9º Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito (MUT) e 9º Seminário de Trânsito e Saúde Pública

Faça sua inscrição
Quarta, 26 de novembro de 2025 Das 08:00 às 17:00

Sobre o Evento

Aedição do Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito e o 9º Seminário de Trânsito e Saúde Pública, reconhecidos como espaços consolidados de diálogo e inovação, propõem neste ano o tema: Transição Energética: novos tempos para a mobilidade e saúde.

O que esperar?

O setor de transportes figura entre os principais emissores de poluentes atmosféricos, afetando diretamente a qualidade do ar e, por consequência, a saúde da população. Avançar rumo a uma matriz energética mais limpa e sustentável não é apenas uma ação ambiental, é uma estratégia para garantir qualidade de vida, equidade e segurança nas cidades.

No 9º MUT e no Seminário, reuniremos especialistas, gestores públicos, acadêmicos e profissionais para debater e construir soluções a partir de quatro grandes eixos:

  • Mobilidade Sustentável: O papel dos biocombustíveis, veículos elétricos e tecnologias limpas na redução da pegada de carbono no transporte urbano.

  • Impactos na Saúde: Como a melhoria da qualidade do ar, impulsionada pela descarbonização dos transportes, pode reduzir significativamente doenças respiratórias e cardiovasculares.

  • Infraestrutura e Políticas Públicas: Desafios e oportunidades na implementação de uma infraestrutura adequada, regulamentações e incentivos que promovam o uso de transportes com baixa emissão.

  • Desenvolvimento Urbano Integrado: A importância da articulação entre os setores de trânsito, transporte, meio ambiente, saúde, engenharia e urbanismo na construção de cidades mais humanas, eficientes e resilientes.

Público-alvo:

Profissionais das áreas de Saúde, Trânsito, Mobilidade, Engenharia de Transportes, Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo; profissionais, estudantes, pesquisadores e todos aqueles comprometidos com a construção de cidades mais verdes, saudáveis e seguras.


Participe!
Data: 26 de novembro de 2025
Local: Auditório Paço Municipal de Senador Canedo, Senador/ GO

Palestrantes

  • Paulo Hilário Nascimento Saldiva
  • Edgar Barassa

Programação

08h00 1º Sessão de Comunicação Oral Apresentação de Trabalhos
Local: Sala - UEG

Apresentações de trabalhos acadêmicos e experiências técnicas selecionadas para compor a 1º Sessão de Comunicação Oral.

09h00 Café e Prosa Credenciamento
Local: Área de recepção do auditório

Momento dedicado ao credenciamento, recepção dos participantes e interações entre os convidados, acompanhado de um delicioso café da manhã.

09h30 Mesa de Abertura Abertura
Local: Auditório

Momento solene que reúne autoridades, representantes das instituições realizadoras e apoiadoras.

10h00 - Paulo Hilário Nascimento Saldiva A Patologia das Cidades: Os Impactos do Trânsito e da Poluição na Saúde e a Urgência da Transição Energética Palestra Sessão Nacional
A Patologia das Cidades: Os Impactos do Trânsito e da Poluição na Saúde e a Urgência da Transição Energética
Local: Auditório

Objetivo

Diagnosticar o modelo atual de mobilidade urbana como um fator de risco significativo para a saúde nas metrópoles (a "patologia da cidade") e posicionar a Transição Energética e a descarbonização dos transportes como uma política pública vital e uma prescrição necessária para a melhoria da qualidade de vida, a redução da morbimortalidade e a construção de cidades mais humanas.

12h00 Intervalo Almoço
Local: Restaurantes locais

Almoço

13h30 2º Sessão de Comunicação Oral Apresentação de Trabalhos
Local: Sala - UEG

Apresentações de trabalhos acadêmicos e experiências técnicas selecionadas para compor a 2º Sessão de Comunicação Oral.

14h40 - Edgar Barassa Mesa de Debate Debate
Local: Auditório

Momento reservado para a discussão do tema central do evento, com a participação de convidados que trarão diferentes perspectivas e experiências para enriquecer o debate.

16h00 Palestra de encerramento Encerramento
Local: Auditório

Palestra de encerramento

08h00 GT 1 - CIDADE Apresentação de Trabalhos
GT 1 - CIDADE
Local: Sala - UEG

 

Dra. Angélica de Amorim Romacheli (Arquitetura e Urbanismo/UEG)
Dr.
Glauco Roberto Gonçalves (CEPAE/UFG)
Dra. Odália Bispo de Sousa e Silva (UEG)

Este Grupo de Trabalho tem como finalidade a apreciação e debate de ideias destinadas aos modelos e processos de urbanização em curso no Brasil, levando em consideração seus aspectos históricos constitutivos, bem como suas condições e contradições ambientais, econômicas e sociais inerentes. A temática do direito à cidade, bem como a disputa pela própria concepção de cidade na sociedade brasileira é tema relevante para trabalhos a serem apresentados. Que cidade queremos? Quais cidades temos? Diante disto, este Grupo de Trabalho assenta-se na perspectiva dos trabalhos que apontam desde os conhecimentos e conteúdos próprios da história das cidades brasileiras (características, fatores fundantes, memórias, recordes de determinada época) indo aos problemas ambientais contemporâneos presentes nas cidades brasileiras (problematizações, possíveis soluções) e chegando nos aspectos sócio-culturais e político-econômicos presentes nas diferentes escalas nas cidades brasileiras que vão do plano do lugar e da vida cotidiana à esferas de macro realização de políticas públicas e estratégias de reprodução econômicas que envolvem a cidade em sua totalidade. Serão bem vindos trabalhos que abordem: (i) Direito à cidade – aspectos da vida cotidiana e da apropriação do espaço urbano. Usos e abusos nas cidades brasileiras; segregação sócio-espacial; eventos culturais, artísticos, políticos e religiosos em espaços urbanos; contradições e estratégias econômicas de (re)produção do espaço urbano como mercadoria. (ii)Meio ambiente – Sustentabilidade ambiental; Uso de energia; Alternativas energéticas e impactos ambientais; Poluição do ar; Qualidade ambiental; Redução e restrição da circulação para efeito de melhoria da Qualidade Ambiental; (iii) Planejamento e Gestão Urbana – Legislação urbanística; Uso e ocupação do solo; Zoneamento; Plano Diretor; Revitalização urbana; Renovação urbana; Relatório de impacto de vizinhança; Operações Urbanas; Polo gerador de tráfego; Desenvolvimento urbano; Desenho urbano; Sistema viário; Cidades inteligentes; (iv) História e memória – preservação e divulgação do patrimônio e da memória do transporte público, do desenvolvimento urbano; Mobilidade como conteúdo e expressão de cultura. Testemunhos e depoimentos.

08h01 GT 2 - EDUCAÇÃO Apresentação de Trabalhos
GT 2 - EDUCAÇÃO
Local: Sala - UEG

Ma. Camila de Souza Dantas Mota (ONSV)
Fernando Rafael Martins Pereira (SMT de Senador Canedo)

A proposta deste Grupo de Trabalho (GT) de Educação é fomentar o pensamento crítico sobre a relação entre o indivíduo e o deslocamento na cidade. O GT pretende acolher e incentivar a publicação e apresentação (oral e em formato de banner) de trabalhos que se concentrem em propostas pedagógicas voltadas para a promoção de valores, posturas e atitudes seguras no trânsito, fundamentadas no princípio da prevalência dos direitos humanos. Nesse contexto, tornam-se centrais os temas que atendam aos seguintes critérios: (i) Integração do tema trânsito no ensino de conteúdos das diversas áreas do conhecimento escolar; (ii) Propostas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para conceitos, procedimentos, valores e atitudes, como meio de combater a violência no trânsito brasileiro; (iii) Ações, programas e propostas pedagógicas que incluam atividades focadas na análise e reflexão sobre trânsito e mobilidade, como forma de preservar a vida.

08h02 GT 3 - INFRAESTRUTURA Apresentação de Trabalhos
GT 3 - INFRAESTRUTURA
Local: Sala - UEG

Dr. Ronny Marcelo Aliaga Medrano (FCT-UFG) Dr. Willer Luciano Carvalho (FCT-UFG)

Nos últimos anos, presenciamos o surgimento e a utilização de aplicativos de navegação para celular baseados no conceito de crowdsourcing, como é o caso do Waze, a identificação veicular por meio de RFID e a instalação e o emprego massivo de câmeras de vídeo nas cidades para monitorar a situação do trânsito. Mais recentemente, os primeiros carros autônomos começaram a ser utilizados e, apesar das questões técnicas e de legislação que ainda devem ser resolvidas, há grande expectativa quanto à sua popularização. O objetivo deste GT é discutir a inovação tecnológica, voltada para a mobilidade urbana e para o trânsito, considerando as demandas e as tendências atuais e o seu impacto na sociedade. A submissão de trabalhos no escopo do GT deve focar no aspecto do uso da tecnologia para a melhoria da mobilidade e/ou do trânsito. Uma lista, não restrita, de temas para os trabalhos inclui: sistemas de modelagem e simulação do tráfego; inovação tecnológica para a oferta de serviços de transportes, de monitoramento e de melhoria de tráfego; Inovação tecnológica para a operação de serviços de transporte público; carros autônomos; electro mobility; tecnologias de wayfinding ou tecnologias assistentes, incluindo aplicativos, para deslocamento nas cidades; tecnologias e equipamentos para a segurança no trânsito; videomonitoramento e sensores; big data e novas tecnologias de coleta de dados de mobilidade; fiscalização de veículos; tecnologias para controle de sistemas semafórico; controle de tráfego nas faixas exclusivas; tecnologias de apoio ao atendimento em caso de acidente.

08h03 GT 4 - SAÚDE Apresentação de Trabalhos
GT 4 - SAÚDE
Local: Sala - UEG

Cheila Marina de Lima (MS e SMS Goiânia)
Dra. Magna Maria de Carvalho (SES GO GT Saúde)
Manoela Costa Souza Vieira (VIVA/GVEDNTPS/ SUVEP /SES GO)
Maria de Fátima Rodrigues (VIVA/GVEDNTPS/SUVEP/SES GO)
Dr. Otaliba Libânio de Morais Neto (IPTSP/UFG)

O objetivo do grupo é reunir docentes, estudantes, profissionais da saúde e usuários do trânsito e dos serviços de saúde para discutir as interfaces entre saúde, mobilidade humana e segurança no trânsito. Os trabalhos apresentados deverão abordar as seguintes áreas temáticas, relacionadas à saúde: promoção, prevenção, vigilância e atenção integral à saúde, voltada para os usuários do trânsito em geral e os que apresentaram lesões causadas pelos sinistros de trânsito. No eixo da promoção da saúde serão elegíveis os trabalhos que abarcam os seguintes conteúdos: (i) mobilidade humana segura e saúde; (ii) determinantes das lesões e mortes causadas decorrente do trânsito; (iii) experiências de enfrentamento à morbimortalidade no trânsito. Esse item contempla as intervenções de advocacy e de promoção da saúde. No eixo da Vigilância em saúde, os trabalhos devem explorar a análise da situação de saúde a partir das informações das áreas da saúde, do trânsito e da mobilidade humana, tais como: (i) dados de ocorrências de lesões de trânsito; (ii) internações hospitalares e mortes causadas pelas lesões de trânsito; (iii) utilização e avaliação de serviços de saúde de atenção às vítimas do trânsito; (iv) Programa Vida no Trânsito; (v) prevenção das lesões de trânsito. Os trabalhos do eixo da atenção integral à saúde, devem abarcar as seguintes temáticas: (i) a prevenção dos lesões de trânsito; (ii) a atenção pré-hospitalar móvel no local do sinistro e nas unidades de atenção pré-hospitalares; (iii) a atenção hospitalar em unidades de atenção de urgência, hospitalar; e (iv) a atenção pós-hospitalar, que abarca a reabilitação física, acompanhamento clínico e psicológico das vítimas e familiares que sofreram danos à saúde de natureza física e/ou psicológica, em decorrência de uma lesão de trânsito.

08h04 GT 5 - MOBILIDADE Apresentação de Trabalhos
GT 5 - MOBILIDADE
Local: Sala - UEG

Dra. Evelyn Soares (PUC GO) Me. Fernando Camargo Chapadeiro (Arquitetura e Urbanismo - UEG)

Dr. Juciano Martins Rodrigues (IPPUR/UFRJ)

Dr. Vinícius Polzin Druciaki (Geografia - UEG)

A mobilidade urbana é um fenômeno que impacta fortemente a vivência cotidiana nas cidades. Compreender o tema demanda uma visão holística, capaz de articular o espaço construído e o ritmo de vida das pessoas. Nesse sentido, o Grupo de Trabalho sobre “Mobilidade Urbana, Mobilidade Ativa” do Fórum Estadual de Mobilidade Urbana, tem como intuito reunir discussões oriundas de pesquisas científicas, relatos de experiências, atuação de movimentos sociais e demais atores, a fim de construir um panorama da mobilidade urbana e ativa na cidade contemporânea. O universo dessa discussão vai desde discussões acerca do desenvolvimento urbano; legislação urbanística (plano diretor; leis de uso e ocupação do solo; estudo de impacto de vizinhança; operações urbanas); ao projeto e desenho da cidade e o desenho do espaço viário; ou conceitos com as cidades inteligentes e a cidade compacta. Abrange também discussões sobre a caminhabilidade; formas de compartilhamento de viagens; integração de modais; infraestrutura para a circulação de pedestres e ciclistas, além das relevantes ações de organizações da sociedade civil.

08h05 GT 6 - TRÂNSITO Apresentação de Trabalhos
GT 6 - TRÂNSITO
Local: Sala - UEG

Dr. Denis Biolkino de Sousa Pereira (IFG)
Nayara Barros Coimbra (Cetran/GO)
Dra. Poliana de Sousa Leite (FCT-UFG)

O processo de circulação vem contribuindo para a produção do espaço e reforçando as diferenciações socioespaciais, induzidas por um processo de urbanização e de transformação estrutural das cidades, que podem ocasionar situações e desafios nas questões relacionadas ao trânsito. Os planejamentos urbano, de transporte e de circulação nem sempre são adotados de forma integrada e nem acompanham o desenvolvimento e a dinâmica do crescimento das cidades, requerendo a cada dia ações multidisciplinares e articuladas, que possam minimizar os seus impactos na mobilidade urbana. Neste sentido, remete-se ao seguinte paradoxo de causa e efeito: a multiplicação dos equipamentos do mobiliário urbano e dos elementos que compõem a organização do sistema viário das cidades, produzem interferências e efeitos no deslocamento das pessoas com qualidade, segurança e conforto? Para essa reflexão, este GT propõe identificar os problemas relacionados a essa temática e discutir os aspectos do trânsito, junto às instituições legais dos órgãos responsáveis, com foco na (i )educação,(ii) engenharia, (iii) operação de tráfego e (iv) fiscalização. A abordagem desses aspectos busca explicar o relacionamento e o comportamento das pessoas diante do modelo adotado para as cidades, em relação ao uso e ocupação do solo, meio ambiente, estatística de acidentes de trânsito, sinalização viária, índices de motorização e população, pedestres, estudos de comportamento e circulação de pedestres e usuários, planejamento de trânsito, transporte não motorizado, equipamentos eletrônicos de controle e redutores de velocidade, polos geradores de viagens e gestão dos órgãos de trânsito e dos agentes na comunidade. A partir do conhecimento, pesquisa e investigação desses aspectos relacionados ao tema, procura-se mitigar essa problemática e abrir possibilidades de novos cenários prospectivos com diagnóstico de fragilidades, potencialidades e experiências que possam contribuir para a humanização do trânsito nas cidades e na preservação de vidas.

08h00 Regulamento Apresentação de Trabalhos
Regulamento
Local: Área de recepção do auditório

O regulamento do Grupo de Trabalho está disponível para consulta em formato PDF. No documento, você encontrará informações detalhadas sobre a temática, os objetivos, os eixos temáticos e os critérios para submissão de trabalhos.

Clique aqui para acessar o REGULAMENTO

Clique aqui para SUBMETER O SEU RESUMO

Carregando área de inscrição

Local

Auditório Paço Municipal de Senador Canedo, 74605-070, Rua Santo Antônio, Morada do Morro, Senador Canedo, Goiás
Ver no mapa

Organizador

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transportes

Neste ano, o 9º Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito tem a honra de ser realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A presença da SES-GO como realizadora reforça o compromisso do evento com a promoção da saúde pública, da segurança viária e da construção de cidades mais sustentáveis e humanas.