PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TEA

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De 30 abril a 7 de maio Todos os dias das 19h00 às 22h00

Sobre o Evento

  • As práticas pedagógicas inclusivas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) visam garantir que esses alunos recebam um atendimento educacional adequado às suas necessidades, respeitando suas especificidades e potencialidades. A inclusão vai além da presença física do aluno na sala de aula; envolve a adaptação do currículo, das metodologias de ensino e do ambiente escolar, de modo a proporcionar oportunidades de aprendizagem significativas e acessíveis. É fundamental que os educadores compreendam as características do TEA, como dificuldades de comunicação, interação social e comportamentos repetitivos, para planejar atividades que promovam o desenvolvimento integral do aluno.

  • Uma das práticas pedagógicas inclusivas mais eficazes é o uso de estratégias visualmente estruturadas, como cronogramas visuais e instruções claras, que ajudam a organizar o ambiente e as atividades para o aluno com TEA. Além disso, o uso de tecnologias assistivas pode ser um grande aliado, oferecendo recursos que auxiliam na comunicação e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Trabalhar em parceria com a família e outros profissionais, como psicopedagogos e terapeutas ocupacionais, também é crucial para um acompanhamento eficaz e personalizado.

  • Por fim, é importante que a escola adote uma cultura de respeito à diversidade, incentivando a empatia e a colaboração entre todos os alunos. A promoção de ambientes seguros e acolhedores, onde as diferenças são respeitadas, facilita a socialização e a aprendizagem dos estudantes com TEA. Dessa forma, práticas pedagógicas inclusivas não só favorecem o desenvolvimento acadêmico desses alunos, mas também contribuem para sua integração social e emocional no contexto escolar.

  • Objetivos
    • Compreensão: Ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as particularidades dos estudantes autistas.
    • Reflexão: Incentivar a reflexão sobre a importância da inclusão e a adaptação das práticas pedagógicas.
    • Aplicação: Desenvolver estratégias e práticas que possam ser aplicadas na sala de aula para atender às necessidades desses alunos.
    • Empatia: Promover a sensibilização e o respeito à diversidade, fortalecendo a postura empática do educador.

  • Duração
    • Total: Aproximadamente 2 a 3 horas (podendo ser dividido em mais encontros, se necessário).

  • Metodologia
    1. Exposição Dialogada: Apresentação teórica sobre o TEA, incluindo dados, desafios e potencialidades.
    2. Dinâmica em Grupos: Atividade colaborativa para a criação de estratégias e adaptações pedagógicas inclusivas.
    3. Debate e Reflexão: Espaço para troca de experiências, dúvidas e sugestões, finalizando com a elaboração de um plano de ação prático.

Palestrantes

  • MEDIADORES: ESTUDANTES DOS 2º E 3º PERÍODOS DE PEDAGOGIA ANHANGUERA
  • ORIENTAÇÃO: PROFª. DRª. GEISA CARLA GONÇALVES FERREIRA

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Local

Anhanguera - Unidade Tabuleiro do Martins, 57061-050, Rua Doutor Eurico Ayres, Tabuleiro do Martins, Maceió, Alagoas
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Organizador

Drª Geisa C. G. Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Administração de Empresas em Alta Gestão de Instituição de Ensino Superior pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Gestão Escolar (PSGE/SESI). Aperfeiçoada em Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (SEB/MEC). Graduada em Ciências da Educação, pela Universidade de Coimbra (UC/PORTUGAL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Avaliadora do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologia na Universidade Estadual de Ciências da Saúde (UNCISAL). Avaliadora ad hoc (PERIÓDICOS IFAL) . Avaliadora ad hoc (REVISTA INTERNACIONAL EDUCON). Avaliadora ad hoc (DIVERSITAS JOURNAL). Consultora ad doc pela editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL). Mentora Pedagógica (COGNA EDUCAÇÃO/ANHAGUERA). Examinadora civil pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo (APMSAM/PMAL). Pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED). Professora no Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu). Tem experiência na área da educação, com ênfase na didática, no planejamento, no currículo, na avaliação, na formação de professores e na gestão educacional. É pesquisadora, escritora, consultora, assessora e palestrante no âmbito da educação.