VII Encontro Linguagem e Cognição. UFAL

Faça sua inscrição
De 14 a 16 de dezembro Todos os dias das 16h00 às 20h00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

O Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição (UFAL/CNPq) realizará o VII Encontro Linguagem e Cognição nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, das 17 às 20 horas (a transmissão será feita pelo YouTube). Este é o evento mais importante realizado no Estado de Alagoas sobre as temáticas de Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente, Epistemologia, Filosofia da Ciência, Ciências Cognitivas e Lógica, tendo reunido pesquisadores de várias partes do Brasil em suas edições anteriores.

Historicamente, a mobilização do pensamento neste âmbito de investigação filosófica, expressa nos quatro livros do Grupo de Pesquisa, iniciou-se em 2014, com a realização do 1º Encontro Linguagem e Cognição da UFAL, que gerou o primeiro volume da série de livros de coletâneas produzidos por participantes do Encontro e por convidados: Escritos de Filosofia: Linguagem e Cognição, em 2015 (http://linguagemecognicaoufal.blogspot.com/2018/01/livros-do-grupo-linguagem-e-cognicao.html). Este processo de promover os Encontros, editar e publicar textos de colegas pesquisadores envolvidos, direta e indiretamente com o âmbito de investigação e/ou com os Encontros, repetiu-se duas vezes até o momento. Com a publicação, em 2017, do Escritos de Filosofia II: Linguagem e Cognição (http://linguagemecognicaoufal.blogspot.com/2018/01/livro-escritos-de-filosofia-ii.html) e, em 2019, do Escritos de Filosofia III: Linguagem e Cognição (https://www.editorafi.org/748filosofia). Ao todo, nestes três volumes, tivemos a contribuição de 40 pesquisadores, produzindo 37 capítulos, provenientes de 12 instituições de ensino superior do Brasil, especialmente, do Nordeste brasileiro. O mesmo processo se repetiu mais uma vez para a confecção da quarta coletânea, Escritos de Filosofia IV: Linguagem e Cognição, que será lançada em dezembro de 2020 pela Editora Fi (https://www.editorafi.org/). Nela, contamos com a contribuição de 24 pesquisadores, oriundos de 18 instituições de ensino superior brasileiras e uma estrangeira, produzindo 21 capítulos.

Além dos 4 volumes desta Série, o Grupo de Pesquisa também editou o Dossiê Linguagem e Cognição, na Revista Prometheus (https://www.seer.ufs.br/index.php/prometeus/issue/view/861), em 2020, o que mostra capacidade de mobilização de pesquisadores, perseverança editorial e temática nas publicações (muitos dos textos que serão apresentados neste VII Encontro Linguagem e Cognição estão gratuitamente disponíveis neste número especial da Prometheus).

Os certificados serão emmitidos para as pessoas que participarem dos 03 dias de evento. Para tanto é preciso fazer sua isncrição no site do evento, na plataforma Doity, bem como assinar a lista de frequência de todos os dias do evento.

Programação

14 de Dezembro (17 às 20 horas/YouTube)

Róbson Ramos dos Reis (UFSM/CNPq). Fenomenologia hermenêutica e as noções de confiança e memória corporal na descrição da experiência da enfermidade.

André Leclerc (UnB/CNPq). Como ser intencionalista e disposicionalista.

15 de Dezembro (17 às 20 horas/YouTube)

Marcelo D. Boeri (Pontificia Universidad Católica de Chile). Alma aristotélica y mente contemporánea: divergencias y convergencias de un problema difícil.

José Trindade Santos (UFC). A captação do objeto cognitivo pela epistemologia de Aristóteles

16 de Dezembro (17 às 20 horas/YouTube)

Marcelo Carvalho (UNIFESP/CNPq). Conceitos psicológicos em neurociência cognitiva: algumas observações sobre fundamentos filosóficos da neurociência de Bennett & Hacker.

Eros Carvalho (UFRGS/CNPq). A abordagem ecológica das habilidades e a epistemologia dos eixos

Giovanni Rolla (UFBA). Antirrepresentacionalismo e hegemonismo explanatório nas ciências cognitivas

Nara Figueiredo (UNICAMP). A relevância da análise de processos de criação de sentido participativo em contextos de improvisação

Marcos Silva (UFPE/CNPq). Linguagem e enativismo: uma resposta normativa para a objeção de escopo e o problema difícil do conteúdo

Inscrições Gratuitas!

Comissão Organizadora:

Marcus José Souza (UFAL)

João Dias (UFAL)

Maxwell Lima Filho (UFAL)

Marcos Silva (UFPE)

Organizador

Marcus Souza; Maxwell Lima Filho; João Dias; Marcos Silva

Docentes dos Cursos de Filosofia da Universidade Federal da Alagoas (UFAL) e da Universidade Federal de Pernambuco