PROGRAMAÇÃO DOS SIMPÓSIOS
SIMPÓSIO 1 – LEITURA LITERÁRIA: ESTÉTICA DA RECEPÇÃO AINDA EM DEBATE 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h Link de acesso: https://meet.google.com/izp-afbn-bfv Proponente: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL; GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Mediadores: Eliane Galvão (UNESP) e Thiago Valente (UENP)
|
1. CONSTRUINDO LAÇOS COM A LITERATURA NA LEITURA DO CONTO “A GATA-BORRALHEIRA” Lívia Cristina Cortez Lula de Medeiros |
2. A MATERIALIDADE DO LIVRO JUVENIL E O HORIZONTE DE EXPECTATIVA: POSSIBILIDADES DE RUPTURA? Diana Navas |
3. LITERATURA INFANTIL E EMPODERAMENTO FEMININO: ANÁLISE DE “A PRINCESA QUE ESCOLHIA”, DE ANA MARIA MACHADO Fabricia Jeanini Cirino Pinto |
4. LITERATURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DA OBRA ENOLA HOLMES: O CASO DA SENHORITA CANHOTA, DE NANCY SPRINGER Tatiane Rodrigues Lopes dos Santos; Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira |
SIMPÓSIO 1 – LEITURA LITERÁRIA: ESTÉTICA DA RECEPÇÃO AINDA EM DEBATE 17/11/2022 (Quinta-feira) 14h às 16h Link de acesso: https://meet.google.com/izp-afbn-bfv Proponente: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL; GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Mediadores: Eliane Galvão (UNESP) e Thiago Valente (UENP)
|
1. A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE – UNATI Adriana Gonzaga Lima Corral; Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira |
2. P. S BEIJEI: A PRODUÇÃO LITERÁRIA JUVENIL E SUA RECEPÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR Karen Lane Silva; Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira |
3. LEITURA LITERÁRIA E COAUTORIA: A RECEPÇÃO DE APRENDIZES EM ENTRE A ESPADA E A ROSA Gleidson Felipe Justino da Silva; Alessandra Cardozo de Freitas |
5. ANDAIMAGEM, LITERATURA E CRIATIVIDADE: POR UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL Kívia Pereira de Medeiros Faria; Marly Amarilha |
SIMPÓSIO 2 – LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h Link de acesso: https://meet.google.com/kzu-mfsr-qwh Proponente: Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação – AFIRSE/ Seção Brasileira Mediadora: Emanuela Carla Medeiros – UERN
|
1. RODA DE LEITURA/SALA DE LEITURA – HUMANIZAÇÃO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS LEITORAS Teresa Cristina Aliperti |
2. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR Kleber Ferreira Costa |
3. PERDA E MEMÓRIA AFETIVA EM IMAGENS: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA DA OBRA MINHA VÓ SEM MEU VÔ (2015), DE MARIÂNGELA HADDAD Jaine de Sousa Barbosa; Valnikson Viana de Oliveira; Daniela Maria Segabinazi |
4. MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA: EXPERIÊNCIAS LEITORAS EM SALA MULTISSERIADA Jacksonara Pinheiro dos Santos; Fabricio Alessander Fonseca Medino |
5. ESPAÇO E VALORIZAÇÃO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Nádia Patrícia Ribeiro |
6. O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DA LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA Josenice da Silva Diniz; Jociane da Silva Luciano Ferreira; Sebastião José Leones de Oliveira |
SIMPÓSIO 2 – LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA 17/11/2022 (Quinta-feira) 14h às 16h Link de acesso: https://meet.google.com/kzu-mfsr-qwh Proponente: Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação – AFIRSE/ Seção Brasileira Mediadora: Priscila do Vale Silva Medeiros – UERN
|
1. LITERATURA DE CORDEL NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Edvan Gonçalves Gomes; Alessandra Cardozo de Freitas |
2. ARGUMENTAÇÃO ESCRITA A PARTIR DA RELEITURA DAS FÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO Francimara Marcolino da Silva; Alessandra Cardozo de Freitas |
3. O ENSINO DA LITERATURA PELO OLHAR DO CORDEL Sebastião José Leones de Oliveira; Josenice da Silva Diniz |
4. BAÚ LITERÁRIO: A LEITURA COMO FOMENTO DOS VALORES E EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Eveline Rodrigues Araújo G. de Freitas |
5. PRÁTICA DA PSICOLOGIA ESCOLAR/ EDUCACIONAL NO VIÉS PREVENTIVO E NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING POR MEIO DA LEITURA Eveline Rodrigues Araújo G. de Freitas |
6. LOUCO: SER OU NÃO SER EM O ALIENISTA, DE MACHADO DE ASSIS Marina de Lima Braga Penha; Gisela Maria de Lima Braga Penha |
SIMPÓSIO 3 – NARRATIVAS EM RESISTÊNCIA: ESCRITAS DE SI COMO MANIFESTO DA EDUCAÇÃO 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h Link de acesso: https://meet.google.com/aus-xfrv-pio Proponentes: BIOgraph – Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; ANNHIVIF – Associação Norte-Nordeste das Histórias de Vida em Formação; ASIHVIF – Association Internationale des Histoires de Vieen Formation BioGrafia – Rede Internacional América Latina-Europa; CIRBE – Collège International de la Recherche Biographique en Éducation; GRIFARS-UFRN/CNPq; CONTAR-UFRN/CNPq; NARRAR-UNICID/CNPq Mediadores: Maria da Conceição Passeggi (UFRN-UNICID); Tatyana Mabel Nobre Barbosa (UFRN); Patrícia Lúcia Galvão da Costa (NEI-UFRN) e Patrícia De Ávila Vechiatto Cajai (UNICID, Colégio Dante Alighieri)
|
1. A ESCRITA DE SI NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi; Patrícia de Ávila Vechiatto Cajai |
2. LITERATURA E RESSIGNIFICAÇÃO: VILA RICA REVISITADA Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi; Patrícia de Ávila Vechiatto Cajai |
3. MEMORIAL ESCOLAR: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E RITOS DE PASSAGEM Patrícia Lúcia Galvão da Costa |
4. QUANDO PODER, LITERATURA E DEFICIÊNCIA SE ENCONTRAM: LEITURA DO LIVRO A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA EM SALA DE AULA Antônio Ferreira de Melo Júnior; Francimara Marcolino da Silva |
SIMPÓSIO 3 – NARRATIVAS EM RESISTÊNCIA: ESCRITAS DE SI COMO MANIFESTO DA EDUCAÇÃO 17/11/2022 (Quinta-feira) 14h às 16h Link de acesso: https://meet.google.com/aus-xfrv-pio Proponentes: BIOgraph – Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; ANNHIVIF – Associação Norte-Nordeste das Histórias de Vida em Formação; ASIHVIF – Association Internationale des Histoires de Vieen Formation BioGrafia – Rede Internacional América Latina-Europa; CIRBE – Collège International de la Recherche Biographique en Éducation; GRIFARS-UFRN/CNPq; CONTAR-UFRN/CNPq; NARRAR-UNICID/CNPq Mediadores: Maria da Conceição Passeggi (UFRN-UNICID); Tatyana Mabel Nobre Barbosa (UFRN); Patrícia Lúcia Galvão da Costa (NEI-UFRN) e Patrícia de Ávila Vechiatto Cajai (UNICID, Colégio Dante Alighieri)
|
1. AS NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA: LEITURA E ESCRITA EM TEMPOS DE PANDEMIA Gabriela de Castro Loech Amorim; Maria da Conceição Passeggi |
2. NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS COMO POTENCIALIDADE DE AUTOFORMAÇÃO: PROCESSOS DE RESISTÊNCIA, REINVENÇÃO E VALORIZAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA Patrícia Carla de Macêdo Chagas Faria; Gueidson Pessoa de Lima; Luciane Soares Almeida |
3. PERCURSO NARRATIVO E AUTOFORMATIVO DE UMA PROFESSORA – PESQUISADORA EM GESTÃO AMBIENTAL Luênia Kaline Tavares da Silva |
SIMPÓSIO 4 – ANCESTRALIDADE, REPRESENTAÇÃO DA VIDA E DO UNIVERSO AFRODESCENDENTES NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h Link de acesso: https://meet.google.com/uep-jiis-wyn Proponentes: Cátedra UNESCO de Leitura/ Instituto interdisciplinar de Leitura – iiLER/ PUC-Rio Mediadoras: Eliana Yunes e Denise Ramalho (Cátedra UNESCO de Leitura – iiLER/ PUC-Rio)
|
1. O RITUAL AFRO-BRASILEIRO NA LITERATURA INFANTIL: A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DOS CONGOS DE OEIRAS NO LIVRO MENINO DO CONGO, DE MÁRCIA EVELIN Ana Karynne Belchior Carneiro; Diógenes Buenos Aires de Carvalho |
2. A RECEPÇÃO LEITORA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA A TRÊS CONTOS AFRICANOS DE ADIVINHAÇÃO Kívia Pereira de Medeiros Faria; Raquel Duarte Fernandes; Marly Amarilha |
3. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA A PARTIR DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA Maria Auxiliadora Oliveira da Silva |
4. PROTAGONISMO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DURANTE UMA SESSÃO DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL NEGRA Gildene Lima de Souza Fernandes; Alice de Oliveira Xavier |
5. ABRAÇADOS NO MATO DA GUINÉ: UM OLHAR SOBRE A CULTURA QUE NOS FORMA Alice de Oliveira Xavier; Marly Amarilha |
6. LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA: ANÁLISE DA OBRA O PRESENTE DE OSSANHA, DE JOEL RUFINO DOS SANTOS Araceli Simão Gimenes Russo |
PROGRAMAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO
GT 1 – EDUCAÇÃO, LEITURA E ESCRITA 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 1) Link de acesso: https://meet.google.com/hbq-vvaw-vmc Mediadora: Gildene Lima de Souza Fernandes (NEI/UFRN)
|
1. PROFESSORA, MEU FILHO SÓ FAZ BRINCAR? REFLEXÕES SOBRE A BRINCADEIRA E O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Rosiane Rocha Rafael; Gildene Lima de Souza Fernandes |
|
2. A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Lara Roana Paulino de Figueirêdo; Geovana de Souza Braz; Priscila do Vale Silva |
3. RELAÇÃO SOM-LETRA: FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA Josefa Arruda Silva Neta; Maria Auxiliadora Bezerra |
GT 1 – EDUCAÇÃO, LEITURA E ESCRITA 17/11/2022 (Quinta-feira) 14h às 16h (Sala 2) Link de acesso: https://meet.google.com/hbq-vvaw-vmc Mediadora: Gildene Lima de Souza Fernandes (NEI/UFRN)
|
1. NOVAS PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO À LUZ DA BNCC Alexandra Medeiros Silva; Erica Poliana Nunes de Souza Cunha |
2. A BNCC E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Clesio da Silva Souza; Erica Poliana Nunes de Souza Cunha |
3. ENSINO DA ESCRITA E CURRÍCULO: AS PESQUISAS BRASILEIRAS E SUAS TENDÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS Dâmares Saldanha Toscano de Souza Gomes; Tatyana Mabel Nobre Barbosa |
4. A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OS CASOS MONITORIA E LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Luiz Herculano de Sousa Guilherme; Alice Parede Riffel; Emily Joana Alves
5. QUADRINHOS E MULTILETRAMENTOS: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA Mariany Pereira Cavalcanti de França; Fabiana Pincho de Oliveira |
GT 2 – EDUCAÇÃO, LEITURA E DIVERSIDADE 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 1) Link de acesso: https://meet.google.com/dyj-uidd-qfu Mediadora: Evanir de Oliveira Pinheiro (IFESP-SEEC)
|
1. DUAS MULHERES E OS FIOS CONFESSIONAIS: VOZES DA RESISTÊNCIA DE AUTORIA NEGRA Rosemar Eurico Coenga |
2. O SILÊNCIO ANCESTRAL VERDE/AMARELO: O ANALFABETISMO ETNOCULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA LITERATURA BRASILEIRA INFANTOJUVENIL Evanir de Oliveira Pinheiro |
3. ANALISANDO PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAICÓ/RN Maria Auxiliadora Oliveira da Silva |
4. BAÚ LITERÁRIO: A LEITURA COMO FOMENTO DOS VALORES E EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Eveline Rodrigues Araújo G. de Freitas |
5. SABER, ESCOLA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O QUE PENSAM AS CRIANÇAS NEGRAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DAS REDES PÚBLICAS ESTADUAL E MUNICIPAL DA CIDADE DO NATAL/RN Lucélia da Silva Feliciano; Crislane Barbosa de Azevedo |
6. A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E A FORMAÇÃO LEITORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria do Socorro Lopes da Silva; Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues |
7. PENSAMENTO INDÍGENA E MUNDOS POSSÍVEIS Carlos Eduardo de Araújo |
GT 2 – EDUCAÇÃO, LEITURA E DIVERSIDADE 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 2) Link de acesso: https://meet.google.com/bvk-ahic-ykh Mediadora: Vânia Aparecida Costa (UFRN)
|
1. LEITURAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO COM PROFESSORES/AS INDÍGENAS DO RN Vânia Aparecida Costa; Iasmim Tereza S. de O. Pinheiro; Dioclécio Bezerra da Costa |
2. FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA Gean Fernandes da Silva; Magno Murilo Benedito da Silva; Vânia Aparecida Costa |
3. O MERCADO EDITORIAL, OS BEST-SELLERS E AS NOVAS PERSPECTIVAS DE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA Luzimar Silva de Lima |
4. ALFABETIZAÇÃO ACOLHEDORA E INCLUSIVA PARA CRIANÇAS COM TDAH: UM ESTADO DA ARTE Ângela Maria Andrade Vale; Bianca Silva de Oliveira |
5. O LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DA LITERATURA COMPARADA – A COMPREENSÃO DO PRECONCEITO A PARTIR DA CULTURA AFRICANA Geissler Lima |
6. SCRIPTS DE GÊNERO EM DESTAQUE NA LEITURA DE “ENTRE A ESPADA E A ROSA” Gleidson Felipe Justino da Silva |
7. LEITURAS SOBRE SERTÕES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA BAHIA Rayane Catiuce Vilastro Alves; Anderson Dantas da Silva Brito |
8. ELAS PARA SEREM LIDAS E CONHECIDAS? A (NÃO) PRESENÇA DE MULHERES NUMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA Rayarah Brunyelle de Santana Linhares; Anderson Dantas da Silva Brito |
GT 3 – EDUCAÇÃO, LEITURA E CORPOREIDADE 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 1) Link de acesso: https://meet.google.com/bsb-npjh-dfi Mediador: Márcio Romeu Ribas de Oliveira (UFRN)
|
1. INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DE LINGUAGENS: COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE NOVA CRUZ/RN Hugo Ramon Cordeiro de Medeiros; Franklin Gadelha Cunha; Marcio Romeu Ribas de Oliveira |
2. EDUCAÇÃO FÍSICA NA LITERATURA: AS PRÁTICAS MARGINAIS DO BRINCAR E JOGAR NAS NARRATIVAS DE JOÃO ANTÔNIO Franklin Gadelha Cunha; Hugo Ramon Cordeiro de Medeiros; Márcio Romeu Ribas de Oliveira |
3. CORPO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO DA VIDA E POESIA DE SEVERINA BRANCA Gilmar Leite Ferreira |
4. LEITURA COMO EXPERIÊNCIA ESTESIOLÓGICA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DO OLHAR LEITOR Adeilza Gomes Da Silva Bezerra |
5. SENTIDOS EDUCATIVOS DO CORPO BRINCANTE NAS PRODUÇÕES DE ANTÔNIO NÓBREGA Emanuelle Justino dos Santos; Rosie Marie Nascimento de Medeiros |
6. O CINEMA COMO ESTRATÉGIA PERCEPTIVA: NUANCES DO CORPO E DA SEXUALIDADE EM ALMODÓVAR Paula Nunes Chaves; Terezinha Petrucia da Nóbrega |
GT 4 – EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E MÍDIAS 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 1) Link de acesso: https://meet.google.com/xjk-sdms-pyi Mediadora: Sandro Cordeiro (NEI/UFRN)
|
1. O USO DE VÍDEOS EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA Helayne Cristina Carvalho do Nascimento; Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães |
2. ALFABETISMO VISUAL COMO PARTE DA FORMAÇÃO DO LEITOR: UM ESTUDO DE CASO Fernanda Rios de Melo |
3. A NECESSIDADE OU MODISMO VELADO ACERCA DA LINGUAGEM NEUTRA EM USO NAS MÍDIAS DIGITAIS: UMA BREVE ANÁLISE Giordan Victor Santos Costa; Letícia dos Santos Carvalho |
4. PROJETO BORA LER? MEDIAÇÃO DE LEITURA ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO VIRTUAL Jéssica Oliveira de Pádua |
5. DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DE LINGUAGENS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: O QUE O ESTADO DA ARTE NOS DIZ? Noalda Vanessa Laurentino de Sousa; Allyson Carvalho de Araujo |
6. DO VÍDEO A HQ – A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DOS MULTILETRAMENTOS NO USO DO STORYBOARD COM ALUNOS DO 3º ANO DO FUNDAMENTAL Ysabele Cristina Rodrigues Barra; Ana Priscila Griner |
7. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: RISCOS AO PODER DE LEITURA E CRIATIVIDADE Margeylson Ribeiro da Graça |
GT 5 – EDUCAÇÃO, LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 1) Link de acesso: https://meet.google.com/isb-caao-cri Mediador: Marcelo da Silva Amorim (UFRN)
|
1. ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA – “PLURAL: PORTUGUÊS PLURICÊNTRICO” Ricardo Alexandre Peixoto Barbosa; Marcelo da Silva Amorim |
2. ETHOS DISCURSIVO NO MATERIAL DIDÁTICO PLE Gercleide Gomes da Silva Ferreira do Nascimento; Dayana Bento de Souza |
3. FORMAS DE SE DESCULPAR EM LD DE PLE: POR UMA ABORDAGEM COMUNICATIVA E INTERCULTURAL Dayana Bento de Souza; Gercleide Gomes da Silva Ferreira do Nascimento |
4. QUAREPE: UM OLHAR INTERCULTURAL Brenda Louise Ferreira; Ricardo Alexandre Peixoto Barbosa |
GT 5 – EDUCAÇÃO, LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS 17/11/2022 (Quinta-feira) 14h às 16h (Sala 2) Link de acesso: https://meet.google.com/isb-caao-criMediador: Marcelo da Silva Amorim (UFRN)
|
---|
1. AS MÍDIAS PELO ENSINO DE ASPECTOS REGIONAIS DA LINGUACULTURA BRASILEIRA Wendell Pereira da Silva |
2. TRABALHANDO OS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS, EM LÍNGUA INGLESA, NAS HISTÓRIAS DE MAURÍCIO DE SOUSA Ana Mércia Duarte Da Silva Nuss |
3. EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA DE IMIGRANTES – ENTRE RELATOS E SILÊNCIOS Luiz Herculano de Sousa Guilherme; Ana Paula Kuczmmynda da Silveira; William Carlos Ventura Galstki |
GT 6 – EDUCAÇÃO, LEITURA E PRÁTICAS DOCENTES 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 1) Link de acesso: https://meet.google.com/zry-rhjs-vnc Mediadora: Juliana de Melo Lima (UFRN)
|
1. ENTRE GRITOS E SILÊNCIOS: UMA ANÁLISE DAS DISCUSSÕES SOBRE A EFETIVIDADE DA LEI 10639/03 EM DIÁLOGOS COM A LITERATURA DECOLONIAL Aracilba Rodrigues |
2. A LITERATURA INFANTIL EM SALA DE AULA: PARA ALÉM DA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO, UM IMPORTANTE RECURSO NA ALFABETIZAÇÃO Vivian de Sousa Furtado Fonseca |
3. CONSTRUÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS: UM ELO ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA Liliane Barros Oliveira Delorenzi; Camila Augusta Valcanover |
4. LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Betanea Platzer |
5. SARAU POÉTICO: ANÁLISE DE UMA VIVÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa; José Hélder Pinheiro Alves |
6. O GÊNERO CHARGE E A LEITURA Jociane da Silva Luciano Ferreira; Josenice da Silva Diniz |
7. A IMPORTÂNCIA DA SENSIBILIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PARA FORMAÇÃO DO PROJETO DE VIDA Ana Maria de Araújo Martins; Sérgio Vale da Paixão |
GT 6 – EDUCAÇÃO, LEITURA E PRÁTICAS DOCENTES 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 2) Link de acesso: https://meet.google.com/yuf-pkuy-oia Mediadora: Maria Cristina Leandro de Paiva (UFRN)
|
1. CONHECENDO AS PRÁTICAS DE LEITURAS DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Rhanna Raquell Moura Salim De Souza; Maria de Fatima Xavier da Anunciação de Almeida |
2. ABAYOMI: CONSCIÊNCIA SOCIAL, RESISTÊNCIA E AFETIVIDADE Gladys de França Vieira |
3. PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA Silvana Dias Cardoso Pereira; David da Silva Pereira |
4. SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A OBRA LITERÁRIA: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA: REFLEXÕES E PRÁTICAS Lorena Bischoff Trescastro; Cilene Maria Valente da Silva; Sérgio Renato Lima Pinto |
5. AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO: A INTERTEXTUALIDADE EM OKPIJA Heloísa Teresa Vicente de Souza Fagundes; Andrialex William da Silva |
6. O QUE FALAM AS CRIANÇAS SOBRE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de Menezes; Maria Cristina Leandro de Paiva |
7. E AGORA, É A HORA DA HISTÓRIA! – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS Gilvania Lima de Souza Miranda; Teresa Régia Araújo de Medeiros; Maria Clara Gomes do Nascimento |
GT 6 – EDUCAÇÃO, LEITURA E PRÁTICAS DOCENTES 17/11/2022 (Quinta-feira) 14h às 16h (Sala 3) Link de acesso: https://meet.google.com/zry-rhjs-vnc Mediadora: Daniela Amaral Silva Freitas (UFRN)
|
1. O PERCURSO DA ESCRITA: SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Thayane de Araújo Morais |
2. A LEITURA NA SALA DE AULA DE HISTÓRIA: ENTRE O DESEJÁVEL E O EXECUTADO Andrielly Karolina Duarte Braz de Freitas |
3. DA SUBJETIVIDADE À ANCESTRALIDADE: CARTOGRAFIA DA DESCOLONIZAÇÃO DE UM PROFESSOR Plínio Rogenes de França Dias |
4. REINVENÇÃO DE PRÁTICAS LITERÁRIAS COM A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA A INFÂNCIA Márcia Evelim de Carvalho |
5. ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Eloiza Milka Cardoso Dias; Francisca Joilsa da Silva; Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra |
6. FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Daniela Amaral Silva Freitas; Sayonara Fernandes da Silva |
7. SILENCIAMENTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE E SILENCIAMENTOS DA SALA DE AULA NA PRÁTICA DOCENTE David da Silva Pereira; Silvana Dias Cardoso Pereira 8. A RECEPÇÃO ESTÉTICA NA PERSPECTIVA DA MUSICALIDADE LITERÁRIA: A CANÇÃO EM LAMPIÃO E LANCELOTE Rayonnara Késsia de Souza.
|
GT 7 – EDUCAÇÃO E LITERATURA 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 1) Link de acesso: https://meet.google.com/tju-dgts-rmc Mediadora: Diana Maria Leite Lopes Saldanha (UERN)
|
1. LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: TRABALHANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO E O RESPEITO ÀS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Thalita Helena Bandeira Neves; Joilza Xavier Cortez |
2. A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TEXTOS LITERÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA OBRA AMAR O MAR, DE JANE PRADO Khetlyn Maria Sousa da Silva Duarte; Maria Niete Santos de Medeiros |
3. CLARICE LISPECTOR NA SALA DE AULA: UMA LEITURA DO CONTO “OS DESASTRES DE SOFIA” Sheila Vieira Nanes dos Santos Galvão |
4. LITERATURA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN: EXPERIÊNCIAS COM A REVITALIZAÇÃO DA SALA DE LEITURA Emanuela Carla Medeiros de Queiros; Renata Junqueira de Souza |
5. OS DESAFIOS DA LITERATURA NA EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ENLACE Concísia Lopes dos Santos |
6. CONFRARIA LITERÁRIA: O PAPEL DA MEDIAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO JOVEM LEITOR Júlia das Neves Mateus; Chirley Domingues |
7. LITERATURA INFANTIL E EMPODERAMENTO FEMININO: ANÁLISE DE “A PRINCESA QUE ESCOLHIA”, DE ANA MARIA MACHADO Fabricia Jeanini Cirino Pinto; Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira |
8. LEITURAS PERMITIDAS E LEITURAS DESEJADAS: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM LITERATURA E AS ESCOLHAS DO LEITOR EM FORMAÇÃO Cláudia de Oliveira Daibello |
GT 7 – EDUCAÇÃO E LITERATURA 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 2) Link de acesso: https://meet.google.com/xdq-djvp-aii Mediadora: Marly Amarilha (UFRN)
|
1. NARRATIVAS VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (RE)CONTANDO HISTÓRIAS E FORMANDO LEITORES Maria Rosangela Lacerda Ferreira; Abraão Vitoriano de Sousa |
2. RITMO E POESIA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA NUMA PERSPECTIVA LÍTERO-MUSICAL Márcia Cambuí Rosado da Silveira |
3. OFICINA DE LEITURA LITERÁRIA E ESCRITA CRIATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM ATIVIDADES DE ESTÁGIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Israel Niwton da Costa Pereira; Fabiana Ferreira da Costa |
4. LEITURA DE QUADRINHOS POR CRIANÇAS GAÚCHAS NOS ANOS 1950: ENTRE A CONDENAÇÃO E O ENTRETENIMENTO Marília Forgearini Nunes; Rosa Maria Hessel Silveira; Maria Helena Hessel |
5. O CÍRCULO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PRÁTICA COM MEMÓRIAS QUASE PÓSTUMAS DE MACHADO DE ASSIS (2014), DE ÁLVARO CARDOSO GOMES Juliana Garcia Martins de Lima; Vanderléia da Silva Oliveira |
6. A LÍRICA DE LENILDE FREITAS NA SALA DE AULA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO Thaísa Rochelle Pereira Martins; José Hélder Pinheiro Alves |
7. O LIVRO DE IMAGEM NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO E A PRÁTICA DOCENTE Joseany Lunguinho Gomes Perinelli; Alba Maria Monteiro Santos Lessa; Daniela Maria Segabinazi |
|
GT 7 – EDUCAÇÃO E LITERATURA 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 3) Link de acesso: https://meet.google.com/nxf-vatt-hmc Mediadora: Jacyene Melo de Oliveira Araújo (UFRN)
|
---|
|
1. LIVRO IMAGEM: POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA DIMENSÃO ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Marieli Paim de Lima; Fabiana Lazzari Lorenzet; Flávia Brocchetto Ramos |
2. AS CONTRIBUIÇÕES DO BALE-FORMAÇÃO PARA ALUNOS QUE ATUAM COMO VOLUNTÁRIOS NO PROGRAMA Maria Jocelma Duarte de Lima; Beatriz Andrade dos Santos; Diana Maria Leite Lopes Saldanha |
3. LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OBRAS DA ESCRITORA SALIZETE FREIRE Ana Karoline Rodrigues da SIlva; Juliana de Melo Lima |
4. LITERATURA E LETRAMENTO: CONEXÕES POSSÍVEIS Buena Bruna Araujo Macêdo; Julie Idália Araujo Macêdo |
5. FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIO E ENSINO DE ESPANHOL EM UMA ESCOLA NA FRONTEIRA TRINACIONAL (ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI) Carolina Mendes Suchoi; Luisa Fernanda Bustamante Ortiz; Mariana Cortez |
6. PROJETO: ENIGMA DA LEITURA Nara Maria Barbosa da Silva; Ingrid de Oliveira Moura |
7. UMA LEITURA DE TORTO ARADO NA SALA DE AULA Ana Paula Sousa Silva |
GT 7 – EDUCAÇÃO E LITERATURA 17/11/2022 (Quinta-feira) 14h às 16h (Sala 4) Link de acesso: https://meet.google.com/tju-dgts-rmc Mediadora: Denise Maria de Carvalho Lopes (UFRN)
|
1. “FEL”, DE JAVIER ARANCIBIA CONTRERAS (2020): LETRAMENTO LITERÁRIO E PANDEMIA Ana Paula Franco Nobile Brandileone; Talita Maria Ribeiro dos Santos; Maria Eduarda Rossito Andrade |
2. LITERATURA NA ESCOLA: LER, ESCREVER E COMPARTILHAR TEXTOS Maria Luciana Scucato Benato; Elisa Maria Dalla-Bona |
3. LER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA Júlia Maria Queiroz da Silva; Maria Thaisa de Lima; Pedro Aurélio de Oliveira Silva |
4. A FORMAÇÃO DE LEITORES: PERSONAGENS DE HISTÓRIAS INFANTIS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM CHARGES Lorena Bischoff Trescastro; Simone de Jesus da Fonseca Loureiro; Vania Maria Batista Sarmanho |
5. A SUBJETIVIDADE DO LEITOR E O ENSINO DE LITERATURA NO EM Juliana Felix Henrique de Almeida Rego |
6. NÚCLEO DE ENSINO LITERÁRIO NA CIDADE DE IMPERATRIZ – MARANHÃO – UMA EXPERIÊNCIA DE PARTILHAS E ESTUDOS LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO Samanta Barreto Matos de Souza
|
GT 7 – EDUCAÇÃO E LITERATURA 17/11/2022 (Quinta-feira) 14h às 16h (Sala 5) Link de acesso: https://meet.google.com/xdq-djvp-aii Mediadora: Jacyene Melo de Oliveira Araújo (UFRN)
|
1. PENSANDO SOBRE O LIDO: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE AS SUAS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues; Alessandra Cardozo de Freitas |
2. EXPERIÊNCIA COM CÍRCULO DE LEITURA EM TURMA DE OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Valéria do Amaral Ferreira Richter |
3. FORMAÇÃO DO LEITOR APRENDIZ NOS ANOS INICIAIS Socorro Seleide Brandão |
4. A LITERATURA QUE MUDA O COTIDIANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Vitória de Araújo Massud; Bianca Regina Gomes Furtado |
5. PERPETUANDO A COLONIZAÇÃO: A AUSÊNCIA DE LITERATURAS E PRODUÇÕES NORTISTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Rebeca Maria Morais da Paixão; João Eduardo Coelho Arminio |
6. A LITERATURA NO COMBATE AO BULLYING NAS ESCOLAS Rosalina Albuquerque Henrique |
8 O PEDAGOGO EM FORMAÇÃO INICIAL E A LITERATURA INFANTIL NEGRA Heloísa Teresa Vicente de Souza Fagundes; Alessandra Cardozo de Freitas |
GT 7 – EDUCAÇÃO E LITERATURA 17/11/2022 (Quinta-feira) 14h às 16h (Sala 6) Link de acesso: https://meet.google.com/nxf-vatt-hmc Mediadora: Juliana de Melo Lima(UFRN)
|
||||
1. LEITURA LITERÁRIA COM UMA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Rozejane Domingos da Silva; Débora Regina de Paula Nunes |
||||
2. FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM: PERSPECTIVAS E DESAFIOS Jussara da Conceição Soares; Diana Maria Leite Lopes Saldanha; Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra |
||||
7. ABRACE O SEU ROMANCE NAS REDES SOCIAIS: UM NOVO TERRITÓRIO PARA O DIÁRIO DE LEITURA Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva 8. EDUCAÇÃO BÁSICA E LITERATURA INFANTIL: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Elidiane Francisca da Silva. |
GT 8 – EDUCAÇÃO E ESPAÇOS DE LEITURA 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 1) Link de acesso: https://meet.google.com/rgu-wdmh-hvs Mediador: José Edmilson Felipe da Silva (UFRN) |
1. CLUBES VIRTUAIS DO LIVRO RELIGIOSO PARA O PÚBLICO INFANTIL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE REPRESENTAÇÕES DA LEITURA E DESSE PÚBLICO LEITOR Mayara Regina Simões; Luzmara Curcino |
2. CONTRADIÇÕES DISCURSIVAS NAS REPRESENTAÇÕES DO LEITOR NO PROGRAMA CONTA PRA MIM (MEC 2020) Adriana Cícera Amaral Fancio; Luzmara Curcino |
3. NA POESIA DAS PALAVRAS O ENCANTAMENTO DO APRENDER Francymary Beatriz da Silva Bezerra; Geovana Cláudia de Araújo Silva Langellotto; Luciana Soares Ferreira |
4. LITERATURA INFANTIL NEGRA – CONSTRUINDO UMA NOVA REALIDADE Francymary Beatriz da Silva Bezerra; Ana Lúcia de Lima; Luciana Soares Ferreira |
5. ESPAÇOS ESCOLARES E O LETRAMENTO LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES COM AÇÕES AFIRMATIVAS Maria Gilliane de Oliveira Cavalcante; Renata Junqueira de Souza |
6. PROJETO BALE MIRIM: UMA MEDIAÇÃO DE LEITURA COM A OBRA “UMA PRINCESA DIFERENTE?” DE CRISTIANE SOUSA Beatriz Andrade dos Santos; Aparecida Suiane Batista Estevam; Diana Maria Leite Lopes Saldanha |
7. CONEXÃO LITERÁRIA: UM OLHAR PARA A EXPERIÊNCIA LEITORA NA ESCOLA Claudenice da Silva Souza; Livramento Fernanda de Lima Araújo |
GT 8 – EDUCAÇÃO E ESPAÇOS DE LEITURA 17/11/2022 (Quinta-feira) 14h às 16h (Sala 2) Link de acesso: https://meet.google.com/rgu-wdmh-hvs Mediador: José Edmilson Felipe da Silva (UFRN)
|
1. A HISTÓRIA O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO NO BALE MIRIM Kivia Pereira Queiroz; Francisca Joilsa da Silva; Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra |
2. DE UM ESPAÇO FÍSICO À UM AMBIENTE LEITOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR EM FAZENDA RIO GRANDE Stefany de Souza da Roza; Elisa Maria Dalla-Bona |
3. EXPERIÊNCIA VIVÊNCIA ATRAVÉS DO PROGRAMA BALE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN Letícia Santos Fernandes; Déborah Karolline Turibio da Sílvia; Kyvia Jordania de Souza Soares |
4. 10 ANOS DO CLUBE DO LIVRO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITORES Deivison Conceição dos Santos |
5. FORMAR-SE LEITOR PARA FORMAR NOVOS LEITORES: EXPERIÊNCIAS NA SALA LEITURA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UERN Brena Kesia da Silva Braga; Taisa do Carmo Oliveira; Emanuela Carla Medeiros de Queiros |
6. BIBLIOPONG: FORMAÇÃO DE LEITORES NA COMUNIDADE DE REDONDA EM ICAPUÍ-CE Renata de Souza Braga |
7. O ATHENEU NORTE RIO-GRANDENSE – PATRIMÔNIO DA EDUCAÇÃO POTIGUAR Francisco de Assis de Lima |
8. MULHERIO DAS LETRAS: OS MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS DA LEITURA E DA ESCRITA LITERÁRIA FEMININA NO RN Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva; Raquel de Araújo Serrão; Laysi Araújo da Silva |
GT 9 – EDUCAÇÃO E LEITURA DE RAÍZES AFRICANAS 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 1) Link de acesso: https://meet.google.com/ius-pzcz-gtw Mediadora: Leonardo Mendes Álvares
|
1. DISCUSSÕES SOBRE A ÁFRICA: AFRONTANDO A LÓGICA COLONIAL Josivando Ferreira da Cruz; Marcilio de Souza Vieira; Aglailton da Silva Bezerra |
2. COMO FOI A IMPLANTAÇÃO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS? Julie Idália Araujo Macêdo; Buena Bruna Araujo Macêdo |
3. LITERATURA INFANTIL NEGRA: O PAPEL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA Estrela Pereira dos Santos; Manoilly Dantas de Oliveira; Thalia Mirelle Miranda do Sitio |
4. HISTÓRIA DO COTIDIANO NA LEITURA DA CRÔNICA “TERRA DE NINGUÉM (VII)” DE JÚLIO EMÍLIO BRAZ Diva Sueli; Ariana Targino; Edvaldo de Oliveira |
5. LITERATURA INFANTIL NEGRA: UMA ANÁLISE SOBRE SEUS USOS EM SALA DE AULA Mirella Salgues de Carvalho; Lucas Silva de Oliveira |
6. LITERATURA INFANTIL NEGRA E RECEPÇÃO LITERÁRIA: SENSIBILIDADE, IDENTIFICAÇÃO E ALTERIDADE NA EXPERIÊNCIA DAS LEITORAS AO (RE)CONTO ABRAÇADOS NO MATO DA GUINÉ Marcela del Carmen Pulgar Alvarez; Mara Cleide Pereira de Oliveira Querino; Marly Amarilha 7. A PRINCESA QUE ANDAVA DE MÃOS DADAS COM A BELEZA E O MENINO PINTADO DE NOITE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE LITERATURA INFANTIL NEGRA Jéssica Freire da Silva. 8. UMA PRINCESA NEGRA EM UMA RODA DE LEITURA LITERÁRIA COM UMA TURMA DO 4º ANO DA CASA ESCOLA Jéssica Freire da Silva. |
GT 9 – EDUCAÇÃO E LEITURA DE RAÍZES AFRICANAS 17/11/2022 (Quinta-feira) 14h às 16h (Sala 2) Link de acesso: https://meet.google.com/ius-pzcz-gtw Mediadora: Marta Gonçalves (UFRN)
|
1. LIVROS DE LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: CENÁRIO DA PRODUÇÃO CONTEMPORÂNEA EM ANÁLISE Gessica Girliane Sales da Silva; Juliana de Melo Lima |
2. LITERATURA INFANTIL NEGRA: O QUE DIZEM OS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA NO PORTFÓLIO Ariana Targino do Nascimento; Manoilly Dantas de Oliveira |
3. O RACISMO ESTRUTURAL EM PONCIÁ VIVÊNCIO DE CONCEIÇÃO EVARISTO Alyne de Sousa Jardim |
4. O PÁTIO DAS SOMBRAS: REFLEXÕES SOBRE AS INTERVENÇÕES DA PRÉ-LEITURA Alice de Oliveira Xavier; Elizabeth Rocha de Oliveira; Juliana de Melo Lima 5. TANGALIMLIBO: A PRESENÇA DO FEMININO COMO HERANÇA CULTURAL AFRICANA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR Sayonara Fernandes da Silva; Nara Nathalie Nascimento dos Santos |
GT 10 – EDUCAÇÃO, LEITURA E CIÊNCIAS 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 1) Link de acesso: https://meet.google.com/byc-dasv-fnp Mediador: Thiago Emmanuel Araújo Severo (UFRN)
|
1. IMPLICACIONES DEL LENGUAJE EN LA PLASTICIDAD DE LA FORMACIÓN INFANTIL Joaquín Pegueros S |
2. RELAÇÕES POSSÍVEIS ENRIQUECEDORAS ENTRE A LITERATURA E A PSICOLOGIA Samia Dayana Cardoso Jorge |
3. LIMITAÇÕES DA LINGUAGEM CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Amanda Beatriz Ferreira Damasceno; Thiago Emmanuel Araújo Severo |
GT 11 – PROJETOS/AÇÕES E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E LEITURA DA SEEC/RN 16/11/2022 (Quarta-feira) 14h às 16h (Sala 1) Link de acesso: https://meet.google.com/ksx-hwqd-hiv Mediadores: Lidemberg Rocha de Oliveira (SECC/RN); Délia Maria Barbosa Bezerra (SECC/RN)
|
1. BIBLIOTECA ATIVA Ana Cecília de Medeiros Costa Garcia |
2. "OSCAR DE LEITURA 2022" Tânia Luísa de Queiroz Gonzaga |
3. CADERNO DE ELOGIOS NA SEMANA DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO Sandra Cristina da Silva Cassiano; Francisca Eva Vilma Contato |
4. RN + LEITURA: PROPOSTAS E DESAFIOS PARA TRANSFORMAR O RN NUM TERRITÓRIO DE LEITORES Délia Maria Barbosa Bezerra |
5. ASAS DE PAPEL: VIAGEM AO MUNDO LITERÁRIO Sebastião Fabiano de Queiroz Souza |
PROGRAMAÇÃO DOS MINICURSOS
MINICURSOS 16/11/2022 (Quarta-feira) e 17/11/2022 (Quinta-feira) 19h às 21h |
|||
Nome do minicurso |
Ministrantes |
Apoio técnico |
Sala do Google Meet |
MINICURSO 01 – Mediação do livro ilustrado: Vamos olhar mais de perto? |
Estrela Pereira dos Santos (UFRN) |
Kívia Medeiros |
|
MINICURSO 02 – Escritas de Mulheres Negras na Literatura Infantil: protagonismos, letramentos e (re)encantamentos |
Simone Ricco (UFF) |
Josianna Maria Moreira de Oliveira |
|
MINICURSO 03 – Leitura, Literatura Infantil e Escrita na Educação Infantil: a formação de seres letrais |
Adriana Francisca de Medeiros (UFAM) |
Gilvania Lima de Souza Miranda |
|
MINICURSO 04 – Autoria de Negros(as) na Literatura de Cordel |
José Hélder Pinheiro Alves (UFCG) |
Edvan Gonçalves Gomes |
|
MINICURSO 05 – Leitura e Leitores no Livro Didático de Língua Portuguesa |
Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida (UFMS) |
Noara Costa de Melo |
|
MINICURSO 06 – Práticas de Mediação de Leitura, Literatura e Etnicidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Lorena Bischoff Trescastro (CEP Getúlio Vargas) |
Edvaldo de Oliveira dos Santos Júnior e Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues |
|
MINICURSO 07 – Charge em dois tempos: linguagem e morte do autor |
Ivan Cabral (UFRN) |
Bianca Regina Gomes Furtado |
|
MINICURSO 08 – Literatura Juvenil: tendências e perspectivas de leitura |
Diana Navas (PUC/SP) Luara Almeida (PUC/SP) |
Lívia Cristina Cortez Lula de Medeiros |
|
MINICURSO 09 – A Leitura e a Escrita Literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Elisa Maria Dalla-Bona (UFPR) |
Gildene Lima de Souza Fernandes |
|
MINICURSO 10 – Cultura Literária e a Formação Leitora: o papel docente como mediador de leitura |
Vanderléia da Silva Oliveira |
Thalia Mirelle Miranda do S. Souza |
|
MINICURSO 11 – A Narrativa como Elaboração de Expectativas: a leitura na escola e a capacidade de aspirar |
Anderson Da Mata (UnB) |
Andrialex William da Silva |
|
MINICURSO 12 – Ver, pensar e falar: uma reflexão sobre a visualidade semântica e sintática do livro de narrativa por imagens na escola |
Sayonara Fernandes da Silva (SEEC-RN SME-Nata/RN) |
Marcela del Carmen Pulgar Alvarez |
|
MINICURSO 13 – Lobato na Escola: mediação e antirracismo |
Milena Martins (UFPR) |
Francimara Marcolino da Silva |
https://meet.google.com/gvm-kzrt-tup |
MINICURSO 15 – De olhos bem abertos: Caminhos para a leitura e mediação de livros ilustrados |
Rodrigo Fischer - Ilustrador (UEPE) |
Clarisse Elizabeth de Sena Liberato |
https://meet.google.com/dxv-uwaz-opn |
MINICURSO 16 – Ensino de Gramática em Contextos de PLE, PLA e PLAc |
Luiz Herculano de Sousa Guilherme (IFSC) |
Alice Xavier |
https://meet.google.com/ioo-orsr-wjr |
MINICURSO 17 – Poemas Cantados |
Rayonara Késia (SEEC-RN) |
Nara Nathalie Nascimento dos Santos |
https://meet.google.com/ufh-wjyt-hwu |
MINICURSO 18 – Alternativas Metodológicas na Experiências e na Prática Escolar |
Fabiane Verardi (UPF) |
Danielle Medeiros de Souza |
https://meet.google.com/coh-khmu-vjp |
MINICURSO 19 – Cultura e Interculturalidade no Ensino de PLE |
Marcelo da Silva Amorim (UFRN) |
Mirella Salgues de Carvalho |
https://meet.google.com/wdj-ncvz-bxi |
MINICURSO 20 – Darcy Ribeiro Um Olhar Literário Sobre O Universo Indígena |
Alexandre Pilati (UnB) |
Manoilly Dantas de Oliveira |
https://meet.google.com/smi-sfdo-its |