Informações

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (PROBP) da Universidade Federal de Sergipe está promovendo o IV SIMPÓSIO NORDESTINO DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS (IV SINDIP), que tem por finalidade promover a atualização de profissionais da área de Ciências Biológicas e da Saúde, abordando temas como Pararasitologia, Imunologia e Epidemiologia, bem como ferramentas de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias; favorecer a interação entre pesquisadores da Região Nordeste e o intercâmbio entre alunos; e fortalecer, aproximar e estimular a criação de grupos entre instituições de Saúde, como os Laboratórios Centrais, Hospitais, Vigilância Epidemiológica e a academia.

O IV SINDIP será realizado no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, no período de 08 a 10 de fevereiro de 2023. O evento contará com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos, além da participação de diversos pesquisadores de referência nacional para a área, se tornando uma excelente oportunidade de troca de experiências e de conhecimento.

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Filipe Dantas Torres

Saiba mais

Fred Luciano Neves Santos

Saiba mais

Márcio Bezerra Santos

Saiba mais

Victor Fernando Santana Lima

Saiba mais

Luciene Barbosa

Saiba mais

Roseli La Corte dos Santos

Saiba mais

Marcelo Fulgêncio Guedes de Brito

Saiba mais

Diego Moura Tanajura

Saiba mais

Cliomar Alves dos Santos

Saiba mais

Israel Gomes de Amorim Santos

Saiba mais

Lucas Sousa Magalhães

Saiba mais

Jordana Dantas Rodrigues Reis

Saiba mais

Sona Jain

Saiba mais

Moisés Thiago de Souza Freitas

Saiba mais

José Rodrigo Santos Silva

Saiba mais

André Mota Alves

Saiba mais

Gerlane Salgueiro Barros

Programação:

TÉCNICAS DA BIOLOGIA MOLECULAR APLICADAS A REALIZAÇÃO DO PCR CONVENCIONAL E EM TEMPO REAL PARA IDENTIFICAÇÃO DE PATÓGENOS Curso · Jordana Dantas Rodrigues Reis

ILUSTRAÇÃO APLICADA À PESQUISA CIENTÍFICA Curso · André Mota Alves

BIOESTATÍSTICA APLICADA: UMA INTRODUÇÃO AO SOFTWARE R Curso · José Rodrigo Santos Silva

EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES Curso · Luciene Barbosa

TÉCNICAS DA BIOLOGIA MOLECULAR APLICADAS A REALIZAÇÃO DO PCR CONVENCIONAL E EM TEMPO REAL PARA IDENTIFICAÇÃO DE PATÓGENOS Turma 2 Curso · Gerlane Salgueiro Barros

Abertura oficial Abertura

“As leishmanias e seus multi-hospedeiros no Brasil” Palestra · Filipe Dantas Torres

Coffee Break Coffee break

“As leishmanioses e seus parasitos: novas perspectivas de velhos conhecidos” Palestra · Lucas Sousa Magalhães

Efeitos de eventos biogeográficos em populações de flebotomíneos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Palestra · Moisés Thiago de Souza Freitas

“Avanços no diagnóstico sorológico da doença de Chagas' Palestra · Fred Luciano Neves Santos

“Métodos empregados para o controle de mosquitos em Saúde Pública” Palestra · Roseli La Corte dos Santos

EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES E COFFEE BREAK Apresentação Pôster

“Perspectivas de eliminação da esquistossomose mansoni no estado de Alagoas diante das novas recomendações da OMS” Palestra · Israel Gomes de Amorim Santos

“Introdução de parasitos de peixe como herança do Antropoceno” Palestra · Marcelo Fulgêncio Guedes de Brito

Coffee Break 2 Coffee break

“Bioativos Bacterianos como Agentes Antimicrobianos” Palestra · Sona Jain

“Vacinas contra a COVID-19: da bancada ao mundo real” Palestra · Diego Moura Tanajura

“Diagnóstico molecular de doenças infecciosas nas ações laboratoriais de vigilância em saúde' Palestra

“Cenário das doenças negligenciadas no Brasil: o impacto da pandemia da COVID-19 nas metas de controle dessas doenças” Palestra · Márcio Bezerra Santos

SESSÃO DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO Premiação

Credenciamento

Informações importantes:

  • No dia 08/02 o ponto de encontro para os minicursos será na praça do Departamento de biologia, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do campus São Cristóvão.

  • Cada minicurso tem a duração de 8h dividas em manhã e tarde.

  • O credenciamento acontecerá as 8h e 30 minutos no dia 09/02 na frente do auditório da Reitoria.
  • Autores de resumos devem trazer os banners no ato do credenciamento.
  • Nos dias 09 e 10/02 TODAS as palestras do evento ocorrerão no auditório da Reitoria.
  • O Coffeebreak e apresentação dos banners ocorrerão no Hall da Reitoria.

  • Os banners DEVEM SER ENTREGUES NO MOMENTO DO CRENDECIAMENTO NO DIA 09/02.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO

Avenida Marechal Rondon Jardim s/n - Rosa Elze, São Cristóvão - SE, 49100-000

ROSA ELZE, São Cristóvão - SE

49100-000

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO

Ver no mapa

Avenida Marechal Rondon Jardim s/n - Rosa Elze, São Cristóvão - SE, 49100-000

ROSA ELZE, São Cristóvão - SE

49100-000

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA PARASITÁRIA - PROBP

PROFESORES RESPONSÁVEIS:
Luciane Moreno Storti de Melo
Silvio Santana Dolabella

Filipe Dantas Torres

Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz/PE


Filipe Dantas-Torres é médico veterinário (Universidade Federal Rural de Pernambuco), mestre em ciências (Fiocruz Pernambuco), doutor em ciências (Fiocruz Pernambuco) e doutor em saúde animal e zoonoses (Universidade de Bari, Itália). Ele é especialista em parasitologia veterinária do Colégio Europeu de Parasitologia Veterinária, que faz parte do European Board of Veterinary Specialisation. Filipe é pesquisador em saúde pública do Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz. Ele é Editor Chefe da revista Parasites and Vectors, Presidente do Conselho Tropical para Parasitos de Animais de Companhia (https://www.troccap.com/) e um dos diretores da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (https://www.waavp.org/).

Fred Luciano Neves Santos

Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz/BA


Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde pela Fiocruz-PE. Atualmente é Pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz (IGM, Fiocruz-BA), onde vem se dedicando a estudos sobre a busca de biomardores diagnósticos de doenças infecto-parasitárias. Docente permanente do curso de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (conceito 6) do Instituto Gonçalo Moniz, sendo responsável pela disciplina Desenvolvimento de Ferramentas Diagnósticas para Identificação de Patógenos. Atualmente é coordenador do Programa de Pesquisa Translacional em Doenças de Chagas ? Fio-Chagas.

Márcio Bezerra Santos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS


Doutorado em Ciências da Saúde (Linha de Pesquisa: Imunologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-2017). Doutorado Sanduíche no Infectious Disease Research Institute (IDRI) em Seattle-EUA (2016-2017), através de Programas Estratégicos - DRI/CAPES, onde trabalhou com clonagem e purificação de antígenos bruto e recombinantes do Mycobacterium leprae. Possui Mestrado em Biologia Parasitária pela UFS (2012) - Bolsista da CAPES. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL-2010). Atualmente é Professor Adjunto - Regime de Dedicação Exclusiva - do Departamento de Morfologia - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de Sergipe (DMO-CCBS/UFS), onde leciona disciplinas de Imunologia e Microbiologia, e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária da UFS (PROBP). Pesquisador do Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular, do Hospital Universitário da UFS (LIBM/HU-UFS). Atua na área de avaliação da resposta imune às doenças infecciosas, com ênfase na avaliação de biomarcadores imunológicos e de antígenos recombinantes de Mycobacterium leprae; avaliação da resposta imune na Hanseníase e Esquistossomose Mansônica. Tem experiencia em estudos na área de epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias e geoprocessamento em saúde.

Victor Fernando Santana Lima

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Mestre e Doutor em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Recife-PE (2016 - 2018). Foi Professor Substituto de Parasitologia, Doenças Parasitárias e Clínica Médica de Animais Silvestres no Departamento de Medicina Veterinária da UFS/São Cristóvão-SE, e Coordenador do Setor de Animais Silvestres do Zoológico Boa Luz/Laranjeiras-SE. Atuou como pesquisador colaborador no Oceanário de Aracaju (Fundação Pró-TAMAR) e no Grupo de Estudos Espeleológicos de Sergipe. Membro da Comissão Regional de Meio Ambiente e Animais Silvestres do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Sergipe (CRMV-SE); Professor Adjunto do Núcleo de Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Sergipe campus do Sertão; Professor do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (PROBP) da Universidade Federal de Sergipe/Aracaju-SE; Têm experiência na área de Doenças Parasitárias, Parasitologia clínica e laboratorial, Análises Clínicas Veterinária, Medicina Veterinária Preventiva e Clínica Médica de Animais Silvestres e Exóticos.

Luciene Barbosa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


Dra. Luciene Barbosa: Doutora (2007) e Mestre (2001) em Parasitologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993). Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunta de Parasitologia do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia de Helmintos.

Roseli La Corte dos Santos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências-USP (1993), mestrado e doutorado em Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública-USP (2001) e pós-doutoramento na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Biologia Parasitária e do Programa de Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de entomologia médica com ênfase em controle e ecologia de vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Culicidae, Malaria, controle de vetores, Arboviroses.

Marcelo Fulgêncio Guedes de Brito

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


Graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Concluiu mestrado pelo Programa de Pós Graduação Em Zoologia de Vertebrados na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) e o doutorado em Ecologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Professor Associado III na Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada à Conservação de Ambientes Aquáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia e conservação de peixes, pesca artesanal e bioinvasão.

Diego Moura Tanajura

Universidade Federal de Sergipe campus Lagarto


Formado em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2008), possui mestrado (2010) e doutorado (2014) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Oswaldo Cruz (Instituto Gonçalo Moniz/FIOCRUZ-BA). Fez dois estágios de Doutorado Sanduíche na Espanha, um na Universidad Autonoma de Madrid e outro na Universidad de Navarra. Possui experiência em testes pré-clínicos de desenvolvimento de vacinas e fármacos, assim como na produção de vacinas de ácidos nucléicos (DNA), de subunidade proteica e de microrganismos inativados. Além disso, possui experiência no uso de nanotecnologias para o aprimoramento de vacinas. Atualmente é professor Associado II e foi professor do Programa de Pós-Graduação em Parasitologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Sergipe. É orientador da Liga Acadêmica de Imunologia de Lagarto (LAIL). Tem como missão a divulgação científica na área da imunologia e vacinologia, propondo a ruptura dos muros que separam a Ciência da Sociedade. É coordenador do perfil do Instagram @Imuno_News para divulgação de temas ligados à imunologia e da revista ?Oxe! Que história é essa??? (oxeqhistoria.wixsite.com/oxequehistoria) que atua na divulgação da ciência. É editor-Chefe do Blog Imuno News (https://www.imunonews.com/) e Colunista da Rádio UFS FM na área da imunologi

Cliomar Alves dos Santos

Laboratório Central de Saúde Pública/Fundação de Saúde Parreiras Horta


Possui graduação em Farmácia e habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Mestre (2010) e Doutor (2015) em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e Especialista em Gestão de Risco de Emergências e Desastres em Saúde Pública (2021) pela Fiocruz/RJ. Atualmente é superintendente do Laboratório Central de Saúde Pública/Fundação de Saúde Parreiras Horta onde desenvolve atividades laboratoriais e de vigilância em saúde pública e pesquisa na área de Virologia com ênfase nas arboviroses, vírus respiratórios e infecções sexualmente transmissíveis.

Israel Gomes de Amorim Santos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS


Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), modalidade licenciatura. Especialista em Análises Clínicas, Mestre em Biologia Parasitária pela Universidade Federal de Sergipe e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde da Fiocruz/Pe. Atua na área de parasitologia, com ênfase em enteroparasitoses e esquistossomose mansoni. Coordenador de área do Programa de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID/UNEAL, versão 2022/2024.

Lucas Sousa Magalhães

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS


Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Tiradentes (2013), mestrado em Biologia Parasitaria pela Universidade Federal de Sergipe (2016) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2020). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e pós-doutorando da Universidade Federal de Sergipe.

Jordana Dantas Rodrigues Reis

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


Atualmente é Doutoranda em Biotecnologia pela RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui mestrado em Biologia Parasitária pela UFS (2017) e graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade Pio Décimo (2010). Possui experiência na área de genética e bioinformática com ênfase em diagnóstico molecular, genotipagem e filogenia.

Sona Jain

Universidade Tiradentes


Possui graduação em Microbiologia pela University of Mumbai, Índia (1995), mestrado em Agricultura (Engenharia Genética) (2000) e doutorado em Engenharia Genética (2003), ambos com ênfase em Genética Microbiana pela Ehime University, Japão. Trabalhou como pesquisadora no Center for Gene Research da Ehime University durante o período 2003-2004. Realizou quatro pós-doutorados (2005-2017) no Brasil na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão) e na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na UFS também foi Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (PROBP/UFS). Em 2017, atuou como Pesquisadora Visitante no Department of Comparative Biosciences da University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos. Em 2018, trabalhou como Pesquisadora Visitante no Institute of Nanotechnology da University of Waterloo, Canadá. Atualmente, é Professora da Universidade Tiradentes (UNIT, Aracaju) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (UNIT). Tem experiência na área de microbiologia e biologia molecular, e atua na área de biotecnologia industrial com ênfase na busca e caracterização de produtos microbianos de importância médica e ambiental.

Moisés Thiago de Souza Freitas

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


Palestra será ministrada pelo Dr Moisés Thiago de Souza Freitas, que possue Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Mestrado e Doutorado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (2014-2018). Desenvolve pesquisa relacionada a Genética de populações, identificação molecular, biogeografia, bioinformática e filogenia molecular, com ênfase em estruturação genética de insetos de interesse médico veterinário e agronômico. Revisor dos periódicos internacionais Parasite & Vectors, Medical and Veterinary Entomology, Scientific Reports e PLOS Neglected Tropical Diseases. Atua como Pesquisador Colaborador nos Laboratórios de Entomologia da Fiocruz de Porto Velho e Manaus auxiliando nas análises de dados moleculares advindo de sequenciamento. No momento, está atuando como professor visitante na Universidade Federal de Sergipe, e ministrarei as disciplinas de Bioinformática e Técnicas de biologia molecular na investigação científica.

José Rodrigo Santos Silva

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Sergipe(2008), mestrado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(2011) e doutorado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(2014). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe, Professor do Grupo de Pesquisa em Estatística e Atuaria - UFS. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística

André Mota Alves

Universidade Tiradentes


Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde e Ambiente na Universidade Tiradentes. Mestre em saúde e ambiente pelo programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde e Ambiente na Universidade Tiradentes. Formado no curso de Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Tiradentes. Tem experiência na área de Parasitologia, especialmente em morfologia, ecologia e taxonomia de parasitas de organismos aquáticos, principalmente peixes e outros seres como répteis e anfíbios. Tem experiência como ilustrador científico e naturalista há 7 anos, possuindo contribuições científicas ilustradas em artigos científicos, instituições e projetos de conservação e conscientização ambiental. Atualmente atua como ilustrador científico freelancer e também membro convidado e colaborador da Liga Acadêmica de Ilustração Científica (LAIC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Gerlane Salgueiro Barros

Universidade Federal de Sergipe


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2016) e mestrado em Biologia Parasitária pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Atualmente é doutoranda da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular de Microrganismos e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioinformática; Transcriptoma; Expressão gênica, Papilomavírus. Tem interesse em Microbiologia, Parasitologia e Biotecnologia.