O 7º Seminário do GRUPECI – construindo possibilidades em meio à adversidade.
A realização da 7ª edição do “GRUPECI” estava prevista para acontecer em Natal, RN, em novembro de 2020, sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Entretanto, em decorrência da crise sanitária e política instaurada em nosso país – como em todo o mundo – pela pandemia da Covid-19, o encontro foi adiado para o período de 30 de junho a 02 de julho de 2021. Frente à nova e adversa realidade, a Comissão Organizadora e os Grupos de Pesquisa são instados a enfrentar o desafio de realizar o evento de forma remota/online – possibilidade de manter vivo o diálogo, mais que nunca, imprescindível.
Esse tempo de crise trouxe a interrupção das atividades presenciais em espaços essenciais às vidas das crianças – como as creches, pré-escolas, escolas, parques, áreas de lazer – e a consequente reorganização de rotinas de muitas famílias com a agudização da precariedade das condições já existentes. Restringiram-se as possibilidades de interações, de convivência, de brincadeira, de participação, de exploração e experimentação de múltiplas linguagens. Como essas mudanças têm afetado as crianças? Como têm sido enfrentadas e sentidas pelos profissionais e instituições que trabalham com/para a infância? Essas questões somam-se às outras igualmente relevantes ao conhecimento sobre as crianças, suas vidas e as diferentes atuações profissionais dedicadas a elas.
O VII GRUPECI, com seu tema central “Pesquisa, Direitos Humanos e Justiça Social” se apresenta, portanto, como espaço de compartilhamento de produções relativas às crianças e à(s) infância(s) nesse e em outros tempos, bem como de metodologias de investigação que dão visibilidade aos sujeitos da infância em suas singularidades, nos diferentes contextos sociais em que vivem, podendo contribuir para o registro histórico de limites e possibilidades de proteção, participação, cuidado e educação das crianças nas adversas condições da crise social que vivemos.