O evento reunirá os profissionais Carlos Eduardo Cordeiro e Adson Carvalho, com mediação de Jane Maciel, em uma conversa sobre a experiência de trabalho com o arquivo do fotógrafo Mobi, sob a guarda do IFMA desde 2011, onde passou por um processo de limpeza e preservação.
A conversa aberta acontecerá no dia 31 de maio, às 18h, no CCVM, abordando os processos de conservação do acervo, a restauração das fotografias e a importância do olhar fotográfico de Mobi para o imaginário da cidade de São Luís.
A exposição “Renunciar/Mobi”, em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão até 3 de junho, traz um conjunto de 300 imagens do fotógrafo maranhense, retratando o cotidiano da cidade de São Luís, dos anos 70 aos anos 2000.
A produção é do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI), grupo de pesquisadores/as atuantes nas áreas do ensino acadêmico, projetos de pesquisa e produção em imagem, mídia e arte.
Palestrantes:
Carlos Eduardo Cordeiro é técnico em conservação e restauro de objetos fotográficos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/CCH). Carlos é bacharel em fotografia pelo Senac-SP e pesquisador do NUPPI. Já foi conservador da Casa Civil do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo, além de ter trabalhado no Ateliê Oriente (SP).
Adson Carvalho é fotógrafo, laboratorista e conservador de objetos fotográficos. Em sua formação acadêmica, Adson possui licenciatura em Artes Visuais (IFMA), especialista em Arte, Mídia e Educação (IFMA), bacharelado em Ciências Sociais (UFMA) e mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc-UFMA). Além disso, é pesquisador do NUPPI e do Laboratório de Estudos em Antropologia Política (LEAP – UFMA), colaborador do Museu Afro-Digital Maranhão e do Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão (MAVAM). Atualmente Adson trabalha em projetos aplicados e acadêmicos na área de produção de processos alternativos e conservação em fotografia, além de se dedicar a produzir ensaios fotográficos, realizados a partir de registros em pesquisas de campo.
Jane Maciel é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFMA. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem-NUPPI.