A Cultura Técnica em Gilbert Simondon

com o professor Thiago Novaes

Faça sua inscrição
De 27 novembro a 2 de dezembro Todos os dias das 14h00 às 17h00

Sobre o Evento

Resumo

O curso propõe a compreensão do conceito de cultura técnica, tal como desenvolvido por Gilbert Simondon, como fundamental para repensar o progresso técnico em direção à valorização da autonomia e da criatividade humanas. Para Simondon, a técnica não é apenas instrumento de domínio ou mera aplicação de formas à matéria, mas se constitui como uma das formas fundamentais do vínculo humano com a natureza, carregando uma dimensão cultural intrínseca. O filósofo afirma que a verdadeira cultura técnica reconhece a “tecnicidade” dos objetos técnicos, integrando-os à história e ao horizonte inventivo da sociedade, e não os reduzindo a simples utensílios descartáveis ou “caixas-pretas” incompreendidas. Essa abordagem permite superar tanto o preconceito quanto a alienação em relação à técnica, possibilitando que sujeitos se apropriem criativamente dos processos técnicos, participando ativamente de sua gênese, transformação e evolução. Investir na formação de uma cultura técnica, portanto, significa promover uma relação ética, inventiva e aberta entre os seres humanos e os objetos técnicos, favorecendo não apenas o avanço material, mas especialmente a autonomia intelectual e a criatividade social. Nesse sentido, o minicurso propõe criar um ambiente de reflexão crítica e prática sobre o papel da técnica como elemento mediador entre indivíduo, sociedade e mundo, conforme defendido por Simondon, estimulando a construção de um progresso técnico verdadeiramente emancipador e criador.

Thiago Novaes

Pesquisador de pós-doutorado. Professor Colaborador junto ao Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Antropologia Social (UnB, 2016). Bacharel em Ciências Políticas e Mestre em Antropologia Social (Unicamp, 2001; 2012). Pósdoc na Universidade College London, UCL, Inglaterra (2019); pósdoc na Universidade Federal Fluminense (2018). Autor de "Os Filhos da Técnica: o futuro do humano informacional" (Dialética, 2017), e principal organizador da coletânea internacional "Máquina Aberta: a mentalidade técnica de Gilbert Simondon" (2022). Tem interesse em Políticas Públicas, Teoria Antropológica, Teoria de Mídia, Antropologia da Saúde e do Corpo, Antropologia da Ciência e da Técnica, Internet e Sistemas de Telecomunicações.

Programação do Minicurso

Aula 1: Introdução à obra de Gilbert Simondon e nota biográfica

27/11/2025 - quinta-feira – de 14h às 17h

Aula 2: Alienação Técnica e Obsolescência Programada

28/11/2025: sexta-feira

Aula expositiva de 14h às 17h

18h às 20h - Lançamento do Livro (bilíngue esp/por): NOVAES, Thiago (Ed.). Simondon 100 años – pensamiento trandutivo. Bogotá: Aula Humanidades, 2024.

Aula 3: Cosmotécnica e Tecnicidade dos Objetos Técnicos

01/12/2025: segunda-feira – 14h às 17h

Aula 4: Tecnomagia e Tecnoestética

02/12/2025: terça-feira – 14h às 17h

Na quinta-feira, 27/11, na Sala 4 da FACOM (Faculdade de Comunicação, perto de Letras).
Na sexta-feira, 28/11, no Auditório do PAF3 (Glauber Rocha, ao lado de Letras).
Na segunda-feira, 01/12, no Auditório do PAF3 (Glauber Rocha, ao lado de Letras).
E na terça-feira, 02/12, na Sala 4 da FACOM (Faculdade de Comunicação, perto de Letras).

Lembramos que na sexta-feira, de 18h às 20h, ocorrerá o lançamento do livro do professor Thiago Novaes.

Carregando área de inscrição

Local

Universidade Federal da Bahia, Avenida Milton Santos s/n - Salvador, BA, Ondina, Salvador, Bahia
Ver no mapa

Organizador

Ana Lígia Leite e Aguiar