A inteligência artificial e seu impacto no ensino-aprendizagem da escrita

Palestra

Faça sua inscrição
Sexta, 31 de março de 2023 Das 14:00 às 15:00

Sobre o Evento

LLAC convida Osvaldo Novais de Oliveira Jr., diretor do Instituto de Física de São Carlos, para a palestra "A inteligência artificial e seu impacto no ensino-aprendizagem da escrita"

Nessa palestra, serão abordados os progressos recentes do processamento automático de línguas naturais, que culminaram com a produção dos sistemas inteligentes mais eficientes da história. Serão também discutidas as consequências para educação, ciência e sociedade da criação desses sistemas inteligentes que já conseguem substituir humanos em muitas tarefas intelectuais.

Osvaldo Novais de Oliveira Jr. é físico de formação, tendo concluído o doutorado na University of Wales, Bangor, Reino Unido. Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul a partir de 2019. É diretor do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Publicou cerca de 680 artigos em periódicos especializados, 23 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica em inglês, 3 livros com coletâneas sobre nanotecnologia, tendo submetido 12 pedidos de patentes. Esses trabalhos receberam cerca de 17.800 citações (fator h = 59) na Web of Science, e 27.000 citações (h= 75) no Google Scholar (dados de fevereiro de 2023). Orientou 52 mestres e doutores. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e que integrou o processador de texto Word for Windows por vários anos. Suas principais áreas de atuação são em filmes orgânicos nanoestruturados, e processamento de línguas naturais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) (2016 a 2020), e é Presidente da International Union of Materials Research Societies (IUMRS). É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da América Latina, e editor executivo da revista ACS Applied Materials & Interfaces. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica, com base no número de publicações, citações e orientações.

Data: 31 de Março, 14h às 15h

Online e Gratuito

*Com emissão de certificados

Organizador

LLAC

O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) em Línguas Materna e Estrangeiras foi criado em 2011 pelas Profas. Dras. Marília Mendes Ferreira e Eliane G. Lousada, das áreas de inglês e francês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Representa uma ação inédita no âmbito da USP de atuar nas deficiências do letramento, conduzindo os alunos a uma socialização efetiva do discurso acadêmico e das tarefas exigidas na graduação, através de monitorias individuais a esses alunos.

O LLAC surge então como uma perspectiva de colaboração para a produção textual de gêneros acadêmicos, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, contribuindo, assim, para o letramento acadêmico de graduandos e pós-graduandos.