ANÁLISE DE MATERIAIS INFORMATIVOS SOBRE À COVID-19 DISPONIBILIZADOS PELAS ESCOLAS EM SERGIPE, UTILIZADOS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA

  • Autor
  • Vanessa M Santos
  • Co-autores
  • Kirlly B da Silveira , Luciene Barbosa , Ítalo FL de Melo
  • Resumo
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    Introdução: O mundo foi surpreendido pela Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (SARS-CoV-2), que logo se transformou em pandemia, impondo medidas sanitárias como prevenção à doença. Assim, tornou-se necessário a disseminação de informações sobre a doença, sua transmissão e prevenção, inclusive no âmbito escolar. Objetivo: Analisar os materiais educativos referentes à COVID-19, disponibilizados pelas escolas no estado de Sergipe, utilizados para educação em saúde durante a pandemia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta dos materiais informativos foi realizada busca ativa nas instituições escolares públicas e privadas através do aplicativo WhatsApp, e-mail, redes sociais e sites institucionais e de busca. Foram analisados o visual de imagens, ortografia, sigla, agente etiológico, estrutura do vírus, transmissão, prevenção, atividades de riscos dentro e fora da escola, entre outros aspectos sobre a COVID-19. Resultados: Foram analisados 14 materiais, sendo 8 de escolas públicas e 6 de particulares. Quanto ao visual, 5 foram considerados ótimos, 3 bons, 3 regulares e 3 péssimos. Referente à ortografia e digitação, 5 ótimos, 4 bons, 2 regulares e 3 péssimos. Sobre COVID-19, a representação da sigla estava presente em 7. Não foram encontrados dados sobre agente etiológico e estrutura do vírus. Em relação à transmissão, 2 materiais trouxeram a informação. Apenas 1 apresentou atividades de risco dentro e fora da escola em relação à doença. Sobre as medidas preventivas, o isolamento social apareceu em 7, uso de máscara em 10 e uso de álcool 70% em 11. Conclusão: Sugere-se que pesquisas sejam realizadas sobre a temática em questão com maior número de informativos, pelo papel educativo e preventivo que cumprem junto às escolas e comunidade em geral. A gravidade do assunto, o desencontro de informações e a necessidade de liberar avisos rapidamente podem ter contribuído com a baixa de qualidade do material divulgado.

  • Palavras-chave
  • COVID-19; informativos; escolas.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Epidemiologia e Educação em Saúde
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