II TEOLOGIA EM DIÁLOGO
Tema: A formação litúrgica do Povo de Deus e a recepção da 3ª edição do Missal Romano para o Brasil à luz da Desiderio Desideravi
Dia: 13 de Junho
Local: Auditório da Faculdade Católica do Maranhão
O EVENTO SERÁ HÍBRIDO
Palestrante: Prof. Esp. Pe. Jayder Oliveira dos Santos
A liturgia, dimensão fundamental para a vida da Igreja, é fonte de espiritualidade e exprime o caráter eclesiológico quando o povo sacerdotal reunido nos diversos ministérios celebra o Mistério Pascal de Cristo. Após a frutuosa colaboração com a ciência litúrgica advinda do Movimento Litúrgico (séc. XIX-XX), o Concílio Vaticano II (1962-1965) ordenou a Reforma Litúrgica a partir de critérios expostos na Constituição “Sacrosanctum Concilium” (1963). Em vista disso, o Concílio expressou a necessidade de promover a formação litúrgica nos mais diversos âmbitos (SC 14-19) para alcançar a desejada participação consciente e ativa dos fiéis na celebração litúrgica, entendendo bem os ritos e as preces (SC 48).
Nesse caminho de continuidade, a Carta Apostólica “Desiderio Desideravi” (2022) do Papa Francisco reflete questões atuais em torno da liturgia, como a perda da capacidade de o homem moderno se confrontar com a ação simbólica (DD 27), a necessidade de uma séria e vital formação litúrgica para fora do âmbito acadêmico que forme à liturgia a partir da própria liturgia (DD 31,34-35) e uma cuidadosa ars celebrandi relativa a todos os fiéis.
COORDENAÇÃO DE TELOGIA | TEOLOGIA@IESMA.EDU.BR