RESUMO:Este artigo tem como objeto de estudo o processo de leitura, ensino e literatura de cordel configurados em sala de aula e, nesta concepção, objetiva problematizar questões pertinentes ao uso da literatura de cordel como estratégia de ensino e aprendizagem na sala de aula. Partindo do pressuposto da aplicabilidade de gêneros textuais como fonte variada e eficaz na concepção de alfabetização e letramento, elegemos a literatura de cordel como um recurso didático para as aulas de leitura com ênfase na concepção de leitura dos diversos gêneros textuais. Selecionamos para análise o cordel porque estes textos se apresentam carregados de dizeres significativos e de uma multiculturalidade que revela as diversas faces do povo brasileiro.Destacamos que o cordel, enquanto prática de leitura, além de favorecer o entretenimento dos estudantes, contribui para o desenvolvimento da competência leitora no quesito da interpretação a partir dos contextos explorados nos espaços em que a história apresentada se desenvolve. Nessa concepção, este trabalho encontra-se centrado na linha de pesquisa literatura ensino e tomará como caminho metodológico o estudo qualitativo e indutivo, que será pautado nos referenciais teóricos de especialistas da área, tais como: Luyten(2007), Geraldi (1997), Kato (1987).
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