6º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista

6º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista

O maior evento de tecnologia da região

Faça sua inscrição
Sexta, 11 de outubro de 2019 Das 08:00 às 20:30
Guarujá, SP SEST/SENAT

Sobre o Evento

O Encontro de Tecnologia da Região Metropolitana Baixada Santista (RMBS) é o maior evento relacionado à área de tecnologia da informação e comunicação da Região, que na sua sexta edição será realizado no município de Guarujá/SP. O evento possui formato itinerante, sendo proposto e organizado pela Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CT TIC/CONDESB), e neste ano será realizado pela Prefeitura de Guarujá, com o apoio dos municípios que compõe a RMBS (Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), do SEST/SENAT e SEBRAE.

O Encontro será realizado no dia 11 de outubro de 2019 (sexta-feira), com a proposta de reunir especialistas da área de tecnologia e comunicação, apresentar as tendências e inovações de mercado, incentivar a troca de experiência entre os profissionais da área, além de fomentar novos negócios, criando oportunidades de emprego e renda que reflita em ganho direto para a população.

A proposta de trazer o evento ao município de Guarujá é idealizar, planejar e executar uma cidade inteligente, que faça uso da tecnologia para promover de maneira integrada desenvolvimento econômico, social e ambiental, e através de práticas modernas superar os desafios de uma sociedade cada vez mais dinâmica e em constante transformação.

Desta forma, o 6º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista - Guarujá 2019, visa servir como local para exposição de ferramentas e inovação tecnológica, mas principalmente reunir os atores sociais, como o poder público, iniciativa privada, micro e pequenos empreendedores, terceiro setor, sociedade civil organizada, segmentos de classes, comunidade acadêmica e estudantil, e a população de modo geral, para discutir e encontrar soluções comuns aos problemas de Guarujá e Região.

E assim, integrando experiências e conhecimentos, fazer uso de maneira estratégica da tecnologia, infraestrutura, serviços de informação e comunicação em prol de uma maior produtividade, maior praticidade, sustentabilidade e eficácia das ações para a melhora da qualidade de vida e desenvolvimento pleno de Guarujá e Vicente de Carvalho e da RMBS – Região Metropolitana da Baixada Santista.

O projeto também possui cunho social, sendo gratuito, mas propõe doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível ou 1 lata de leite em pó, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá/SP.

SEBRAE Móvel

O Sebrae Móvel, que presta serviços a empreendedores e a quem planeja ter um negócio próprio, estará em Guarujá/SP fazendo parte do 6º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista,trazendoatendimento ao município! Ele funciona como um escritório itinerante sobre rodas, em uma van customizada para o atendimento ao público, equipada com computadores, internet, ar condicionado e cartilhas com informações e orientação para quem já tem ou deseja investir em um pequeno negócio.

O Sebrae Móvel tem a proposta de levar informações a empreendedores e futuros empreendedores através deorientaçãoe agendamento de cursos e palestras. Quem ainda não é empreendedor, mas planeja montar o próprio negócio, também pode procurar a unidade para receber atendimento e orientações sobre documentação, financeiro e planejamento da sua futura empresa.


Eventos Anteriores

2014 - 1º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de SÃO VICENTE, no Centro de Convenções Municipal;

2015 - 2º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de PRAIA GRANDE, no Palácio das Artes;

2016 - 3º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de SANTOS, no Mendes Convention Center (https://www.doity.com.br/3emtbs);

2017 - 4º Encontro Metrpolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de CUBATÃO, no Bloco Cultural e Cãmara Municipal (https://www.doity.com.br/4emtbs);

2018 - 5º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de ITANHAÉM, no Centro de Convenções Municipal (https://www.doity.com.br/5emtbs).


Fotos dos Eventos Anteriores

https://www.flickr.com/photos/governomunicipaldeitanhaem/sets/72157698958213251/

Palestrantes

  • Brig. Maurício Pazini Brandão
  • Fábio Yamaia
  • Léo Andrade
  • Prof. Luiz Cezar Pena
  • Vinicius Eduardo Ferreira dos Santos Silva
  • Prof. Luiz Paulo Neves Nunes
  • André Luiz Pierre Mattei
  • Fernando Matias Parcel
  • Eng. e Arq. Marcelo Costa Choukri
  • Paizão Barba&Cue
  • Alessandra Saraceni

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Recepção
09h30 - Brig. Maurício Pazini Brandão Ações do MCTIC/SP (Ciência, Tecnologia, Inovação e o Desenvolvimento Nacional) - Oportunidades para Baixada Santista Palestra
Local: Auditório

A palestra abordará as ações voltadas à tecnologia, inovação e desenvolvimento realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações e as oportunidades para a Baixada Santista.

10h20 - Fábio Yamaia Tecnologia e Cidades Inteligentes Palestra
Local: Auditório

A palestra abordará a utilização da tecnologia para a gestão pública melhorando o dia a dia do cidadão.

11h10 - Léo Andrade A experiência de trabalhar com TI na Europa Palestra
Local: Auditório

Léo Andrade irá apresentar um pouco como foi o processo para conseguir trabalho na area de tecnologia na Europa, além de falar um pouco sobre as areas em evidência, tecnologias utilizadas e mais procuradas, dificuldades ao longo do tempo e muitas coisas engraçadas que ocorreram nessa experiência.

12h00 - Prof. Luiz Cezar Pena Os impactos da Educação 5.0: estamos preparados? Palestra
Local: Auditório

Mudanças significativas estarão ocorrendo na educação, e alguns fatores responsáveis por essas transformações merecem maior atenção, como: automatização dos processos a partir das tecnologias; tecnologias que afetam o funcionamento do cérebro; narrativas tóxicas sobre sucesso e realização pessoal; mudança na estrutura de comunidades; e as chamadas, superpotências civis. A proposta da palestra é criar a reflexão sobre tais fatores e seus impactos.

12h40 Almoço Almoço
Local: Almoço

Pausa para o almoço.

14h50 - Vinicius Eduardo Ferreira dos Santos Silva Gestão de Inovação tecnológica e incentivos para Inovar Palestra
Local: Auditório

1. Como inovar na crise?
2. Fomento à inovação tecnológica no Brasil
3. Inovação tecnológica nas Empresas
4. Metodologias propostas em Inovação
5. Lei 11.196 / 2005 "Lei do Bem"

15h40 - Prof. Luiz Paulo Neves Nunes A construção do Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarujá Palestra
Local: Auditório

A palestra abordará os trabalhos voltados à inovação e tecnologia desenvolvidos pelo muncípio de Guarujá.

16h30 - André Luiz Pierre Mattei Ecossistema de Inovações Palestra
Local: Auditório

A apresentação abordará o ecossistema de inovações como modelo e as lições aprendidas em Santa Catarina.

17h20 - Fernando Matias Parcel Energia Solar Fotovoltaica Palestra
Local: Auditório

A palestra abordará e apresentará um pouco do tema “Energia Solar Fotovoltaica”, mostrando as características do sistema, vantagens de se ter um sistema como esse instalado em seu imóvel, gerando economia e ajudando o meio ambiente.

18h10 - Eng. e Arq. Marcelo Costa Choukri Concreto reforçado com fibras: conceito, aplicações e tendências Palestra
Local: Auditório

Concreto reforçado com fibras: conceito, aplicações e tendências é um tema de uma tecnologia inovadora, que está sendo desenvolvida na USP e UNAERP. O palestrante trará experiências vivenciadas na Rússia, Espanha e Portugal.

19h00 - Paizão Barba&Cue Como criar e manter um canal no Youtube Palestra
Local: Auditório

Com mais de 160 mil seguidores no youtube e 206 vídeos publicados no seu canal Barbaecue, durante o encontro Paizão dividirá com o público a sua experiência como produtor de conteúdo, abordando o dia a dia de manter um canal no youtube, como é o processo de criação, indo do roteiro, filmagem e edição dos vídeos, até as ferramentas para que o conteúdo atinja o público-alvo.

19h50 - Alessandra Saraceni Empreendedorismo Digital - Como ganhar mercado, vender mais e fidelizar seu cliente através do marketing digital Palestra
Local: Auditório

Esse é o tema do bate-papo com Alessandra Saraceni, proprietária do Bazar Tentação, que ficou conhecida por aumentar em mais de 500% o faturamento de sua loja em 2 anos através das ferramentas de marketing digital. Com vídeos e lives que já alcançaram mais de 700 mil visualizações no Facebook, Alê Sareceni se tornou uma referencia no marketing digital, sendo mentora de negócios e palestrando em diversos locais do Brasil sobre empreendedorismo, empoderamento feminino e como honrar a sua história através do seu negócio.

Abertura Solene

Abertura do 6º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista com a presença do Prefeito do Guarujá Valter Suman e demais autoridades.

Às09h00- Auditório Principal

Local

SEST/SENAT - 11432-501, Av. Vereador Lydio Martins Correa, 1600, Vila Zilda, Guarujá, São Paulo,

Organizador

Paulo Cavini Silva

SEDEP – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário