9° Seminário Educação e Leitura: debatendo a cor do silêncio

9° Seminário Educação e Leitura: debatendo a cor do silêncio

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS COMPLETOS: 28/11/2022 até 28/03/2023.

Faça sua inscrição
De 16 a 18 de novembro Todos os dias das 09h00 às 21h00, HORÁRIO DE BRASÍLIA
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

APRESENTAÇÃO

Uso a palavra para compor meus silêncios.

Manoel de Barros

Do silêncio algo sabemos. Da sua companhia na solidão, da sua potência antes do acorde solene de uma sinfonia, da muda paisagem que prenuncia tempestade, do provérbio que o sobrevaloriza em metáfora de metais (a palavra é de prata, o silêncio é de ouro), da nobilidade de sua compostura diante do tumulto irascível, da sonoridade que se transforma em linguagem silenciosa no desenho de corpo e de mãos. O silêncio pode nos ser matéria de poesia e de omissão, derivada da nossa intimidade com sua natureza.

O silêncio nos motivou à realização do projeto que é o eixo reflexivo deste 9º Seminário Educação e Leitura – 9º SEL. Ao experimentarmos o silêncio diante de manifestações de hostilidade de crianças, em sala de aula, no momento da leitura de um texto de literatura, nosso grupo foi provocado a debatê-lo, pois que ele tinha uma cor: a cor negra. Assim, vamos durante estes dias, apresentarmos, em diferentes instâncias, os resultados do projeto de pesquisa “Literatura Infantil Negra: debatendo a cor do silêncio na sala de aula”, que teve o apoio do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Entendemos que nossas crianças não podem ser deixadas sozinhas para lidarem com preconceitos, discriminações e racismo que herdaram de gerações pretéritas. Por isso somos pesquisadores, educadores.

Neste ano, em que celebramos 19 anos da promulgação da lei No 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que obriga a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a História e Cultura Afro-Brasileira, ainda nos deparamos com sua incipiente presença nas escolas, porque somos resistentes à admissão de que vivemos em uma sociedade racista, mas, como cidadãos, educadores, pesquisadores não podemos usar do silêncio como instrumento de omissão. Que ele seja fértil de palavras como o anuncia o poeta que epigrafa este texto. Desejamos o silêncio companheiro de reflexão, aquele que fertiliza mudanças.

Na proposta deste 9º SEL, que se realiza na modalidade remota, as atividades estão distribuídas nos três turnos: manhã, tarde e noite, de maneira a oportunizarmos o maior encontro possível entre os participantes, que muitas vezes, devido a horários de trabalho conflitantes, não podem desfrutar da variedade da programação do evento. Na parte da manhã, acontecem conferências e uma mesa-redonda do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Ensino e Linguagem - GPEL, que apresenta a pesquisa norteadora do evento e seus resultados mais importantes. À tarde, temos os Simpósios coordenados pelas associações científicas e os Grupos de Trabalhos (GTs), organizados por temáticas. À noite, acontecerão os minicursos, com especialistas de todo o país, favorecendo ao intercâmbio e a partilha do capital intelectual que circula em diferentes regiões. A conferência de encerramento também acontecerá à noite, de maneira a agregarmos o maior número de participantes para esse momento único.

O desenho consolidado do evento, que atrai pesquisadores e educadores de todo o país, demonstra que o Seminário Educação e Leitura – SEL – e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte continuam a colaborar na manutenção de espaço democrático de intercâmbio de conhecimentos e de discussão sobre temática estratégica para o país: a interface entre a educação e a leitura.

São parceiras do 9º SEL as seguintes associações: a Association Internationale des Histoires de Vie en Formation – ASIHVIF; o Collège International de la Recherche Biographique en Éducation - CIRBE; a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - BIOgraph; a Associação Norte-Nordeste das Histórias de Vida em Formação - ANNHIVIF; a Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação – AFIRSE/Seção brasileira; a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL, por meio do GT Leitura, Literatura Infantil e Juvenil. Compõem esse rol a Cátedra UNESCO de Leitura, o Instituto interdisciplinar de Leitura – PUC/Rio. As Associações consolidam o SEL, como espaço de qualidade de apresentação e discussão de conhecimentos contemporâneos nas áreas específicas, que se articulam na interface evidenciada pelo evento.

O 9º Seminário Educação e Leitura é uma realização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN − por meio do Centro de Educação, com seus departamentos: Departamento de Fundamentos e Política de Educação e o Departamento de Currículo e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

O 9º SEL é planejado, organizado e executado pelos componentes do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Ensino e Linguagem – GPEL – que compõe a linha de pesquisa Educação, Comunicação, Linguagens e Movimento. É constituído por professores, estudantes de graduação, de iniciação científica e de pós-graduação, funcionários e voluntários, que, motivados pelo reconhecimento da importância da pesquisa, da educação, da formação continuada, generosamente, emprestam competência e alegria ao evento. A logomarca e o projeto gráfico do 9º SEL foram desenhados pelo artista gráfico Ivan Cabral, membro do GPEL.

Este 9º SEL se realiza no centenário da Semana de Arte Moderna, que fez autocrítica sobre a cultura brasileira, voltada sempre para terras além do Atlântico, paradigma identitário que até hoje perseguimos, e no centenário de nascimento de Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, educador, político que jamais perdeu a coragem de se indignar e lutar diante das injustiças. Nesse espírito de indignação e de permanente trabalho é que nos sentimos, mais uma vez, engajados para a realização deste 9º Seminário Educação e Leitura: debatendo a cor do silêncio.

Desde já agradecemos a companhia em mais esta jornada.

Natal, junho de 2022.

Marly Amarilha e equipe

Palestrantes

  • Adriana Francisca de Medeiros
  • Alessandra Cardozo de Freitas
  • Alexandre Simões Pilati
  • Cilene Maria Valente da Silva
  • Anderson da Mata
  • Daniela Amaral Silva Freitas
  • Diana Navas
  • Diva Sueli Silva Tavares
  • Eduardo Assis Duarte
  • Elisa Maria Dalla-Bona
  • Estrela Pereira dos Santos
  • Fabiane Verardi
  • Galeno Amorim
  • Ivan Cabral
  • José Hélder Pinheiro Alves
  • Juliana de Melo Lima
  • Kabengele Munanga
  • Lorena Bischoff Trescastro
  • Luara Almeida
  • Luiz Herculano de Sousa Guilherme
  • Marcelo da Silva Amorim
  • Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida
  • Marly Amarilha
  • Milena Ribeiro Martins
  • Rayonnara Késsia de Souza
  • Rodrigo Luiz Castelo Branco Fischer Vieira
  • Sayonara Fernandes da Silva
  • Simone Ricco
  • Vanderléia da Silva Oliveira
  • Vera Teixeira de Aguiar

Programação

09h00 - Marly Amarilha Mesa de abertura Abertura
Mesa de abertura
Local: Mesa de Abertura

Mesa de abertura

10h00 Apresentação cultural Apresentação Artística
Apresentação cultural

Genildo Costa Silva é músico e poeta, graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É natural de Grossos (RN), onde exerceu o cargo de secretário da cultura no período entre 2000 a 2004. É autor das obras literárias “Cotidiano em Dois Tempos” (1996) e a “Saga da Poesia Sobrevivente” (2010). Participou de diversos festivais de música, por exemplo, o “Primeiro Festival da Música Autoral do Brasil”, com arranjos de músicos de Grossos. Realizou composições com vários autores potiguares, dentre estes se encontram Marcos Ferreira e Luis de Areias. Em 2010 lançou o CD “Cores e Caminhos”, por meio do qual prestigia obras de poetas potiguares. Atuou há cinco na Rádio Rural de Mossoró, apresentando o programa “Cultura dos Monxorós”, idealizado pelo poeta e jornalista Crispiniano Neto. E, sob o patrocínio da PETROBRÁS, coordenou o projeto cultural “Canto Potiguar”, o qual contribui significativamente para o engrandecimento do meio artístico de Mossoró e região. Atualmente, está com o projeto "Palco mp3", publicado em uma página na web, onde é possível acessar as canções contidas no CD "Cores e Camimhos". Além disso, também atua com o projeto "Quarta Alternativa", que é um canal do YouTube por meio do qual, em tempos de pandemia, continua a mostrar seu trabalho e interagir com o público.

10h30 - Vera Teixeira de Aguiar CONFERÊNCIA – Leitura e Educação: caminhos cruzados  Conferência
CONFERÊNCIA – Leitura e Educação: caminhos cruzados 

CONFERÊNCIA – Leitura e Educação: caminhos cruzados

Conferencista: Vera Teixeira Aguiar – PUCRS

Mediadora: Marly Amarilha

14h00 GT 1 - Educação, leitura e escrita Apresentação de Trabalhos
Local:

Agrupa estudos e práticas que discutem aspectos teóricos e metodológicos da leitura e da escrita com ênfase em sua relevância para o desenvolvimento da educação na sociedade contemporânea e no contexto educativo.

Link de acesso: https://meet.google.com/hbq-vvaw-vmc

14h00 GT 2 - Educação, leitura e diversidade Apresentação de Trabalhos
Local:

Reúne trabalhos sobre a diversidade, em interface com a leitura, considerando as necessidades, os interesses e as práticas vivenciadas pelos diferentes leitores na escola e na sociedade contemporânea.

Sala 1 – Link de acesso: https://meet.google.com/dyj-uidd-qfu

Sala 2 – Link de acesso: https://meet.google.com/bvk-ahic-ykh

14h00 GT 3 - Educação, leitura e corporeidade Apresentação de Trabalhos
Local:

Aglutina trabalhos que dialogam acerca das práticas leitoras realizadas na educação de crianças e de jovens, considerando a inserção do corpo como comunicação e linguagem; bem como discussões a respeito da linguagem corporal como expressão da subjetividade, estesiologia do corpo e das práticas corporais ou como expressão estética nos domínios da cultura, da arte e da cultura de movimento.

Link de acesso: https://meet.google.com/bsb-npjh-dfi

14h00 GT 4 - Educação, linguagens e mídias Apresentação de Trabalhos
Local:

Reúne estudos e propostas teórico-metodológicas centrados no uso das mídias nos diversos espaços sociais e educativos, considerando as transformações dos sujeitos, das linguagens e das tecnologias.

Sala 1 – Link de acesso: https://meet.google.com/xjk-sdms-pyi

14h00 GT 5 - Educação, línguas e literaturas estrangeiras Apresentação de Trabalhos
Local:

Articula estudos e discussões que se referem ao ensino e à aprendizagem de línguas e/ou de literaturas e culturas estrangeiras, relacionando-as a questões didáticas e educacionais.

Link de acesso: https://meet.google.com/isb-caao-cri

14h00 GT 6 - Educação, leitura e práticas docentes Apresentação de Trabalhos
Local:

Agrupa pesquisas e estudos, em uma perspectiva teórico-prática da educação e da leitura, que contribuam para o debate sobre formação docente, construção dos saberes pedagógicos e fazeres cotidianos no contexto.

Sala 1 – Link de acesso: https://meet.google.com/zry-rhjs-vnc

Sala 2 – Link de acesso: https://meet.google.com/yuf-pkuy-oia

Sala 3 (17/11) – Link de acesso: https://meet.google.com/zry-rhjs-vnc

14h00 GT 7 - Educação e literatura Apresentação de Trabalhos
Local:

Agrega pesquisas e práticas relacionadas à formação do leitor de literatura, ao ensino e à aprendizagem de literatura e às produções literárias que circulam nos diferentes espaços, escolares ou não.

16/11/2022 (Quarta-feira)

Sala 1 – Link de acesso: https://meet.google.com/tju-dgts-rmc

Sala 2 – Link de acesso: https://meet.google.com/xdq-djvp-aii

Sala 3 – Link de acesso: https://meet.google.com/nxf-vatt-hmc

17/11/2022 (Quinta-feira)

Sala 4 – Link de acesso: https://meet.google.com/tju-dgts-rmc

Sala 5 – Link de acesso: https://meet.google.com/xdq-djvp-aii

Sala 6 – Link de acesso: https://meet.google.com/nxf-vatt-hmc

14h00 GT 8 - Educação e espaços de leitura Apresentação de Trabalhos
Local:

Reúne trabalhos que abordam as práticas de leitura desenvolvidas em diferentes espaços (família, escola, biblioteca, hospital, internet etc.) evidenciando-os como lugares de sociabilidade, educação leitora e literária, de transformação social e política, de acesso ao patrimônio cultural, histórico, intelectual da sociedade.

Link de acesso: https://meet.google.com/rgu-wdmh-hvs

14h00 GT 9 - Educação e literaturas de raízes africanas Apresentação de Trabalhos
Local:

Agrupa pesquisas e práticas relacionadas às literaturas de raízes africanas, principalmente aquelas realizadas em contextos educativos e que dialogam com a legislação brasileira no que se refere à obrigatoriedade do trabalho com as culturas e histórias africanas e afro-brasileiras na educação básica.

Link de acesso: https://meet.google.com/ius-pzcz-gtw

14h00 GT 10 - Educação, leitura e ciências Apresentação de Trabalhos
Local:

Visa reunir estudos que entrecruzam a leitura e as diversas ciências em uma proposta educacional interdisciplinar/transdisciplinar e contemporânea, envolvendo interfaces como: leitura e ciências da natureza; leitura e matemática; leitura e história da ciência; leitura e tecnologia; entre outros.

Link de acesso: https://meet.google.com/byc-dasv-fnp

14h00 SIMPÓSIO 1 - Leitura Literária: Estética da Recepção ainda em debate Apresentação de Trabalhos
SIMPÓSIO 1 - Leitura Literária: Estética da Recepção ainda em debate
Local:

Proponente: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL; GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil

Mediação: Eliane Galvão (UNESP); Thiago Valente (UENP).

Este simpósio tem como objetivo discutir trabalhos relacionados aos seguintes tópicos: a) questões teóricas da Estética da Recepção; b) estudos de campos teóricos correlacionados à Estética da Recepção; c) pesquisas de recepção de leitura envolvendo alunos da Educação Básica e/ou Ensino Superior; d) análises de obras da literatura para crianças e jovens embasadas por estudos recepcionais ou a eles correlatos; e) abordagens metodológicas de ou sobre o ensino de literatura na Educação Básica e/ou Ensino Superior.

Link de acesso: https://meet.google.com/izp-afbn-bfv

14h00 SIMPÓSIO 2 - Letramento Literário na Educação Básica Apresentação de Trabalhos
SIMPÓSIO 2 - Letramento Literário na Educação Básica
Local:

Proponente: Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - AFIRSE/Seção Brasileira

Mediação: Priscila do Vale Silva Medeiros - UERN

O simpósio acolhe trabalhos que se articulem com a área dos Estudos da Linguagem, em particular com os Estudos de Letramento; tem como objetivo promover um espaço de diálogo sobre aspectos teóricos, metodológicos e formativos acerca do Letramento Literário na formação de leitores na Educação Básica.

Link de acesso: https://meet.google.com/kzu-mfsr-qwh

14h00 SIMPÓSIO 3 - Narrativas em Resistência: Escritas de Si como Manifesto da Educação Apresentação de Trabalhos
SIMPÓSIO 3 - Narrativas em Resistência: Escritas de Si como Manifesto da Educação
Local:

Proponentes: BIOgraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; ANNHIVIF - Associação Norte-Nordeste das Histórias de Vida em Formação; ASIHVIF - Association Internationale des Histoires de Vieen Formation BioGrafia - Rede Internacional América Latina-Europa; CIRBE – Collège International de la Recherche Biographique en Éducation; GRIFARS-UFRN/CNPq;CONTAR-UFRN/CNPq; NARRAR-UNICID/CNPq.

Mediação: Maria da Conceição Passeggi (UFRN-UNICID); Tatyana Mabel Nobre Barbosa (UFRN); Patrícia Lúcia Galvão da Costa (NEI-UFRN); Patrícia De Ávila Vechiatto Cajai (UNICID, Colégio Dante Alighieri).

Discutir trabalhos que focalizem a narrativa – literária, autobiográfica, mítica, jornalística, memorialística, epistolar... – como forma de resistência. Analisar as escritas de si como manifesto para uma educação democrática, plural, inclusiva e dialógica, em que as narrativas da experiência vivida, historicamente silenciadas, sejam centrais: como discurso, como fonte de investigação e como dispositivo para reflexão crítica.

Link de acesso: https://meet.google.com/aus-xfrv-pio

14h00 SIMPÓSIO 4 - Ancestralidade, Representação da Vida e do Universo Afrodescendentes na Literatura Infantil e Juvenil Apresentação de Trabalhos
SIMPÓSIO 4 - Ancestralidade, Representação da Vida e do Universo Afrodescendentes na Literatura Infantil e Juvenil
Local:

Proponentes: Cátedra UNESCO de Leitura/ Instituto interdisciplinar de Leitura – iiLER/ PUC-Rio

Mediação: Eliana Yunes e Denise Ramalho (Cátedra UNESCO de Leitura - iiLER/ PUC-Rio)

A Literatura Infantil e Juvenil tem abarcado, cada vez com maior intensidade, temáticas contemporâneas em pauta na reflexão da sociedade.Inclui-se nesse rol a questão de nossa ancestralidade africana e aspectos da representação da vida e do universo dos afrodescendentes. A partir da análise de obras com esse perfil pode-se entender as perspectivas e caminhos pelos quais esses vieses vêm sendo discutido e apresentado ao público infanto-juvenil. Este simpósio pretende reunir estudos de obras que, ligadas ao tema aqui apresentado, examinem a construção dessa representatividade e resgate da cultura africana – parte de nossas raízes – com foco nos leitores infantis e juvenis.

Link de acesso: https://meet.google.com/uep-jiis-wyn

14h00 GT 11 - Projetos/ações e políticas de Educação e Leitura da SEEC/RN Apresentação de Trabalhos
Local:

Apresentação de trabalhos/ações e políticas públicas exitosas nas áreas de educação e leitura por parte da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN.

Link de acesso: https://meet.google.com/ksx-hwqd-hiv

16h15 1º Roda de lançamentos Lançamento de Livro
1º Roda de lançamentos

Lançamento de livros

17h00 - Galeno Amorim PALESTRA – Porque os livros mudam o mundo Palestra
PALESTRA – Porque os livros mudam o mundo
Local: Palestra: Galeno Amorim

PALESTRA – Porque os livros mudam o mundo!

Palestrante: Galeno Amorim

Mediadora: Alessandra Freitas

19h00 - Estrela Pereira dos Santos MINICURSO 01: Mediação do livro ilustrado: Vamos olhar mais de perto? Minicurso

Neste minicurso, iremos apresentar articulações entre a imagem e o texto presentes em livros ilustrados contemporâneos de literatura infantil, com o objetivo de ampliar as possibilidades de mediação deste objeto de nossa cultura dentro e fora de sala de aula. Por meio da leitura e produção de imagem exploraremos a potencialidade poética e semântica das ilustrações nesses livros.

19h00 - Simone Ricco MINICURSO 02: Escritas de mulheres negras na literatura infantil: protagonismos, letramentos e (re)encantamentos Minicurso

A literatura infantil escrita por mulheres negras rebate o imaginário de silenciamento e subalternização do sujeito negro, trazendo para o centro das narrativas alguns saberes, protagonistas e personagens negros distanciados de estereótipos e que colaboram com o letramento racial crítico dos jovens leitores. Em diálogo com alguns desses textos literários e com reflexões teóricas de autoria negra feminina, o minicurso propõe atuar na sensibilização e no olhar crítico imprescindíveis para curadoria e mediação de leituras que colaborem com a educação das relações étnico-raciais.

19h00 - Adriana Francisca de Medeiros MINICURSO 03: Leitura, Literatura Infantil e Escrita na Educação Infantil: a formação de seres letrais Minicurso

Concepções de leitura, literatura infantil e escrita. A leitura literária na primeira infância. Estratégias pedagógicas no ensino do ato de ler. As atividades de leitura literária e de escrita para a Educação Infantil. A importância da escolha do livro infantil: critérios e diretrizes de seleção.

19h00 - José Hélder Pinheiro Alves MINICURSO 04: Autoria de Negros(as) na Literatura de Cordel Minicurso

Hoje, são já significativas as obras individuais e antologias de autores e autoras negras no âmbito da narrativa e da poesia. No entanto, no âmbito da literatura de cordel não há, ainda, uma articulação dos inúmeros autores e autoras negras. Neste minicurso, traçaremos um painel sobre esta produção e seus autores e suas autoras mais significativos, bem como abordaremos algumas obras. Daremos mais ênfase a folhetos do poeta popular Mestre Bule-Bule, sobretudo os folhetos que apresentam alguns orixás. Serão apresentadas também algumas “heroínas negras brasileiras”, cuja vida foi cordelizada por Jarid Arraes.

19h00 - Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida MINICURSO 05: Leitura e Leitores no Livro Didático de Língua Portuguesa Minicurso

Este minicurso traz alguns sentidos produzidos para a coleção de livro didático de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental, do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2019, na qual é possível localizar as representações de leitura e seus leitores pressupostos à luz dos fundamentos teóricos de Roger Chartier e da História Cultural.

19h00 - Cilene Maria Valente da Silva, Lorena Bischoff Trescastro MINICURSO 06: Práticas de Mediação de Leitura, Literatura e Etnicidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Minicurso

Pretendemos discutir práticas de mediação de leitura, literatura e etnicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base nos estudos de Trescastro, Ferreira e Silva (2018) acerca da representação imagética e escrita por crianças do 3º ano do ensino fundamental, da obra literária Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, cujas produções evidenciaram apagamentos (ou não) dos traços étnicos da personagem.

19h00 - Ivan Cabral MINICURSO 07: Charge em dois tempos: linguagem e morte do autor Minicurso
MINICURSO 07: Charge em dois tempos: linguagem e morte do autor

Este minicurso está organizado em duas partes: na primeira, exploramos as características da charge que articula as linguagens imagética e verbal. Na segunda, a partir do conceito da “morte do autor”, presente na Estética da Recepção, pretende-se realizar um exame do processo de leitura de textos de humor gráfico - em particular as charges - e explorar os recursos e pistas do texto e sua apropriação pelo leitor na construção de sentidos.

19h00 - Diana Navas, Luara Almeida MINICURSO 08: Literatura Juvenil: tendências e perspectivas de leitura Minicurso
MINICURSO 08: Literatura Juvenil: tendências e perspectivas de leitura

Apesar de seu amplo crescimento, a literatura juvenil é ainda pouco explorada no espaço escolar. Desta forma, questões como: o que é a Literatura Juvenil? Quais as especificidades desse tipo de produção? Qual o perfil leitor previsto pela literatura juvenil? Quais as linguagens envolvidas em sua construção? Quais são alguns dos títulos e autores contemporâneos brasileiros?, são algumas das indagações que norteiam este minicurso, o qual oportunizará aos participantes a discussão das especificidades da literatura juvenil e de seu público leitor.

19h00 - Elisa Maria Dalla-Bona MINICURSO 09: A Leitura e a Escrita Literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Minicurso

A indissociabilidade entre ler e escrever literatura. Limites e possibilidades para a formação do leitor e do aluno-autor nos anos iniciais do ensino fundamental. Alternativas metodológicas para a escolarização da leitura e da escrita literária com crianças.

19h00 Minicurso 10: CULTURA LITERÁRIA E A FORMAÇÃO LEITORA: o papel docente como mediador de leitura Minicurso
Minicurso 10: CULTURA LITERÁRIA E A FORMAÇÃO LEITORA: o papel docente como mediador de leitura

O minicurso tem como objetivo reafirmar a importância da formação de leitores literários no Ensino Fundamental II, valendo-se de relatos de experiência de algumas propostas didáticas. Para tanto, propõe uma reflexão sobre o papel (e o lugar) da literatura na escola e a importância de se letrar pela leitura do texto literário. Ganha destaque, no percurso, a relevância do professor como mediador do processo de formação do leitor perene, voluntário e autônomo.

19h00 - Sayonara Fernandes da Silva MINICURSO 12: Ver, pensar e falar: uma reflexão sobre a visualidade semântica e sintática do livro de narrativa por imagens na escola Minicurso
MINICURSO 12: Ver, pensar e falar: uma reflexão sobre a visualidade semântica e sintática do livro de narrativa por imagens na escola

A produção do livro de narrativa por imagem se desenvolveu em qualidade e quantidade, está amplamente disseminada no meio escolar e não mereceu ainda, por parte dos professores, a necessária atenção sobre sua participação no desenvolvimento da relação do leitor com o texto. Assim, este minicurso pretende contribuir com a formação do professor para o uso dos elementos semânticos e sintáticos do código da linguagem imagética a fim de desenvolver novas estratégias de mediação da leitura no espaço escolar.

19h00 - Anderson da Mata MINICURSO 11: A narrativa como elaboração de expectativas: a leitura na escola e a capacidade de aspirar Minicurso

O minicurso parte da compreensão de que a leitura literária altera o modo como o sujeito compreende o mundo em que vive. Nesse sentido, propõe-se a abordagem de como o letramento literário interfere na capacidade de aspirar, com foco em modos de ler a ficção narrativa por meio da sua capacidade de elaborar, na sua sintaxe, a expectativa. Nesse sentido, propõe-se o aprofundamento na relação com o ensino de literatura na escola de conceitos como o de leitura, experiência estética, esperança, aspiração, tempo e expectativa, abordando-se tanto o texto em si quanto seu impacto no ato de leitura.

19h00 - Milena Ribeiro Martins MINICURSO 13: Lobato na Escola: mediação e antirracismo Minicurso

Nas últimas décadas, a obra infantil de Monteiro Lobato tem sido objeto de inquietação de professores, editores e outros mediadores de leitura por causa da representação de personagens negros e do tratamento concedido a eles nas tramas ficcionais. Neste minicurso, discutiremos algumas de suas obras, especialmente Histórias de Tia Nastácia e O Saci, propondo estratégias para que, em situações didáticas, defendam-se atitudes antirracistas por meio da leitura crítica de textos literários. A complexidade da representação literária se mostra na presença, numa mesma obra, de termos racistas ao lado de frases assertivas como "Negro também é gente". Esta última frase é enunciada por Tia Nastácia no desfecho de Caçadas de Pedrinho.

Em lugar de evitar a discussão sobre o racismo, pretende-se aqui ler os livros e discuti-los.

Como escrevemos no livro Lobato na escola (volume 1): "Alguns usos linguísticos do tempo de Lobato são ostensivamente percebidos como racistas, o que leva algumas editoras a decidirem por alterar o texto do autor, cortando palavras ou substituindo-as. Trata-se de uma intervenção que modifica o texto do escritor, sem, no entanto, modificar o mundo no qual ele viveu, tampouco o mundo atual. Representa, nesse sentido, um apagamento do passado, dos seus conflitos, dos seus usos linguísticos. Mudanças sociais em direção a uma maior igualdade entre pessoas de diferentes etnias e origens geográficas e econômicas não podem prescindir do conhecimento do passado e da sua complexidade. / Na escola, e? importante, em qualquer situação, haver liberdade para conversar sobre percepções dos leitores, sobre racismo, sobre comportamentos de personagens. E é importante também que o exercício da leitura, de todas as obras, seja feito com profundidade e com senso crítico."

19h00 - Rodrigo Luiz Castelo Branco Fischer Vieira Minicurso 15: DE OLHOS BEM ABERTOS: Caminhos para a leitura e mediação de livros ilustrados Minicurso

O minicurso visa sinalizar para a compreensão de livros para crianças como um precioso território de interdependência entre a escrita e a imagem, que produz uma categoria (gênero) extremamente singular: o livro ilustrado. Além de propor um redirecionamento do olhar para a ilustração a partir de um primeiro contato com regras da chamada gramática visual, que contribui para ampliar nosso repertório crítico e interpretativo das ilustrações e das narrativas visuais.

19h00 - Luiz Herculano de Sousa Guilherme Minicurso 16: Ensino de Gramática em Contextos de PLE, PLA e PLAc Minicurso

A contemporaneidade fez emergir no Brasil uma demanda muito significativa no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em contextos nos quais alunos estrangeiros e falantes não nativos desse idioma tornam-se estudantes. Este curso tem como temática a presença e essencialidade de conteúdos gramaticais em aulas de PLE, PLA e PLAc. O objetivo desta proposta é refletir tópicos, usos e escolhas gramaticais necessárias ao ensino da Língua Portuguesa para os contextos apresentados.

19h00 - Rayonnara Késsia de Souza MINICURSO 17: Poemas Cantados Minicurso

Explora a musicalidade na leitura literária, mediante poemas cantados. Aborda ritmo, som e melodia.

19h00 - Fabiane Verardi Minicurso 18: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NA EXPERIÊNCIAS E NA PRÁTICA ESCOLAR Minicurso

O foco deste minicurso é a inclusão de distintas alternativas metodológicas para a formação de leitores. Apresenta e reflete sobre ferramentas pedagógicas para a educação literária, mostrando suas potencialidades quando aplicadas em processos de ensino e aprendizagem com o objetivo de formar leitores e despertar a imaginação por meio da experiência das atividades propostas. Assim, é neste contexto que o curso se insere e se justifica, na inclusão dos games e outras tecnologias em diferentes abordagens metodológicas – no caso em práticas leitoras – que contemplem as experiências cognitivas dos alunos e, ainda, propor a utilização da gamificação na educação literária como forma de engajar e motivar os alunos para uma experiência de leitura divertida e significativa.

19h00 - Marcelo da Silva Amorim Minicurso 19: CULTURA E INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE PLE Minicurso

O ambiente de aula (inter)cultural e o ensino de PLE. A imagem do outro e a sensibilidade intercultural na formação do aprendente de PLE.

19h00 - Alexandre Simões Pilati MINICURSO 20: Darcy Ribeiro: um olhar literário sobre o universo indígena Minicurso

Darcy Ribeiro é conhecido por sua atuação como político e educador, bem como pensador e etnógrafo. De algum modo, sua produção literária é capaz de reunir aspectos de todas essas nuances de sua figura intelectual. Este curso busca apresentar as linhas gerais do processo literário de transfiguração do indígena na obra literária de Darcy Ribeiro a partir da apresentação crítica de duas de suas obras: 1º dia: Maíra; 2º dia: Utopia Selvagem.

09h00 Apresentação artística - Carminha Moraes Apresentação Artística
Apresentação artística - Carminha Moraes
Local: Palestra - Marly Amarilha

Carminha Moraes, Contadora de histórias, Mediadora de leitura. Integrante do grupo de Contadores de Histórias Cia Palavras Andarilhas Recife. Pesquisadora da tradição oral e cultura popular.

09h15 - Marly Amarilha PALESTRA – Literatura Infantil (Negra): embates na formação docente Apresentação
PALESTRA – Literatura Infantil (Negra): embates na formação docente
Local: Palestra - Marly Amarilha

PALESTRA – Literatura Infantil (Negra): embates na formação docente

Palestrante: Marly Amarilha – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mediadora: Diana Saldanha – UERN

10h30 - Alessandra Cardozo de Freitas, Daniela Amaral Silva Freitas, Juliana de Melo Lima, Sayonara Fernandes da Silva MESA-REDONDA: Debatendo a cor do silêncio na sala de aula Mesa-redonda

Coord: Sayonara Fernandes (SEC-RN)

Alessandra Cardozo de Freitas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Daniela Amaral Silva Freitas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Juliana de Melo Lima - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

14h00 GT 1 - Educação, leitura e escrita Apresentação de Trabalhos
Local:

Agrupa estudos e práticas que discutem aspectos teóricos e metodológicos da leitura e da escrita com ênfase em sua relevância para o desenvolvimento da educação na sociedade contemporânea e no contexto educativo.

Link de acesso: https://meet.google.com/hbq-vvaw-vmc

14h00 GT 2 - Educação, leitura e diversidade Apresentação de Trabalhos
Local:

Reúne trabalhos sobre a diversidade, em interface com a leitura, considerando as necessidades, os interesses e as práticas vivenciadas pelos diferentes leitores na escola e na sociedade contemporânea.

Sala 1 – Link de acesso: https://meet.google.com/dyj-uidd-qfu

Sala 2 – Link de acesso: https://meet.google.com/bvk-ahic-ykh

14h00 GT 3 - Educação, leitura e corporeidade Apresentação de Trabalhos
Local:

Aglutina trabalhos que dialogam acerca das práticas leitoras realizadas na educação de crianças e de jovens, considerando a inserção do corpo como comunicação e linguagem; bem como discussões a respeito da linguagem corporal como expressão da subjetividade, estesiologia do corpo e das práticas corporais ou como expressão estética nos domínios da cultura, da arte e da cultura de movimento.

Link de acesso: https://meet.google.com/bsb-npjh-dfi

14h00 GT 4 - Educação, linguagens e mídias Apresentação de Trabalhos
Local:

Reúne estudos e propostas teórico-metodológicas centrados no uso das mídias nos diversos espaços sociais e educativos, considerando as transformações dos sujeitos, das linguagens e das tecnologias.

Sala 1 – Link de acesso: https://meet.google.com/xjk-sdms-pyi

14h00 GT 5 - Educação, línguas e literaturas estrangeiras Apresentação de Trabalhos
Local:

Articula estudos e discussões que se referem ao ensino e à aprendizagem de línguas e/ou de literaturas e culturas estrangeiras, relacionando-as a questões didáticas e educacionais.

Link de acesso: https://meet.google.com/isb-caao-cri

14h00 GT 6 - Educação, leitura e práticas docentes Apresentação de Trabalhos
Local:

Agrupa pesquisas e estudos, em uma perspectiva teórico-prática da educação e da leitura, que contribuam para o debate sobre formação docente, construção dos saberes pedagógicos e fazeres cotidianos no contexto.

Sala 1 – Link de acesso: https://meet.google.com/zry-rhjs-vnc

Sala 2 – Link de acesso: https://meet.google.com/yuf-pkuy-oia

Sala 3 (17/11) – Link de acesso: https://meet.google.com/zry-rhjs-vnc

14h00 GT 7 - Educação e literatura Apresentação de Trabalhos
Local:

Agrega pesquisas e práticas relacionadas à formação do leitor de literatura, ao ensino e à aprendizagem de literatura e às produções literárias que circulam nos diferentes espaços, escolares ou não.

16/11/2022 (Quarta-feira)

Sala 1 – Link de acesso: https://meet.google.com/tju-dgts-rmc

Sala 2 – Link de acesso: https://meet.google.com/xdq-djvp-aii

Sala 3 – Link de acesso: https://meet.google.com/nxf-vatt-hmc

17/11/2022 (Quinta-feira)

Sala 4 – Link de acesso: https://meet.google.com/tju-dgts-rmc

Sala 5 – Link de acesso: https://meet.google.com/xdq-djvp-aii

Sala 6 – Link de acesso: https://meet.google.com/nxf-vatt-hmc

14h00 GT 8 - Educação e espaços de leitura Apresentação de Trabalhos
Local:

Reúne trabalhos que abordam as práticas de leitura desenvolvidas em diferentes espaços (família, escola, biblioteca, hospital, internet etc.) evidenciando-os como lugares de sociabilidade, educação leitora e literária, de transformação social e política, de acesso ao patrimônio cultural, histórico, intelectual da sociedade.

Link de acesso: https://meet.google.com/rgu-wdmh-hvs

14h00 GT 9 - Educação e literaturas de raízes africanas Apresentação de Trabalhos
Local:

Agrupa pesquisas e práticas relacionadas às literaturas de raízes africanas, principalmente aquelas realizadas em contextos educativos e que dialogam com a legislação brasileira no que se refere à obrigatoriedade do trabalho com as culturas e histórias africanas e afro-brasileiras na educação básica.

Link de acesso: https://meet.google.com/ius-pzcz-gtw

14h00 GT 10 - Educação, leitura e ciências Apresentação de Trabalhos
Local:

Visa reunir estudos que entrecruzam a leitura e as diversas ciências em uma proposta educacional interdisciplinar/transdisciplinar e contemporânea, envolvendo interfaces como: leitura e ciências da natureza; leitura e matemática; leitura e história da ciência; leitura e tecnologia; entre outros.

Link de acesso: https://meet.google.com/byc-dasv-fnp

14h00 SIMPÓSIO 1 - Leitura Literária: Estética da Recepção ainda em debate Apresentação de Trabalhos
SIMPÓSIO 1 - Leitura Literária: Estética da Recepção ainda em debate
Local:

Proponente: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL; GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil

Mediação: Eliane Galvão (UNESP); Thiago Valente (UENP).

Este simpósio tem como objetivo discutir trabalhos relacionados aos seguintes tópicos: a) questões teóricas da Estética da Recepção; b) estudos de campos teóricos correlacionados à Estética da Recepção; c) pesquisas de recepção de leitura envolvendo alunos da Educação Básica e/ou Ensino Superior; d) análises de obras da literatura para crianças e jovens embasadas por estudos recepcionais ou a eles correlatos; e) abordagens metodológicas de ou sobre o ensino de literatura na Educação Básica e/ou Ensino Superior.

Link de acesso: https://meet.google.com/izp-afbn-bfv

14h00 SIMPÓSIO 2 - Letramento Literário na Educação Básica Apresentação de Trabalhos
SIMPÓSIO 2 - Letramento Literário na Educação Básica
Local:

Proponente: Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - AFIRSE/Seção Brasileira

Mediação: Priscila do Vale Silva Medeiros - UERN

O simpósio acolhe trabalhos que se articulem com a área dos Estudos da Linguagem, em particular com os Estudos de Letramento; tem como objetivo promover um espaço de diálogo sobre aspectos teóricos, metodológicos e formativos acerca do Letramento Literário na formação de leitores na Educação Básica.

Link de acesso: https://meet.google.com/kzu-mfsr-qwh

14h00 SIMPÓSIO 3 - Narrativas em Resistência: Escritas de Si como Manifesto da Educação Apresentação de Trabalhos
SIMPÓSIO 3 - Narrativas em Resistência: Escritas de Si como Manifesto da Educação
Local:

Proponentes: BIOgraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; ANNHIVIF - Associação Norte-Nordeste das Histórias de Vida em Formação; ASIHVIF - Association Internationale des Histoires de Vieen Formation BioGrafia - Rede Internacional América Latina-Europa; CIRBE – Collège International de la Recherche Biographique en Éducation; GRIFARS-UFRN/CNPq;CONTAR-UFRN/CNPq; NARRAR-UNICID/CNPq.

Mediação: Maria da Conceição Passeggi (UFRN-UNICID); Tatyana Mabel Nobre Barbosa (UFRN); Patrícia Lúcia Galvão da Costa (NEI-UFRN); Patrícia De Ávila Vechiatto Cajai (UNICID, Colégio Dante Alighieri).

Discutir trabalhos que focalizem a narrativa – literária, autobiográfica, mítica, jornalística, memorialística, epistolar... – como forma de resistência. Analisar as escritas de si como manifesto para uma educação democrática, plural, inclusiva e dialógica, em que as narrativas da experiência vivida, historicamente silenciadas, sejam centrais: como discurso, como fonte de investigação e como dispositivo para reflexão crítica.

Link de acesso: https://meet.google.com/aus-xfrv-pio

14h00 SIMPÓSIO 4 - Ancestralidade, Representação da Vida e do Universo Afrodescendentes na Literatura Infantil e Juvenil Apresentação de Trabalhos
SIMPÓSIO 4 - Ancestralidade, Representação da Vida e do Universo Afrodescendentes na Literatura Infantil e Juvenil
Local:

Proponentes: Cátedra UNESCO de Leitura/ Instituto interdisciplinar de Leitura – iiLER/ PUC-Rio

Mediação: Eliana Yunes e Denise Ramalho (Cátedra UNESCO de Leitura - iiLER/ PUC-Rio)

A Literatura Infantil e Juvenil tem abarcado, cada vez com maior intensidade, temáticas contemporâneas em pauta na reflexão da sociedade.Inclui-se nesse rol a questão de nossa ancestralidade africana e aspectos da representação da vida e do universo dos afrodescendentes. A partir da análise de obras com esse perfil pode-se entender as perspectivas e caminhos pelos quais esses vieses vêm sendo discutido e apresentado ao público infanto-juvenil. Este simpósio pretende reunir estudos de obras que, ligadas ao tema aqui apresentado, examinem a construção dessa representatividade e resgate da cultura africana – parte de nossas raízes – com foco nos leitores infantis e juvenis.

Link de acesso: https://meet.google.com/uep-jiis-wyn

14h00 GT 11 - Projetos/ações e políticas de Educação e Leitura da SEEC/RN Apresentação de Trabalhos
Local:

Apresentação de trabalhos/ações e políticas públicas exitosas nas áreas de educação e leitura por parte da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN.

Link de acesso: https://meet.google.com/ksx-hwqd-hiv

16h15 2° Roda de lançamentos Lançamento de Livro
2° Roda de lançamentos

2° Roda de lançamentos

17h00 MESA-REDONDA: Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19 Mesa-redonda
MESA-REDONDA: Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19

Coordenação: Elisa Maria Dalla-Bona - UFPR

Região Norte: Lorena Bischoff Trescastro - CEP- Getúlio Vargas - PA

Região Nordeste: Adriana Leite Limaverde Gomes - UFC

Região Sudeste: Fernando Rodrigues de Oliveira - UNIFESP

Região Sul: Marília Forgearini Nunes - URGS

Comentarista: Eliana Yunes - Cátedra Unesco de Leitura/ Instituto Interdisciplinar de Leitura - PUC- RIO

19h00 - Estrela Pereira dos Santos MINICURSO 01: Mediação do livro ilustrado: Vamos olhar mais de perto? Minicurso

Neste minicurso, iremos apresentar articulações entre a imagem e o texto presentes em livros ilustrados contemporâneos de literatura infantil, com o objetivo de ampliar as possibilidades de mediação deste objeto de nossa cultura dentro e fora de sala de aula. Por meio da leitura e produção de imagem exploraremos a potencialidade poética e semântica das ilustrações nesses livros.

19h00 - Simone Ricco MINICURSO 02: Escritas de mulheres negras na literatura infantil: protagonismos, letramentos e (re)encantamentos Minicurso

A literatura infantil escrita por mulheres negras rebate o imaginário de silenciamento e subalternização do sujeito negro, trazendo para o centro das narrativas alguns saberes, protagonistas e personagens negros distanciados de estereótipos e que colaboram com o letramento racial crítico dos jovens leitores. Em diálogo com alguns desses textos literários e com reflexões teóricas de autoria negra feminina, o minicurso propõe atuar na sensibilização e no olhar crítico imprescindíveis para curadoria e mediação de leituras que colaborem com a educação das relações étnico-raciais.

19h00 - Adriana Francisca de Medeiros MINICURSO 03: Leitura, Literatura Infantil e Escrita na Educação Infantil: a formação de seres letrais Minicurso

Concepções de leitura, literatura infantil e escrita. A leitura literária na primeira infância. Estratégias pedagógicas no ensino do ato de ler. As atividades de leitura literária e de escrita para a Educação Infantil. A importância da escolha do livro infantil: critérios e diretrizes de seleção.

19h00 - José Hélder Pinheiro Alves MINICURSO 04: Autoria de Negros(as) na Literatura de Cordel Minicurso

Hoje, são já significativas as obras individuais e antologias de autores e autoras negras no âmbito da narrativa e da poesia. No entanto, no âmbito da literatura de cordel não há, ainda, uma articulação dos inúmeros autores e autoras negras. Neste minicurso, traçaremos um painel sobre esta produção e seus autores e suas autoras mais significativos, bem como abordaremos algumas obras. Daremos mais ênfase a folhetos do poeta popular Mestre Bule-Bule, sobretudo os folhetos que apresentam alguns orixás. Serão apresentadas também algumas “heroínas negras brasileiras”, cuja vida foi cordelizada por Jarid Arraes.

19h00 - Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida MINICURSO 05: Leitura e Leitores no Livro Didático de Língua Portuguesa Minicurso

Este minicurso traz alguns sentidos produzidos para a coleção de livro didático de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental, do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2019, na qual é possível localizar as representações de leitura e seus leitores pressupostos à luz dos fundamentos teóricos de Roger Chartier e da História Cultural.

19h00 - Cilene Maria Valente da Silva, Lorena Bischoff Trescastro MINICURSO 06: Práticas de Mediação de Leitura, Literatura e Etnicidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Minicurso

Pretendemos discutir práticas de mediação de leitura, literatura e etnicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base nos estudos de Trescastro, Ferreira e Silva (2018) acerca da representação imagética e escrita por crianças do 3º ano do ensino fundamental, da obra literária Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, cujas produções evidenciaram apagamentos (ou não) dos traços étnicos da personagem.

19h00 - Ivan Cabral MINICURSO 07: Charge em dois tempos: linguagem e morte do autor Minicurso
MINICURSO 07: Charge em dois tempos: linguagem e morte do autor

Este minicurso está organizado em duas partes: na primeira, exploramos as características da charge que articula as linguagens imagética e verbal. Na segunda, a partir do conceito da “morte do autor”, presente na Estética da Recepção, pretende-se realizar um exame do processo de leitura de textos de humor gráfico - em particular as charges - e explorar os recursos e pistas do texto e sua apropriação pelo leitor na construção de sentidos.

19h00 - Diana Navas, Luara Almeida MINICURSO 08: Literatura Juvenil: tendências e perspectivas de leitura Minicurso
MINICURSO 08: Literatura Juvenil: tendências e perspectivas de leitura

Apesar de seu amplo crescimento, a literatura juvenil é ainda pouco explorada no espaço escolar. Desta forma, questões como: o que é a Literatura Juvenil? Quais as especificidades desse tipo de produção? Qual o perfil leitor previsto pela literatura juvenil? Quais as linguagens envolvidas em sua construção? Quais são alguns dos títulos e autores contemporâneos brasileiros?, são algumas das indagações que norteiam este minicurso, o qual oportunizará aos participantes a discussão das especificidades da literatura juvenil e de seu público leitor.

19h00 - Elisa Maria Dalla-Bona MINICURSO 09: A Leitura e a Escrita Literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Minicurso

A indissociabilidade entre ler e escrever literatura. Limites e possibilidades para a formação do leitor e do aluno-autor nos anos iniciais do ensino fundamental. Alternativas metodológicas para a escolarização da leitura e da escrita literária com crianças.

19h00 Minicurso 10: CULTURA LITERÁRIA E A FORMAÇÃO LEITORA: o papel docente como mediador de leitura Minicurso
Minicurso 10: CULTURA LITERÁRIA E A FORMAÇÃO LEITORA: o papel docente como mediador de leitura

O minicurso tem como objetivo reafirmar a importância da formação de leitores literários no Ensino Fundamental II, valendo-se de relatos de experiência de algumas propostas didáticas. Para tanto, propõe uma reflexão sobre o papel (e o lugar) da literatura na escola e a importância de se letrar pela leitura do texto literário. Ganha destaque, no percurso, a relevância do professor como mediador do processo de formação do leitor perene, voluntário e autônomo.

19h00 - Sayonara Fernandes da Silva MINICURSO 12: Ver, pensar e falar: uma reflexão sobre a visualidade semântica e sintática do livro de narrativa por imagens na escola Minicurso
MINICURSO 12: Ver, pensar e falar: uma reflexão sobre a visualidade semântica e sintática do livro de narrativa por imagens na escola

A produção do livro de narrativa por imagem se desenvolveu em qualidade e quantidade, está amplamente disseminada no meio escolar e não mereceu ainda, por parte dos professores, a necessária atenção sobre sua participação no desenvolvimento da relação do leitor com o texto. Assim, este minicurso pretende contribuir com a formação do professor para o uso dos elementos semânticos e sintáticos do código da linguagem imagética a fim de desenvolver novas estratégias de mediação da leitura no espaço escolar.

19h00 - Anderson da Mata MINICURSO 11: A narrativa como elaboração de expectativas: a leitura na escola e a capacidade de aspirar Minicurso

O minicurso parte da compreensão de que a leitura literária altera o modo como o sujeito compreende o mundo em que vive. Nesse sentido, propõe-se a abordagem de como o letramento literário interfere na capacidade de aspirar, com foco em modos de ler a ficção narrativa por meio da sua capacidade de elaborar, na sua sintaxe, a expectativa. Nesse sentido, propõe-se o aprofundamento na relação com o ensino de literatura na escola de conceitos como o de leitura, experiência estética, esperança, aspiração, tempo e expectativa, abordando-se tanto o texto em si quanto seu impacto no ato de leitura.

19h00 - Milena Ribeiro Martins MINICURSO 13: Lobato na Escola: mediação e antirracismo Minicurso

Nas últimas décadas, a obra infantil de Monteiro Lobato tem sido objeto de inquietação de professores, editores e outros mediadores de leitura por causa da representação de personagens negros e do tratamento concedido a eles nas tramas ficcionais. Neste minicurso, discutiremos algumas de suas obras, especialmente Histórias de Tia Nastácia e O Saci, propondo estratégias para que, em situações didáticas, defendam-se atitudes antirracistas por meio da leitura crítica de textos literários. A complexidade da representação literária se mostra na presença, numa mesma obra, de termos racistas ao lado de frases assertivas como "Negro também é gente". Esta última frase é enunciada por Tia Nastácia no desfecho de Caçadas de Pedrinho.

Em lugar de evitar a discussão sobre o racismo, pretende-se aqui ler os livros e discuti-los.

Como escrevemos no livro Lobato na escola (volume 1): "Alguns usos linguísticos do tempo de Lobato são ostensivamente percebidos como racistas, o que leva algumas editoras a decidirem por alterar o texto do autor, cortando palavras ou substituindo-as. Trata-se de uma intervenção que modifica o texto do escritor, sem, no entanto, modificar o mundo no qual ele viveu, tampouco o mundo atual. Representa, nesse sentido, um apagamento do passado, dos seus conflitos, dos seus usos linguísticos. Mudanças sociais em direção a uma maior igualdade entre pessoas de diferentes etnias e origens geográficas e econômicas não podem prescindir do conhecimento do passado e da sua complexidade. / Na escola, e? importante, em qualquer situação, haver liberdade para conversar sobre percepções dos leitores, sobre racismo, sobre comportamentos de personagens. E é importante também que o exercício da leitura, de todas as obras, seja feito com profundidade e com senso crítico."

19h00 - Rodrigo Luiz Castelo Branco Fischer Vieira Minicurso 15: DE OLHOS BEM ABERTOS: Caminhos para a leitura e mediação de livros ilustrados Minicurso

O minicurso visa sinalizar para a compreensão de livros para crianças como um precioso território de interdependência entre a escrita e a imagem, que produz uma categoria (gênero) extremamente singular: o livro ilustrado. Além de propor um redirecionamento do olhar para a ilustração a partir de um primeiro contato com regras da chamada gramática visual, que contribui para ampliar nosso repertório crítico e interpretativo das ilustrações e das narrativas visuais.

19h00 - Luiz Herculano de Sousa Guilherme Minicurso 16: Ensino de Gramática em Contextos de PLE, PLA e PLAc Minicurso

A contemporaneidade fez emergir no Brasil uma demanda muito significativa no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em contextos nos quais alunos estrangeiros e falantes não nativos desse idioma tornam-se estudantes. Este curso tem como temática a presença e essencialidade de conteúdos gramaticais em aulas de PLE, PLA e PLAc. O objetivo desta proposta é refletir tópicos, usos e escolhas gramaticais necessárias ao ensino da Língua Portuguesa para os contextos apresentados.

19h00 - Rayonnara Késsia de Souza MINICURSO 17: Poemas Cantados Minicurso

Explora a musicalidade na leitura literária, mediante poemas cantados. Aborda ritmo, som e melodia.

19h00 - Fabiane Verardi Minicurso 18: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NA EXPERIÊNCIAS E NA PRÁTICA ESCOLAR Minicurso

O foco deste minicurso é a inclusão de distintas alternativas metodológicas para a formação de leitores. Apresenta e reflete sobre ferramentas pedagógicas para a educação literária, mostrando suas potencialidades quando aplicadas em processos de ensino e aprendizagem com o objetivo de formar leitores e despertar a imaginação por meio da experiência das atividades propostas. Assim, é neste contexto que o curso se insere e se justifica, na inclusão dos games e outras tecnologias em diferentes abordagens metodológicas – no caso em práticas leitoras – que contemplem as experiências cognitivas dos alunos e, ainda, propor a utilização da gamificação na educação literária como forma de engajar e motivar os alunos para uma experiência de leitura divertida e significativa.

19h00 - Marcelo da Silva Amorim Minicurso 19: CULTURA E INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE PLE Minicurso

O ambiente de aula (inter)cultural e o ensino de PLE. A imagem do outro e a sensibilidade intercultural na formação do aprendente de PLE.

19h00 - Alexandre Simões Pilati MINICURSO 20: Darcy Ribeiro: um olhar literário sobre o universo indígena Minicurso

Darcy Ribeiro é conhecido por sua atuação como político e educador, bem como pensador e etnógrafo. De algum modo, sua produção literária é capaz de reunir aspectos de todas essas nuances de sua figura intelectual. Este curso busca apresentar as linhas gerais do processo literário de transfiguração do indígena na obra literária de Darcy Ribeiro a partir da apresentação crítica de duas de suas obras: 1º dia: Maíra; 2º dia: Utopia Selvagem.

09h00 PALESTRA – A palavra do escritor Palestra
PALESTRA – A palavra do escritor
Local: Palestra - Júlio Emilio Braz

PALESTRA – A palavra do escritor

Palestrante: Júlio Emílio Braz

Mediadora: Marta Gonçalves – UFRN

10h30 - Eduardo Assis Duarte CONFERÊNCIA – Literatura Brasileira Negra Conferência
CONFERÊNCIA – Literatura Brasileira Negra

CONFERÊNCIA – Literatura Brasileira Negra

Eduardo Assis Duarte – Universidade Federal de Minas Gerais

Coord: Diva Tavares – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

16h15 3° Roda de lançamentos Lançamento de Livro
3° Roda de lançamentos

3° Roda de lançamentos

19h00 Apresentação artística Apresentação Artística
Apresentação artística
Local: Mesa de Encerramento

Adriana Ferreira é pedagoga, especialista em Neuropedagogia, graduanda em Letras, pelo IFESP - Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, assessora pedagógica na Secretaria de Educação do Município de Natal, técnica na Equipe do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD/SME-NATAL, estudiosa da temática africana e afrodescente.

19h20 - Kabengele Munanga CONFERÊNCIA – O que pode a Educação contra o racismo Conferência
CONFERÊNCIA – O que pode a Educação contra o racismo

CONFERÊNCIA – O que pode a Educação contra o racismo

Kabengele Munanga - Universidade de São Paulo

Mediadora: Marly Amarilha

Link de transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=bvfoZTLRBq4

20h30 - Marly Amarilha Mesa de Encerramento Encerramento
Mesa de Encerramento
Local: Mesa de Encerramento

Encerramento

Organizador

Seminário Educação e Leitura