Desde já, esse trabalho tem como objetivo de mostrar como o uso da leitura é importante para a forma de escrita na sala de aula, rejeitando as formas de linguagens informais no meio de estudo para uma prática melhor da escrita em função de uma melhor aprendizagem nos trabalhos escritos propostos por seus professores, e uma leitura formal no ambiente de apresentação de trabalhos. Antes de qualquer coisa sabemos que a leitura é uma ferramenta importante na vida do individuo cada vez que se é estabelecida de forma correta e usada para a transmissão de aprendizagem, levando em consideração que cada vez mais que se lê , a mente absolve e guarda tudo que se é lido e é aí que melhora a escrita a fala, o jeito de passar informações. Então é por meio da leitura que vemos a melhora de criação de textos por alunos, porque a leitura serve de mecanismo para o ensinamento de língua portuguesa. .A criação textual , inclusive evolui de forma contínua transformando o aluno em um escritor iniciante, cada professor tem sua metodologia diferenciada. Alguns alunos fazem o uso da leitura, mas não usam a pratica para a escrita, outros fazem o uso da leitura e da escrita, ao longo do tempo muitos irão mostrar seus avanços e suas dificuldades no aprendizado. O professor de Língua Portuguesa deve sempre inovar e ajudar o aluno para uma melhoria no uso oral e escrito através da leitura, colocando em prática a escrita de poemas, crônicas, entre outros, determinando sempre interesse por usos de textos literários envolvendo conhecimentos lingüísticos e adquirindo novas habilidades da língua. A produção textual nos leva a um universo de criações individuas que nos faz viajar, basicamente a leitura ajuda muito nesse sentido, fazendo um alicerce de conhecimentos diversos.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica