RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O GÊNERO LITERÁRIO POEMA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Autor
  • João Paulo Gomes da Silva
  • Resumo
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    Resumo: o presente artigo objetivou através da Residência Pedagógica, utilizar uma ferramenta primorosa que adocica quem à toca, ou seja à poesia. Neste caso esta ferramenta esplendorosa, será utilizada para traçar processos de construção de identidade nos alunos do ensino fundamental II. Bem, como sabemos que a literatura tem o poder de transformação e que a poesia desfila entre este universo transformador, surge à inquietação de a utilizar neste processo de edificação da identidade. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, para fundamentar através de grandes teóricos tais competências abordadas neste estudo. A partir desta pesquisa, foi possível perceber à importância do uso de poemas para construção da identidade dos alunos do ensino fundamental II, se destacando por ser um gênero literário aveludado e que toca suavemente as emoções existentes no intrínseco de cada sujeito. O poema, portanto, potencializa a descoberta indentitária de cada indivíduo e se bem utilizada, floresce de forma exuberante tais processos de construção da identidade. Enfim, por meio de todo estudo realizado, foi possível confirmar que o gênero literário poema é um instrumento adocicado que cativa e constroem em seus sujeitos, diversos tipos de construções e um desses processos é a construção da identidade que, cada sujeito arquiteta em sua vida.

     

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica, construção de Identidade, ensino fundamental II.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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