A produção acadêmica, artística e literária dos indígenas é permeada por contribuições significativas para a compreensão da pluralidade e diversidade de saberes que procuram conjulgar diferentes narrativas sobre diversos contextos.
Este evento busca contribuir para uma reflexão incial sobre a podução intelectual indígena a partir de um panorama prévio do cenário regional e do PPGAS/UFAM. Diante o contexto desta reconhecida produção, será também discutido os aspcetos que podem envolver um modelo de gestão do conhecimento indígena sob a ótica dos paradgmas atuais.
O debate busca compor elementos que possibilitem discutir a temática, enriquecido com a presença e o olhar dos indígenas (estudantes e pesquisadores), que integram o Colegiado Indígena (Colind) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Amazonas, a quem compete discutir os elementos que envolvem suas práticas informacionais.
Abertura Abertura · Justino Sarmento Rezende, Mario dos Santos Cruz
Gestão do Conhecimento: aspectos introdutórios Palestra · Danielly Oliveira Inomata
Gestão do Conhecimento Indígena: modelo em discussão Palestra · Diego Leonardo de Souza Fonseca
Debates Debate
Almoço Almoço
Cartografia dos conhecimentos indígenas Palestra · Célia Regina Simonetti Barbalho
Debates Debate
Mapeamento da presença indígena no PPGAS/UFAM Palestra · Guilherme Henriques Soares
Debates Debate
Setor Sul, Bloco O, Campus Universitário
Japiim, Manaus - AM
69077-000
Setor Sul, Bloco O, Campus Universitário
Japiim, Manaus - AM
69077-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Estágio Pós Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Docente orientadora do Programa de Pós-graduação Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Gestora da implantação do Núcleo de Informação Biotecnológica do CBA. Atuou como membro da Diretoria do Conselho Federal de Biblioteconomia (2006-2012). É membro da Comissão de Educação à Distância da ABECIN. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de unidades de informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, inteligência competitiva, biblioteconomia, gestão da informação e do conhecimento, planejamento estratégico e competências profissionais.
Doutora em Ciência da Informação (2017), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/ PGCIN) - Turma 2013. Mestre em Ciência da Informação (2012) pela UFSC/ PGCIN, Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas (2007) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Graduada em Biblioteconomia (2005) pela UFAM. Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação (PPGIC/UFAM). Professora permanente, do PPGIC/UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (UFAM), pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Sociedade (UFSC) e do Núcleo de Gestão para Sustentabilidade - NGS (UFSC). É consultora AdHoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). É avaliadora de periódico nacional e internacional. Tem competência de atuar nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia; Gestão da informação, Gestão do Conhecimento, Fluxos de Informação em ambientes de inovação (Parque Tecnológico, Incubadora e startup); Análise, produção, compartilhamento, métricas e consumo de conhecimentos: Mulheres na Ciência regional, Fenômenos informacionais (desinformação, fakenews, pós-verdade) no contexto ambiental.
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (desde 2021). Mestre em Engenharia de Produção e Especialista com MBA Executivo em Engenharia de Produção e Gestão em Engenharia da Qualidade Total pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Especialista em Gestão Tecnológica da Informação pela Escola Superior da Amazônia (2012). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2010). Têm experiências profissionais nas áreas de Gestão em Unidades de Informação, Gestão Documental e Arquivística e Tratamento Técnico de Material Informacional. Possui interesses de pesquisa nas áreas de Gestão, Produção e Compartilhamento da Informação e do Conhecimento, com ênfase na Gestão da Qualidade em Informação, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Processos de Desenvolvimento de Novos Serviços e Inovação em Serviços de Informação. É membro dos seguintes grupos de pesquisa credenciados no CNPq: Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia (GICA/UFAM) e o INSERI: Inovação em Serviços de Informação (PPGCI/UEL). Atua como divulgador científico no Grupo "Ciência Brasileira É de Qualidade". Atualmente, exerce o cargo de Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM).
Doutorado em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas - PPGAS/UFAM. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena - NEAI. Desenvolve pesquisa sobre as controvérsias científicas em torno do conceito de domesticação, processos e técnicas de transformação vegetal, e relações interespecíficas entre pessoas e plantas. Tem interesse em Antropologia da Ciência e da Técnica e Etnografias Multiespécies.
Indígena do povo Utãpinopona-Tuyuka. Nascido na aldeia Onça-igarapé, distrito de Pari-Cachoeira, município de São Gabriel da Cachoeira AM/Brasil. Cursou Ensino Fundamental em Pari-Cachoeira (1970-1979), Ensino Médio no Colégio Dom Bosco (Manaus: 1980-1982), Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB/1995), Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção/SP (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/2005-2006), MS e Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (2017-2021). Pós-doutorando em Antropologia Social (PPGAS/UFAM, 2022-2025). Atuou na Missão Salesiana de Iauareté: 1994-1997; 2004; 2007-2008. Missão Salesiana de Marauiá: 2010-2016. Manaus: 2000-2023; 2017-2018; São Gabriel da Cachoeira: 2019; Santa Isabel do Rio Negro: 2010-2016; 2020; 2023; Manicoré (2021-2022). São Paulo: 1997-1999. Campo Grande/MS: 2005-2006. Assessoria da catequese e evangelização inculturada; assessoria às Associações Indígenas e à Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN); assessoria à Educação Indígena e Educação Escolar Indígena; docente na Licenciatura Indígenas Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável (UFAM): polo tukano/Taraucá, polo Ñeengatu/Cucui, polo Ñeengatu/SIRN e polo Sateré-Mawé/Maués-Parintins; assessor e perito das questões indígenas durante o Sínodo da Amazônia/Vaticano (2018-2019); exerceu a docência no Ensino Fundamental e Médio em Pari-Cachoeira (1988), Iauareté (1994-1997) e Marauá (2012-2016); realizou a missão de intercâmbio de pesquisa universitária entre Universidade Federal do Amazonas e Universidade Helsinki (Finlândia: março/2023); Intercâmbio da Universidade de Helsinki e UFAM em Manaus (26/11-02/12/2023); Coordenador do Núcleo de Formação para os Ministérios da Igreja na Amazônia (2023-março/2027) pela Conferência Eclesial da Amazônia - CEAMA; assessoria da educação escolar yanomami na Secretaria Municipal de Educação - SEMED - município de Santa Isabel do Rio Negro-
Possui formação no nível médio em Magistério Indígena (2012) e graduação em Formação de Professores Indígenas pela Universidade Federal do Amazonas (2021), com ênfase em Humanas e Sociais. Possui experiência na área de Educação Escolar Indígena, bem como em fundos comunitários, filantropia e movimentos indígenas. Seu foco de atuação está na etnicidade e cultura Kambeba, integrando essas experiências ao trabalho educacional, valorizando a interculturalidade e a diversidade de perspectivas. Além disso, é escritor de literaturas indígenas. Possui especialização em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica pela Universidade IBRA (2022), Especialização em Ensino de Sociologia pela Universidade IBRA (2022), e Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente pela Universidade Estadual do Amazonas (2023). É Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (2023) e atualmente cursa o Doutorado em Antropologia Social na mesma instituição.