A internacionalização do ensino superior: um olhar crítico sobre o movimento nos cursos de graduação

Faça sua inscrição
Sexta, 11 de outubro de 2024 Das 14:00 às 15:30

Sobre o Evento

A internacionalização do ensino superior é uma demanda em muitos países, sobretudo considerando-se as exigências das agências avaliadoras e os rankings decorrentes. Há questões superficiais e profundas, envolvendo muito mais que recursos financeiros e humanos. É necessário considerar os objetivos da internacionalização, os seus impactos e os benefícios para os estudantes dentro do contexto. Essa conversa tem como objetivo discutir as complexidades da internacionalização e as condições para que ela aconteça nos cursos de graduação, considerando-se os vários modelos existentes.

Com Malyina Leal, doutora em Letras pela FFLCH e vice-coordenadora do curso de Administração de Empresas na FGV EAESP. Tem interesse em assuntos relacionados à educação, ao letramento acadêmico em língua estrangeira, à internacionalização do ensino superior, atividade de publicação de artigos acadêmicos e orientação de alunos de pós-graduação.

Carregando área de inscrição

Organizador

LLAC

O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) em Línguas Materna e Estrangeiras foi criado em 2011 pelas Profas. Dras. Marília Mendes Ferreira e Eliane G. Lousada, das áreas de inglês e francês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Representa uma ação inédita no âmbito da USP de atuar nas deficiências do letramento, conduzindo os alunos a uma socialização efetiva do discurso acadêmico e das tarefas exigidas na graduação, através de monitorias individuais a esses alunos.

O LLAC surge então como uma perspectiva de colaboração para a produção textual de gêneros acadêmicos, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, contribuindo, assim, para o letramento acadêmico de graduandos e pós-graduandos.