Apresentação
A Prefeitura de Almas - Tocantins por meio da secretaria municipal de Educação, em parceria com o Instituto Tocantinense de Assessoria, Consultoria e Capacitação - ITAC, promove o primeiro encontro de formação continuada com o objetivo de promover aos docentes da educação básica momentos de estudos sobre SEMANA PEDAGÓGICA: A GESTÃO DA SALA DE AULA: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA..Além disso, a rede de ensino que investe em formação continuada para seus profissionais melhora a atuação dos professores e fortalece a relação com eles, que se sentem mais valorizados, reconhecidos e com espaço para uma constante evolução profissional. Com isso, os educadores tendem a uma performance melhor e mais confiante na sala de aula..
Professores qualificados são capazes de formar crianças e adolescentes mais autônomos, prontos para exercerem seu papel como cidadãos, capacitados para lidar com os desafios da vida e para serem agentes de transformação.
Ementa:
É direito de todas as crianças uma educação em sala de aula regular em escolas da comunidade, com oferta de um ambiente educativo enriquecedor e que atenda às necessidades pedagógicas de cada aluno em sua especificidade, além de ofertar experiências significativas de qualidade.
Para que isso ocorra é necessário a prática de uma Educação Inclusiva no processo de aprendizagem com objetivo de atender às necessidades educativas especiais de todos os alunos por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que possam eliminar as barreiras para sua plena participação na sociedade e seu desenvolvimento.
Nesse sentido, está formação propõem aos profissionais da educação deste municipio, um modelo de ensino aprendizagem dinâmico e com recursos didáticos acessiveis e ao alcance de todos para uma aula integradora e humanista.
Objetivo da formação
Mostrar para os profissionais deste município que educação inclusiva busca adaptar o sistema educacional a fim de assegurar o acesso, permanência e condições de aprendizagem para todas as pessoas, sem preconceitos e de forma a valorizar as diferenças.
Conteúdos
- Como identificar alunos com NEE;
- Práticas pedagógicas para trabalhar com alunos NEE;
- Leia que regem a Educação Especial;
- Neuro diversidades e inclusão;
- Qual ou quais alunos devem ser matriculados na AEE;
- Confecção de materiais práticas para sala de AEE.
- Deficiência Intectual
- Deficiência Auditiva
- Deficiência visual
- Deficiência física/motora
- Transtornos
Metodologia
Palestra em formato de oficina com vivências práticas com foco na Educação Inclusiva, onde as teorias apresentadas pela formadora estarão sempre representada por uma apresentação prática. Em seguida será mostrado o material físico utilizado e como o mesmo é confeccionado.