AEAAS CULTURA PATRIMONIO

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De 1 a 29 de novembro Todos os dias das 09h00 às 13h00

Sobre o Evento

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano - AEAAS, reconhecida como Ponto de Cultura, apresenta uma programação dedicada à valorização do patrimônio cultural suzanense, unindo formação técnica, memória e identidade local.

Com apoio do COMPAC Suzano, CAU/SP, CREA-SP e Instituto Federal de São Paulo – Campus Suzano, o projeto reúne três ações principais:

>>> Oficina de Gestão do Patrimônio Cultural – voltada à conservação preventiva e técnicas tradicionais; LOCAL: CAPELA DO BARUEL - Estrada Baruel Goiabeira, 201-207 - Baruel, Suzano - SP >>> DIA 01/11/25 das 15h às 18h


>>> Curso de Educação Patrimonial e Estética Suzanense – formação interdisciplinar em restauração e projeto de preservação; LOCAL: iNSTITUTO FEDERAL DE SUZANO - Av. Mogi das Cruzes, 1501 - Parque Suzano, Suzano. DIAS 13, 14, 21, 27, 28 e 29 de novembro das 8h as 13h


>>> Colóquio do Patrimônio Cultural – espaço de diálogo e inventário participativo com mestres do saber e pesquisadores. LOCAL: AAMAE MIGUEL BADRA - Rua Hélio Guimarães Lanzas, 395 - Cidade Miguel Badra, Suzano, DIA 25/11/25, das 9h as 15h

As atividades são gratuitas, com emissão de certificado e cotas de inclusão social, reafirmando o compromisso da AEAAS com a formação cidadã, a diversidade e a preservação da memória coletiva.

Programação

15h00 OFICINA GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: Estudo de caso do Conjunto da Capela de N. Sra da Piedade no Baruel Oficina
OFICINA GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL:  Estudo de caso do Conjunto da Capela de N. Sra da Piedade no Baruel
Local: Salão Paroquial da Capela N. Sra. da Piedade (Praça Ernestina Maria de Jesus Bianchi, Baruel)

Curso de educação patrimonial: conservação e pequenos reparos em artefatos arquitetônicos tombados.

Destinado ao público geral desde que com idade superior a 15 anos, esse curso de 8h tem como objetivo a desmistificação da conservação do patrimônio tombado edificado seguindo a legislação e recomendações das Cartas Patrimoniais. Serão oferecidas 25 vagas. As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição, respeitando a garantia de cota de 30% para pessoas autodeclaradas da cor preta ou indígenas e 10% para pessoas autodeclaradas transgêneras.

Projeto Cultural – Ponto de Cultura

Eixo Temático:

Patrimônio cultural edificado

Sub eixo:

Educ. Patrimonial

Ações conservativas

Carga Horária:

8h

No de vagas:

25

Responsável técnico:

Cind Kelly Octaviano

RRT:

16077373

Local:

Salão Paroquial da Capela de N. Sra da Piedade.

Objetivo geral:

Promover a educação patrimonial voltada à conservação preventiva e pequenos reparos em bens culturais tombados, capacitando gestores, profissionais da construção civil e comunidade para práticas preservacionistas adequadas e em consonância com as diretrizes do COMPAC e das Cartas Patrimoniais.

Objetivos específicos:

  • Desmistificar o conceito de conservação patrimonial, diferenciando ações cotidianas de manutenção das que exigem profissionais habilitados.
  • Capacitar gestores públicos e privados na correta gestão de edificações tombadas.
  • Orientar profissionais da construção civil sobre técnicas de reparo compatíveis com a preservação patrimonial.
  • Resgatar técnicas construtivas tradicionais, como o assentamento de tijolos de olaria com argamassa de barro, integrando mestres de ofício ao processo educativo.
  • Estimular a construção coletiva de conhecimento, por meio de aulas expositivas, práticas e debates entre participantes, mediadores e oficineiros.
  • Produzir um relatório das atividades e reflexões para subsidiar futuras ações de educação patrimonial no município.

Meta:

Realizar uma oficina de 8 horas de duração, no salão paroquial da Capela de Nossa Senhora da Piedade (Baruel), com 25 participantes, garantindo cotas de inclusão social (30% pessoas pretas/indígenas e 10% pessoas trans), acessibilidade em Libras, e entrega de certificados de participação. Como produto final, gerar um relatório documentando conteúdos, práticas realizadas e propostas levantadas pelos grupos.

Qual o propósito do projeto?

Educação patrimonial na área de ações conservativas, qualificando o participante em ações conservativas pouco agressivas, adequada ao bem patrimonial edificado em consonância com as boas práticas conservativas e observando as leis e diretrizes do Compac.

Qual necessidade cultural o projeto atende?

A Educação Patrimonial constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. Considera-se, ainda, que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio da participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de patrimônio cultural.

(IPHAN, in http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/343 acessado em 12/09/2025)

A criação recente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do município (Compac – Suzano) vem resolvendo parte dos problemas de preservação do patrimônio cultural municipal por meio dos tombamentos do patrimônio material e chancelas do patrimônio imaterial contudo há dificuldade por parte dos gestores desses bens, sejam eles públicos ou privados, em entender as formas e limites de conservação da materialidade edificada dos artefatos tombados.

Esse projeto vem atender a demanda crescente de entendimento dos gestores de edificações tombadas quanto aos limites de intervenção conservativa possíveis de ser realizada cotidianamente e as ações conservativas cuja presença de um profissional habilitado se faz obrigatória.

Também pretende capacitar profissionais na área da construção civil na mesma temática, sendo apresentado no curso a técnica de assentamento de tijolos de olaria com argamassa de barro.

Quem é o público que se quer alcançar?

Destinado a gestores públicos e privados de patrimônio cultural tombado, profissionais da construção civil, conselheiros de conselho participativo de patrimônio e demais interessados em práticas preservacionistas.

Qual o formato do projeto?

Em formato de oficina, serão ministradas aulas cuja a troca de saberes e manifestação das dificuldades de conservação patrimonial entre os participantes será incentivada. Haverá momentos de exercício prático e de demonstração de técnica conservativa por profissional da construção civil com notável experiência na técnica especificada.

INSCRIÇÕES:

Serão realizadas exclusivamente por meio de preenchimento de ficha de inscrição https://doity.com.br/aeaas-cultura-patrimonio.

O preenchimento das vagas seguirá ordem de inscrição, respeitando a garantia de cota de 30% para pessoas autodeclaradas da cor preta ou indígenas e 10% para pessoas autodeclaradas transgêneras.

Em caso de necessidade de Insterprete de Libras, o inscrito deverá informar na ficha de inscrição para que um profissional seja incorporado à equipe.

08h00 CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE: Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional Curso
CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE:  Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional
Local: Instituto Federal de Suzano e Academia de Judô Terazaki

Destinado a profissionais de áreas correlatas ao patrimônio, sejam eles arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, artistas visuais, mestres do saber, pedagogos, museólogos, entre outros. Serão oferecidas 50 vagas e a duração será 45 horas de aula divididas em duas, concentrando carga horária de 5 horas subsequentes de aula a cada dia, serão reservadas 15 horas para preparação pedagógica.

Projeto Cultural – Ponto de Cultura

Eixo Temático:

Patrimônio cultural edificado

Sub eixo:

Técnicas Retrospectivas

Carga Horária:

45h

No de vagas:

50

Responsável técnico:

Cind Kelly Octaviano

RRT:

16077373

Local:

Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano.

Objetivo geral:

Promover a qualificação profissional continuada em patrimônio cultural edificado, capacitando arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, pedagogos e artistas visuais para a elaboração de projetos de restauração que integrem fundamentos técnicos, históricos, sociais e estéticos, visando à preservação e sustentabilidade dos bens culturais.

Objetivos específicos:

· Introduzir fundamentos teóricos sobre patrimônio cultural e sua preservação.

· Capacitar para o uso de instrumentos de identificação, inventário e diagnóstico de bens tombados.

· Exercitar técnicas retrospectivas aplicadas à restauração e conservação.

· Desenvolver habilidades de compatibilização interdisciplinar em projetos de restauro.

· Estimular a elaboração de cronogramas físico-financeiros e planos de manutenção.

· Apresentar editais e instrumentos de fomento como ferramentas de viabilização de projetos.

· Consolidar um trabalho final coletivo que simule as etapas de um projeto real de intervenção no patrimônio.

Meta:

Formar uma turma de até 50 profissionais qualificados para atuar em projetos de preservação do patrimônio cultural, entregando ao final do curso propostas interdisciplinares de restauração baseadas em estudo de caso real, com potencial de aplicação em editais de fomento e planos de conservação.

Qual o propósito do projeto?

Pretende estabelecer discussões sobre a imaterialidade e materialidade do patrimônio cultural edificado, suas formas de identificação, salvaguarda, preservação e restauração, para posteriormente aplicar de forma prática os estudos teóricos discutidos.

Qual necessidade cultural o projeto atende?

Compreende-se por Projeto de Intervenção no Patrimônio Edificado, doravante denominado Projeto, o conjunto de elementos necessários e suficientes para execução das ações destinadas a prolongar o tempo de vida de uma determinada edificação ou conjunto de edificações, englobando os conceitos de restauração, manutenção, estabilização, reabilitação ou outras. Cada um destes conceitos corresponde a um tipo de intervenção, que depende, principalmente, do estado de conservação do Bem.

(Manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural / Elaboração José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva, Sylvia Maria Nelo Braga. _ Brasília : Ministério da Cultura, Instituto do Programa Monumenta, 2005, p.19)

A criação recente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Suzano (COMPAC) vem contribuindo para a preservação por meio dos tombamentos do patrimônio material e das chancelas do patrimônio imaterial. No entanto, o tombamento é apenas um instrumento legal de proteção: por si só não assegura nem a prorrogação da vida útil do bem, nem seu uso qualificado que garanta a transmissão do patrimônio às próximas gerações.

Nesse sentido, há necessidade de qualificação profissional em duas frentes:

· Técnicas retrospectivas de intervenção, voltadas a profissionais da construção civil e áreas correlatas;

· Fundamentação teórico-metodológica sobre identidade cultural, história, estética e sociologia, capazes de sustentar a preservação dos valores imateriais vinculados ao patrimônio.

O curso se propõe a ser um exercício integrado e interdisciplinar, culminando em um projeto arquitetônico de restauração maduro, que contemple tanto os aspectos utilitários quanto os sociológicos e estéticos.

Assim, o projeto atende a uma carência atual de:

· Profissionais capacitados em boas práticas de projeto de restauração e conservação;

· Integração entre engenharias, saberes técnicos tradicionais e técnicas retrospectivas;

· Estudos de viabilidade físico-financeira das obras;

· Introdução aos instrumentos de fomento à preservação;

· Discussão sobre a sustentabilidade do bem cultural no pós-execução.

Quem é o público que se quer alcançar?

O curso destina-se a arquitetos, engenheiros, agrônomos, historiadores, sociólogos, artistas visuais e pedagogos interessados em atuar com projeto, execução de obras e captação de recursos voltados ao patrimônio cultural edificado.

Qual o formato do projeto?

O projeto será desenvolvido em formato de curso de qualificação profissional continuada, estruturado a partir de um estudo de caso. A metodologia inclui aulas expositivas, levantamentos de campo e exercícios práticos de técnicas projetuais.

Com fomento obtido a partir da Política Aldir Blanc, os recursos financeiros para pagamento de docentes e material didático estão garantidos.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do https://doity.com.br/aeaas-cultura-patrimonio. O preenchimento das vagas seguirá a ordem de inscrição, mantendo a proporcionalidade de área de atuação. Estão previstas 20 vagas para profissionais graduados em Arquitetura, 10 vagas para graduados em uma das Engenharias e/ou Agronomia, 5 vagas para graduados em História, 5 vagas para graduados em Sociologia, 5 vagas para graduados ou com comprovação de atuação em Artes Visuais, 5 vagas para profissionais de Pedagogia e 5 vagas para profissionais que comprovem saber prático em técnicas construtivas tradicionais. Será respeitada a garantia de cota de 30% para pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas e 10% para pessoas autodeclaradas transgêneras, proporcionalmente em cada grupo de vagas, conforme indicado na tabela abaixo.

TABELA DE VAGAS OFERECIDAS:

Nº de vagas

Atuação

Pré-requisitos

AC*

RC*

IF*

20

Arquitetura

diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

12

8

10

10

Engenharia e/ou agronomia

diploma de graduação em uma das Engenharias ou em Agronomia.

5

3

5

Historia

diploma de graduação em História.

2

1

5

Sociologia

diploma de graduação em Sociologia.

2

1

5

Artes visuais

diploma de graduação em Artes Visuais ou comprovação de atuação profissional na área.

2

1

5

Pedagogia

diploma de graduação em Pedagogia

2

1

*AC = Ampla Concorrência, RC = Reserva de Cota, IF = alunos matriculados ou egressos do Instituto Federal.

Em caso de não haver inscrição de profissionais de uma ou mais área de atuação, as vagas remanescentes serão repassadas seguindo ordem de inscrição.

Em caso de necessidade de Intérprete de Libras, o inscrito deverá informar na ficha de inscrição para que um profissional seja incorporado à equipe.

08h00 CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE: Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional Curso
CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE:  Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional
Local: Instituto Federal de Suzano e Academia de Judô Terazaki

Destinado a profissionais de áreas correlatas ao patrimônio, sejam eles arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, artistas visuais, mestres do saber, pedagogos, museólogos, entre outros. Serão oferecidas 50 vagas e a duração será 45 horas de aula divididas em duas, concentrando carga horária de 5 horas subsequentes de aula a cada dia, serão reservadas 15 horas para preparação pedagógica.

Projeto Cultural – Ponto de Cultura

Eixo Temático:

Patrimônio cultural edificado

Sub eixo:

Técnicas Retrospectivas

Carga Horária:

45h

No de vagas:

50

Responsável técnico:

Cind Kelly Octaviano

RRT:

16077373

Local:

Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano.

Objetivo geral:

Promover a qualificação profissional continuada em patrimônio cultural edificado, capacitando arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, pedagogos e artistas visuais para a elaboração de projetos de restauração que integrem fundamentos técnicos, históricos, sociais e estéticos, visando à preservação e sustentabilidade dos bens culturais.

Objetivos específicos:

· Introduzir fundamentos teóricos sobre patrimônio cultural e sua preservação.

· Capacitar para o uso de instrumentos de identificação, inventário e diagnóstico de bens tombados.

· Exercitar técnicas retrospectivas aplicadas à restauração e conservação.

· Desenvolver habilidades de compatibilização interdisciplinar em projetos de restauro.

· Estimular a elaboração de cronogramas físico-financeiros e planos de manutenção.

· Apresentar editais e instrumentos de fomento como ferramentas de viabilização de projetos.

· Consolidar um trabalho final coletivo que simule as etapas de um projeto real de intervenção no patrimônio.

Meta:

Formar uma turma de até 50 profissionais qualificados para atuar em projetos de preservação do patrimônio cultural, entregando ao final do curso propostas interdisciplinares de restauração baseadas em estudo de caso real, com potencial de aplicação em editais de fomento e planos de conservação.

Qual o propósito do projeto?

Pretende estabelecer discussões sobre a imaterialidade e materialidade do patrimônio cultural edificado, suas formas de identificação, salvaguarda, preservação e restauração, para posteriormente aplicar de forma prática os estudos teóricos discutidos.

Qual necessidade cultural o projeto atende?

Compreende-se por Projeto de Intervenção no Patrimônio Edificado, doravante denominado Projeto, o conjunto de elementos necessários e suficientes para execução das ações destinadas a prolongar o tempo de vida de uma determinada edificação ou conjunto de edificações, englobando os conceitos de restauração, manutenção, estabilização, reabilitação ou outras. Cada um destes conceitos corresponde a um tipo de intervenção, que depende, principalmente, do estado de conservação do Bem.

(Manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural / Elaboração José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva, Sylvia Maria Nelo Braga. _ Brasília : Ministério da Cultura, Instituto do Programa Monumenta, 2005, p.19)

A criação recente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Suzano (COMPAC) vem contribuindo para a preservação por meio dos tombamentos do patrimônio material e das chancelas do patrimônio imaterial. No entanto, o tombamento é apenas um instrumento legal de proteção: por si só não assegura nem a prorrogação da vida útil do bem, nem seu uso qualificado que garanta a transmissão do patrimônio às próximas gerações.

Nesse sentido, há necessidade de qualificação profissional em duas frentes:

· Técnicas retrospectivas de intervenção, voltadas a profissionais da construção civil e áreas correlatas;

· Fundamentação teórico-metodológica sobre identidade cultural, história, estética e sociologia, capazes de sustentar a preservação dos valores imateriais vinculados ao patrimônio.

O curso se propõe a ser um exercício integrado e interdisciplinar, culminando em um projeto arquitetônico de restauração maduro, que contemple tanto os aspectos utilitários quanto os sociológicos e estéticos.

Assim, o projeto atende a uma carência atual de:

· Profissionais capacitados em boas práticas de projeto de restauração e conservação;

· Integração entre engenharias, saberes técnicos tradicionais e técnicas retrospectivas;

· Estudos de viabilidade físico-financeira das obras;

· Introdução aos instrumentos de fomento à preservação;

· Discussão sobre a sustentabilidade do bem cultural no pós-execução.

Quem é o público que se quer alcançar?

O curso destina-se a arquitetos, engenheiros, agrônomos, historiadores, sociólogos, artistas visuais e pedagogos interessados em atuar com projeto, execução de obras e captação de recursos voltados ao patrimônio cultural edificado.

Qual o formato do projeto?

O projeto será desenvolvido em formato de curso de qualificação profissional continuada, estruturado a partir de um estudo de caso. A metodologia inclui aulas expositivas, levantamentos de campo e exercícios práticos de técnicas projetuais.

Com fomento obtido a partir da Política Aldir Blanc, os recursos financeiros para pagamento de docentes e material didático estão garantidos.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do https://doity.com.br/aeaas-cultura-patrimonio. O preenchimento das vagas seguirá a ordem de inscrição, mantendo a proporcionalidade de área de atuação. Estão previstas 20 vagas para profissionais graduados em Arquitetura, 10 vagas para graduados em uma das Engenharias e/ou Agronomia, 5 vagas para graduados em História, 5 vagas para graduados em Sociologia, 5 vagas para graduados ou com comprovação de atuação em Artes Visuais, 5 vagas para profissionais de Pedagogia e 5 vagas para profissionais que comprovem saber prático em técnicas construtivas tradicionais. Será respeitada a garantia de cota de 30% para pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas e 10% para pessoas autodeclaradas transgêneras, proporcionalmente em cada grupo de vagas, conforme indicado na tabela abaixo.

TABELA DE VAGAS OFERECIDAS:

Nº de vagas

Atuação

Pré-requisitos

AC*

RC*

IF*

20

Arquitetura

diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

12

8

10

10

Engenharia e/ou agronomia

diploma de graduação em uma das Engenharias ou em Agronomia.

5

3

5

Historia

diploma de graduação em História.

2

1

5

Sociologia

diploma de graduação em Sociologia.

2

1

5

Artes visuais

diploma de graduação em Artes Visuais ou comprovação de atuação profissional na área.

2

1

5

Pedagogia

diploma de graduação em Pedagogia

2

1

*AC = Ampla Concorrência, RC = Reserva de Cota, IF = alunos matriculados ou egressos do Instituto Federal.

Em caso de não haver inscrição de profissionais de uma ou mais área de atuação, as vagas remanescentes serão repassadas seguindo ordem de inscrição.

Em caso de necessidade de Intérprete de Libras, o inscrito deverá informar na ficha de inscrição para que um profissional seja incorporado à equipe.

09h00 COLÓQUIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM SUZANO Colóquio
COLÓQUIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM SUZANO
Local: AAMAE Miguel Badra: Rua Hélio Guimarães Lanzas, 395 - Cidade Miguel Badra, Suzano

O Colóquio do Patrimônio Cultural em Suzano será realizado em espaços de cultura do município, com chamamento público para participação de pesquisadores de patrimônio e mestres do saber que, junto à comunidade, possam se debruçar sobre práticas patrimoniais, apresentando suas pesquisas e/ou saberes.

O intuito do evento é disseminar, no que tange à materialidade e à imaterialidade, a cultura memorial suzanense, promovendo a troca de experiências sobre ações conservativas e a valorização histórico-cultural da cidade.

As apresentações poderão ocorrer por meio de palestras ou demonstrações práticas. Estão previstas rodas de conversa e deriva cultural no território durante o evento.

Os pesquisadores e mestres do saber deverão se inscrever conforme edital de chamamento. A seleção será feita por banca composta por integrantes da AEAAS e, após escolhidos, será realizado o agendamento de participação.

Projeto Cultural – Ponto de Cultura

Eixo Temático:

Patrimônio cultural

Sub eixo:

Inventário Participativo

Carga Horária:

6h

No de vagas:

30

Responsável técnico:

Cind Kelly Octaviano

RRT:

16077373

Local:

AAMAE Miguel Badra: Rua Hélio Guimarães Lanzas, 395 - Cidade Miguel Badra, Suzano

Objetivo geral:

Promover um espaço de diálogo, reflexão e prática sobre o patrimônio cultural de Suzano, integrando saberes acadêmicos, comunitários e tradicionais por meio de um colóquio aberto, fortalecendo a valorização da memória coletiva e subsidiando políticas públicas de preservação.

Objetivos específicos:

  • Realizar inventário participativo das expressões culturais, tradições e locais de memória do território urbano de Suzano.
  • Estimular a educação patrimonial a partir da troca de saberes entre mestres de ofício, pesquisadores e comunidade.
  • Promover rodas de conversa, palestras e deriva cultural que favoreçam a reflexão crítica e o pertencimento identitário.
  • Reconhecer e valorizar mestres de ofício e saberes tradicionais como parte integrante do patrimônio cultural.
  • Produzir um relatório final com registros, mapas e inventários comunitários a ser entregue ao COMPAC e à Secretaria de Cultura, como subsídio para futuras ações de preservação e revisão do Plano Diretor.

Meta:

Realizar o Colóquio do Patrimônio Cultural em Suzano, com duração de 6 horas, envolvendo 30 participantes, garantindo cotas de inclusão social (30% pretos/indígenas e 10% trans), acessibilidade em Libras, e produzindo como resultado um relatório sistematizado do inventário participativo.

Qual o propósito do projeto?

De caráter de educação patrimonial, uma vez que o colóquio é aberto ao público que pode vir a ter um primeiro contato as noções de patrimônio cultural, seu objetivo primário é inventariar as expressões culturais tradicionais, as ligações com o território e os locais de memória da parcela do meio urbano onde o evento está inserido, a partir dos agentes locais da comunidade.

Qual necessidade cultural o projeto atende?

(...) inventário é, primordialmente, uma atividade de educação patrimonial. Portanto, seu objetivo é construir conhecimentos a partir de um amplo diálogo entre as pessoas, as instituições e as comunidades que detêm as referências culturais a serem inventariadas. Sem a pretensão, contudo, de formalizar reconhecimento institucional por parte dos órgãos oficiais de preservação. (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto, Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016, p. 10)

O inventário participativo permite à comunidade listar os locais de memória, bem como as tradições e saberes locais que merecem ser reconhecidas legada as gerações futuras. Pretende uma reflexão social ativa e percepção de pertencimento comunitário. No caso de Suzano, o resultado do inventário poderá vir a integrar a ZEPC (Zona Especial de Preservação Cultural) até que possa ter estudo aprofundado e processo de tombamento ou chancela analisadas pelo Compac (Conselho Municipal de Patrimônio cultural de Suzano), visto que os bens inventariados na ZEPEC não alcançam toda a cidade além de tratar apenas de patrimônio material e algum patrimônio natura.

Visto que a vigência do plano diretor atual de Suzano é válida até 2027, e que por isso, as discussões do novo plano diretor devem acontecer a partir de 2026, o resultado desse colóquio pode ser de grande relevância para as políticas publica municipais.

Quem é o público que se quer alcançar?

As inscrições para apresentadores de trabalho será uma etapa inicial, onde se espera inscrição de mestres do saber e pesquisadores do patrimônio local e de teoria do patrimônio. Já durante o evento, a participação é aberta à população em geral, sendo tanto melhor resultado quanto maior diversidade etária, indenitária e social.

Qual o formato do projeto?

Em formato misto de colóquio dos inscritos sobre seus saberes e pesquisas e deriva cultural ao território numa busca ativa ao patrimônio no território onde se pratica o inventário participativo.

Com fomento obtidos a partir da Política Aldir Blanc, os recursos financeiros para pagamento de mediadores e desenvolvimento do evento estão garantidos.

Inscrições:

Serão realizadas exclusivamente por meio de preenchimento de ficha de inscrição https://doity.com.br/aeaas-cultura-patrimonio

A inscrição para os participantes das comunicações serão abertas com prazo de encerramento e a organização do evento se reserva ao direito de selecionar o material de acordo com a pertinência para o bom andamento do evento.

O preenchimento das vagas destinadas aos participantes, seguirá ordem de inscrição, respeitando a garantia de cota de 30% para pessoas autodeclaradas da cor preta ou indígenas e 10% para pessoas autodeclaradas transgêneras.

Em caso de necessidade de interprete de Libras, o inscrito deverá informar na ficha de inscrição para que um profissional seja incorporado à equipe.

08h00 CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE: Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional Curso
CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE:  Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional
Local: Instituto Federal de Suzano e Academia de Judô Terazaki

Destinado a profissionais de áreas correlatas ao patrimônio, sejam eles arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, artistas visuais, mestres do saber, pedagogos, museólogos, entre outros. Serão oferecidas 50 vagas e a duração será 45 horas de aula divididas em duas, concentrando carga horária de 5 horas subsequentes de aula a cada dia, serão reservadas 15 horas para preparação pedagógica.

Projeto Cultural – Ponto de Cultura

Eixo Temático:

Patrimônio cultural edificado

Sub eixo:

Técnicas Retrospectivas

Carga Horária:

45h

No de vagas:

50

Responsável técnico:

Cind Kelly Octaviano

RRT:

16077373

Local:

Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano.

Objetivo geral:

Promover a qualificação profissional continuada em patrimônio cultural edificado, capacitando arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, pedagogos e artistas visuais para a elaboração de projetos de restauração que integrem fundamentos técnicos, históricos, sociais e estéticos, visando à preservação e sustentabilidade dos bens culturais.

Objetivos específicos:

· Introduzir fundamentos teóricos sobre patrimônio cultural e sua preservação.

· Capacitar para o uso de instrumentos de identificação, inventário e diagnóstico de bens tombados.

· Exercitar técnicas retrospectivas aplicadas à restauração e conservação.

· Desenvolver habilidades de compatibilização interdisciplinar em projetos de restauro.

· Estimular a elaboração de cronogramas físico-financeiros e planos de manutenção.

· Apresentar editais e instrumentos de fomento como ferramentas de viabilização de projetos.

· Consolidar um trabalho final coletivo que simule as etapas de um projeto real de intervenção no patrimônio.

Meta:

Formar uma turma de até 50 profissionais qualificados para atuar em projetos de preservação do patrimônio cultural, entregando ao final do curso propostas interdisciplinares de restauração baseadas em estudo de caso real, com potencial de aplicação em editais de fomento e planos de conservação.

Qual o propósito do projeto?

Pretende estabelecer discussões sobre a imaterialidade e materialidade do patrimônio cultural edificado, suas formas de identificação, salvaguarda, preservação e restauração, para posteriormente aplicar de forma prática os estudos teóricos discutidos.

Qual necessidade cultural o projeto atende?

Compreende-se por Projeto de Intervenção no Patrimônio Edificado, doravante denominado Projeto, o conjunto de elementos necessários e suficientes para execução das ações destinadas a prolongar o tempo de vida de uma determinada edificação ou conjunto de edificações, englobando os conceitos de restauração, manutenção, estabilização, reabilitação ou outras. Cada um destes conceitos corresponde a um tipo de intervenção, que depende, principalmente, do estado de conservação do Bem.

(Manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural / Elaboração José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva, Sylvia Maria Nelo Braga. _ Brasília : Ministério da Cultura, Instituto do Programa Monumenta, 2005, p.19)

A criação recente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Suzano (COMPAC) vem contribuindo para a preservação por meio dos tombamentos do patrimônio material e das chancelas do patrimônio imaterial. No entanto, o tombamento é apenas um instrumento legal de proteção: por si só não assegura nem a prorrogação da vida útil do bem, nem seu uso qualificado que garanta a transmissão do patrimônio às próximas gerações.

Nesse sentido, há necessidade de qualificação profissional em duas frentes:

· Técnicas retrospectivas de intervenção, voltadas a profissionais da construção civil e áreas correlatas;

· Fundamentação teórico-metodológica sobre identidade cultural, história, estética e sociologia, capazes de sustentar a preservação dos valores imateriais vinculados ao patrimônio.

O curso se propõe a ser um exercício integrado e interdisciplinar, culminando em um projeto arquitetônico de restauração maduro, que contemple tanto os aspectos utilitários quanto os sociológicos e estéticos.

Assim, o projeto atende a uma carência atual de:

· Profissionais capacitados em boas práticas de projeto de restauração e conservação;

· Integração entre engenharias, saberes técnicos tradicionais e técnicas retrospectivas;

· Estudos de viabilidade físico-financeira das obras;

· Introdução aos instrumentos de fomento à preservação;

· Discussão sobre a sustentabilidade do bem cultural no pós-execução.

Quem é o público que se quer alcançar?

O curso destina-se a arquitetos, engenheiros, agrônomos, historiadores, sociólogos, artistas visuais e pedagogos interessados em atuar com projeto, execução de obras e captação de recursos voltados ao patrimônio cultural edificado.

Qual o formato do projeto?

O projeto será desenvolvido em formato de curso de qualificação profissional continuada, estruturado a partir de um estudo de caso. A metodologia inclui aulas expositivas, levantamentos de campo e exercícios práticos de técnicas projetuais.

Com fomento obtido a partir da Política Aldir Blanc, os recursos financeiros para pagamento de docentes e material didático estão garantidos.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do https://doity.com.br/aeaas-cultura-patrimonio. O preenchimento das vagas seguirá a ordem de inscrição, mantendo a proporcionalidade de área de atuação. Estão previstas 20 vagas para profissionais graduados em Arquitetura, 10 vagas para graduados em uma das Engenharias e/ou Agronomia, 5 vagas para graduados em História, 5 vagas para graduados em Sociologia, 5 vagas para graduados ou com comprovação de atuação em Artes Visuais, 5 vagas para profissionais de Pedagogia e 5 vagas para profissionais que comprovem saber prático em técnicas construtivas tradicionais. Será respeitada a garantia de cota de 30% para pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas e 10% para pessoas autodeclaradas transgêneras, proporcionalmente em cada grupo de vagas, conforme indicado na tabela abaixo.

TABELA DE VAGAS OFERECIDAS:

Nº de vagas

Atuação

Pré-requisitos

AC*

RC*

IF*

20

Arquitetura

diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

12

8

10

10

Engenharia e/ou agronomia

diploma de graduação em uma das Engenharias ou em Agronomia.

5

3

5

Historia

diploma de graduação em História.

2

1

5

Sociologia

diploma de graduação em Sociologia.

2

1

5

Artes visuais

diploma de graduação em Artes Visuais ou comprovação de atuação profissional na área.

2

1

5

Pedagogia

diploma de graduação em Pedagogia

2

1

*AC = Ampla Concorrência, RC = Reserva de Cota, IF = alunos matriculados ou egressos do Instituto Federal.

Em caso de não haver inscrição de profissionais de uma ou mais área de atuação, as vagas remanescentes serão repassadas seguindo ordem de inscrição.

Em caso de necessidade de Intérprete de Libras, o inscrito deverá informar na ficha de inscrição para que um profissional seja incorporado à equipe.

08h00 CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE: Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional Curso
CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE:  Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional
Local: Instituto Federal de Suzano e Academia de Judô Terazaki

Destinado a profissionais de áreas correlatas ao patrimônio, sejam eles arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, artistas visuais, mestres do saber, pedagogos, museólogos, entre outros. Serão oferecidas 50 vagas e a duração será 45 horas de aula divididas em duas, concentrando carga horária de 5 horas subsequentes de aula a cada dia, serão reservadas 15 horas para preparação pedagógica.

Projeto Cultural – Ponto de Cultura

Eixo Temático:

Patrimônio cultural edificado

Sub eixo:

Técnicas Retrospectivas

Carga Horária:

45h

No de vagas:

50

Responsável técnico:

Cind Kelly Octaviano

RRT:

16077373

Local:

Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano.

Objetivo geral:

Promover a qualificação profissional continuada em patrimônio cultural edificado, capacitando arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, pedagogos e artistas visuais para a elaboração de projetos de restauração que integrem fundamentos técnicos, históricos, sociais e estéticos, visando à preservação e sustentabilidade dos bens culturais.

Objetivos específicos:

· Introduzir fundamentos teóricos sobre patrimônio cultural e sua preservação.

· Capacitar para o uso de instrumentos de identificação, inventário e diagnóstico de bens tombados.

· Exercitar técnicas retrospectivas aplicadas à restauração e conservação.

· Desenvolver habilidades de compatibilização interdisciplinar em projetos de restauro.

· Estimular a elaboração de cronogramas físico-financeiros e planos de manutenção.

· Apresentar editais e instrumentos de fomento como ferramentas de viabilização de projetos.

· Consolidar um trabalho final coletivo que simule as etapas de um projeto real de intervenção no patrimônio.

Meta:

Formar uma turma de até 50 profissionais qualificados para atuar em projetos de preservação do patrimônio cultural, entregando ao final do curso propostas interdisciplinares de restauração baseadas em estudo de caso real, com potencial de aplicação em editais de fomento e planos de conservação.

Qual o propósito do projeto?

Pretende estabelecer discussões sobre a imaterialidade e materialidade do patrimônio cultural edificado, suas formas de identificação, salvaguarda, preservação e restauração, para posteriormente aplicar de forma prática os estudos teóricos discutidos.

Qual necessidade cultural o projeto atende?

Compreende-se por Projeto de Intervenção no Patrimônio Edificado, doravante denominado Projeto, o conjunto de elementos necessários e suficientes para execução das ações destinadas a prolongar o tempo de vida de uma determinada edificação ou conjunto de edificações, englobando os conceitos de restauração, manutenção, estabilização, reabilitação ou outras. Cada um destes conceitos corresponde a um tipo de intervenção, que depende, principalmente, do estado de conservação do Bem.

(Manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural / Elaboração José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva, Sylvia Maria Nelo Braga. _ Brasília : Ministério da Cultura, Instituto do Programa Monumenta, 2005, p.19)

A criação recente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Suzano (COMPAC) vem contribuindo para a preservação por meio dos tombamentos do patrimônio material e das chancelas do patrimônio imaterial. No entanto, o tombamento é apenas um instrumento legal de proteção: por si só não assegura nem a prorrogação da vida útil do bem, nem seu uso qualificado que garanta a transmissão do patrimônio às próximas gerações.

Nesse sentido, há necessidade de qualificação profissional em duas frentes:

· Técnicas retrospectivas de intervenção, voltadas a profissionais da construção civil e áreas correlatas;

· Fundamentação teórico-metodológica sobre identidade cultural, história, estética e sociologia, capazes de sustentar a preservação dos valores imateriais vinculados ao patrimônio.

O curso se propõe a ser um exercício integrado e interdisciplinar, culminando em um projeto arquitetônico de restauração maduro, que contemple tanto os aspectos utilitários quanto os sociológicos e estéticos.

Assim, o projeto atende a uma carência atual de:

· Profissionais capacitados em boas práticas de projeto de restauração e conservação;

· Integração entre engenharias, saberes técnicos tradicionais e técnicas retrospectivas;

· Estudos de viabilidade físico-financeira das obras;

· Introdução aos instrumentos de fomento à preservação;

· Discussão sobre a sustentabilidade do bem cultural no pós-execução.

Quem é o público que se quer alcançar?

O curso destina-se a arquitetos, engenheiros, agrônomos, historiadores, sociólogos, artistas visuais e pedagogos interessados em atuar com projeto, execução de obras e captação de recursos voltados ao patrimônio cultural edificado.

Qual o formato do projeto?

O projeto será desenvolvido em formato de curso de qualificação profissional continuada, estruturado a partir de um estudo de caso. A metodologia inclui aulas expositivas, levantamentos de campo e exercícios práticos de técnicas projetuais.

Com fomento obtido a partir da Política Aldir Blanc, os recursos financeiros para pagamento de docentes e material didático estão garantidos.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do https://doity.com.br/aeaas-cultura-patrimonio. O preenchimento das vagas seguirá a ordem de inscrição, mantendo a proporcionalidade de área de atuação. Estão previstas 20 vagas para profissionais graduados em Arquitetura, 10 vagas para graduados em uma das Engenharias e/ou Agronomia, 5 vagas para graduados em História, 5 vagas para graduados em Sociologia, 5 vagas para graduados ou com comprovação de atuação em Artes Visuais, 5 vagas para profissionais de Pedagogia e 5 vagas para profissionais que comprovem saber prático em técnicas construtivas tradicionais. Será respeitada a garantia de cota de 30% para pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas e 10% para pessoas autodeclaradas transgêneras, proporcionalmente em cada grupo de vagas, conforme indicado na tabela abaixo.

TABELA DE VAGAS OFERECIDAS:

Nº de vagas

Atuação

Pré-requisitos

AC*

RC*

IF*

20

Arquitetura

diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

12

8

10

10

Engenharia e/ou agronomia

diploma de graduação em uma das Engenharias ou em Agronomia.

5

3

5

Historia

diploma de graduação em História.

2

1

5

Sociologia

diploma de graduação em Sociologia.

2

1

5

Artes visuais

diploma de graduação em Artes Visuais ou comprovação de atuação profissional na área.

2

1

5

Pedagogia

diploma de graduação em Pedagogia

2

1

*AC = Ampla Concorrência, RC = Reserva de Cota, IF = alunos matriculados ou egressos do Instituto Federal.

Em caso de não haver inscrição de profissionais de uma ou mais área de atuação, as vagas remanescentes serão repassadas seguindo ordem de inscrição.

Em caso de necessidade de Intérprete de Libras, o inscrito deverá informar na ficha de inscrição para que um profissional seja incorporado à equipe.

08h00 CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE: Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional Curso
CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE:  Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional
Local: Instituto Federal de Suzano e Academia de Judô Terazaki

Destinado a profissionais de áreas correlatas ao patrimônio, sejam eles arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, artistas visuais, mestres do saber, pedagogos, museólogos, entre outros. Serão oferecidas 50 vagas e a duração será 45 horas de aula divididas em duas, concentrando carga horária de 5 horas subsequentes de aula a cada dia, serão reservadas 15 horas para preparação pedagógica.

Projeto Cultural – Ponto de Cultura

Eixo Temático:

Patrimônio cultural edificado

Sub eixo:

Técnicas Retrospectivas

Carga Horária:

45h

No de vagas:

50

Responsável técnico:

Cind Kelly Octaviano

RRT:

16077373

Local:

Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano.

Objetivo geral:

Promover a qualificação profissional continuada em patrimônio cultural edificado, capacitando arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, pedagogos e artistas visuais para a elaboração de projetos de restauração que integrem fundamentos técnicos, históricos, sociais e estéticos, visando à preservação e sustentabilidade dos bens culturais.

Objetivos específicos:

· Introduzir fundamentos teóricos sobre patrimônio cultural e sua preservação.

· Capacitar para o uso de instrumentos de identificação, inventário e diagnóstico de bens tombados.

· Exercitar técnicas retrospectivas aplicadas à restauração e conservação.

· Desenvolver habilidades de compatibilização interdisciplinar em projetos de restauro.

· Estimular a elaboração de cronogramas físico-financeiros e planos de manutenção.

· Apresentar editais e instrumentos de fomento como ferramentas de viabilização de projetos.

· Consolidar um trabalho final coletivo que simule as etapas de um projeto real de intervenção no patrimônio.

Meta:

Formar uma turma de até 50 profissionais qualificados para atuar em projetos de preservação do patrimônio cultural, entregando ao final do curso propostas interdisciplinares de restauração baseadas em estudo de caso real, com potencial de aplicação em editais de fomento e planos de conservação.

Qual o propósito do projeto?

Pretende estabelecer discussões sobre a imaterialidade e materialidade do patrimônio cultural edificado, suas formas de identificação, salvaguarda, preservação e restauração, para posteriormente aplicar de forma prática os estudos teóricos discutidos.

Qual necessidade cultural o projeto atende?

Compreende-se por Projeto de Intervenção no Patrimônio Edificado, doravante denominado Projeto, o conjunto de elementos necessários e suficientes para execução das ações destinadas a prolongar o tempo de vida de uma determinada edificação ou conjunto de edificações, englobando os conceitos de restauração, manutenção, estabilização, reabilitação ou outras. Cada um destes conceitos corresponde a um tipo de intervenção, que depende, principalmente, do estado de conservação do Bem.

(Manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural / Elaboração José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva, Sylvia Maria Nelo Braga. _ Brasília : Ministério da Cultura, Instituto do Programa Monumenta, 2005, p.19)

A criação recente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Suzano (COMPAC) vem contribuindo para a preservação por meio dos tombamentos do patrimônio material e das chancelas do patrimônio imaterial. No entanto, o tombamento é apenas um instrumento legal de proteção: por si só não assegura nem a prorrogação da vida útil do bem, nem seu uso qualificado que garanta a transmissão do patrimônio às próximas gerações.

Nesse sentido, há necessidade de qualificação profissional em duas frentes:

· Técnicas retrospectivas de intervenção, voltadas a profissionais da construção civil e áreas correlatas;

· Fundamentação teórico-metodológica sobre identidade cultural, história, estética e sociologia, capazes de sustentar a preservação dos valores imateriais vinculados ao patrimônio.

O curso se propõe a ser um exercício integrado e interdisciplinar, culminando em um projeto arquitetônico de restauração maduro, que contemple tanto os aspectos utilitários quanto os sociológicos e estéticos.

Assim, o projeto atende a uma carência atual de:

· Profissionais capacitados em boas práticas de projeto de restauração e conservação;

· Integração entre engenharias, saberes técnicos tradicionais e técnicas retrospectivas;

· Estudos de viabilidade físico-financeira das obras;

· Introdução aos instrumentos de fomento à preservação;

· Discussão sobre a sustentabilidade do bem cultural no pós-execução.

Quem é o público que se quer alcançar?

O curso destina-se a arquitetos, engenheiros, agrônomos, historiadores, sociólogos, artistas visuais e pedagogos interessados em atuar com projeto, execução de obras e captação de recursos voltados ao patrimônio cultural edificado.

Qual o formato do projeto?

O projeto será desenvolvido em formato de curso de qualificação profissional continuada, estruturado a partir de um estudo de caso. A metodologia inclui aulas expositivas, levantamentos de campo e exercícios práticos de técnicas projetuais.

Com fomento obtido a partir da Política Aldir Blanc, os recursos financeiros para pagamento de docentes e material didático estão garantidos.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do https://doity.com.br/aeaas-cultura-patrimonio. O preenchimento das vagas seguirá a ordem de inscrição, mantendo a proporcionalidade de área de atuação. Estão previstas 20 vagas para profissionais graduados em Arquitetura, 10 vagas para graduados em uma das Engenharias e/ou Agronomia, 5 vagas para graduados em História, 5 vagas para graduados em Sociologia, 5 vagas para graduados ou com comprovação de atuação em Artes Visuais, 5 vagas para profissionais de Pedagogia e 5 vagas para profissionais que comprovem saber prático em técnicas construtivas tradicionais. Será respeitada a garantia de cota de 30% para pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas e 10% para pessoas autodeclaradas transgêneras, proporcionalmente em cada grupo de vagas, conforme indicado na tabela abaixo.

TABELA DE VAGAS OFERECIDAS:

Nº de vagas

Atuação

Pré-requisitos

AC*

RC*

IF*

20

Arquitetura

diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

12

8

10

10

Engenharia e/ou agronomia

diploma de graduação em uma das Engenharias ou em Agronomia.

5

3

5

Historia

diploma de graduação em História.

2

1

5

Sociologia

diploma de graduação em Sociologia.

2

1

5

Artes visuais

diploma de graduação em Artes Visuais ou comprovação de atuação profissional na área.

2

1

5

Pedagogia

diploma de graduação em Pedagogia

2

1

*AC = Ampla Concorrência, RC = Reserva de Cota, IF = alunos matriculados ou egressos do Instituto Federal.

Em caso de não haver inscrição de profissionais de uma ou mais área de atuação, as vagas remanescentes serão repassadas seguindo ordem de inscrição.

Em caso de necessidade de Intérprete de Libras, o inscrito deverá informar na ficha de inscrição para que um profissional seja incorporado à equipe.

08h00 CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE: Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional Curso
CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ESTÉTICA SUZANENSE:  Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e a Atividade Profissional
Local: Instituto Federal de Suzano e Academia de Judô Terazaki

Destinado a profissionais de áreas correlatas ao patrimônio, sejam eles arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, artistas visuais, mestres do saber, pedagogos, museólogos, entre outros. Serão oferecidas 50 vagas e a duração será 45 horas de aula divididas em duas, concentrando carga horária de 5 horas subsequentes de aula a cada dia, serão reservadas 15 horas para preparação pedagógica.

Projeto Cultural – Ponto de Cultura

Eixo Temático:

Patrimônio cultural edificado

Sub eixo:

Técnicas Retrospectivas

Carga Horária:

45h

No de vagas:

50

Responsável técnico:

Cind Kelly Octaviano

RRT:

16077373

Local:

Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano.

Objetivo geral:

Promover a qualificação profissional continuada em patrimônio cultural edificado, capacitando arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, pedagogos e artistas visuais para a elaboração de projetos de restauração que integrem fundamentos técnicos, históricos, sociais e estéticos, visando à preservação e sustentabilidade dos bens culturais.

Objetivos específicos:

· Introduzir fundamentos teóricos sobre patrimônio cultural e sua preservação.

· Capacitar para o uso de instrumentos de identificação, inventário e diagnóstico de bens tombados.

· Exercitar técnicas retrospectivas aplicadas à restauração e conservação.

· Desenvolver habilidades de compatibilização interdisciplinar em projetos de restauro.

· Estimular a elaboração de cronogramas físico-financeiros e planos de manutenção.

· Apresentar editais e instrumentos de fomento como ferramentas de viabilização de projetos.

· Consolidar um trabalho final coletivo que simule as etapas de um projeto real de intervenção no patrimônio.

Meta:

Formar uma turma de até 50 profissionais qualificados para atuar em projetos de preservação do patrimônio cultural, entregando ao final do curso propostas interdisciplinares de restauração baseadas em estudo de caso real, com potencial de aplicação em editais de fomento e planos de conservação.

Qual o propósito do projeto?

Pretende estabelecer discussões sobre a imaterialidade e materialidade do patrimônio cultural edificado, suas formas de identificação, salvaguarda, preservação e restauração, para posteriormente aplicar de forma prática os estudos teóricos discutidos.

Qual necessidade cultural o projeto atende?

Compreende-se por Projeto de Intervenção no Patrimônio Edificado, doravante denominado Projeto, o conjunto de elementos necessários e suficientes para execução das ações destinadas a prolongar o tempo de vida de uma determinada edificação ou conjunto de edificações, englobando os conceitos de restauração, manutenção, estabilização, reabilitação ou outras. Cada um destes conceitos corresponde a um tipo de intervenção, que depende, principalmente, do estado de conservação do Bem.

(Manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural / Elaboração José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva, Sylvia Maria Nelo Braga. _ Brasília : Ministério da Cultura, Instituto do Programa Monumenta, 2005, p.19)

A criação recente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Suzano (COMPAC) vem contribuindo para a preservação por meio dos tombamentos do patrimônio material e das chancelas do patrimônio imaterial. No entanto, o tombamento é apenas um instrumento legal de proteção: por si só não assegura nem a prorrogação da vida útil do bem, nem seu uso qualificado que garanta a transmissão do patrimônio às próximas gerações.

Nesse sentido, há necessidade de qualificação profissional em duas frentes:

· Técnicas retrospectivas de intervenção, voltadas a profissionais da construção civil e áreas correlatas;

· Fundamentação teórico-metodológica sobre identidade cultural, história, estética e sociologia, capazes de sustentar a preservação dos valores imateriais vinculados ao patrimônio.

O curso se propõe a ser um exercício integrado e interdisciplinar, culminando em um projeto arquitetônico de restauração maduro, que contemple tanto os aspectos utilitários quanto os sociológicos e estéticos.

Assim, o projeto atende a uma carência atual de:

· Profissionais capacitados em boas práticas de projeto de restauração e conservação;

· Integração entre engenharias, saberes técnicos tradicionais e técnicas retrospectivas;

· Estudos de viabilidade físico-financeira das obras;

· Introdução aos instrumentos de fomento à preservação;

· Discussão sobre a sustentabilidade do bem cultural no pós-execução.

Quem é o público que se quer alcançar?

O curso destina-se a arquitetos, engenheiros, agrônomos, historiadores, sociólogos, artistas visuais e pedagogos interessados em atuar com projeto, execução de obras e captação de recursos voltados ao patrimônio cultural edificado.

Qual o formato do projeto?

O projeto será desenvolvido em formato de curso de qualificação profissional continuada, estruturado a partir de um estudo de caso. A metodologia inclui aulas expositivas, levantamentos de campo e exercícios práticos de técnicas projetuais.

Com fomento obtido a partir da Política Aldir Blanc, os recursos financeiros para pagamento de docentes e material didático estão garantidos.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do https://doity.com.br/aeaas-cultura-patrimonio. O preenchimento das vagas seguirá a ordem de inscrição, mantendo a proporcionalidade de área de atuação. Estão previstas 20 vagas para profissionais graduados em Arquitetura, 10 vagas para graduados em uma das Engenharias e/ou Agronomia, 5 vagas para graduados em História, 5 vagas para graduados em Sociologia, 5 vagas para graduados ou com comprovação de atuação em Artes Visuais, 5 vagas para profissionais de Pedagogia e 5 vagas para profissionais que comprovem saber prático em técnicas construtivas tradicionais. Será respeitada a garantia de cota de 30% para pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas e 10% para pessoas autodeclaradas transgêneras, proporcionalmente em cada grupo de vagas, conforme indicado na tabela abaixo.

TABELA DE VAGAS OFERECIDAS:

Nº de vagas

Atuação

Pré-requisitos

AC*

RC*

IF*

20

Arquitetura

diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

12

8

10

10

Engenharia e/ou agronomia

diploma de graduação em uma das Engenharias ou em Agronomia.

5

3

5

Historia

diploma de graduação em História.

2

1

5

Sociologia

diploma de graduação em Sociologia.

2

1

5

Artes visuais

diploma de graduação em Artes Visuais ou comprovação de atuação profissional na área.

2

1

5

Pedagogia

diploma de graduação em Pedagogia

2

1

*AC = Ampla Concorrência, RC = Reserva de Cota, IF = alunos matriculados ou egressos do Instituto Federal.

Em caso de não haver inscrição de profissionais de uma ou mais área de atuação, as vagas remanescentes serão repassadas seguindo ordem de inscrição.

Em caso de necessidade de Intérprete de Libras, o inscrito deverá informar na ficha de inscrição para que um profissional seja incorporado à equipe.

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Local

Varios locais (o endereço aqui fixado localiza a sede da AEAAS e não ao local dos eventos), 08674-250, Rua Expedicionário João de Carvalho, Jardim Santa Helena, Suzano, São Paulo
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Organizador

Cind Octaviano e Marcilene Iervolino