Prof Dr Alexandre Rodrigues Assis
SEEDUC/RJ
Professor da Educação Básica, SEEDUC/RJ. Tem experiência na área de Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Superior. Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Curso de Especialização para Professores de Matemática pelo Projeto Fundão, UFRJ, e em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, LANTE, UFF. Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ (PPGEduc/UFRRJ). Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática, Tecnologia Digital Aplicada à Educação, Acessibilidade Digital, Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e Tecnologia Assistiva (TA). Atuo na elaboração de Desenho Didático, potencialidades avaliativas e recursos para oportunizar interações no MOODLE. Interesse em temas como: semiótica, cognição corporificada, design de materiais pedagógicos e ambientes virtuais de aprendizagem. Diretor gerente e consultor executivo da Revista Ensaios e Pesquisas em Educação. Membro da equipe editorial do Boletim de Educação Especial e Inclusão Escolar, do Boletim GEPEM e Revista Diálogos em Educação Matemática. Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-SUDESTE). Coordenador adjunto do Grupo de trabalho Educação Matemática: Tecnologias digitais e Educação a Distância da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (GT 6 da SBEM). Pesquisador e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM).