Ampliar Antônio Carlos - Sem limites para o conhecimento

13/04/2015, Centro Universitário de Belo Horizone, BH, MG

Sobre

Todo mundo sabe que hoje em dia reconhecimento profissional exige algo a mais. Pensando nisso, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas lança o AMPLIAR, que oferece palestras, seminários e oficinas de diversas áreas do conhecimento para você se diferenciar no mercado.

É SÓ ESCOLHER O QUE MAIS COMBINA COM VOCÊ.

*O controle para a entrega dos certificados de participação é feito após a assinatura das listas de chamada e entrega do voucher. A inscrição em duas ou mais palestras não garante o certificado e as horas complementares. 

**Solicitamos que a inscrição seja feita apenas nas palestras em que irá comparecer.

Local do evento

Centro Universitário de Belo Horizone - , Rua Diamantina, 567, Lagoinha, BH, Minas Gerais

Programação

Horário Atividade Descrição
13/04
08h00 Laboratório LI-08 – 1° Andar - Campus Antonio Carlos Ilustração Publicitária 13/04 Gosta de desenhar e possui alguma habilidade com softwares gráficos? Esta é uma oficina para você, aprenda mais sobre ilustração digital com um especialista no tema. 
08h00 Auditório Espaço de Convíveo - Campus Antônio Carlos Abrindo StartUp ou buscar emprego no mercado corporativo? Manhã A dinâmica do tempo e da construção de carreiras mudou enormemente nos últimos anos. É preciso reconhecer que há várias opções de caminhos para a construção de uma carreira bem sucedida. Quanto mais informações tivermos, mais bem sucedidos seremos em nossas escolhas. Está em dúvidas sobre o futuro, venha conversar com a gente!
09h30 Sala 51, CPM - Campus Antônio Carlos Jornalismo Transmidia 13/04 Oficina sobre a narrativa transmidia no jornalismo. 
19h00 Laboratório 9 CPM 3º andar - Campus Antônio Carlos Metrologia para o Controle e Qualidade 13/04 Durante a palestra será apresentado ao aluno um histórico das medidas e da metrologia com base no sistema metrológico mundial; organismos regionais de metrologia e sistema interamericano de metrologia (SIM). O aluno poderá conhecer também o vocabulário internacional de metrologia dentre outros assuntos relacionados à área e os quais apresentam implicações para o controle a a qualidade de produtos. 
19h00 Sala 216 - Campus Antônio Carlos Processo criativo e comunicação e design 13/04 A criatividade esta no cerne de toda atividade humana. Essencialmente em áres cuja a inovação e a diferenciação são imperativas. A oficina de processo criativo introduzirá participantes no processo de criatividade e o instrumentalizará para uma postura criativa. 
19h00 Sala 215 - Campus Antonio Carlos Quanto custa seu design? 13/04 Oficina sobre cálculo de hora técnica para empreendedores em design.
19h00 Sala 306 - Campus Antônio Carlos Carreiras no setor público 13/04 A administração pública possuí um acervo de condições legais que ambientam o desenvolvimento de carreiras no setor público. Sob este contexto, a administradora pública Ariane Albergaria irá apresentar condições, instrumentos e formas de se desenvolver a carreira no setor público que é amparada por instrumentos legais. 
19h00 Laboratório LI-01 – 1° Andar - Campus Antonio Carlos Cartemas – Composições múltiplas de um olhar fotográfico. 13/04 Oficina que propõe a criação de imagens caleidoscópicas a partir do método de composição modular desenvolvido pelo designer Aloísio Magalhães. Pré-requisitos: ? Domínio básico do programa Adobe Photoshop ? Máquina fotográfica (em caso de celular, trazer um cabo USB para descarregar no computador as fotografias realizadas durante a oficina).
19h00 Sala 214 - Campus Antonio Carlos Jornalismo Cultural 13/04 Palestra com Carolina Braga sobre a dificuldade do jornalismo cultural na contemporaneidade. 
19h00 Teatro Ney Soares - Campus Antônio Carlos A arte de falar em público - 13/04 A atividade irá promover técnicas de postura e expressão corporal, revelando os medos e mitos de falar em público; voz e gestos; contexto e platéia, oferecendo conteúdos úteis para desenvolver apresentações de forma segura e clara. 
19h30 Sala 707 - Campus Antônio Carlos Licenciamento de imagem. Do produtor a comunicação. 13/04 O planejamento e a gerência de Projetos da G30 apresentarão o case de licenciamento de produto realizado para a Vilma Alimentos. A indústria não tinha participação ativa no segmento infantil e desejava uma maior inserção. A G30 acompanhou a empresa em todos os processos de desenvolvimento de produto , marca, comunicação e ativação. O personagem licenciado é a Galinha Pintadinha, o personagem de maior sucesso na indústria de licenciamento brasileiro.
19h30 Sala 311- Campus Antonio Carlos Programação de jornalismo de dados 13/04 A palestra irá mostrar a importância de conhecer a lógica e a base da linguagem de programação assim como a importância do jornalismo de dados.
19h30 Auditório Espaço de Convíveo - Campus Antônio Carlos Abrindo StartUp ou buscar emprego no mercado corporativo? - Noite A dinâmica do tempo e da construção de carreiras mudou enormemente nos últimos anos. É preciso reconhecer que há várias opções de caminhos para a construção de uma carreira bem sucedida. Quanto mais informações tivermos, mais bem sucedidos seremos em nossas escolhas. Está em dúvidas sobre o futuro, venha conversar com a gente!
19h30 Sala 313 - Campus Antonio Carlos Agência UAI - e o mercado fotográfico 13/04 Palestra sobre a agência uai e o mercado de fotografia para casamentos. 
19h30 Sala 320 - Campus Antonio Carlos Ensaios Sobre Mercado de Derivativos 13/04 Mercado de derivativos no contexto economico atual. 
19h30 Sala 411 - Campus Antônio Carlos Competências em Relações Humanas 13/04 Seminário voltado à discussão de Competências Interpessoais essenciais no trato profissional, e que geralmente não conseguem, ser ensinadas em sala de aula.
20h00 Sala 709 - Campus Antonio Carlos Você é cuidadoso com seu dinheiro? 13/04 Palestra sobre como administrar suas finanças pessoais. Dicas importantes para ampliar suas possibilidades. 
14/04
09h00 Sala de multimeios 41 CPM - Campus Antonio Carlos Hackeando a vida: nomadismo digital, movimento maker e desescolarização -Manhã - 14/04 A Geração Y redefiniu uma série de paradigmas da nossa sociedade, começando pelo trabalho - vale mais a pena para essa geração trabalhar em algo que acredita e que pode ter prazer do que simplesmente por dinheiro - passando por querer ter mais liberdade e ter o próprio negócio e o que é necessário aprender para isso. A partir disso essa geração percebeu também que as ferramentas às quais tinha acesso não eram suficientes para que eles pudessem fazer o que queriam e precisavam e que as regras vigentes (como locais e horas rígidas de trabalho e estudo) também fazem pouco sentido. Nesse contexto, cada vez mais pessoas percebem que para um novo mundo, precisamos de novas formas de fazer: sejam elas relações de trabalho, relações com nosso próprio aprendizado e relações com as coisas materiais que precisamos (e se em vez de comprarmos pronto passarmos a fazê-las? Alguém se perguntou um dia). A internet e as novas tecnologias permitem hoje que os paradigmas sejam quebrados e sejam estabelecidas novas formas de viver, ou como a gente gosta de dizer: permitem com que a gente hackeie a vida. Vamos falar sobre nomadismo digital (gente que trabalha de qualquer lugar do mundo, basta um computador e um acesso a internet), movimento maker (pessoas que gostam de fazer coisas em vez de comprá-las prontas) e desescolarização (pessoas que assumiram o protagonismo sobre o próprio aprendizado e aprenderam a aprender de diversas formas, não apenas na educação formal).
09h00 Sala 204 - Campus Antônio Carlos "Projeto de Naming" 14/04 Um dos grandes desafios dos comunicadores contemporaneos é nomear produtos, empresas, serviços. Com essa oficina, aprender-se-á as principais formas de nomear em consonância com a cultura e lingua portuguesa. 
09h30 Sala 51 CPM 5ºAndar - Campus Antonio Carlos Jornalismo Politico 14/04 Palestra sobre as peculiariedades do jornalismo politico. 
19h00 Teatro Ney Soares - Campus Antônio Carlos Prevenção a criminalidade: Desafios na Gestão Politicas Públicas 14/04 Esta atividade será realizada pelos cursos de: serviço Social, Segurança publica e Gestão Publica.O tema proposto será discutido por 03(t res) professores especialistas na area, onde cada palestrante irá contar sobre sua experiencia de pesquisa e depois abrir para debate.
19h00 Sala 51 CPM 3º Andar - Campus Antônio Carlos Produção fotográfica com dispositivos móveis 14/04 A oficina apresentará as principais características das produções realizadas com celulares e ensinará as técnicas fotográficas realizadas com os dispositivos móveis. 
19h00 Laboratorio 05 - Campus Antônio Carlos Tracking de cenas com utilização de software Mocha 14/04 Tracking de cenas com utilização de software Mocha.
19h00 Laboratório LI-12 – 1° Andar - Campus Antonio Carlos Desenvolvimento front-end com Bootstrap 14/04 Desenvolvimento front-end com Bootstrap .
19h00 Sala 410 - Campus Antônio Carlos Conversa sobre carreira 14/04 Beth Barros, abordará o termo Outplacement, criado na década de 60, nos Estados Unidos, como uma ferramenta em Recursos Humanos. O Outplacement trata-se de um processo utilizado por executivos e também pelas organizações com a finalidade de diminuir os impactos de uma demissão. 
19h00 Sala de multimeios 41 CPM - Campus Antonio Carlos Hackeando a vida: nomadismo digital, movimento maker e desescolarização-Noite -14/04 A Geração Y redefiniu uma série de paradigmas da nossa sociedade, começando pelo trabalho - vale mais a pena para essa geração trabalhar em algo que acredita e que pode ter prazer do que simplesmente por dinheiro - passando por querer ter mais liberdade e ter o próprio negócio e o que é necessário aprender para isso. A partir disso essa geração percebeu também que as ferramentas às quais tinha acesso não eram suficientes para que eles pudessem fazer o que queriam e precisavam e que as regras vigentes (como locais e horas rígidas de trabalho e estudo) também fazem pouco sentido. Nesse contexto, cada vez mais pessoas percebem que para um novo mundo, precisamos de novas formas de fazer: sejam elas relações de trabalho, relações com nosso próprio aprendizado e relações com as coisas materiais que precisamos (e se em vez de comprarmos pronto passarmos a fazê-las? Alguém se perguntou um dia). A internet e as novas tecnologias permitem hoje que os paradigmas sejam quebrados e sejam estabelecidas novas formas de viver, ou como a gente gosta de dizer: permitem com que a gente hackeie a vida. Vamos falar sobre nomadismo digital (gente que trabalha de qualquer lugar do mundo, basta um computador e um acesso a internet), movimento maker (pessoas que gostam de fazer coisas em vez de comprá-las prontas) e desescolarização (pessoas que assumiram o protagonismo sobre o próprio aprendizado e aprenderam a aprender de diversas formas, não apenas na educação formal).
19h00 Sala 705 - Campus Antônio Carlos Como desenvolver o Empreendedorismo Social? Teoria e Prática 14/04 Aplicando o CHA no desenvolvimento no seu potencial interior.
19h30 Sala 707 - Campus Antônio Carlos Macarrão entrou no jogo. Uma indústria de macarrão nos campos do Brasil e do Mundo 14/04 Marketing Esportivo: um outro caminho para a construção e manutenção de marcas vivas e relacionais. Nathalia Matta é responsável pela comunicação da Vilma Alimentos e vem falar sobre o patrocínio esportivo no futebol.
19h30 Auditório Espaço de Convíveo - Campus Antônio Carlos Como registrar marcas, patentes e direitos autorais 14/04 Você sabe o que é propriedade intelectual? Aprenda a diferença entre marcas, patentes e direitos autorais e saiba porque é tão importante registrar as suas criações para ter sucesso no mercado.
19h30 Sala 309 - Campus Antonio Carlos "As necessidades da proteção da propriedade industrial no contexto da organização." 14/04 Iremos abordar a necessidade da proteção sob a ótica da valoração das marcas e patentes como ativos das organizações que merecem de sobremaneira cuidados e resguardo do ponto de vista da lei 9279/96.
19h30 Sala 411 - Campus Antonio Carlos "Políticas públicas de Economia Solidária: uma alternativa para o desenvolvimento local" - 14/04 - Sala 411 - Campus Antonio Carlos Entender o conceito histórico de Economia Solidária, assim como a transformação pela qual o tema passou durante o século XX, para compreender a função da Economia Solidária na sociedade brasileira contemporânea. Entender o conceito de desenvolvimento local, propondo um paralelo com os demais conceitos hegemônicos de desenvolvimento econômico e social. Construir a relação entre Economia Solidária e Desenvolvimento Local, apontando os papéis que o Estado pode assumir na função de mola propulsora de diferentes formas de desenvolvimento.
19h30 Sala 514 - Campus Antônio Carlos Inteligência Emocional - Noite-14/04 Apresentar ferramentas que auxiliem no equilíbrio e na gestão das emoções através de estratégias de entendimento e desenvolvimento da Inteligência Emocional. Desta forma, promover o bem estar e a felicidade da pessoa, tanto na área pessoal quanto profissional e possibilitar que ela seja capaz de transformar e produzir crenças que sustentem e alavanquem seus objetivos e metas, utilizando todo seu potencial.
19h30 Sala 612 - Campus Antônio Carlos Como participar de dinâmica de grupo em processos seletivos? 14/04 A atividade proporcionará a vivência de uma dinâmica e a partir dela analisaremos quais são os comportamentos esperados em um processo seletivo.
15/04
09h00 Sala 707 - Campus Antônio Carlos Minorias. Internet. Marcas-Manhã-15/04 A internet viabilizou a união das tribos. As pessoas não precisam mais estarem num mesmo ambiente físico para se congregarem e se unirem. As minorias, quase sempre excluídas, descobriram que na internet elas tem voz e poder. Eles são engajados e levantam questionamentos que antes passariam desapercebidos e o efeito de manada cuida do resto. Os estereótipos e as velhas piadas já não tem o mesmo efeito. A forma como fazemos publicidade precisa ser repensada e com urgência.
09h30 Espaço TIG - Campus Antônio Carlos Design de app para jornalismo 15/04 Oficina de design thinking para o desenvolvimento de apps para jornalismo.
19h00 Laboratório 9, CPM 3º andar - Campus Antônio Carlos Metrologia para o Controle e Qualidade 15/04 Durante a palestra será apresentado ao aluno um histórico das medidas e da metrologia com base no sistema metrológico mundial; organismos regionais de metrologia e sistema interamericano de metrologia (SIM). O aluno poderá conhecer também o vocabulário internacional de metrologia dentre outros assuntos relacionados à área e os quais apresentam implicações para o controle a a qualidade de produtos. 
19h00 Sala 211 - Campus Antonio Carlos Motion graphics pra cinema e TV 15/04 Talk sobre o processo criativo para motion. 
19h00 Sala 215 - Campus Antônio Carlos Novas perspectiva do design de superfície 15/04 Por ser uma atividade com pouco tempo de reconhecimento, atividades ligadas ao campo não snao reconecidas ou sao mal interpretadas. A abrangencia do design de superficie, abre novos campos de pesquisa e amplia o uso dos diversos materiais, na criaçåno de novos produtos. Presente no desenvolvimento de uma nova linguagem têxtil a manipulação têxtil é de vita importância na criaçnao de novos tecidos.
19h00 Sala 705 - Campus Antonio Carlos Oficina do Abraço 15/04 Atividade psicoterapêutica de encontro social baseado na experienciação do olhar, do toque e do sentimento positivo incondicional.
19h00 Sala 306 - Campus Antônio Carlos Carreiras no setor público .15/04 A administração pública possuí um acervo de condições legais que ambientam o desenvolvimento de carreiras no setor público. Sob este contexto, a administradora pública Ariane Albergaria irá apresentar condições, instrumentos e formas de se desenvolver a carreira no setor público que é amparada por instrumentos legais. 
19h00 Sala 519 - Campus Antonio Carlos Como se sair bem em um processo seletivo 15/04 Aorientar o aluno a desenvolver seu curriculo e orientação para ter sucesso no processo seletivo.
19h00 Sala 606 - Campus Antonio Carlos Corantes naturais nos tecidos 15/04 A viabilidade do uso dos corantes naturais na atualidade. 
19h00 Laboratorio LI-02 – 1° Andar - Antonio Carlos Conversão de modelos digitais 3D em mockups e modelos físicos por planificação. 15/04 O oficina ensinará técnicas de conversão de modelos digitais 3D em mockups e modelos físicos por planificação e também técnicas básicas de montagem protótipos de produtos.
19h00 Sala 214 - Campus Antonio Carlos Fotografia de moda 15/04 Palestra com o fotógrafo Arthur Senra sobre o mercado da fotografia de moda.
19h30 Sala 707 - Campus Antônio Carlos Minorias. Internet. Marcas-Noite-15/04 A internet viabilizou a união das tribos. As pessoas não precisam mais estarem num mesmo ambiente físico para se congregarem e se unirem. As minorias, quase sempre excluídas, descobriram que na internet elas tem voz e poder. Eles são engajados e levantam questionamentos que antes passariam desapercebidos e o efeito de manada cuida do resto. Os estereótipos e as velhas piadas já não tem o mesmo efeito. A forma como fazemos publicidade precisa ser repensada e com urgência.
19h30 Auditório Espaço de Convíveo - Campus Antônio Carlos UniPlay: diversidades culturais 15/04 Sabemos que na sociedade que vivemos, a cultura atual prevalece durante anos, da mesma forma que as culturas passadas ainda se estendem aos nossos tempos atuais. Com a cultura trazemos diversas diferenças entre formas de agir, falar, fazer e tratar as pessoas umas com as outras. O UniPlay tratará em sua primeira edição sobre a aceitação pessoal e social da sexualidade humana. Teremos uma discussão entre professores e alunos sobre o tema e as dificuldades que o tangenciam.
19h30 Sala 51 CPM 5º Andar - Campus Antônio Carlos "Além das Gerais: alunos do Uni que trabalham em grandes mercados compartilham sua trajetória". 15/04 Lucas Antunes (Madre, de Buenos Aires) Deco Soares (TBWA, de Buenos Aires) Francis Alan (DM9, de São Paulo) Mateus Coelho (Santa Clara, de São Paulo) 4 ex-alunos em grandes e líderes agências vão bater um papo conosco via skype sobre publicidade, mercados, oportunidades e carreira.
19h30 Sala 308 - Campus Antonio Carlos "Políticas públicas de Economia Solidária: uma alternativa para o desenvolvimento local" - 15/04 - Sala 308 Entender o conceito histórico de Economia Solidária, assim como a transformação pela qual o tema passou durante o século XX, para compreender a função da Economia Solidária na sociedade brasileira contemporânea. Entender o conceito de desenvolvimento local, propondo um paralelo com os demais conceitos hegemônicos de desenvolvimento econômico e social. Construir a relação entre Economia Solidária e Desenvolvimento Local, apontando os papéis que o Estado pode assumir na função de mola propulsora de diferentes formas de desenvolvimento.
19h30 Sala 311 - Campus Antonio Carlos Jornalismo em quadrinhos 15/04 Oficina de jornalismo feita atraves de quadrinhos.
19h30 Sala 709 - Campus Antonio Carlos Gestão para o sucesso sustentável das organizações. 15/04 Todo gestor e executivo do mercado precisa saber o que é Gestão para o sucesso sustentável de uma organização. 

Inscrições