Proposta da Palestra
O que aconteceu na América Latina, em termos teológicos, a partir das décadas de 1950 e 1960 foram tentativas de responder à nova configuração mundial do pós-guerra.
A teologia da libertação foi talvez a mais importante destas reações. As suas propostas, sob a influência do Vaticano II, criaram uma verdadeira desestabilização na Igreja Católica, mas também entre os protestantes evangélicos.
Para eles, tornou-se uma fonte de inspiração e crítica. A principal crítica tem sido dirigida à chave hermenêutica marxista utilizada pelos seus teóricos. Ao mesmo tempo, estes teólogos evangélicos latino-americanos compreenderam a necessidade de rever os antigos paradigmas missiológicos, dadas as grandes injustiças sociais presentes no continente e a situação de pobreza socioeconômica da maioria da população latino-americana.
É, portanto, o embrião da Teologia da Missão Integral, que apresenta as perspectivas de uma realidade próxima dos agentes e intérpretes contemporâneos numa análise investigativa e técnica.
Concluímos que nosso encontro propõe uma análise sob o prisma da teologia social e política construída na interioridade do mundo protestante, sem desconsiderar sua pluralidade, mas esforçando-se por encontrar pontos de convergência e interconexões que nos permite construir um cenário legível.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.