UTILIZAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COMO PROPOSTA PARA PROMOVER UMA ATIVIDADE LÚDICA E INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS

  • Autor
  • Kaio FB de Jesus
  • Co-autores
  • Déborah NC Freire , Marcondes HS Mendonça , Ítalo FL de Melo , Luciene Barbosa
  • Resumo
  • Introdução: O recurso didático no ensino de ciências é uma abordagem importante como alternativa de tornar as aulas dinâmicas e interativas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, buscando atender às necessidades de todos os envolvidos. Objetivos: elaborar, confeccionar, aplicar e avaliar um jogo educativo sobre o sistema digestório e suas parasitoses. Metodologia: O jogo, denominado “Bingo: Conhecendo o Sistema digestório e suas parasitoses”, composto por 25 cartelas de perguntas, 10 cartelas de respostas, 150 marcadores e as regras, foi adaptado para o Braille para que pudesse ser utilizado também por alunos com deficiência visual. Foi elaborado um pré-teste e pós-teste para avaliar os conhecimentos prévios e verificar a assimilação após o jogo, respectivamente. O pré e pós-teste foram elaborados com 13 perguntas em ambos, com igual teor, que abordaram questões relacionadas ao sistema digestório e suas parasitoses. Para aplicar o jogo a turma foi dividida em grupos, sete duplas e três trios. Posteriormente, foram distribuídos uma cartela e quinze marcadores para cada dupla e trio formados. Após isso, foram lidas, passo a passo, as regras do jogo. Para finalizar a aplicação, todas as perguntas foram lidas e respondidas. Resultados: O jogo foi aplicado em uma escola estadual localizada em Aracaju/SE que tem alunos com deficiência visual matriculados. Participaram das atividades 26 alunos, sendo 3 com deficiência visual e 1 deficiente auditivo.  Durante a análise do pré-teste foi possível verificar que os alunos não tinham muito conhecimento do conteúdo, porém, com a aplicação do jogo, foi observado que os alunos tiveram uma melhor assimilação do mesmo, constatado por meio do pós-teste. Conclusões: O jogo contribuiu no processo ensino-aprendizagem dos alunos e esses tiveram a oportunidade de interagir e de aprender uns com os outros, desenvolver suas habilidades e os valores que cada aluno possui independente de sua necessidade, valorizando a inclusão.

  • Palavras-chave
  • Parasitoses, Deficiência visual, Educação inclusiva.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Epidemiologia e Educação em Saúde
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