Agentes de Prevenção ao Abuso contra Crianças e Adolescentes

Faça sua inscrição
De 16 a 20 de julho Todos os dias das 10h00 às 13h00

Sobre o Evento

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com diversos ministérios, governos estaduais, municipais e Instituições, é composto por ações que são desenvolvidas por estudantes e professores universitários que visam contribuir com o desenvolvimento das comunidades e com a ampliação da qualidade de vida no país, especialmente em regiões de baixo desenvolvimento socioeconômico. As ações também visam contribuir com a formação acadêmica e o desenvolvimento de potencialidades que permitam formar profissionais capazes de compreender seu papel como cidadão.

O desenvolvimento das ações aqui propostas contribui para a formação do jovem universitário como cidadão, integrando o universitário ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do País. Ainda, consolidam no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e, por fim, estimulam no universitário a produção de projetos coletivos locais e em parceria com as comunidades assistidas.
Em 2022, foram registrados no Estado 21 casos de vítimas de homicídio e 1.613 vítimas de estupro na faixa de 0 a 17 anos. O envolvimento dos profissionais do serviço público como agentes de prevenção da violência contra crianças parece ser um aspecto fundamental tanto para a prevenção da ocorrência quanto da revitimização. A criança em geral tem dificuldade de identificar que sofre violência, em suas diversas formas, e mais ainda em revelar a ocorrência desta para os membros da família. Considerando-se que a maioria dos casos de violência infantil é intrafamiliar, muitas vítimas podem recorrer à ajuda ou suporte fora da família. Diante disso, a capacitação dos profissionais que estão próximos à criança pode ser de suma importância para a detecção precoce de uma situação de violação dos direitos da criança. A capacitação dos profissionais em programas de prevenção do abuso sexual deve habilitá-los a detectar e avaliar casos adequadamente, sendo essa uma etapa fundamental das metodologias gerais nos trabalhos de prevenção. Destaca-se ainda que a violência contra mulher teve um registro de 21.108 vítimas, com 17.415 vítimas de violência doméstica e 50 casos de feminicídio.

Assim, a oficina tem como objetivos, capacitar os profissionais da educação, assistência social e da saúde a atuarem como agentes de prevenção do abuso sexual infantil e de outros tipos de violência, habilitar os participantes a reconhecer sinais de ocorrência da violência, discorrer acerca do tema abuso e outros tipos de violência, refletir sobre os procedimentos adotados pelo profissional diante de um caso de violência e/ou abuso, identificando formas de ação na situação de ocorrência de violência e/ou abuso e de encaminhamento.

Carregando área de inscrição

Local

Secretaria Municipal de Assistência Social , 79765-000, Av. Felinto Muller, 976, Taquarussu, Mato Grosso do Sul
Ver no mapa

Organizador

Projeto Rondon

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com diversos ministérios, governos estaduais, municipais e Instituições, é composto por ações que são desenvolvidas por estudantes e professores universitários que visam contribuir com o desenvolvimento das comunidades e com a ampliação da qualidade de vida no país, especialmente em regiões de baixo desenvolvimento socioeconômico.