12º Simpósio de Comunicação FAPCOM  Abertura

12º Simpósio de Comunicação FAPCOM Abertura

Diálogos Democráticos: a Comunicação como Instrumento de Paz

Faça sua inscrição
De 19 a 20 de agosto Todos os dias das 19h às 22h
São Paulo, SP FAPCOM - Auditório Pe. Tiago Alberione

Sobre o Evento

Nos últimos anos, houve a sucessão de episódios de violência que chocaram o Brasil e tomaram conta das manchetes. Mas eles se mesclam às cenas cotidianas de crianças trabalhando nas ruas, de famílias morando nas ruas, de feminicídio, de racismo e de homofobia. Em paralelo, as mídias sociais aumentam a fervura e a tensão no país. Os meios de comunicação, da indústria jornalística às mídias alternativas, têm papel relevante não só na divulgação e explicação dos fatos, mas também na formação da cidadania, da cultura de paz e na conscientização sobre os direitos humanos.

A mesa de abertura com tema Comunicação e Direitos Humanos, abordará todas essas questões e como a Comunicação e suas diferentes ferramentas contribuem para o desenvolvimento de uma cultura de Paz e da Democracia.

Confira a programação e faça sua inscrição.

*Inscrição gratuita e obrigatória

Palestrantes

  • Prof. Dr. José Vicente, Reitor Faculdade Zumbi dos Palmares
  • Profa. Dra. Bianca Santana, colunista da revista Cult

Programação

19h30 - Prof. Dr. José Vicente, Reitor Faculdade Zumbi dos Palmares, Profa. Dra. Bianca Santana, colunista da revista Cult Mesa de Abertura - Comunicação e Direitos Humanos Abertura
Local: Auditório Pe. Tiago Alberione
08h00 2ª Mesa: Políticas Públicas para a Promoção da Paz Painel
Local: Auditório Pe. Tiago Alberione

A dinâmica dessa mesa tem por objetivo discutir os principais aspectos que caracterizam as políticas públicas e ações de prevenção da violência e promoção da cultura de paz, dando ênfase ao papel da comunicação nesse processo. A violência é um fenômeno extremamente complexo, consequência de muitas causas e que afeta o dia a dia de toda sociedade produzindo efeitos danosos a qualidade de vida, saúde e o bem-estar das pessoas. O caminho para o enfrentamento do problema exige o envolvimento de todos os segmentos da sociedade e do governo, sendo a comunicação elemento fundamental para o entendimento, controle e a difusão de ações voltadas para paz. A comunicação tem um papel estratégico, tanto no compartilhamento de informações quanto na elaboração e implementação de políticas públicas de comunicação que busquem a prevenção da violência e a construção de redes que possibilitem uma atenção integral e efetiva.

19h30 3ª Mesa: Comunicação Humanitária e Diálogos para a Paz Painel
Local: Auditório Pe. Tiago Alberione

O tema da mesa tem por objetivo discutir a comunicação humanitária como ferramenta de alerta paras as crises humanitárias presentes nos dias atuais, dando um foco para a situação dos refugiados que necessitam de amparo e de políticas públicas que os acolham. Há uma emergência em promover diálogos de paz que levem a uma conscientização maior em torno das crises de países em guerra que forçam deslocamentos em massa de populações.

 

Local

FAPCOM - Auditório Pe. Tiago Alberione - 04017-030, Rua Major Maragliano, 191, Vila Mariana, São Paulo, São Paulo,

Organizador

FAPCOM - Faculdade Paulus de Comunicação

A FAPCOM oferece cursos de Comunicação Social em Jornalismo, Rádio, TV e Internet, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda; graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura); e, graduações tecnológicas em Fotografia e Produção Multimídia e Produção Audiovisual. Oferece também Cursos de Extensão.