A LUDICIDADE DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
José Kelvin da Costa Lima[1]
Aléxissandra da Conceição Lima[2]
Dayane Rocha de OLIVEIRA[3]
dayoliveira92@hotmail.com
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância dos jogos didáticos no ensino médio para o aprendizado da Língua Portuguesa, os quais foram aplicados durante o Programa Residência Pedagógica (PRP). Será exposta uma síntese de como aconteceu o processo de ensino aprendizagem nesta disciplina através do lúdico em sala de aula, apresentando as metodologias aplicadas durante o (PRP). Por meio desse programa, viabilizou-se a possibilidade de uma prática efetiva dos licenciandos no contexto escolar, possibilitando-os refletir acerca da sua formação como professores, bem como pensar a respeito dos métodos mais favoráveis para o aprendizado dos discentes de uma turma de primeiro ano da Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, situada na cidade de São Miguel dos Campos – AL. Neste sentido, busca-se discutir o desenvolvimento cognitivo e a relação social com os jogos lúdicos aplicados em sala como também avaliar os resultados. Dentre os diversos aspectos, buscou-se abordar e listar comportamentos positivos e negativos. Seguindo nesta linha de raciocínio, os jogos lúdicos, quando utilizados pelo docente, rompem barreiras e intervêm como aliados no processo de construção dos conhecimentos. Para embasar nosso trabalho, usaremos os estudos de Teixeira (2014), Morin (2008) e Freire (2005).
Palavras-chave: ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS, PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
[1]Universidade Estadual de Alagoas – AL, Campus IV São Miguel dos Campos. Graduando Letras Português pela UNEAL, residente no Programa Residência Pedagógica (PRP). Já participou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como pibidiano. E-mail: jkcostalima21@hotmail.com.
[2]Universidade Estadual de Alagoas – AL, Campus IV São Miguel dos Campos. Graduando Letras Português pela UNEAL, residente no Programa Residência Pedagógica (PRP). Já participou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como pibidiano.
[3]Professora/Orientadora. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura- PPGLL da Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Preceptora no Programa Residência Pedagógica-UNEAL. Graduação em Letras-UNEAL. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa- FSH. Estudante no grupo de pesquisa Escritura, Texto & Criação, UFAL.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica