Local: Instituto Federal de Suzano e Academia de Judô Terazaki
Destinado a profissionais de áreas correlatas ao patrimônio, sejam eles arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, artistas visuais, mestres do saber, pedagogos, museólogos, entre outros. Serão oferecidas 50 vagas e a duração será 45 horas de aula divididas em duas, concentrando carga horária de 5 horas subsequentes de aula a cada dia, serão reservadas 15 horas para preparação pedagógica.
| Projeto Cultural – Ponto de Cultura |
| Eixo Temático: | Patrimônio cultural edificado | Sub eixo: | Técnicas Retrospectivas |
| Carga Horária: | 45h | No de vagas: | 50 |
| Responsável técnico: | Cind Kelly Octaviano | RRT: | 16077373 |
| Local: | Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano. |
Objetivo geral:
Promover a qualificação profissional continuada em patrimônio cultural edificado, capacitando arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, pedagogos e artistas visuais para a elaboração de projetos de restauração que integrem fundamentos técnicos, históricos, sociais e estéticos, visando à preservação e sustentabilidade dos bens culturais.
Objetivos específicos:
· Introduzir fundamentos teóricos sobre patrimônio cultural e sua preservação.
· Capacitar para o uso de instrumentos de identificação, inventário e diagnóstico de bens tombados.
· Exercitar técnicas retrospectivas aplicadas à restauração e conservação.
· Desenvolver habilidades de compatibilização interdisciplinar em projetos de restauro.
· Estimular a elaboração de cronogramas físico-financeiros e planos de manutenção.
· Apresentar editais e instrumentos de fomento como ferramentas de viabilização de projetos.
· Consolidar um trabalho final coletivo que simule as etapas de um projeto real de intervenção no patrimônio.
Meta:
Formar uma turma de até 50 profissionais qualificados para atuar em projetos de preservação do patrimônio cultural, entregando ao final do curso propostas interdisciplinares de restauração baseadas em estudo de caso real, com potencial de aplicação em editais de fomento e planos de conservação.
Qual o propósito do projeto?
Pretende estabelecer discussões sobre a imaterialidade e materialidade do patrimônio cultural edificado, suas formas de identificação, salvaguarda, preservação e restauração, para posteriormente aplicar de forma prática os estudos teóricos discutidos.
Qual necessidade cultural o projeto atende?
Compreende-se por Projeto de Intervenção no Patrimônio Edificado, doravante denominado Projeto, o conjunto de elementos necessários e suficientes para execução das ações destinadas a prolongar o tempo de vida de uma determinada edificação ou conjunto de edificações, englobando os conceitos de restauração, manutenção, estabilização, reabilitação ou outras. Cada um destes conceitos corresponde a um tipo de intervenção, que depende, principalmente, do estado de conservação do Bem.
(Manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural / Elaboração José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva, Sylvia Maria Nelo Braga. _ Brasília : Ministério da Cultura, Instituto do Programa Monumenta, 2005, p.19)
A criação recente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Suzano (COMPAC) vem contribuindo para a preservação por meio dos tombamentos do patrimônio material e das chancelas do patrimônio imaterial. No entanto, o tombamento é apenas um instrumento legal de proteção: por si só não assegura nem a prorrogação da vida útil do bem, nem seu uso qualificado que garanta a transmissão do patrimônio às próximas gerações.
Nesse sentido, há necessidade de qualificação profissional em duas frentes:
· Técnicas retrospectivas de intervenção, voltadas a profissionais da construção civil e áreas correlatas;
· Fundamentação teórico-metodológica sobre identidade cultural, história, estética e sociologia, capazes de sustentar a preservação dos valores imateriais vinculados ao patrimônio.
O curso se propõe a ser um exercício integrado e interdisciplinar, culminando em um projeto arquitetônico de restauração maduro, que contemple tanto os aspectos utilitários quanto os sociológicos e estéticos.
Assim, o projeto atende a uma carência atual de:
· Profissionais capacitados em boas práticas de projeto de restauração e conservação;
· Integração entre engenharias, saberes técnicos tradicionais e técnicas retrospectivas;
· Estudos de viabilidade físico-financeira das obras;
· Introdução aos instrumentos de fomento à preservação;
· Discussão sobre a sustentabilidade do bem cultural no pós-execução.
Quem é o público que se quer alcançar?
O curso destina-se a arquitetos, engenheiros, agrônomos, historiadores, sociólogos, artistas visuais e pedagogos interessados em atuar com projeto, execução de obras e captação de recursos voltados ao patrimônio cultural edificado.
Qual o formato do projeto?
O projeto será desenvolvido em formato de curso de qualificação profissional continuada, estruturado a partir de um estudo de caso. A metodologia inclui aulas expositivas, levantamentos de campo e exercícios práticos de técnicas projetuais.
Com fomento obtido a partir da Política Aldir Blanc, os recursos financeiros para pagamento de docentes e material didático estão garantidos.
Inscrições:
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do https://doity.com.br/aeaas-cultura-patrimonio. O preenchimento das vagas seguirá a ordem de inscrição, mantendo a proporcionalidade de área de atuação. Estão previstas 20 vagas para profissionais graduados em Arquitetura, 10 vagas para graduados em uma das Engenharias e/ou Agronomia, 5 vagas para graduados em História, 5 vagas para graduados em Sociologia, 5 vagas para graduados ou com comprovação de atuação em Artes Visuais, 5 vagas para profissionais de Pedagogia e 5 vagas para profissionais que comprovem saber prático em técnicas construtivas tradicionais. Será respeitada a garantia de cota de 30% para pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas e 10% para pessoas autodeclaradas transgêneras, proporcionalmente em cada grupo de vagas, conforme indicado na tabela abaixo.
TABELA DE VAGAS OFERECIDAS:
| Nº de vagas | Atuação | Pré-requisitos | AC* | RC* | IF* |
| 20 | Arquitetura | diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo. | 12 | 8 | 10 |
| 10 | Engenharia e/ou agronomia | diploma de graduação em uma das Engenharias ou em Agronomia. | 5 | 3 |
| 5 | Historia | diploma de graduação em História. | 2 | 1 |
| 5 | Sociologia | diploma de graduação em Sociologia. | 2 | 1 |
| 5 | Artes visuais | diploma de graduação em Artes Visuais ou comprovação de atuação profissional na área. | 2 | 1 |
| 5 | Pedagogia | diploma de graduação em Pedagogia | 2 | 1 |
*AC = Ampla Concorrência, RC = Reserva de Cota, IF = alunos matriculados ou egressos do Instituto Federal.
Em caso de não haver inscrição de profissionais de uma ou mais área de atuação, as vagas remanescentes serão repassadas seguindo ordem de inscrição.
Em caso de necessidade de Intérprete de Libras, o inscrito deverá informar na ficha de inscrição para que um profissional seja incorporado à equipe.