A pesquisa na Floresta Amazônica

Faça sua inscrição
Terça, 12 de abril de 2022 Das 14:00 às 15:30
Evento online O link do evento ainda não foi informado

Sobre o Evento

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica no âmbito do Programa Jovem Pesquisador, convida a todos para à palestra A pesquisa na Floresta Amazônica.

Moderadora: Profa. Vera Lúcia Banys.

Palestrante: Dra. Maria Teresa Fernandez Piedade.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1975), mestrado (1985) e doutorado (1988) e em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA. Fez Pós-Doutorado no Reino Unido (Universidade de Cambridge - 1992) e Universidade de Essex (1995-1997). Desde 1988 é pesquisadora Titular III do INPA, Manaus. Atua principalmente em estudos de Ecologia de ecossistemas, focando a influência do pulso de inundação na biota e interações, manejo sustentável e monitoramento de áreas alagáveis, e em estudos de produção primária, balanços de carbono e ecofisiologia de espécies arbóreas e de plantas aquáticas. Compõe o corpo docente dos Programas de Pós-Graduação de Ecologia e Botânica do INPA e do Mestrado em Biodiversidade (BEES) da UFOPA. Integrou o curso de BADPI-INPA (1989-2021). Foi membro do Conselho Científico Internacional do Estudo de Larga Escala da Biosfera Atmosfera ? LBA (2001 a 2015) e representou a SBPC como membro titular do Conselho Nacional de Zonas Úmidas - CNZU, MMA (2012-2019). É coordenadora e pesquisadora do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD/CNPq, Site MAUA) PELD MAUA. Foi membro titular do Comitê Assessor de Ecologia e Limnologia - CNPq no período de 2013 a 2016 e coordenadora no período 2014-2016. É coordenadora da cooperação Brasil-Alemanha entre o MCTIC-INPA e a Sociedade Max-Planck em estudos de Ecologia de Áreas Alagáveis desde 1992, atualmente por meio do -Instituto Max-Planck de Biogeoquímica de Jena. É membro e atual presidente do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM). Membro titular eleito da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Esta palestra será transmitida e os participantes serão certificados.

Data:
Terça-feira, 12 de Abril de 2022.

Horário e Local:
Às 14h, com transmissão pelo canal da UFJ no Youtube

Inscrições:

  • Gratuitas
  • Via plataforma Doity.
  • Inscrições liberadas até 15 minutos após o início da palestra.
  • Entrega de Certificado de participação (disponíveis na plataforma Doity em até 15 dias úteis).

Só receberão certificado os participantes inscritos que assistirem a palestra inteira e assinalarem presença por meio de formulário - disponibilizado no chat do youtube ao final da palestra.

Organizador

Coordenação de Pesquisa e Inovação