O movimento “AGOSTO LILÁS” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra mulheres e meninas, em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, editada em 6 de agosto de 2006, e que em 2023 completa 17 anos.
A “Rede Lilás de Porto Velho”, foi criada em 2010, a partir da necessidade de agruparem-se instituições, órgãos, agentes e pessoas que trabalham de forma integrada e cooperativa para o objetivo comum de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, sua proteção e atendimento.
As pessoas, órgãos, entidades e coletivos que compõem a Rede Lilás têm assumido a missão de envidar esforços para a estruturação e fortalecimento das ações da Rede, que conta com a participação das principais instituições envolvidas no árduo processo de promover a paz nos lares e os direitos das mulheres.
O projeto propõe o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar no município em que as atividades serão realizadas, a fim de que a “Rede” continue atuando, de forma integrada, na promoção de direitos e na superação de todas as formas de violência familiar.
O evento, que é aberto ao público, por meio de palestras, exposições de arte e artesanato, música, divulgação de atendimentos oferecidos pela rede de enfrentamento, aborda os diversos tipos de violência doméstica, as formas de percepção e a conscientização sobre a importância da denúncia.
Objetivos específicos
- Sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra as mulheres e meninas
- Divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes
- Promover a integração das pessoas, órgãos, entidades e coletivos envolvidos com a prevenção, enfrentamento e tratamento da violência doméstica
- Despertar a sociedade para reconhecer tipos e sinais de violência doméstica e familiar