A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Mayra Severo da Silva
  • Co-autores
  • Angelica Belo da Silva
  • Resumo
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    Este artigo pretende discutir a importância da aplicação de jogos didáticos para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Por meio do Programa Residência Pedagógica, os residentes criaram jogos, os quais foram elaborados e trabalhados durante as etapas de observação e regência do programa na Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, em São Miguel dos Campos-AL. A Utilização dos jogos didáticos, além de trazer uma forma de ensino mais lúdica, proporcionam um aprendizado significativo, de modo que pode transformar o contato com o conteúdo mais atrativo e prazeroso. O uso dessa metodologia tem o objetivo de proporcionar, nas aulas de Língua portuguesa, participações diretas e dinâmicas que induzam o autoaprendizado, aguçando a curiosidade e favorecendo interação entre os alunos. Neste sentido, partiremos de uma breve análise acerca dos benefícios proporcionados a partir da utilização de jogos nos momentos de aula. A metodologia utilizada baseou-se na execução de jogos envolvendo as funções gramaticais da linguagem, visto que percebemos a dificuldade dos alunos para a compreensão deste conteúdo. Dessa forma, evidenciamos que a utilização dos jogos didáticos promoveu experiências positivas, tanto para o aluno como para o professor, conseguindo ampliar o nível de assimilação do conteúdo e resultando numa maior interação entre professor e aluno. Para embasar esta pesquisa, serão abordados os trabalhos de ALMEIDA, 1995, SILVA, 2011 e FRIEDMAN, 1996.

     

  • Palavras-chave
  • Jogos Didáticos. Língua Portuguesa. Aprendizagem. Residência Pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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