8ª Semana de Gênero e Diversidade da UFBA

Corpos que Sabem, Vozes que Criam: Saberes Dissidentes e Arte como Resistência

Faça sua inscrição
De 1 a 5 de dezembro Todos os dias das 18h30 às 21h30

Sobre o Evento

A 8ª Semana Acadêmica do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da UFBA é uma realização do Centro Acadêmico Lina Pereira, em parceria com o Colegiado do BEGD e o Departamento de Gênero e Feminismo da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

O evento, que acontece de 1º a 5 de dezembro de 2025, reúne estudantes, docentes, pesquisadoras(es), coletivos culturais, movimentos sociais e a comunidade externa em uma programação diversa e plural.

A Semana de Gênero é um evento gratuito e aberto à comunidade, com certificação, que busca fortalecer o diálogo entre ensino, pesquisa, extensão e cultura, abordando temas como gênero, sexualidade, raça, classe, deficiência, religiosidade, territórios e práticas dissidentes.

Ao longo de suas edições, consolidou-se como um espaço de articulação entre saberes acadêmicos e populares, fortalecendo o compromisso do curso com uma universidade pública, plural e transformadora.

A edição anterior, em 2024, celebrou os 15 anos do BEGD e marcou a retomada das atividades presenciais com o tema “Construindo Equidade: Gênero, Diversidade e Ativismo Político”, reafirmando a Semana como uma ação permanente de extensão e formação crítica.

Sob o tema “Corpos que Sabem, Vozes que Criam: Saberes Dissidentes e Arte como Resistência”, a 8ª edição propõe refletir sobre os modos como corpos dissidentes produzem conhecimento, arte e resistência, desafiando normas de gênero, raça, sexualidade e capacidade.

A abordagem reconhece o corpo como lugar de memória, epistemologia e criação e a arte como instrumento de crítica, cuidado e subversão.

O evento é voltado especialmente a:

  • estudantes do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da UFBA;

  • discentes e docentes de cursos parceiros como Psicologia, Serviço Social, Artes, Direito, Educação e Saúde Coletiva;

  • e à comunidade externa, com destaque para movimentos sociais, coletivos culturais, estudantes secundaristas e moradores dos bairros do entorno da UFBA.

As atividades serão majoritariamente noturnas, garantindo maior participação do público do curso, e contarão com recursos de acessibilidade linguística e física sempre que possível.

Programação

19h00 Solenidade Institucional de Abertura Abertura
Solenidade Institucional de Abertura
Local: Auditório PAF 1

Conferência de abertura:
O NEIM, o BEGD e as redes feministas de combate às desigualdades e violências interseccionais.

Com Cecília Sardenberg, fundadora do NEIM e da REDOR, coordenou projetos internacionais e representou o Brasil na CSW/ONU. Editora da Revista Feminismos, pesquisa feminismo, políticas públicas, violência de gênero e direitos reprodutivos.

Sob o tema “Corpos que Sabem, Vozes que Criam: Saberes Dissidentes e Arte como Resistência”, o evento inaugura uma semana dedicada à escuta, à memória e à potência criativa de quem constrói cotidianamente o BEGD e a universidade plural que desejamos.

17h30 Cine debate com o filme “Yãmihey” Sessão de Cinema
Local: PAF 1 - Auditório A

Comentarista e debatedora: Juliana Pataxó - Juliana Do Rosário Santos: Graduada em Direito e Graduanda em Gênero e Diversidade (UFBA), ativista feminista, pesquisadora com foco em Mulheres indígenas.Integrante do movimento e organizações indígenas da Bahia-MUPOIBA, do Coletivo Filhas da Ancestralidade e do Núcleo de Estudantes Indígenas da UFBA.

Coordenação: Profa. Dra. Marina Vieira (BEGD/UFBA)

19h45 Apresentação de trabalhos científicos de graduação do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade Apresentação de Trabalhos
Local: PAF 1 - Auditório A

Coordenação: Profa. Dra. Marina Vieira (BEGD/UFBA), Profa. Dra. Ana Paula (BEGD/UFBA), Lea Santana (BEGD/UFBA)

17h00 Atividade cultural com apresentações artísticas Apresentação Artística
Local: PAF 1 - Auditório A

Apresentações Artísticas:

Compõe e brada sobre as suas escrevivências (tomando como referência Conceição Evaristo) e seus amores, os atropelos interseccionais do capitalismo lgbtfóbico, racista, capacitista e dentre outros marcadores sociais (graduando BEGD) - Jonathan Florentinno

Poetisa, escritora, declamadora, coordenadora de divulgação do Movimento Artpoesia, licenciada em Filosofia (UFBA) - Rosangela Muniz

Coordenação: Melissa Toledo (C.A./ BEGD/UFBA)

19h30 Mesa - Articulando estratégias e ações para corpos dissidentes Mesa Temática
Local: PAF 1 - Auditório A

Políticas para as mulheres LBTI+ na Bahia e no Brasil - Francileide Araujo (SPM)

Bacharelado em Gênero e Diversidade: Reflexões críticas e desafios de um currículo em constante construção - Profa. Dra. Márcia Macedo (BEGD/UFBA)

Saúde para a comunidade trans - Caio Guimarães (Ativista da causa trans)

Coordenação: Profa. Dra. Ana Paula Garcia Boscatti (BEGD/UFBA)

18h30 Roda de Conversa - Encruzilhadas das Identidades Roda de Conversa
Local: Auditório PAF 1

Uma conversa sobre vivências com:
Tiffany Odara ( Yalorixá, mulher trans, negra, ouvidora adjunta da ouvidoria da Defensoria Pública)
Rafaela Brito (jovem artista do BI em artes e liderança quilombola)
Merk Pataxó (Ativista indígena de coroa vermelha)
Apresentação artística - Escreve e recita poemas sobre raça e racismo - Rosangela Muniz (FFCH)

18h30 Roda de Conversa - Travessias dissidentes: memórias, vivências, artes e resistências Roda de Conversa
Local: Auditório PAF 5

Apresentação artística:
Brada e compões sobre suas escrevivências, nos amores, nos atropelos interseccionais do capitalismo lgbtfóbico, racista, capacitista e dentre outros marcadores sociais: Jonhatan Florentino (Graduando BEGD)
Trajetórias, resistências e contribuições acadêmicas: Tertuliana Lustosa (Mestra historiadora da arte, escritora, mulher trans, cantora e compositora);
Refletindo e discutindo arte dissidência: Lavínia Pinheiro - Graduanda BEGD e Bruna Menezes Egressas BEGD
Encerramento festivo: Chokito Paredão

Carregando área de inscrição

Local

UFBA (Campus Ondina), 40170-115, Rua Barão de Jeremoabo, Ondina, Salvador, Bahia
Ver no mapa

Organizador

CENTRO ACADÊMICO DE GÊNERO E DIVERSIDADE