O espaço acadêmico envolve, entre outras questões, o desenvolvimento de habilidades científicas, como, por exemplo, o reconhecimento de procedimentos de pesquisa, no que diz respeito aos processos envolvidos e produtos resultantes desses processos. Há neste contexto, trabalhos acadêmicos que se constituem de formas específicas, quanto à abordagem, à natureza, aos objetivos e aos procedimentos. Um elemento importante nesse cenário são os gêneros de escrita escolhidos para a apresentação desses procedimentos e produtos do fazer científico. Esses processos podem ser apresentados em forma de Projetos de Pesquisa, Trabalhos de Conclusão de Curso, Trabalhos de Iniciação Científica, Monografias, Dissertações e Teses, além de outros gêneros acadêmicos-científicos a eles relacionados. A sistematização do fazer científico é fundamental para a organização das etapas de um projeto de pesquisa, por exemplo; e, posteriormente, na escrita do trabalho final. Para facilitar essa sistematização, o(a) autor(a) pode utilizar ferramentas que facilitarão o processo de organização da pesquisa e posterior escrita do texto, e que poderá servir de base e gerar conteúdos que se configurarão conforme o gênero escolhido para divulgação do produto resultante da pesquisa. Um quadro de correlação pode ser uma ferramenta interessante, que permita visualizar lacunas na estrutura do trabalho geral. Esse instrumento consiste na elaboração de um quadro onde são correlacionados os objetivos executáveis da pesquisa, ou seja, os objetivos gerais em correlação aos específicos, e os específicos com os respectivos referenciais teóricos, caminhos/procedimentos metodológicos e resultados esperados ou resultados, no contexto do conjunto do trabalho de pesquisa. Este quadro também permite verificar se o conjunto do trabalho de pesquisa está direcionado pelo objetivo geral e encerra, relacionando-o. No que tange a construção dos referenciais teóricos, os fichamentos são fundamentais. As fichas podem auxiliar no entendimento de textos que serão basilares para a etapa da elaboração do projeto e na etapa da redação final, na organização do material lido para facilitar a redação de partes do texto, como o referencial teórico e a discussão. Dessa forma, nesta oficina serão apresentados os tipos de pesquisa, bem como serão expostas as diferentes formas de apresentação da mesma, bem como algumas dicas para estruturação e redação da pesquisa. Pretende-se, ao final da oficina, que os participantes despertem para a necessidade da sistematização e do uso de ferramentas que facilitam o processo e produção de um trabalho acadêmico.

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