A educação em saúde, inequivocadamente, contribui para redução da ocorrência de casos protozooses intestinais, especialmente entre a população infantil, pois promovem o aprimoramento do conhecimento ao relacionar com hábitos profiláticos. Dentre as estratégias didáticas, o uso de cartilhas é evidenciado como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem e contribuintes no combate a doenças. Posto isto, este estudo elaborou uma cartilha paradidática para a prevenção de protozooses intestinais entre escolares. Para embasamento técnico-científico utilizou-se os livros Parasitologia Dinâmica e Básica. A confecção e diagramação do material foi realizada no Microsoft PowerPoint e Ibis Paint X, considerando uma linguagem acessível, textos concisos e uso de ilustrações de autoria própria. A cartilha contém 20 páginas e contemplou dois protozoários intestinais com alta relevância médica, Entamoeba sp. e Giardia sp., sendo estruturada em dois capítulos a estes referentes: Amebíase e Giardíase. As histórias são narradas por dois personagens: Lephinho e Lephete, ao fazerem apresentação do ciclo biológico, da transmissão e da prevenção dos protozoários definidos neste material didático. Ademais, fez-se uso da linguagem científica (e.g.: nome de espécies e figuras de atlas), a fim de promover o letramento/alfabetização científica. Ao final da cartilha, foram adicionados jogos de fixação do aprendizado (e.g.: sete erros e caça-palavras). O material desenvolvido, quando aplicado, poderá auxiliar as aulas de parasitologia no ensino básico e, possivelmente, nas mudanças de hábitos de estudantes e suas comunidades, melhorando a qualidade de vida coletiva frente a giardíase e amebíase.
Para baixar os livro de reumos, segue o link: https://drive.google.com/file/d/1dr9quWuVXPAh2xLEQwN0CJqWK1UtlJC9/view?usp=drive_link
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SINDIP
Carlos Thailan de Jesus Santos
Comissão Científica
Luciane Moreno Storti de Melo