Local: Didática 5: Auditório
Palestra: As atuais teorias da argumentação como herdeiras das antigas retórica, dialética e lógica
Encaminhamos uma reflexão acerca das distintas dimensões da argumentação, refazendo o percurso de alguns estudiosos da argumentação que se interessaram pela relação entre retórica, dialética e lógica, por meio de um estudo sobre as contribuições aristotélicas e de seus desdobramentos na contemporaneidade. Ao compreender, com Johnson (2019 [2010]), que o triunvitato Retórica/Dialética/Lógica é uma tentativa ainda incompleta de modelo integrado de argumentação, pois prescinde das dimensões linguística (a Argumentação na Língua, de Ducrot e Anscombre), discursiva (a Argumentação no Discurso, de Amossy, ou a Retórica Antilógica, de Angenot), interacional (a perspectiva construtivista-interacional, de Willard, ou o modelo dialogal da argumentação, de Plantin), passamos a pormenorizar a fundamentação teórica de Plantin e a aplicar seu modelo em análises de discursos argumentatos, por entender que se trata de uma proposta teórica que, entre todas com que tivemos contato, se mostra mais abrangente, abarcando proposições advindas de disciplinas como a retórica, a dialética, a lógica, a linguística, o interacionismo, o dialogismo, a análise da conversação, a lógica natural, a pragmática, a enunciação, a análise do discurso. Por fim, com base nas reflexões, apresentamos algumas formulações a fim de viabilizar a análise da argumentação numa perspectiva integradora e como prática social de linguagem.
Palavras-chave: Argumentação. Discurso. Retórica. Ensino. Letramento.