APRESENTAÇÃO
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Manoel de Barros
Do silêncio algo sabemos. Da sua companhia na solidão, da sua potência antes do acorde solene de uma sinfonia, da muda paisagem que prenuncia tempestade, do provérbio que o sobrevaloriza em metáfora de metais (a palavra é de prata, o silêncio é de ouro), da nobilidade de sua compostura diante do tumulto irascível, da sonoridade que se transforma em linguagem silenciosa no desenho de corpo e de mãos. O silêncio pode nos ser matéria de poesia e de omissão, derivada da nossa intimidade com sua natureza.
O silêncio nos motivou à realização do projeto que é o eixo reflexivo deste 9º Seminário Educação e Leitura – 9º SEL. Ao experimentarmos o silêncio diante de manifestações de hostilidade de crianças, em sala de aula, no momento da leitura de um texto de literatura, nosso grupo foi provocado a debatê-lo, pois que ele tinha uma cor: a cor negra. Assim, vamos durante estes dias, apresentarmos, em diferentes instâncias, os resultados do projeto de pesquisa “Literatura Infantil Negra: debatendo a cor do silêncio na sala de aula”, que teve o apoio do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Entendemos que nossas crianças não podem ser deixadas sozinhas para lidarem com preconceitos, discriminações e racismo que herdaram de gerações pretéritas. Por isso somos pesquisadores, educadores.
Neste ano, em que celebramos 19 anos da promulgação da lei No 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que obriga a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a História e Cultura Afro-Brasileira, ainda nos deparamos com sua incipiente presença nas escolas, porque somos resistentes à admissão de que vivemos em uma sociedade racista, mas, como cidadãos, educadores, pesquisadores não podemos usar do silêncio como instrumento de omissão. Que ele seja fértil de palavras como o anuncia o poeta que epigrafa este texto. Desejamos o silêncio companheiro de reflexão, aquele que fertiliza mudanças.
Na proposta deste 9º SEL, que se realiza na modalidade remota, as atividades estão distribuídas nos três turnos: manhã, tarde e noite, de maneira a oportunizarmos o maior encontro possível entre os participantes, que muitas vezes, devido a horários de trabalho conflitantes, não podem desfrutar da variedade da programação do evento. Na parte da manhã, acontecem conferências e uma mesa-redonda do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Ensino e Linguagem - GPEL, que apresenta a pesquisa norteadora do evento e seus resultados mais importantes. À tarde, temos os Simpósios coordenados pelas associações científicas e os Grupos de Trabalhos (GTs), organizados por temáticas. À noite, acontecerão os minicursos, com especialistas de todo o país, favorecendo ao intercâmbio e a partilha do capital intelectual que circula em diferentes regiões. A conferência de encerramento também acontecerá à noite, de maneira a agregarmos o maior número de participantes para esse momento único.
O desenho consolidado do evento, que atrai pesquisadores e educadores de todo o país, demonstra que o Seminário Educação e Leitura – SEL – e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte continuam a colaborar na manutenção de espaço democrático de intercâmbio de conhecimentos e de discussão sobre temática estratégica para o país: a interface entre a educação e a leitura.
São parceiras do 9º SEL as seguintes associações: a Association Internationale des Histoires de Vie en Formation – ASIHVIF; o Collège International de la Recherche Biographique en Éducation - CIRBE; a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - BIOgraph; a Associação Norte-Nordeste das Histórias de Vida em Formação - ANNHIVIF; a Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação – AFIRSE/Seção brasileira; a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL, por meio do GT Leitura, Literatura Infantil e Juvenil. Compõem esse rol a Cátedra UNESCO de Leitura, o Instituto interdisciplinar de Leitura – PUC/Rio. As Associações consolidam o SEL, como espaço de qualidade de apresentação e discussão de conhecimentos contemporâneos nas áreas específicas, que se articulam na interface evidenciada pelo evento.
O 9º Seminário Educação e Leitura é uma realização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN − por meio do Centro de Educação, com seus departamentos: Departamento de Fundamentos e Política de Educação e o Departamento de Currículo e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
O 9º SEL é planejado, organizado e executado pelos componentes do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Ensino e Linguagem – GPEL – que compõe a linha de pesquisa Educação, Comunicação, Linguagens e Movimento. É constituído por professores, estudantes de graduação, de iniciação científica e de pós-graduação, funcionários e voluntários, que, motivados pelo reconhecimento da importância da pesquisa, da educação, da formação continuada, generosamente, emprestam competência e alegria ao evento. A logomarca e o projeto gráfico do 9º SEL foram desenhados pelo artista gráfico Ivan Cabral, membro do GPEL.
Este 9º SEL se realiza no centenário da Semana de Arte Moderna, que fez autocrítica sobre a cultura brasileira, voltada sempre para terras além do Atlântico, paradigma identitário que até hoje perseguimos, e no centenário de nascimento de Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, educador, político que jamais perdeu a coragem de se indignar e lutar diante das injustiças. Nesse espírito de indignação e de permanente trabalho é que nos sentimos, mais uma vez, engajados para a realização deste 9º Seminário Educação e Leitura: debatendo a cor do silêncio.
Desde já agradecemos a companhia em mais esta jornada.
Natal, junho de 2022.
Marly Amarilha e equipe