O evento 9ª Jornada Internacional de Alfabetização 2023 tem o intuito de proporcionar o diálogo entre as principais áreas envolvidas na alfabetização: Fonoaudiologia, Letras/Linguística e Literatura, Pedagogia, Neuropsicologia e Psicologia Cognitiva - EVENTO 100% REMOTO
Instituições participantes: Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal), Universidad Nacional de Cuyo (Argentina), UFRN, UESB, UFPB, UNIVATES, UNISC, UDESC e UFRGS
Inscrições ENCERRADAS
AVISO IMPORTANTE: aqueles que não receberam os links de acesso a alguma atividade, por favor entrem em contato pelo e-mail:
9jornadaalfabetiza@ufrgs.br
P R O G R A M A Ç Ã O
14 DE SETEMBRO (quinta-feira)
MINICURSOS: manhã
8h - Minicurso 1 - Poemas e consciência linguística - Dra. Clarice Staub Lehnen (Colégio de Aplicação/UFRGS)
8h - Minicurso 2 - Neuroeducação, leitura e escrita - Dra. Sandra dos Santos Andrade (Dicacoteca FACED/UFRGS)
10h - Minicurso 3 - Ensino de leitura e escrita e reflexão gramatical - Dra. Otília Sousa (Instituto Politécnico de Lisboa)
10h - Minicurso 4 - Avaliação da consciência fonológica - Dra. Gabriela Freitas (SMED/POA) e Me. Rosângela Maróstega Santos
---------------------------------------------------------
SIMPÓSIOS: tarde
14h - 16h
Simpósio 1 - Aprendizado e ensino da leitura e da escrita: metodologias e tecnologias - Dra. Angela C. Naschold (UFRN), Dra. Vera Wannmacher Pereira (UDESC) e Dr. Ronei Guaresi (UESB)
Simpósio 2 - Oralidade e alfabetização - Dra. Clarice S. Lehnen (UFRGS) e Dra. Gabriela Freitas (SMED/POA)
Simpósio 3 - Processamento da Leitura e suas Interfaces - Dr. José Ferrari (UFPB)
Simpósio 4 - Ensino da leitura e da escrita: a importância da metalinguagem - Dra. Kári Forneck e Dra. Grasiela Bublitz (UNIVATES)
---------------------------------------------------------
MESA 1: tarde
16h30 - Processos avaliativos na Alfabetização
Debatedores:
Dr. Ronei Guaresi (UESB): "O necessário monitoramento do aprendizado nos anos iniciais"
Dra. Renata Sperrhake (FACED/UFRGS): "Práticas avaliativas externas e internas da alfabetização: apontamentos a partir de uma pesquisa"
Mediador: Dra. Gabriela Freitas (SMED/POA)
---------------------------------------------------------
ABERTURA: noite
19h15min - Conferência: La importancia de los predictores en un proceso de alfabetización inclusivo
Profª Susana Ortega de Hocevar (Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza/Argentina) - Youtube ALETRA
15 DE SETEMBRO (sexta-feira)
MINICURSOS: manhã
8h - Minicurso 5 - Aprendendo a ler - Dra. Marília Lopes (UFRGS)
8h - Minicurso 6 - Mercado das palavras: múltiplas semioses, múltiplos aprendizados - Drª Rosângela Gabriel, Jaimeson Machado Garcia, Vanessa Weber Sebastiany, Kadine Saraiva de Carvalho e Sabrine Amaral Martins (UNISC)
10h - Minicurso 7 - Literatura infantil, alfabetização e mediação de leitura - Dra. Marília Nunes e Dra. Renata Sperrhake (FACED/UFRGS)
10h - Minicurso 8 - Recursos didáticos para alfabetização - Dra. Luciana Piccoli (Didacoteca FACED/UFRGS)
---------------------------------------------------------
MESA 2: tarde
14h - Experiências exitosas na alfabetização
Debatedores:
Dra. Grasiela Bublitz (UNIVATES): "Alfabeletrando"
Dra. Luciana Piccoli (Didacoteca FACED/UFRGS) e Dra. Sandra dos Santos Andrade (Didacoteca FACED/UFRGS): "Didacoteca: potencialidades dos recursos didáticos nas práticas de alfabetização"
Mediador: Dra. Clarice Staub Lehnen (Colégio de Aplicação/UFRGS)
---------------------------------------------------------
MESA 3: tarde
16h - Diálogos interdisciplinares
Debatedores:
Dra. Ângela C. Naschold (UFRN): "Leitura: conhecer o cérebro para ensinar melhor"
Dra. Kári Forneck (UNIVATES): "Desafios e possibilidades na formação inicial e continuada de professores alfabetizadores"
Mediador: Dra. Ana Paula Rigatti Scherer (UFRGS)
16 DE SETEMBRO (sábado)
MESA 4: manhã
9h - Alfabetização: além dos anos iniciais
Debatedores:
Dr. Luís Filipe Tomás Barbeiro (Instituto Politécnico de Portugal): "Desenvolvimento da escrita: o papel da modelação e reescrita"
Dra. Marilia M. Lopes (UFRGS): “A importância de um suporte leitor para orientação da escrita”
Dra. Marilia F. Nunes (FACED/UFRGS): "Ler e compreender o texto literário: ensino, mediação sensível e letramento literário"
Dra. Vera Wannmacher Pereira (UDESC): “Ensino da leitura na escola: cognicao e metacognição”
Mediadores: Dra. Marília M. Lopes (UFRGS) e Dra.Vera Wannmacher Pereira (UDESC)
---------------------------------------------------------
11h30min - Encerramento e divulgação da 10ª Jornada Internacional de Alfabetização
Minicurso 1 - Poemas e consciência linguística - Ministrante: Fga. Drª Clarice Staub Lehnen (UFRGS Premiação
Minicurso 2 - Neuroeducação, leitura e escrita - Ministrante: Profª Drª Sandra dos Santos Andrade (UFRGS) Premiação
Minicurso 3 - Ensino de leitura e escrita e reflexão gramatical - Ministrante: Profª Drª Otília Sousa (Instituto Politécnico de Lisboa) Premiação
Minicurso 4 - Avaliação da consciência fonológica - Ministrantes: Profª Drª Gabriela Freitas (SMED/POA) Fga. Ms. Rosângela Marostega Santos Premiação
Minicurso 5 - Aprendendo a ler - Ministrante: Drª Marília Marques Lopes (UFRGS) Premiação
Minicurso 6 - Mercado das palavras: múltiplas semioses, múltiplos aprendizados - Ministrantes: Profª Drª Rosângela Gabriel, Jaimeson Machado Garcia, Vanessa Weber Sebastiany, Kadine Saraiva de Carvalho e Sabrine Amaral Martins (UNISC) Premiação
Minicurso 7 - Literatura infantil, alfabetização e mediação de leitura - Ministrante: Profas. Dras. Marília Nunes e Renata Sperrhake (UFRGS) Premiação
Minicurso 8 - Recursos didáticos para alfabetização - Ministrante: Profª Drª Luciana Piccoli (UFRGS) Premiação
Simpósio 1 - Aprendizado e ensino da leitura e da escrita: metodologias e tecnologias Organizadores: Ângela Naschold (UFRN), Ronei Guaresi (UESB) e Vera Wannmacher Pereira (UDESC) Premiação
Simpósio 2 - Oralidade e alfabetização - Organizadoras: Clarice Staub Lehnen (UFRGS) e Gabriela Menezes de Freitas (SMED/POA) Premiação
Simpósio 3 - Processamento da Leitura e suas Interfaces - Organizador: Prof. Dr. José Ferrari (UFPB) Premiação
Simpósio 4 - Ensino da leitura e da escrita: a importância da metalinguagem - Organizadoras: Profª Drª Kári Forneck (UNIVATES) e Profª Drª Grasiela Kiling Bublitz (UNIVATES) Premiação
MESA 1 - Processos avaliativos na Alfabetização - Debatedores: Prof. Dr. Ronei Guaresi / Profa. Dra. Renata Sperrhake Mediador: Profa. Dra. Gabriela Freitas Premiação
MESA 2 - Experiências exitosas na alfabetização - Debatedores: Grasiela Bublitz - Alfabeletrando (UNIVATES) / Luciana Piccoli e Sandra Azevedo - Didatoteca (UFRGS); Mediador: Clarice Staub Lehnen - Colégio de Aplicação (UFRGS) Premiação
MESA 3 - Diálogos interdisciplinares - Debatedores: Ângela C. Naschold (UFRN) / Kari Forneck (UNIVATES); Mediador: Ana Paula Rigatti Scherer (UFRGS) Premiação
MESA 4 - Alfabetização: além dos anos iniciais - Debatedores: José Barbeiro - Instituto Politécnico de (Portugal) / Marilia M. Lopes (UFRGS) / Marilia F. Nunes (FACED) / Vera W. Pereira; Mediadores: Marília M. Lopes (UFRGS) / Vera W Pereira Premiação
Conferência: La importancia de los predictores en un proceso de alfabetización inclusivo Profª Susana Ortega de Hocevar (Universidad nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina) Youtube ALETRA Premiação
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Professora do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.