O presente trabalho tem como objetivo mostrar que o gênero textual Conto pode contribuir significativamente para o ensino aprendizagem da leitura, oralidade e escrita nas aulas de Língua Portuguesa, processos distintos, mas inter-relacionados. O estudo tem como suporte teórico os pressupostos de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2012) entre outros que privilegiam o gênero por sua função social e comunicativa. As atividades propostas seguem o modelo de sequência didática concebido por Schneuwly; Dolz (2004) e foram desenvolvidas em uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da esfera publica de Palmeira dos Índios, Alagoas. Nos encontros realizados houve apresentação da situação e sondagem do conhecimento sobre o gênero trabalhado, seguida da leitura do Conto “O apelo”, de Dalton Trevisan. Também realizamos discussões sobre os aspectos estruturais, estilísticos e léxico–gramaticais do texto e orientamos a produção inicial de um Conto (uma resposta ao conto “O apelo”). Procedemos à sistematização dos problemas dos textos produzidos e, posteriormente, expusemos e discutimos os erros gramaticais e estruturais dos alunos para que, na sequência, eles pudessem reescrever os Contos. O corpus obtido para análise é constituído por 10 contos escritos, sendo cinco da produção inicial e cinco da produção final. A análise dos dados revela que os problemas diagnosticados nos textos são de ordem diversa, o que demanda uma continuidade no trabalho de leitura e produção de textos e um estudo mais aprofundado dos problemas dos textos para que os alunos possam minimizá-los. É necessário destacar que esse trabalho está vinculado ao subprojeto de Letras PIBID/ CAPES/ UNEAL/ Campus III: Leitura de Gêneros Textuais para o aperfeiçoamento da oralidade e escrita no ensino de Língua Portuguesa e que a importância desse trabalho consiste em oportunizar aos discentes da escola parceira o contato com a leitura e produção de inúmeros gêneros textuais e a discussão de temáticas variadas, além de propiciar ao aluno bolsista o exercício de docência, desde os primeiros períodos da graduação, aliando a teoria estudada e a prática docente.
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