VIII Seminário do GPARA

Em torno da diversidade retórica e argumentativa presente na sociedade contemporânea

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De 3 a 4 de junho Todos os dias das 08h00 às 20h00

Sobre o Evento

O VIII Seminário do GPARA visa a enfatizar as possibilidades e os desafios para a sistematização do ensino de argumentação na Educação Básica e no Ensino Superior, em disciplinas de língua materna ou estrangeira e de matemática. Além disso, pretende demarcar como as questões relativas à argumentação também estão vinculadas a procedimentos discursivos em plena expansão na sociedade contemporânea.

Programação Completa e o Caderno de Resumos disponível em: https://drive.google.com/file/d/1K94Kxey1M1cY8T5lvEJ1YBnqKW8Q0uYv/view?usp=sharing

Palestrantes

  • Eduardo Lopes Piris
  • João Carlos Caldato Correia
  • Glícia Marili Azevedo de Medeiros
  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo
  • Jose Mario Aleluia Oliveira
  • Dorotea Frank Kersch
  • Esther López
  • Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques
  • Deywid Wagner de Melo
  • Márcia Regina Curado Mariano
  • Constanza Padilla
  • Rui Alexandre Grácio
  • Elza Ferreira Santos
  • Flávio Passos Santana
  • Alana Driziê Gonzatti dos Santos
  • María Elena Molina
  • Jameson Thiago Farias Silva
  • Erivaldo Pereira do Nascimento
  • Adjane da Costa Tourinho e Silva
  • Marta Élid Amorim
  • Carlos Augusto Aguilar Júnior
  • Cathy Marks Krpan
  • João Paulo Attie
  • Maristela Félix dos Santos
  • Soade Pereira Jorge Calhau
  • Joyce Kelly Alves dos Santos
  • Vanesca Carvalho Leal
  • Robson Antunes
  • Rômulo Albuquerque
  • Aline Peixoto Bezerra
  • Marcos André de Souza
  • Aline de Santana Santos
  • Luiza Exdra Carneiro
  • Francisco Geoci da Silva
  • Jean Batista
  • José Raimundo dos Santos Santana
  • Sylvia de Chiaro
  • Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo
  • Maria Otília Guimarães Ninin

Programação

08h30 - Gladston Rafael de Arruda Santos, Isabel Cristina Michelan de Azevedo Cerimônia de abertura Abertura
Local: Didática 5: Auditório

Cerimônia de abertura

09h00 - Eduardo Lopes Piris As atuais teorias da argumentação como herdeiras das antigas retórica, dialética e lógica Palestra
Local: Didática 5: Auditório

Palestra: As atuais teorias da argumentação como herdeiras das antigas retórica, dialética e lógica

Encaminhamos uma reflexão acerca das distintas dimensões da argumentação, refazendo o percurso de alguns estudiosos da argumentação que se interessaram pela relação entre retórica, dialética e lógica, por meio de um estudo sobre as contribuições aristotélicas e de seus desdobramentos na contemporaneidade. Ao compreender, com Johnson (2019 [2010]), que o triunvitato Retórica/Dialética/Lógica é uma tentativa ainda incompleta de modelo integrado de argumentação, pois prescinde das dimensões linguística (a Argumentação na Língua, de Ducrot e Anscombre), discursiva (a Argumentação no Discurso, de Amossy, ou a Retórica Antilógica, de Angenot), interacional (a perspectiva construtivista-interacional, de Willard, ou o modelo dialogal da argumentação, de Plantin), passamos a pormenorizar a fundamentação teórica de Plantin e a aplicar seu modelo em análises de discursos argumentatos, por entender que se trata de uma proposta teórica que, entre todas com que tivemos contato, se mostra mais abrangente, abarcando proposições advindas de disciplinas como a retórica, a dialética, a lógica, a linguística, o interacionismo, o dialogismo, a análise da conversação, a lógica natural, a pragmática, a enunciação, a análise do discurso. Por fim, com base nas reflexões, apresentamos algumas formulações a fim de viabilizar a análise da argumentação numa perspectiva integradora e como prática social de linguagem.

Palavras-chave: Argumentação. Discurso. Retórica. Ensino. Letramento.

10h15 - Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Jose Mario Aleluia Oliveira Multiletramentos e multilinguagens em práticas de ensino e de argumentação (Presencial) Mesa-redonda
Local: Didática 5: Auditório

Multiletramentos e multilinguagens em práticas de ensino e de argumentação (Presencial)

10h15 - Dorotea Frank Kersch, Esther López, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques Formação de professores para o ensino da leitura, escrita e argumentação (On-line) Mesa-redonda
Local: Transmissão pelo Canal do CEAD no YouTube: https://www.youtube.com/@centrodeestudosdeargumenta5075

Formação de professores para o ensino da leitura, escrita e argumentação (On-line)

13h59 - Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo, Sylvia de Chiaro Minicurso online 1: Formação de professores para um ensino centrado na prática argumentativa Minicurso
Local: Transmissão pelo Canal do CEAD no YouTube: https://www.youtube.com/@centrodeestudosdeargument

Minicurso online 1: Formação de professores para um ensino centrado na prática argumentativa

Este curso tem como objetivo discutir teórica e empiricamente sobre a formação de professores que se interessam em trabalhar com argumentação como estratégia pedagógica para um ensino crítico e reflexivo de conhecimentos. Neste sentido, o curso perpassa pela noção de capacidade de desenhos pedagógicos argumentativos (PDCA) e habilidade mediacional argumentativa (HMA). O desenho argumentativo é o conceito relativo à construção de espaços educacionais propícios à emergência e sustento de discussões sobre temas curriculares, através de colaboração entre pares e pautado nas atividades de justificação de ideias e contra-argumentação, com ênfase em fomentar a construção de argumentos baseados em evidências científicas. A capacidade de desenho pedagógico se refere à habilidade dos docentes em reconhecer e usar recursos educacionais para compor atividades com intuito de cumprir metas escolares. Ao aproximar os conceitos anteriores temos o PDCA, construto que utilizaremos para entender o processo de construção de desenhos argumentativos. Desenvolver no professor essa capacidade de design, primeiro foco desse curso, é aqui proposto que aconteça concomitantemente ao desenvolvimento de sua habilidade em mediar as estratégias desenhadas (aqui chamadas estratégias potencialmente argumentativas - EPAs) de forma a propiciar um ambiente discursivo favorável à argumentação. Para tanto, ações discursivas para emergência e manutenção da argumentação estão na pauta de ensino nesse curso, sendo o seu segundo foco. Acreditando que toda prática precisa ser autorregulada, refletir sobre estratégias de autoavaliação serão o terceiro foco deste curso, com o intuito de propiciar recursos para que os professores compreendam e realizem momentos de pensar sobre a própria prática (metacognição) e a autorregular se for preciso, no alcance de seus objetivos didáticos.

Palavras-chave: capacidade de desenho pedagógico argumentativo; habilidade mediacional argumentativa; autoavaliação

14h00 - João Carlos Caldato Correia Minicurso 01: Argumentação e Provas no Ensino de Matemática Minicurso
Local: Didática V - sala 7

Minicurso 01: Argumentação e Provas no Ensino de Matemática

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

A argumentação no contexto da Educação Matemática, à luz de Balacheff (1987, 2022), é caracterizada como um discurso (oral ou escrito) orientado (visa à validade de uma afirmação), crítico (analisa, apoia e defende) e intencional (visa modificar um julgamento). Fazer com que uma determinada comunidade aceite que uma argumentação estabelece a validade de uma solução altera seu status para prova pelo caráter público que adquire. Em vista disso, defende-se que o ensino de Matemática seja permeado por uma abordagem argumentativa, a fim de privilegiar a produção de sentidos e a compreensão dos conceitos, em detrimento de uma abordagem procedimental e mecanizada, que, infelizmente, é predominante na Educação Básica. Em vista disso, o objetivo deste minicurso é proporcionar aos professores (em formação inicial ou continuada) algumas possibilidades de conceber a temática da argumentação e provas como um recurso metodológico a ser utilizado em sala de aula. Para isso, serão propostas, pelo menos, três atividades investigativas (Ponte; Brocardo; Oliveira, 2022) relacionadas ao uso de jogos, ao ensino de um conceito matemático (no caso, o conceito trigonométrico de radiano) e à avaliação de uma argumentação (no caso, sobre a soma dos ângulos internos de um triângulo). Essas atividades vivenciadas pelos professores poderão ser adaptadas e implementadas nas respectivas escolas e contextos em que lecionam Matemática.

Palavras-chave: argumentação; provas; atividades investigativas; educação matemática.

14h00 - Maristela Félix dos Santos, Soade Pereira Jorge Calhau Minicurso 02: Formação docente para o ensino da argumentação Minicurso
Local: Didática V - sala 9

Minicurso 02: Formação docente para o ensino da argumentação

A docência requer dos professores constantes ressignificações de saberes e de procedimentos metodológicos. Entre estas, estão aquelas necessárias para o desenvolvimento de práticas argumentativas na escola que possibilitem aos educandos o exercício prático e epistêmico da argumentação, bem como a mobilização de capacidades argumentativas. Para tal, torna-se imprescindível conhecimentos teóricos e metodológicos aos quais os docentes podem ter acesso em atividades de formação continuada. Nesse contexto, o objetivo deste minicurso é possibilitar aos professores da educação básica e estudantes de licenciatura em Letras e Pedagogia uma ação formativa que lhes permita redimensionar o ensino de argumentação para uma perspectiva interacional, com vistas ao uso democrático da fala tanto no espaço escolar, quanto na sociedade em geral. Para tanto, articulamos o estudo da argumentação na interação com práticas e experiências docentes (acerca do fazer pedagógico relativo a esta temática), em uma rede colaborativa de aprendizagem que focaliza o protagonismo dos professores nesse processo formativo.

Palavras-chave: Formação de professores. Argumentação na interação. Saberes docentes. Procedimentos metodológicos.

14h00 - Joyce Kelly Alves dos Santos, Vanesca Carvalho Leal Minicurso 03: Multimodalidade, leitura e argumentação Minicurso
Local: Auditório da Didática V

Minicurso 03: Multimodalidade, leitura e argumentação

Joyce Kelly Alves dos Santos (SEDUC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)

A leitura, sendo uma habilidade cognitiva complexa, alcança seu propósito através de processos que culminam na compreensão. Nesse sentido, o trabalho com textos multimodais, que transmitem suas significações por meio da utilização de múltiplos códigos semióticos, é tanto desafiador quanto essencial, principalmente atrelado à argumentação. Assim, neste minicurso temos o interesse em fornecer possibilidades didáticas para o desenvolvimento de habilidades de leitura argumentativa em gêneros multimodais variados, com particular atenção para o entendimento da significação decorrente do uso de elementos verbais e visuais. Para tanto, consideram-se as concepções apresentadas por Azevedo et al. (2021), Menezes; Leal (2022), Leal (2021) e Perfetti (1999). O percurso didático que será apresentado considerando os eixos de integração sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular, na área de Língua Portuguesa, pois estão vinculadas às práticas de linguagem: leitura, oralidade, produção escrita e análise linguística e semiótica (BRASIL, 2018), e noções próprias da argumentação multimodal de acordo com Gonçalves-Segundo (2021). A título de ilustração, serão analisados gêneros textuais-discursivos, a exemplo de gênero infográfico e de podcast, a fim de indicar possibilidades para o ensino-aprendizagem desses gêneros na educação básica. Em síntese, nosso esforço é o de propor uma abordagem sistemática que leve em consideração as práticas de leitura argumentativa de textos multimodais. Dessa forma, os participantes terão uma referência sobre como conduzir uma prática pedagógica que integre o estudo de gêneros multimodais com o desenvolvimento da argumentação na educação básica.

Palavras-chave: Leitura. Multimodalidade. Argumentação. Gêneros textuais-discursivos.

14h00 - Aline Peixoto Bezerra, Marcos André de Souza Minicurso 04: Uso de jogos em práticas de ensino na educação básica Minicurso
Local: Didática V - sala 11

Minicurso 04: Uso de jogos em práticas de ensino na educação básica

Os jogos são parte integrante do processo de aprendizagem humana. Essa forma de expressão culturalmente constituída pode possibilitar um ambiente de aprendizagem significativa (Ausubel, 1982) que tende a desenvolver o pensamento crítico, a gestão de conflitos, a resolução de problemas. Dentro desse contexto, os jogos educativos ou serious games (Gee, 2003) são tomados como recurso metodológico que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências. Cientes disso, este minicurso tem o objetivo de refletir sobre dois serious games (um de tabuleiro e outro digital) cujo foco envolve o uso da argumentação. Por meio deles, é possível aprender a argumentar colocando em ação essa prática social tão necessária para o fortalecimento da democracia, em especial em um país polarizado como o Brasil.

Palavras-chave: Jogos educativos. Argumentação. Prática social.

14h00 Sessão de Comunicação Apresentação de Trabalhos
Local: Didática 6, sala xx

Espaço dedicado às Sessões de Comunicação.

A Programação estará disponível a partir de 27/05/2024.

16h30 - Deywid Wagner de Melo, Márcia Regina Curado Mariano A argumentação no ensino superior (Presencial) Mesa-redonda
Local: Auditório da Didática 5

A argumentação no ensino superior (Presencial)

16h30 - Constanza Padilla, Rui Alexandre Grácio Letramento acadêmico e a função crítica da argumentação (On-line) Mesa-redonda
Local: Transmissão pelo Canal do CEAD no YouTube: https://www.youtube.com/@centrodeestudosdeargumenta5075

Mesa-redonda on-line: Letramento acadêmico e a função crítica da argumentação

18h00 Apresentação artística, lançamento de livros e Homenagens a Eugênio Pagotti Homenagem
Local: Didática 5: Auditório

Apresentação artística, lançamento de livros e Homenagens a Eugênio Pagotti

09h00 - João Carlos Caldato Correia Argumentação no ensino da Matemática Palestra
Local: Didática 5: Auditório

Palestra: Argumentação no ensino da Matemática

10h15 - Alana Driziê Gonzatti dos Santos, Elza Ferreira Santos, Flávio Passos Santana Discurso, Argumentação e Práticas Sociais (Presencial) Mesa-redonda
Local: Didática 5: Auditório

Mesa-redonda presencial: Discurso, Argumentação e Práticas Sociais

10h15 - Erivaldo Pereira do Nascimento, Jameson Thiago Farias Silva, María Elena Molina Argumentação em distintas perspectivas teórico-metodológicas (On-line) Mesa-redonda
Local: Transmissão pelo Canal do CEAD no YouTube: https://www.youtube.com/@centrodeestudosdeargumenta5075

Mesa-redonda on-line: Argumentação em distintas perspectivas teórico-metodológicas

13h59 - Maria Otília Guimarães Ninin Minicurso online 2: O ato de perguntar: do monológico avaliativo ao de expansão dialógica Minicurso
Local: Transmissão pelo Canal do CEAD no YouTube: https://www.youtube.com/@centrodeestudosdeargument

Minicurso online 2: O ato de perguntar: do monológico avaliativo ao de expansão dialógica

Objetiva-se, neste minicurso, discutir o ato de perguntar em contextos educacionais, focalizando as dimensões epistêmica, pragmática e argumentativa e seus desdobramentos, que coexistem nas atividades orientadas por perguntas e se mostram, discursivamente, interdependentes e relevantes para o desenvolvimento do pensamento crítico e da aprendizagem. Da organização discursiva presente no modo de perguntar depende a interação no sentido de ser dialogicamente expansiva ou dialogicamente contrativa. Em outras palavras, em quaisquer contextos de interação – e aqui nos voltamos aos contextos escolares –, os modos discursivos de agir organizam-se ora para provocar o interlocutor no sentido de que ele expanda seu pensar, ora para silenciá-lo. Assim, as escolhas enunciativo-discursivas de quem faz uma pergunta tornam-se instauradoras da dialogicidade ou da monologicidade nos contextos de aprendizagem. Momentos de interação orientados por perguntas servirão de exemplo para impulsionar a discussão proposta acima.

Palavras-chave: Pensamento crítico. Modos de argumentar. Diálogo discursivo.

14h00 - Robson Antunes, Rômulo Albuquerque Minicurso 05: Recursos Educacionais Digitais com o uso da IA Minicurso
Local: Didática V - sala 3

Minicurso 05: Recursos Educacionais Digitais com o uso da IA

Rômulo Albuquerque (UFRN)

Robson Antunes (UFRN)

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) desempenham um papel fundamental na contemporaneidade, transformando profundamente a maneira como interagimos, comunicamos e aprendemos em ambientes híbridos de multiplicidade de linguagens e de culturas. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) e os Recursos Educacionais Digitais (RED) surgem como ferramentas de grande potencial didático para integrar as TDIC nas práticas de multiletramentos em sala de aula. Partindo desse pressuposto, o minicurso "Recursos Educacionais Digitais com o uso da IA" objetiva oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar práticas como: (i) gamificação com o ChatGPT, o Quizizz e o Plickers; e (ii) produção de apresentações de slides utilizando o ChatGPT e o Gamma. Somado a isso, exploraremos elementos multimodais e multissemióticos dessas ferramentas, com um olhar atento para a forma com que esses fenômenos complementam, suplementam e potencializam o processo de ensino-aprendizagem. Esperamos que uma experiência prática e instrutiva sobre a integração da IA e dos RED em sala de aula possa oferecer aos participantes um olhar excedente sobre esses fenômenos.

Palavras-chave: recursos educacionais digitais; inteligência artificial; práticas de multiletramentos.

14h00 - Aline de Santana Santos, Luiza Exdra Carneiro Minicurso 06: Ensino-aprendizagem da leitura argumentativa Minicurso
Local: Didática V - sala 5

Minicurso 06: Ensino-aprendizagem da leitura argumentativa

O ensino de argumentação no Brasil é um campo solicitado pela competência geral sete da Base Nacional Comum Curricular, que, na condição de documento normativo, dispõe de direcionamentos para elaboração de currículos e também para as práticas em sala de aula. No entanto, apesar da normativa estabelecida, o ensino de argumentação tem sido tomado como objeto de ensino dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em virtude da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A realidade exposta indica para a escola a necessidade de trabalhar o ensino de argumentação em toda a educação básica, para que capacidades argumentativas possam ser ampliadas ao longo do processo de escolarização. Nesta oficina, o foco será dado à leitura argumentativa, haja vista a necessidade de integrar as práticas de linguagem no processo de ensino aprendizagem. Na mesma direção, este trabalho objetiva analisar aspectos da leitura argumentativa no intermédio da argumentação como prática social de linguagem, de maneira a compreender como a leitura argumentativa pode contribuir com a formação crítica e social de estudantes. Para tanto, apoiamo-nos nos postulados da argumentação na interação de Plantin (2008) e Grácio (2013), no ensino da argumentação como prática social de linguagem, de Azevedo e Tinoco (2019) e Piris (2021) e na concepção de leitura argumentativa desenvolvida por Grácio (2013), Azevedo, Reis e Monte (2021), Azevedo, Santos, Calhau, Leal e Piris (2023) e Santos e Novais (2023). Assim, espera-se que as discussões estabelecidas possam auxiliar professores e interessados no entendimento sobre a temática na proposição de novas propostas didáticas que visem o ensino aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave: Leitura argumentativa. Ensino de argumentação. Educação básica. Prática social de linguagem.

14h00 - Francisco Geoci da Silva Minicurso 07: Oficinas de multiletramentos Minicurso
Local: Auditório da Didática V

Minicurso 07: Oficinas de multiletramentos

A escola é a principal agência de letramento (Kleiman, 1995) e é inegável seu papel na formação de sujeitos críticos, capazes de agir socialmente e de exercer sua cidadania com domínio e consciência. Partindo desse pressuposto, preparar os estudantes para o enfrentamento de problemas cuja compreensão e possível resolução são travadas na (e pela) linguagem é um objetivo de grande relevância. Na contemporaneidade, esse objetivo é agregado a mais um desafio: preparar os estudantes para lidarem com fake news e pós-verdades, fenômenos que afetam o bem-estar da população e que estão entranhados na dinâmica social. Diante dessa problemática, é preciso que se ofereça à comunidade escolar formação continuada, com ênfase na leitura crítica, para que, assumindo o papel de agentes de letramento (Kleiman, 2006), possamos promover letramentos críticos (Shor, 1999; Janks, 2018) e científicos (Motta-Roth, 2011) nas instituições de ensino. Isso posto, consideramos importante fortalecer a inter e a transdisciplinaridade, numa perspectiva emancipadora (Freire, 2002), a partir do trabalho com multiletramentos (Kleiman; Sito, 2016) e metodologias ativas (Moran, 2015). Para tanto, propomos, como modelo didático, as Oficinas de Multiletramentos (Silva, 2023), por seu caráter teórico-prático, por sua flexibilidade para adaptação a contextos diversos e pela atenção dada a dois meios de comunicação em massa muito utilizados na propagação de fake news e de pós-verdade, redes sociais e aplicativos de mensagem. Assim, neste minicurso, trataremos da interação argumentativa (Grácio, 2016) nas Oficinas de Multiletramentos como fundamento para a assunção de contrapalavras frente a fake news e a pós-verdades.
Palavras-chave: letramentos; oficina de multiletramentos; fake news; pós-verdade.

14h00 - Jean Batista, José Raimundo dos Santos Santana Minicurso 08: Produção de recursos educacionais digitais na educação básica Minicurso
Local: Didática V - sala 13

Minicurso 08: Produção de recursos educacionais digitais na educação básica

As mudanças recentes na sociedade, devido à revolução tecnológica, têm evidenciado novas formas de ler, ser, estar e se relacionar no/com o mundo. No entanto, em muitos espaços escolares, o processo de ensino-aprendizagem tem desconsiderado essas mudanças. Nesse cenário, os professores desempenham um papel crucial ao criar materiais que se alinhem com essas práticas emergentes, permeadas por tecnologias digitais. Diante disso, este minicurso objetiva explorar diferentes alternativas didáticas ao trabalho com gêneros discursivos na educação básica. Para tanto, serão abordadas questões teórico-práticas, pautadas na perspectiva dos multiletramentos (Rojo, 2017), da multimodalidade (Zacchi, 2016; Façanha, 2018), dos letramentos digitais (Nascimento; Knobel, 2017; Zacchi, 2018) e decolonialidade (Sousa Santos, 2018; Menezes de Souza; Hashiguti, 2022), a partir das quais refletiremos sobre aspectos essenciais à produção, adaptação e avaliação de recursos educacionais digitais, bem como suas implicações éticas e autorais. Seguindo o percurso metodológico, exploraremos técnicas e recursos para a produção de materiais próprios, bem como métodos para avaliar a qualidade e relevância dos materiais produzidos. Por essas razões, as noções teóricas serão didatizadas de maneira que permita a interação dos participantes não só com as questões discutidas, como também estabeleça conexões com as proposições digitais elaboradas por estes. No processo criacional, a construção dos materiais pedagógicos será pormenorizada de modo que os participantes tenham uma orientação objetiva de como produzir, aprimorar e avaliar recursos digitais, assim como adaptá-los aos diferentes contextos da sala de aula.

Palavras-chave: recursos educacionais digitais; materiais didáticos; multiletramentos.

14h00 Sessão de Comunicação Apresentação de Trabalhos
Local: Didática 6, sala xx

Espaço dedicado às Sessões de Comunicação.

A Programação estará disponível a partir de 27/05/2024.

16h30 - Adjane da Costa Tourinho e Silva, Marta Élid Amorim Ensino de Ciências, Matemática e Argumentação (Presencial) Mesa-redonda
Local: Didática 5: Auditório

Mesa-redonda presencial: Ensino de Ciências, Matemática e Argumentação

16h30 - Carlos Augusto Aguilar Júnior, Cathy Marks Krpan, João Paulo Attie Argumentação no ensino da Matemática (On-line) Mesa-redonda
Local: Transmissão pelo Canal do CEAD no YouTube: https://www.youtube.com/@centrodeestudosdeargumenta5075

Mesa-redonda on-line: Argumentação no ensino da Matemática

18h30 - Glícia Marili Azevedo de Medeiros Experiência de ensino de argumentação pelo confronto Palestra
Local: Didática 5: Auditório

Palestra: Experiência de ensino de argumentação pelo confronto

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Local

Universidade Federal de Sergipe, 49107-230, Avenida Governador Marcelo Déda Chagas, Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe
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Organizador

Grupo de Pesquisa de Argumentação e Retórica Aplicadas