030. Dentre esses ODS, os objetivos 16 e 17 são os pontos de referência para a atuação das bibliotecas, estabelecendo respectivamente: a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; e, o fortalecimento dos meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável.
O 6º Seminário de Informação em Arte da Redarte/RJ estabeleceu, dentro desse contexto, os seguintes eixos temáticos para apresentação de trabalhos:
Eixo 1 – Informação em Arte: o papel das bibliotecas e centros de documentação em Arte e a Agenda 2030
Neste eixo, serão considerados trabalhos que tratem da importância da Informação em Arte e do papel das bibliotecas e centros de documentação na construção de uma sociedade comprometida com o desenvolvimento de um mundo sustentável.
- Informação em Arte: conceituação, valor histórico e social, e finalidade – o que é, a quem se destina, quem a produz, quem a documenta, quem a preserva e a disponibiliza à sociedade;
- Gestão de fontes de informação em Arte: políticas de acesso, promoção, difusão e de desenvolvimento de coleções físicas e eletrônicas; recursos tecnológicos eficientes; serviços de mídia interpretativa e avaliação front-end;
- Bibliotecas e centros de documentação em Arte: instituições eficazes?
- Bibliotecários e agentes de informação em Arte: comprometimento e papel social na disseminação da Arte por meio de ações inclusivas e educativas;
- A Agenda 2030 e a memória social em Arte: a importância da preservação e conservação de acervos materiais e imateriais;
- Qualificação e formação profissional: o bibliotecário especializado em Arte;
- Redes de biblioteca e alcance de comunidades (local, regional e global).
Eixo 2 – Arte, Cultura e Informação: elementos essenciais para a aplicação da Agenda 2030
Este eixo contempla trabalhos que analisem a função e finalidade da Arte e da Cultura nas sociedades, e a importância das bibliotecas, centros de documentação, museus e demais instituições artísticas na transmissão da Informação em Arte para o desenvolvimento de uma sociedade global sustentável comprometida com a memória, a história e o bem estar social.
- Arte – para quem e para quê? A missão social, educativa e inclusiva da Arte;
- A importância da Arte e da Cultura para o desenvolvimento de sociedades pacíficas;
- Como agem, reagem e interagem os profissionais e as instituições comprometidas com a Arte, na promoção e difusão do patrimônio cultural, assim como na preservação das identidades e diversidades culturais e o estabelecimento de políticas de ação cultural;
- Políticas culturais de acesso à Arte e políticas de acesso à informação em Arte;
- O papel educativo e inclusivo dos espaços de Arte e de seus profissionais: bibliotecas, museus, centros culturais, faculdades e escolas de artes etc.
- Movimentos associativos e sua atuação em nível local, regional e global voltados aos objetivos da Agenda 2030.
Acompanhe as notícias do Seminário pelo Facebook.
#6seminarioRedarte é a hashtag oficial do evento - Compartilhe!