O presente artigo caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado por uma preceptora no Programa Residência Pedagógica (RP) em turmas de 1° ano do ensino médio na Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, localizada na cidade de São Miguel dos Campos-AL. Neste trabalho, serão apresentadas as reflexões acerca das vivências durante o desenvolvimento das atividades de observação e regência, por dez residentes do curso de Letras- Língua Portuguesa, do Campus IV- São Miguel dos Campos, AL-Uneal. Este registro foi feito especificamente no período de agosto de 2018 a julho de 2019, além disso, será refletido, também, sobre a situação atual da formação docente em nosso país, indicando os pontos positivos e negativos presentes no quadro atual diante dos diversos contextos formativos da nossa história. O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola, que se chamará preceptor, o qual deve ter experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Desse modo, destacamos a importância desse programa na formação dos futuros professores alagoanos, os quais contribuirão para a formação complementar dos alunos da educação básica das escolas públicas.
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