Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as experiências em sala de aula durante o Programa Residência Pedagógica-Capes, em uma escola de ensino médio da Cidade de São Miguel dos Campos, AL. Busca-se, por meio deste, entender os processos cognitivos durante o ensino aprendizagem em leitura, seus benefícios e dificuldades em turmas do 1º ano na Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira. O processo de ensino de leitura para alunos que conhecem o sistema alfabético da língua torna-se um guia para recuperar “pistas” textuais auxiliando-os na direção para compreensão dos argumentos do texto, assim, praticando o que conhecemos pelo ato de ler, sendo esta condução de apreensão segmentada pelo (a) professor (a). Este projeto justifica-se, pois o ensino da leitura em sala de aula tem como objetivo a busca por melhorias na argumentação sobre variados temas, a produção de inferências para suprir as lacunas, a relação entre verbal e não verbal e sua busca por um sentido. Nessa perspectiva, o ensino da leitura deve ocupar um espaço central nas aulas de Língua Portuguesa, buscando o incentivo e construção ao pensamento crítico para um melhor convívio em sociedade. Para embasamento teórico, este artigo contará com os trabalhos de Riolfi (2010), Elias (2011) e Kleiman (2007).
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